Corte de rabos e orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça out 29, 2002 1:05 pm

História das raças, Cindel? Já ouvi o argumento da História e das tradições a propósito das touradas.
Pois de certeza que já ouviu este argumento, mas nao misture alhos e cebolas. O corte das caudas/orelhas tem uma função (ja muito discutida neste forum), tem um objectivo ! As touradas servem apenas para puro lazer do homem, terminando com o sofrimento de um animal. Não venha baralhar as coisas ......
Já agora, continuo à espera de uma explicação para os cortes específicos das raças. Se a ideia é proteger os cães durante o trabalho, porque há um corte diferente para cada raça? Por que não são todas cortadas por igual? Já perguntei por duas vezes. Passou-lhe despercebido, ou não quis esclarecer-me? Ou não há uma explicação? Ou afinal é mesmo só por uma questão de estética?
Sinceramente, pelos vistos escapou-me, mas parece que ainda escapou mais à Florinda um pequeno artigo meu que já foi publicado n vezes neste forum. Ainda à semana passada foi publicado aqui, aho que pelo Bulkathos (desculpem se está mal escrito o nick). Escapou-lhe esse artigo ?

Sabe, e aqui vai uma vez, as raças que entravam em conflito directo com outros animais predadores (sejam outros cães, ursos, lobos ...) têm as orelhas cortadas rentes, de forma a diminuir a superficie da orelha, de modo a que o atacante nao a possa agarrar e rasgar. Entre este contam-se o pitt-bull ( caes de luta com outros cães), o dogo argentino ( cão de caça grossa), os cães de protecçao de gado ( CAO, CO, kangal ...).

Outros cães, especialmente de guarda, como o dobermann, dogue alemão, tinham as orelhas cortadas em bico de forma a dar ao cão um aspecto mais imponente, sendo mais assustador para possiveis ladroes. Dizem igualmente que as orelhas cortadas assim, aumenta a capacidade auditiva, o que é explicado pela logica da batata, ja que funciona tipo parabolica. Se isto, da capacidade auditiva, corresponde À verdade, já nao faço ideia. Mas justificava tb o facto de mts hoiund (bassets, bloodhounds ...) terem as orelhas enormes e caidas.

Como vê o corte da orelhas tem a sua função,e o corte especifico de cada orelha está para cada função !

Passou-lhe despercebido, ou não quis esclarecer-me? Ou não há uma explicação? Ou afinal é mesmo só por uma questão de estética?
Esclarecida, ou ainda está escapando qualquer coisa ?

O que acho engraçado é que em geral, as pessoas não conhecem o que está por detras disto, nao percebem as raças, baseiam-se no senso comum em que corte = cruel, e quefica bem dizer q sou contra o corte so enquanto está na moda
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça out 29, 2002 1:20 pm

Já ouviu falar em separar os animais ? Machos para um lado, fêmeas para outro?
De qualquer forma, que mania de as pessoas estarem sempre a pensar nos seus casos pessoais. A maioria das pessoas "normais" têm apenas um animal em casa. [/b]Qual a justificação "racional", como diz, destas pessoas para a esterilização/castração ?
afinal, pensei que só falasse do que sabe, mas parece que me enganei. ou talvez não.
como não sou rica para ter um palácio, sou obrigada a viver numa casa "normal" onde não é muito fácil separar animais.
lamento ser muito exibicionista e uma madre teresa. dos 10 animais que tenho, oito foram recolhidos. estavam abandonados e em vias de serem mortos. mais uma inconsciência minha? lamento. deviam ter ficado onde estavam, não é verdade? era isso o que faria. pois... são feitios.
pode estar descansada. apesar de não ter um palácio, os meus cães não estão presos. quanto ao modo de eu tratar os animais, poderá informar-se junto de alguns colegas seus. felizmente que são pessoas bem formadas e esses sim, não falam do que não sabem.
anjaazul
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

terça out 29, 2002 2:31 pm

---Beleza ou funcionalidade?---

Desde alguns anos que se põe em causa a validade as amputações da cauda e das orelhas dos cães, alguns afirmam que são autenticas barbaridades enquanto outros afirmam que são válidas. Mas para que servem as amputações das orelhas e das caudas ?

Cortava-se as orelhas a cães de luta (como o pit-bull), pois sendo a orelha uma zona desprotegida eram facilmente agarradas e rasgadas sendo a cicatrizarão longa e dolorosa.

Corta-se as orelhas a cães de protecção de gado (ex. o pastor do Caucaso, o kangal ...), pois como estes ao protegerem o gado entravam em lutas (com predadores), e como dito acima as orelhas eram um ponto fraco e eram frequentemente agarradas e rasgadas.

Corta-se as orelhas (e por vezes a cauda) a certos cães de guarda de modo a conferir ao cão um aspecto mais feroz, fazendo com que o possível ladrão pense duas vezes antes de entrar, evitando confronto com o cão (o que poderia ser fatal para o cão !)

Corta-se as orelhas a cães de caça grossa, pois as presas destes (ex. javali) são ferozes, e ao se defenderem atacam o cão, e frequentemente as orelhas, causando grande dor ao cão.

Corta-se a cauda a certos cães de caça, pois estes ao inspeccionarem o mato á procura de caça frequentemente rasgam a cauda.

Dobermann

Mas são estas operações dolorosas ?

Não, desde que respeitem alguns princípios, como :

· O corte das orelhas feito até aos 3 meses de idade, e o corte da cauda feito até aos 6 dias de vida

· Feito apenas nas raças onde o estalão autoriza

· Feito por pessoal especializado

Mas, podem perguntar, grande parte dos cães não trabalham, por quê é que se corta ? Dizer esta frase é como afirmar que para um cão de estimação já não é necessário ter temperamento !!! Por isso ...
Ficam aqui as tão famigeradas explicações e justificações que a CindelP apresenta para o corte de caudas e orelhas ser permitido…. E eu torno a perguntar pela segunda vez, já que da primeira vez o Bulthakos não foi capaz de me responder…

Quantos dos cães com orelhas e caudas cortadas que vocês, tão sábios, têm em casa se inserem em pelo menos uma!!!!!!! Destas categorias???? Quantos??? Basta uma só...

Admitam de uma vez por todas que cortam as orelhas aos cães porque VOCÊS gostam e estão-se nas tintas para o animal em si…já que como tão bem o Bulthakos menciona… 'NO MEU CÃO QUEM MANDA SOU EU E FAÇO-LHE O QUE EU QUISER' … claro…até o pode matar que ninguém lhe diz nada…… pobres bichos entregues a um bicho (racional claro!) pior que eles com sindroma da superioridade ( ainda não descobri foi em quê... )

Quanto aos argumentos da SeaLords em que condena as castrações/esterelizações, equipara-as ao corte estético de caudas e orelhas e não compreende o fim profilactico das mesmas ( controle das populações de animais / emininação do stress de procura de parceiro sexual / prevenção de complicações do aparelho reprodutor ) revelam tanta ignorância que nem vale a pena comentar mas vou faze-lo…. Muito me estranha estas palavras de alguém cuja opinião é tão respeitada e tida como tão sábia entre tantos…. Ou melhor não me estranha assim tanto….afinal quem ganha dinheiro a vender as crias dos seus animais é natural que seja contra a castração dos animais que os outros têm em casa e que não lhes permita ter mais que um… como ela tão bem diz as pessoas NORMAIS só têm um animal em casa … pergunto-me quantos terá ela neste momento…. Talvez fêmeas e machos fechados separadamente em canis porque ainda não se vendeu a ninhada anterior toda….. pois…. Mas ela pode…afinal é CRIADORA ….quase equivalente a Deus, por aqui.

Claro que as minhas palavras são um exagero e tenho a certeza que não é assim que a SeaLords vê a criação de animais e não os trata da forma que descrevi, mas a barbaridades responde-se com barbaridades ainda maiores…

Fiquem bem e tenham a ombridade de admitir que cortam porque gostam!!! Deixem-se de desculpas esfarrapadas de mais estalão e menos estalão porque os estalões que os fez fomos nós! Ou será que alguém aqui perguntou ao Bulldog se queria ter aquele aspecto de animal em esforço respiratório permanente ou ao Basset Hound se se queria arrastar pelo chão?

Esquecem-se que os cães originais, os que lutavam e provieram dos lobos tinham orelhas e caudas completos e nunca houve notícias de morte de uma população inteira por dentadas de predadores nas orelhas, pois não? E porquê? Porque tudo fazia parte do equílibrio do ecossistema...o tal que o homem continua a teimar em alterar.... mas demos-lhe umas centenas de anos e vão ver a volta que levamos... sim nós...os tais humanos superiores.... e nem é preciso a natureza intervir...nós tratamos do assunto sozinhos...
A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
SeaLords
Membro Veterano

terça out 29, 2002 3:31 pm

Olha já cá faltava esta ...
Quanto aos argumentos da SeaLords em que condena as castrações/esterelizações, equipara-as ao corte estético de caudas e orelhas e não compreende o fim profilactico das mesmas ( controle das populações de animais / emininação do stress de procura de parceiro sexual / prevenção de complicações do aparelho reprodutor ) revelam tanta ignorância que nem vale a pena comentar mas vou faze-lo….
Quanto ao controlo de populações, posso dizer que nunca nenhuma das minhas cadelas teve uma ninhada sem eu querer - e olhe que eu tenho um cão em casa - virgenzito, por sinal, coitado. Dá trabalho? Dá chatice? Pois dá.

Quanto à prevenção de doenças uterinas e outras é verdade. Simplesmente posso-lhe dizer que não conheço ninguém que tenha chegado junto de um veterinário e lhe tenha dito: "Opere lá a minha cadela para ela não ter piómetra". É : "Opere-me a minha cadela para eu não me ter que chatear com os cios da mesma". Se depois há outras vantagens, ainda bem, dá para justificar e não parecer que é assim tão comodista.

Não tenho problema nenhum em defender o corte de cauda por razões estéticas. Confesso, é uma pequena maldade que lhes faço. Maldade essa que é amplamente compensada pela vida que lhes dou depois. Sinceramente acho que qualquer um dos meus 6 cães (pois, tenho 6 cães em casa, e vivem todos em casa) é bem mais feliz que o cão da minha vizinha que tem o rabinho inteiro mas que nunca vi separado da corrente de 1 metro (esta é um bocadinho mais comprida que o normal ...) que o prende à casota de cimento.

Quanto às restantes provocações, nem sequer me vou dar ao trabalho de responder. Já vi que tem um trauma qualquer relativamente a medalhas, taças, e trabalho de selecção. E o seu barro não cola na minha parede.

Já agora, e fugindo um bocado ao assunto, é capaz de me explicar como é que um cachorro de 2 meses tem 4 vacinas? Ainda não me consegui decidir se hei-de pôr na minha secção de anedotas ou de publicidade enganosa ...
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
SeaLords
Membro Veterano

terça out 29, 2002 3:37 pm

Última edição por SeaLords em terça nov 18, 2008 8:40 pm, editado 1 vez no total.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça out 29, 2002 4:26 pm

eu também acho que muita gente não devia ter animais, tal como não devia ter filhos, casar, ter carro, etc. não sei em que lugar estamos em termos de abandono de animais, mas sei que portugal está em 1º lugar em casos de sida, alcoolismo, pobreza, maus tratos a crianças e mulheres, etc.

depois, lá continuam as comparações. desta vez com a suécia. esta é de rir às gargalhadas. em 1850 a suécia, país predominantemente agrícola, tinha 10% de analfabetos, sendo que essa praga já está há muito debelada. em portugal, em 1991, havia 11.1% de analfabetos. se esses números significarem algo mais que um aborrecimento e exprimem a nossa cultura de subdesenvolvimento, fácil é compreender a forma como se tratam os animais. portanto, a racionalidade da esterelização/castração é exactamente essa - comodismo. ou seja, evitar que eu e outras palermas ainda maiores do que eu, tenham a casa atafulhada de animais. é evitar, por exemplo, encontrar animais abandonados por tudo o que é sítio, é evitar que uma associação, mal abra as portas, se encontre logo sobrelotada de animais. não chega?

já agora, e embora isto seja um fórum de cães, gostava que me explicassem como isolar gatos, de modo a eles não fugirem durante o cio, sobretudo para quem vive numa casa com quintal.
anjaazul
Bulkathos
Membro
Registado: quarta jul 03, 2002 1:27 am
Contacto:

terça out 29, 2002 4:32 pm

pá sinceremante jáe stou farto de si clowdia eu corto pq quqero por questão de vaidade(veja se lê tudo o que se afixa nos posts pq eu já disse que era pq gostava mais do cão com orelhas cortadas), mas quer que lhe insira um cão que tenha tido numa das categorias da funcionalidade todos os perdigueiros do meu avó era usados na caça, tudo de caudinha cortada tão lindos que eram...
ah outra coisa se calhar cria que os cão fossem todos iguais não assim tipo todos Chihuahuas não havia cães diferentes tudo mesmo aspecto... se há diferentes raças por alguma razão é e pq é que não se há de demarcar ainda mais essas difernças atravez de cirurgias perfeitamente seguras e sem problemas para o cão quando realizadas em segurança?!
pá serio eu não gosto de si clowdia tem a mania que é detentora da verdade que você é que está certa pois bem digo-lhe enfie a sua opinião pelo **** acima já perdi a paciencia você é arrogante e pensa que pode mudar o mundo e mudar a opinião de toda a gente e mais uma vez que você é detentora da verdade, pois se não está satisfeita mude-se para a Suecia ou Finlandia...
agora pare de insultar toda a gente com comentários indirectos e arrogantes pq agora passo para acção directa sem insultos subliminares passa ao insulto directo...
PACIÊNCIA TEM LIMITES E A MINHA CONSIGO JÁ ACABOU...
ACABEM LÁ COM ESTE TÓPICO QUE JÁ XATEIA...
Clowdia
Membro Veterano

terça out 29, 2002 4:35 pm

SeaLords Escreveu: Ah, esqueci-me do stress de andar à procura de parceiro sexual. Posso-lhe garantir que nunca nenhuma das minhas cadelas ou o meu cão andou deprimido por não arranjar companhia. Se os gatos/gatas sofrem assim tanto stress e para os manter dentro de casa é preciso castrá-los, começo a pensar se gato será realmente animal doméstico ... E que donos egoistas são estes que para poderem usufruir da sua companhia precisam de os mutilar. Vaidade? Comodismo? Egoismo? Venha o diabo e escolha.
A procura do parceiro sexual aquando do cio é instintiva e como tal a impossibilidade de satisfazer essa procura gera sempre stress nos animais, nuns mais noutros menos...se não se apercebe desse stress nas suas cadelas talvez esteja com falta de atenção ou mais atenta aos seus problemas que aos das suas cadelas.

Quanto ao anúncio que publiquei na arca em nome de um colega de trabalho, limitei a trascrever o e-mail que ele me passou e o contacto dele também, não averiguei a veracidade das informações, talvez o queira fazer você já que é tão entendida no assunto. Mais uma vez lhe escapou à atenção que referi o facto de ser a trascrição de uma mensagem de um colega de trabalho e como tal eu não tenho nada a ver com o assunto.... isso começa a ser um caso patológico...

Você deve ter muito pouco o que fazer.... vasculha todos os cantinhos da arca de noé à procura de informação que usa depois como ... tchahhh a bomba de neutrões, toma lá...já te queimei aos olhos dos outros.... que atitude tão pouco digna.... mas a mim não me afecta a publicidade negativa... não tenho nenhum bom nome a defender para vender cachorros.

Os gatos não são animais domésticos? ah ah ah... vê-se mesmo que não tem um.... se calhar é melhor deitar-mos os nossos gatos todos à rua...ou talvez dá-los a comer aos cães.... tss tss.... a falta de atenção é mesmo grave.

Digam o que disserem ao menos a castração ainda tem uma vertente positiva a nível de saúde.... já o corte das orelhas.... pois....

Passar bem!
Bulkathos
Membro
Contacto:

terça out 29, 2002 4:39 pm

quer que lhe dê uma razão veterinária para o corte de orelhas, pois bem há muitos vets por todo o mundo que defendem que o corte de orelhas em certas raças diminuie o risco de otites proporcionando uma melhor ventilação ao canal auditivo... e como estas há mais não estou para pesquisar, eu apaenas sei que o faço pq gosto e acabou...
FECHEM ESTE TOPICO PLEASE PLEASE PLEASE
Clowdia
Membro Veterano

terça out 29, 2002 4:41 pm

Bulkathos Escreveu: pá sinceremante jáe stou farto de si clowdia eu corto pq quqero por questão de vaidade(veja se lê tudo o que se afixa nos posts pq eu já disse que era pq gostava mais do cão com orelhas cortadas), mas quer que lhe insira um cão que tenha tido numa das categorias da funcionalidade todos os perdigueiros do meu avó era usados na caça, tudo de caudinha cortada tão lindos que eram...
ah outra coisa se calhar cria que os cão fossem todos iguais não assim tipo todos Chihuahuas não havia cães diferentes tudo mesmo aspecto... se há diferentes raças por alguma razão é e pq é que não se há de demarcar ainda mais essas difernças atravez de cirurgias perfeitamente seguras e sem problemas para o cão quando realizadas em segurança?!
pá serio eu não gosto de si clowdia tem a mania que é detentora da verdade que você é que está certa pois bem digo-lhe enfie a sua opinião pelo **** acima já perdi a paciencia você é arrogante e pensa que pode mudar o mundo e mudar a opinião de toda a gente e mais uma vez que você é detentora da verdade, pois se não está satisfeita mude-se para a Suecia ou Finlandia...
agora pare de insultar toda a gente com comentários indirectos e arrogantes pq agora passo para acção directa sem insultos subliminares passa ao insulto directo...
PACIÊNCIA TEM LIMITES E A MINHA CONSIGO JÁ ACABOU...
ACABEM LÁ COM ESTE TÓPICO QUE JÁ XATEIA...
Tem a certeza que leu as novas regras de utilização dos foruns?? Será que sabe ler sequer? É que escrever.....

Passe aos insultos que quiser... e seja feliz!
Bulkathos
Membro
Contacto:

terça out 29, 2002 4:45 pm

mas você acha que a minha vida depende da participação neste forum?!
tenho mais que fazer alias está para breve o meu abandono deste forum só gosto de deixar os assuntos todos reslvidos antes de me ir embora, regras do forum não me faça rir...
feliz já eu sou agora se você desaparece-se ainda ficava mais feliz
SeaLords
Membro Veterano

terça out 29, 2002 4:58 pm

A procura do parceiro sexual aquando do cio é instintiva e como tal a impossibilidade de satisfazer essa procura gera sempre stress nos animais, nuns mais noutros menos...se não se apercebe desse stress nas suas cadelas talvez esteja com falta de atenção ou mais atenta aos seus problemas que aos das suas cadelas.
Minha cara, como lhe digo o seu barro não cola à minha parede. O que se passa é que você não percebe pevas de cães. Que isso se passe nos gatos não duvido, e por isso se calhar é mesmo preciso castrá-los para os ter confinados em casa. Mas este tópico está a ser discutido no Fórum dos cães e portanto é sobre cães que falo.

Quanto ao anúncio, não sou tão distraida como você supõe. Por isso é que lhe pedi para descobrir como é que um cachorro de 2 meses tem 4 vacinas. E uma vez que o colocou sob o seu nome tem uma certa responsabilidade quanto a isso.

Passar bem também
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
Elsa
Membro Veterano

terça out 29, 2002 5:39 pm

Tenha calma Bulkathos

A Clowdia entrou nisto á meia duzia de meses, quando começou nem cães tinha e já tem o dom especial de irritar as pessoas do forum.

Esta conversa é um luta perdida porque há partida você não tem direito a uma opinião pois todos os "fundamentalistas PRO animal" do forum se uniram para criticar, ofender e julgar tudo e todos os que não partilham as suas opiniões extremistas. Quanto mais você se justifica mais eles se acirram contra si. Eles são os detentores da verdade e mais nada!

Não sei se reparou mas muito poucas pessoas que habitualmente defendem o corte de orelhas e caudas se manifestou.. para quê? Já não há diálogo, aliás a conclusão é sempre a mesma...nenhuma! Acaba sempre com insultos. Está cada vez pior... acho que começa a haver assuntos tabu neste forum e este é um deles!

Infelizmente, muitos dos foristas habituais deixam de cá vir regularmente, outros abandonam de vez... quem os censura? Em vez de ser algo agradável vir cá, passa a ser enervante e uma desilusão completa. Começa a instalar-se o medo de falar, o medo de dar a sua opinião.... Apenas o Paulo C tem o previlégio de dar a sua opinião, ás vezes nem precisa de ser politicamente correcto ou até sensato, mas todos o respeitam. É o único que conseguiu isso até agora. Ainda bem para ele.
O que é certo é que os extremistas continuam cá, vencem pelo cansaço os outros, são extremamente activos a participar e dá a sensação que o que eles acham é que toda gente acha. Até eles próprios acreditam nisso...
Basta ver aquele tópico do vegetarianismo para vermos a tristeza que foi.

Eu também tenho cada vez menos coisas para dizer, cada vez tenho menos vontade de cá vir... não tenho estômago para isto.

Enfim, sabe o que lhe digo... Este tópico acaba se você não responder mais. Esqueça o assunto, foi o que eu fiz.

Deixe-os a falar sozinhos...
Bulkathos
Membro
Contacto:

terça out 29, 2002 5:43 pm

tem ranzão elsa frostrante muito frostante, quando tudo que quero é que me deixem em paz com a minha opinião e que acabem com estes tópicos... isto faz mal ao coração o meu colestrol deve ter vindo para os 300 nestes ultimos dias por causa deste tópico...
cansado muito cansado ai ai...
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

terça out 29, 2002 5:45 pm

É óbvio que os cães sentem dor quando amputados. Há corte e costura , há tecido nervoso etc, etc... mas é deminuta . E nas raças convencionadas , seja por razões de trabalho seja por razões estéticas , a meu ver ambas válidas, o desconforto (mais do a dor) que sentem é de longe preferivel a intervenções feitas á postriori , não que o cão sofra mais, mas pelo que sofreu até ser amputado .
Tive mais acidentes com Pastores Alemães Vários com rabos amputados e dois com as orelhas reconstituídas com uma plástica e 0 acidentes em cães que foram amputados nomeadamente com os boxers e com os dobermans
Um abraço
Responder

Voltar para “Cães”