tipastel Escreveu:
eu também conheço muito PA e PB que deixam muito a desejar no que diz respeito a trabalho, caracter e outras coisas...
Claro que encontra 1 em 1000 no caso dos PB e 1 em 50 no caso do PA.Também referi que existem BONS rotts mas é 1 em 500.:p:D
Já agora também concordo consigo em relação ao que diz que um bom cao de trabalho nao é para qualquer pessoa (
infelizmente) e tal como diz normalmente sao considerados maus, hiperactivos ou incontrolaveis, mas é o que eu digo:"Deus dá nós a quem nao tem dentes", mas ja agora, a culpa desses caes irem parar ás mãos erradas não será dessas ditas pessoas que apenas querem um caozinho para dar passeios e festinhas pois nao?! talvez grande parte da culpa esteja nos proprios criadores. O problema é que neste país são eles que reinam com os seus ditos "campeoes" de beleza.
comprimentos
PS: E que fique bem claro que eu não estou a discriminar nenhuma raça, apenas digo que se está a passar d cavalo para burro, em termos de evoluçao das proprias raças, como é o caso do dogo e rotts, se bem que não é o exemplo mais flagrante pois se formos a ver o caso Labrador
maioria deles ja nem sabe o que é o cobro, so sabem o que é comer e dormir...mas pronto são campeos de beleza não é!?
Tripastel, há uma coisa que me faz sempre espécie. As pessoas falam, criticam, e entram em comparações do incomparavel...mas o que fazem para além disso?
A beleza e qualidade morfológica de qualquer exemplar de uma raça é de extrema importância sim, daí a importancia das expos de beleza (principalmente as monograficas e especializadas das raças).
O Trabalho é importante? Claro que sim, para mim é tão importante como a qualidade morfologica do cão. O exemplar perfeito é sempre aquele que equilibra Caracter, Beleza e Funcionalidade.
Não me preocupa o que os outros fazem, preocupa-me sim olhar para o meu trabalho e seguir o meu rumo. Faça o mesmo e talvez o mundo da canicultura em Portugal mude um bocadinho. E depois então fale, critique, etc.
É que falar e criticar é muito fácil. TRABALHAR a sério e dedicar a vida á recuperação de uma raça de trabalho já é outra conversa.
E quanto aos numeros que refere, só para rir. Qual a sua base para atirar com essa estatistica? E já agora, tomando esses numeros como correctos, certamente será capaz de me responder á questão: quantos desses 500 Rotts têm drive de trabalho? quantos deles estão com donos paxás? e quantos deles estão em lutas de cães? e quantos estão perdidos numa qualquer quinta?E quantos são trabalhados a nivel particular?

E os numeros relativos aos PAs e PBs? Foi buscá-los onde? É que que quando se atira com generalizações deste calibre, com numeros e tudo, há que saber as fontes.
...
Entenda-se que não estou a defender a criação nos moldes em que se faz hoje, pelo menos da minha raça. Deveriamos adoptar regras tão rigidas e restrictas e exigentes como na Alemanha ou na Belgica. Uma vez que não há unanimidade quanto a esta questão, nem uma pressão para que tal suceda, cabe a cada um reger-se pelas regras que quizer. E cabe a cada comprador informar-se bem e escolher o criador que mais confiança lhe transmitir.
Mas num país onde a ESMAGADORA maioria dos possiveis donos de um Rottweiler têm que ser elucidados quanto ao corte da cauda...ou ás modalidades de trabalho desportivo que se pode fazer com o cão...entre outras coisinhas...
Será também culpa dos criadores?
Em Portugal há uma tremenda falta de cultura ao nível geral, quanto mais no que se relaciona com a canicultura...