Pois de certeza que já ouviu este argumento, mas nao misture alhos e cebolas. O corte das caudas/orelhas tem uma função (ja muito discutida neste forum), tem um objectivo ! As touradas servem apenas para puro lazer do homem, terminando com o sofrimento de um animal. Não venha baralhar as coisas ......História das raças, Cindel? Já ouvi o argumento da História e das tradições a propósito das touradas.
Sinceramente, pelos vistos escapou-me, mas parece que ainda escapou mais à Florinda um pequeno artigo meu que já foi publicado n vezes neste forum. Ainda à semana passada foi publicado aqui, aho que pelo Bulkathos (desculpem se está mal escrito o nick). Escapou-lhe esse artigo ?Já agora, continuo à espera de uma explicação para os cortes específicos das raças. Se a ideia é proteger os cães durante o trabalho, porque há um corte diferente para cada raça? Por que não são todas cortadas por igual? Já perguntei por duas vezes. Passou-lhe despercebido, ou não quis esclarecer-me? Ou não há uma explicação? Ou afinal é mesmo só por uma questão de estética?
Sabe, e aqui vai uma vez, as raças que entravam em conflito directo com outros animais predadores (sejam outros cães, ursos, lobos ...) têm as orelhas cortadas rentes, de forma a diminuir a superficie da orelha, de modo a que o atacante nao a possa agarrar e rasgar. Entre este contam-se o pitt-bull ( caes de luta com outros cães), o dogo argentino ( cão de caça grossa), os cães de protecçao de gado ( CAO, CO, kangal ...).
Outros cães, especialmente de guarda, como o dobermann, dogue alemão, tinham as orelhas cortadas em bico de forma a dar ao cão um aspecto mais imponente, sendo mais assustador para possiveis ladroes. Dizem igualmente que as orelhas cortadas assim, aumenta a capacidade auditiva, o que é explicado pela logica da batata, ja que funciona tipo parabolica. Se isto, da capacidade auditiva, corresponde À verdade, já nao faço ideia. Mas justificava tb o facto de mts hoiund (bassets, bloodhounds ...) terem as orelhas enormes e caidas.
Como vê o corte da orelhas tem a sua função,e o corte especifico de cada orelha está para cada função !
Esclarecida, ou ainda está escapando qualquer coisa ?Passou-lhe despercebido, ou não quis esclarecer-me? Ou não há uma explicação? Ou afinal é mesmo só por uma questão de estética?
O que acho engraçado é que em geral, as pessoas não conhecem o que está por detras disto, nao percebem as raças, baseiam-se no senso comum em que corte = cruel, e quefica bem dizer q sou contra o corte so enquanto está na moda