Um texto motivador

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jul 06, 2005 10:50 am

Pois é.
Eu não tinha lido desse ponto de vista...

Embora me pareça que um dono que se dá ao trabalho de pôr o seu cão numa escola revela, à partida, sentido cívico.

Se, além disso, acompanha o seu cão às aulas - percebendo que numa escola quem mais aprende é o dono, não o cão (alguns largam os cães em escolas, algumas das quais usam métodos violentos de ensino...) - revela um elevado sentido cívico, além de amor pelo seu cão.
É mesmo muito louvável.

A educação dos donos e do conjunto do nosso povo é um processo global.
Faz-se em todas as frentes - no trânsito, na escola, no café, na bicha do hiper, etc...
Em todo o lado vale a pena ir melhorando.

Não se esperem é resultados imediatos.
Mas a verdade é que o número de acidentes na estrada tem decrescido e eu noto um pouco mais (muito pouco, infelizmente) de consideração pelos outros.
Devagar se vai ao longe...acho eu (hummm...espero eu).
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
MFR
Membro Veterano
Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm

quarta jul 06, 2005 2:02 pm

Nanico Escreveu:
vitor_neto Escreveu: Viva,
A Educação da minha cadela, fica por minha conta. O dinheiro que poderia investir numa escola canina, dou-o por mais bem empregue na Educação do meu filho, que se for bem sucedida transmitirá aos filhos dele e assim por diante....
Penso que a pessoa em questão não referiu que não tem dinheiro para a educação da sua cadela, apenas referiu, no meu modo de ver, que mais importante que um cão educado é um dono educado. Não vale a pena colocar o cão na escola se o dono não tem educação ou civismo, se preferirem. Portanto primeiro educam-se as pessoas, depois os caes.

Pois precisamente Vitor Neto, 1º educar as pessoas, depois os animais, pois quem têm possibilidades financeiras para o cão ir para a escola tudo bem. Cada um sabe de si
E onde e que nas nossas escolas se ensina a ter respeito pelos caes? :o

Onde e que se ensina a nao abandonar os animais porque incomodam o gato do vizinho? :o

Onde e que se ensina a lidar com o cao super-humanizado que mordeu no dono e aterroriza a criancinha? :o

Onde e que se ensina como cuidar do cao, a alimenta-lo bem, a ter os papeis em dia, em vacinar o animal e protege-lo contra doencas? :o na aula de portugues, ou na de matematica?

(Em Almodovar ate que ensinam como solucionar o problema dos caes errantes, mas essa licao nao queria eu para um filho meu)

Nanico, por acaso têm filhos?
Se os têm, pelo que diz não é Sr./Sra. que lhes dá a maior parte da educação civica. É tudo feito na Escola?

Pois o meu filho antes de ter ido para a Escola já ia ensinado de casa, a respeitar os outros meninos, a não deitar lixo para o chão, a não fazer mal aos animais, etc..etc....

A educação da criança, começa em casa e continua pela vida fora. A escola é um complemento importante para a sua vida profissional, para o seu futuro.

Os nossos cães, só vão para a escola ( julgo eu, e pelo que tenho lido aqui), só por volta dos 5/6 meses, então até aí, o cão faz as suas necessidades fisiológicas onde quer?, pode estragar tudo em casa, que depois na escola eles ensinam a não o fazer?.
Tenhamos um pouco mais de sentido lógico, e tentem compreender o que eu estou a transmitir.

É evidente, que eu não vou abdicar de 250/300€, numa escola canina, quando este dinheiro me faz falta para o próximo ano lectivo do meu filho, que já não vai chegar.
Mas como já tinha dito se tivesse mais possibilidades pensaria nisso.
actualmente tenho uma cadela, porque ela me adptou, nunca iria buscar ou comprar um animal, porque financeiramente não tenho capacidade para isso, mas esta ficou e não passa mal, come ração ACANA, ját~em todas as vacinas, chip, registo e está castrada.
Como consegui isto em 3 meses (vendi a minha querida moto), para arranjar dinheiro, agora o investimento inicial está feito, é só aguentar o barco.

Mena
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quarta jul 06, 2005 2:31 pm

MFR Escreveu: Os nossos cães, só vão para a escola ( julgo eu, e pelo que tenho lido aqui), só por volta dos 5/6 meses, então até aí, o cão faz as suas necessidades fisiológicas onde quer?, pode estragar tudo em casa, que depois na escola eles ensinam a não o fazer?.
Tenhamos um pouco mais de sentido lógico, e tentem compreender o que eu estou a transmitir.
Eu compreendi bem o que a mena quis transmitir. E digo-lhe algo sobre mim: Tenho tres caes, todos adoptados, e so com um deles fui a escola semanalmente durante um ano. Fi-lo porque era um cao extramamente medroso, mas tambem caprichoso e muito dominante. Na escola, para alem dos inevitaveis "senta", "deita" e "fica", tanto o meu cao como eu aprendemos a comunicar um com o outro, de modo a que o meu cao se tornou um animal sociavel, calmo e suficientemente obediente.
Tambem poderia ter optado nao o levar a escola, mas duvido que nesse caso o pudesse levar comigo para todo o lado como levo (inclusive lojas, restaurantes, hoteis, transportes publicos, arraiais etc), sabendo que se mantem calmo. Foi um grande investimento em tempo e dinheiro, mas foi um muito bom investimento dado que aumentou grandemente a minha qualidade de vida, e tambem a do meu cao.
Logo que senti o oscar socializado, adoptei mais dois caes. Um deles ja velhote e cronicamente doente e o outro com uma deficiencia fisica. Estes dois caes, optei por nao os levar a escola, e proporcionar-lhes antes uma vida o melhor possivel, enquanto a possam viver com qualidade. E obvio que nunca os poderei levar para onde o oscar vai, porque nao sei se vao saltar para cima das pessoas, atacar outros caes ou fazer xixi no meio duma loja.
Ha dois pontos em que nao estou de acordo consigo: primeiro, considero que "A Cesar o que e de Cesar". Ha centros educativos para criancas, e tambem ha bons centros educativos para caes e donos de caes, onde se aprendem coisas que nao se aprendem noutros lados. Se nao tivesse sido com ajuda professional, o oscar nunca chegaria ao ponto de sociabilizacao onde chegou. A educacao das criancas e a educacao dos caes nao se inviabilizam mutuamente. Podemos optar por nao educar os nossos caes por falta de disponibilidade de tempo ou dinheiro, mas desculpar-nos que nao o fazemos porque achamos que nao vale a pena educar um cao se o dono nao esta educado, desculpe-me, mas nao acho bem, ate porque numa boa escola antes de se educar o cao educa-se o dono.
Segundo, considero que a educacao civica de que tanto se fala sao Valores que devem ser adquiridos na tenra infancia. Ate este momento (e gracas a Deus), a assimilacao de Valores ainda e gratis...
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jul 06, 2005 2:50 pm

PauloSantos Escreveu:
aisd Escreveu:
Este dilema lembra-me aquele outro em que se diz : "vai gastar tanto dinheiro com o cão quando há tantas crianças com fome no mundo ?"
Até parece que se eu não comprar ração para a cadela vou gastar esse montante com as crianças esfomeadas...
E mais

Até aceito (tenho de aceitar, que remédio) essa "conversa" vindo de alguém que não tem animais.

Agora, uma pessoa que tem um cão e vir com essa história....

O Cão foi uma opção, portanto há que cumprir com as obrigações que se tem enquanto dono.

Obvio que ninguém é obrigado a ir com o Cão para uma Escola, mas servirem-se da desculpa das criancinhas com fome e da história da analfafetização.

A mim pessoalmente, preocupam-me mais os anafabrutos que os analfabetos, e talvez seja devido aos primeiros que Portugal está tão atrasado.
Nem mais Paulo! E eu ás pessoas que vêm com a conversa das crianças eu só pergunto: "Pois, as crianças...então e tu fazes alguma coisa pelas criancinhas? Não?? Pois é..." e miraculosamente a conversa muda logo de tema ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 06, 2005 2:57 pm

Nanico Escreveu:
vitor_neto Escreveu: Viva,
A Educação da minha cadela, fica por minha conta. O dinheiro que poderia investir numa escola canina, dou-o por mais bem empregue na Educação do meu filho, que se for bem sucedida transmitirá aos filhos dele e assim por diante....
Penso que a pessoa em questão não referiu que não tem dinheiro para a educação da sua cadela, apenas referiu, no meu modo de ver, que mais importante que um cão educado é um dono educado. Não vale a pena colocar o cão na escola se o dono não tem educação ou civismo, se preferirem. Portanto primeiro educam-se as pessoas, depois os caes.
E onde e que nas nossas escolas se ensina a ter respeito pelos caes? :o

Onde e que se ensina a nao abandonar os animais porque incomodam o gato do vizinho? :o

Onde e que se ensina a lidar com o cao super-humanizado que mordeu no dono e aterroriza a criancinha? :o

Onde e que se ensina como cuidar do cao, a alimenta-lo bem, a ter os papeis em dia, em vacinar o animal e protege-lo contra doencas? :o na aula de portugues, ou na de matematica?

(Em Almodovar ate que ensinam como solucionar o problema dos caes errantes, mas essa licao nao queria eu para um filho meu)
Nanico, há escolas onde se ensina isso e ainda mais. Mas por muito bom que seja o professor, se o aluno não quer aprender... :roll:
Não se squeçam que numa escola também andam pessoas que simplesmente querem um cão educado, mas estão-se marimbando para qualquer outra questão relacionada com animais.
Contudo, é um dever e responsabilidade das escolas terem uma atitude proactiva educacional em relação ás problemáticas que envolvem animais, sejam eles cães, gatos ou cavalos (ie sejam que animais forem).
<p>&nbsp;</p>
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quarta jul 06, 2005 3:12 pm

nynf Escreveu: [Nanico, há escolas onde se ensina isso e ainda mais.
Com certeza Nynf! :D

O ponto aonde eu queria chegar e que essas escolas nao sao as escolas do Ministerio da Educacao ;).
Infelizmente nao faz parte do curriculo os bons tratos para com os animais. Em muitas escolas, a mensagem transmitida ainda e que o cao ou o gato errante sao animais sujos e cheios de doencas, a evitar :(
Ja tenho falado com criancas pequenas, que me dizem com toda a seriedade que dos meus caes so o de raca e que presta :o . Os outros nao servem para nada. Ou que se surpreendem muito que um cao vindo do canil possa ser tao bom cao-panheiro como o de raca.
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

quarta jul 06, 2005 3:22 pm

nynf Escreveu: Contudo, é um dever e responsabilidade das escolas terem uma atitude proactiva educacional em relação ás problemáticas que envolvem animais, sejam eles cães, gatos ou cavalos (ie sejam que animais forem).

Nem mais.

Os meus cães passaram praticamente todos por uma Escola, sinceramente o meu principal objectivo não era tanto ou só a educação deles, mas sim a sociabilização.

Sinceramente aquilo que de mais útil trouxe do tempo (entre muitas outras coisas) que lá passei, foi exactamente a "atitude educacional" que se praticava naquela escola.

Embora eu não concordasse muito com os métodos de treino, e penso que até já comentei essa situação contigo, aprendi e muito como "Dono"

Recordo-me, entre muitas outras situações, de uma vez que o Pedro Araújo chamou a atenção de uma "dona" para uma situação, que nem eu me tinha apercebido.

A Senhora estava com o cão à trela e deixou que o seu cão fosse cheirar outro que também estava à trela, no entanto, "deu trela a mais" e os cães, à medida que se cheiravam iam fazendo um movimento de rotação à volta deles próprios. A dada altura as trelas estavam cruzadas e.... grita de lá o Pedro.

"Ó minha Senhora, diga-me lá como é que vai separar os cães se eventualmente eles se pegarem numa briga, é que com as trelas entrelaçadas, ninguém os separa"

Isto é apenas um pequenino exemplo de tudo aquilo que podemos aprender numa escola para Cães, porque afinal de contas, o objectivo não é nem pode ser só ensinar o Cão, é necessário e imperativo, educar e sensibilizar o Dono.

Mas claro, como tu disseste e muito bem:

"Por muito bom que seja o professor, se o aluno (leia-se dono) não quer aprender.... nada feito ;)
indiomu
Membro Júnior
Registado: segunda fev 18, 2002 4:54 pm

quarta jul 06, 2005 5:22 pm

Relativamente ao assunto, gostaria imenso que o meu cão pudesse entrar em todos cafés e outros sitios aonde vou.
Mas por norma vou a cafés aonde deixam entrar o meu cão, pois os donos do estabelecimento sabem que o cão é calmo, meigo e que respeita as minhas ordens.
O que para mim é muito bom.
Mas penso que em Portugal, primeiro se deveria ensinar os donos dos cães a se portarem bem com os seus cães.
A sério que gostaria imenso que houvesse, um café para cães ou gatos, como já os há nos Estados Unidos.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta jul 06, 2005 5:36 pm

É evidente, que eu não vou abdicar de 250/300€, numa escola canina, quando este dinheiro me faz falta
livra :o qual é a escola que pratica esses preços. eu pagava 60 euros por mês e já achava caro :p
anjjazul
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta jul 06, 2005 5:44 pm

anjjazul escreveu:

há quem pense ser um desperdício alimentar um animal, embora o tenha em casa

Acho que não será bem alimentar, mas sim comprar ração... acham que o cão ou gato fica bem com os restos... certo?
isso agora.... já me aconteceu comentar - olha, os cachorros estão gordinhos. resposta - a minha filha, até lhes dá de comer. neste caso, a comida vinha da lixeira da base das lajes.
conheci um gato que vivia preso a um bidon. muitas vezes, os restos, era o osso de uma costeleta.
actualmente, deparo-me com 4 cães que comem uma mistela que não lembra ao diabo. segundo os polícias a quem denunciei a situação, os cães comem farelo :o
tb. vi um cão a ser alimentado de restos, onde constavam beatas de cigarro, carroços de azeitona e cascas de laranja
:evil: :evil: :evil:
já vi um comer esparguete cru que se encontrava caído na rua..etc, etc, etc....
por isso, tomaram muitas comerem orlando :evil:
anjjazul
MFR
Membro Veterano
Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm

quarta jul 06, 2005 7:54 pm

anjjazul Escreveu:
É evidente, que eu não vou abdicar de 250/300€, numa escola canina, quando este dinheiro me faz falta
livra :o qual é a escola que pratica esses preços. eu pagava 60 euros por mês e já achava caro :p
E é só preciso um mês, para o cão ficar educado? se fôr até não fica muito caro o investimento.
Mas se fôr preciso 6 meses, já ultrapassa o que eu disse.
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 07, 2005 8:54 am

É incrivel que aquilo (e muito mais que isso) que muita gente gasta em futilidades por mês é dinheiro bem gasto, mas quando se fala de gastar dinheiro com o cão já é um balurdio...
Realmente 50, 60 ou 70€ por mês para a educação de um animal é uma exorbitância...

:roll: :roll:

Engraçado é depois vê-los a aparecer com os cães já adultos e cheios de vicios ... tipod epois de terem dado problemas, estão a ver o filme? :p 8)

PS: MFR isto não é para si, é para todos mesmo em geral.
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jul 07, 2005 9:24 am

Vou-vos contar mais uma história real - uma vizinha minha, moça nova, foi buscar ao canil uma cadela PA também jovem.

Desde logo teve problemas com os pais por causa da cadela, que eles não queriam (a bicha ficava com eles o dia todo num apartamento porque a moça trabalha, em Lisboa).

Entretanto descobriu que a cadela sofre de displasia da anca.
Presume-se que isto terá sido uma das causas do abandono.

Bem,resumindo,saiu de casa dos pais - continuando em Caxias - para um r/c com um pequeno quintal.
A cadela frequenta uma escola de treino junto com a dona.
A cadela vai ser operada.

Esta cadela - que foi retirada da fila da morte de um canil - goza de todos os previlégios que o amor pode conceder.
Sei de muitos cães de raça - que custaram um balúrdio - que não têm nem um décimo da atenção e carinho desta PA.

A diferença é mesmo o grau de amor ao cão.
Tirando os casos em que, objectivamente, não há capacidade financeira, o resto é simples - é o desinteresse, o comodismo, a falta de afeição.
Um cão, ou se ama ou não.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
anjjazul
Membro Veterano

quinta jul 07, 2005 2:40 pm

anjjazul escreveu:

Citando:

livra qual é a escola que pratica esses preços. eu pagava 60 euros por mês e já achava caro

E é só preciso um mês, para o cão ficar educado? se fôr até não fica muito caro o investimento.
Mas se fôr preciso 6 meses, já ultrapassa o que eu disse
é como as doenças. há gente que leva os animais ao vet já nas últimas. os que sobrevivem dão mais despesa do que dariam se fossem logo no início. com o treino é a mesma coisa. quanto mais cedo o cão fôr à escola, menos vícios tem e mais depressa aprende.
o max teve umas 9 aulas para o básico. o problema da continuação e outros...é uma história triste :evil:
anjjazul
Responder

Voltar para “Cães”