Vergonha para Portugal em Paris
Moderador: mcerqueira
Bom,
Agora esse cão aparece num livro françês a representar a raça ...
http://members.netmadeira.com/lianepere ... strela.JPG[/quote]
Agora esse cão aparece num livro françês a representar a raça ...
http://members.netmadeira.com/lianepere ... strela.JPG[/quote]
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Em Santarém estive a falar com uma criadora de Serras de pêlo curto.
É, de facto, uma raça em perigo de extinção.
Ela disse algumas coisas que achei curiosas :
segundo ela o pêlo curto é o serra original e não têm forçosamente de ter máscara preta (essa máscara distintiva foi obtida no serra de pêlo comprido por cruzamentos com outra raça (gronendel ou assim, não percebi bem o nome).
Ela conhece bem o escandâlo italiano mas diz que não é pela máscara é por outros aspectos do estalão (ela disse, mas esqueci).
É uma senhora do Porto com canil na Serra da Estrela (Penhas Douradas), onde se têm dedicado há longos anos, a procurar junto dos rebanhos o serra de pêlo curto que, segundo ela diz, é a grande maioria dos cães pastores da Serra da Estrela.
Vi um exemplar da criação dela (caramba, é grande - maior do que eu pensava).
Infelizmente não me lembro de tudo, mas achei interessante.
Há comentários ?
É, de facto, uma raça em perigo de extinção.
Ela disse algumas coisas que achei curiosas :
segundo ela o pêlo curto é o serra original e não têm forçosamente de ter máscara preta (essa máscara distintiva foi obtida no serra de pêlo comprido por cruzamentos com outra raça (gronendel ou assim, não percebi bem o nome).
Ela conhece bem o escandâlo italiano mas diz que não é pela máscara é por outros aspectos do estalão (ela disse, mas esqueci).
É uma senhora do Porto com canil na Serra da Estrela (Penhas Douradas), onde se têm dedicado há longos anos, a procurar junto dos rebanhos o serra de pêlo curto que, segundo ela diz, é a grande maioria dos cães pastores da Serra da Estrela.
Vi um exemplar da criação dela (caramba, é grande - maior do que eu pensava).
Infelizmente não me lembro de tudo, mas achei interessante.
Há comentários ?
-
- Membro
- Registado: sábado fev 08, 2003 1:01 pm
- Localização: cadela Natasha, gatos Felix, Tusquinha e Cornélia, canario, casal de periquitos e alguns peixes
Estou sem palavras.
Não conheço nada da dinâmica das exposições, nem sou entendida em raças embora goste muito de todas e de ler sobre elas.
Mas de que planeta terá saido essa senhora juiza ou lá o que é, para provocar toda esta barbaridade? Até eu consigo ver que da serra, este cão não tem nada...nem ares...
Se já está desta maneira, vou pensar qual é a melhor raça para a minha rafeirinha linda...Talvez um dia vejam numa publicação:
"descendentes da campeã Natasha..."
Não conheço nada da dinâmica das exposições, nem sou entendida em raças embora goste muito de todas e de ler sobre elas.
Mas de que planeta terá saido essa senhora juiza ou lá o que é, para provocar toda esta barbaridade? Até eu consigo ver que da serra, este cão não tem nada...nem ares...
Se já está desta maneira, vou pensar qual é a melhor raça para a minha rafeirinha linda...Talvez um dia vejam numa publicação:
"descendentes da campeã Natasha..."
<p>Beijinhos</p>
<p>Ana PAula</p>
<p>Ana PAula</p>
Bom, só isto já dava para uma batalha campal.segundo ela o pêlo curto é o serra original e não têm forçosamente de ter máscara preta (essa máscara distintiva foi obtida no serra de pêlo comprido por cruzamentos com outra raça (gronendel ou assim, não percebi bem o nome).
Pelas referencias historicas o serra original tinha pelo comprido e pelo longo. Curiosamente nas zonas mais altas e na parte norte encontravam-se exemplares de pelo curto, e na zona mais sul e mais baixa exemplares de pelo comprido., Isto pq o pelo comprido é uma complicação com a neve, formando pequenos cubos de gelo no meio do pelo.
Encontrava-se portanto Serras com os dois tipos de pêlo, e penso eu, com pelo intermedio também. Sendo, como é claro possivel cruzamento entre estes dois tipos de pelo.
Só passados muitos anos, quando se começou a selecionar a raça mais seriamente se deu a separação entre os dois tipos de pelo.
Portanto, ao contrário do que dizem a variedade de pelo comprido é tão pura como a de pelo curto.
A máscara preta ... bom isto dava para uma boa discução. Mas repare, dois dos mais proximos primos do Serra, o Sparlinac e o Caucasian Ovcharka ambos possuem mascara preta. O mesmo se passa com TODOS as raças de LGD de pelagem escura.
Não sei onde essa senhora foi buscar a historia do gronendeal (curioso que esta raça nem tem mascara negra)... se formos a ver as fotos mais antigas, os Serras tinham mascara escura muito antes desses cães chegarem a portugal. Acho ridiculo que se ande a proferir afirmações desse tipo.
O que sempre foi notorio, é que alguns criadores e aficionados da variedade de pelo curto gostarem de afirmar que a sua variedade é a mais pura, a que tem mais temperamento, a original .... historias dessas muito ja ouvi. Pena que esses criadores muito gabem a sua variedade, mas pouco trabalho vejo desemvolvido por tais pessoas ... Falar e criticar isso fazem, mas trabalho pela raça ...
Se perguntarem por aí a certos criadores de Serra de pelo comprido (mas q estejam envolvidos com o pelo curto) de certeza quer irao ouvir umas historias engraçadas (daquelas que nao sabemos se é para rir ou chorar) acerca dos tais aficionados da variedade de pelo curto.
Para quem não sabe, a LICRASE voltou a abrir o canil da Fonte Santa em Manteigas para esse mesmo canil se dedicar à seleçao desta variedade. Se forem lá cima, deem um pulinho a este canil para verem uns bons Serras de pelo curto.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Obrigada, Cindelp,
interfiro (não sei nada da raça Serra da Estrela) só para dizer que não percebi bem a raça que ela disse (do cruzamento) e também para dizer que a máscara escura - ela diz que se têm batido na Associação a esse respeito).
Suponho que em todos os clubes de criadores (em especial das raças autóctones de um país) há grandes discussões a respeito do estalão e da história da raça.
Afinal, na minha opinião, é o lugar onde essas discussões devem ter lugar (entre os conhecedores e os apaixonados da raça).
interfiro (não sei nada da raça Serra da Estrela) só para dizer que não percebi bem a raça que ela disse (do cruzamento) e também para dizer que a máscara escura - ela diz que se têm batido na Associação a esse respeito).
Suponho que em todos os clubes de criadores (em especial das raças autóctones de um país) há grandes discussões a respeito do estalão e da história da raça.
Afinal, na minha opinião, é o lugar onde essas discussões devem ter lugar (entre os conhecedores e os apaixonados da raça).
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Isto é verdadeiramente triste, e devo confessar que até ofensivo!! Mais uma vez fica demonstrado como somos um país pequenino e sem voz no que quer que seja a nível internacional! Lembram-se de nós quando isso é conveniente, e mesmo assim é para mandar, usar e abusar!
Alguma vez alguém faria uma coisa destas com uma raça oriunda da Alemanha, da França ou da Bélgica? A esta hora essa senhora já estava a julgar arranjos florais em Serra Leoa!!
A questão nem é a publicação no Livro de uma foto de um cão da serra da estrela de má qualidade, porque eu já vi fotos de cães de outras raças em livros que fazem qualquer um ficar de boca à banda! A questão é que o raio do cão não é serra da estrela e ponto final.....nem de má nem de boa qualidade! Eu não percebo nada desta raça, mas bolas...sei distinguir um gato de um piriquito e não preciso de ser entendido em gatos ou em piriquitos!! Da mesma forma, se alguém chegasse ao pé de mim com este cão ( um SRD bastante bonito) eu nunca diria que é um Serra!! Mais depressa diria que é um Bobtail! ( esta é para provocar Sealords....hehehehe!).
Era preciso que os clubes de raça e o próprio CPC saissem da "posição em que a Alemanha perdeu a guerra" sempre que somos alvos deste tipo de ofensas!! Mas.....há habitos que se custam a perder!!
Abraços
Paulo C.
Alguma vez alguém faria uma coisa destas com uma raça oriunda da Alemanha, da França ou da Bélgica? A esta hora essa senhora já estava a julgar arranjos florais em Serra Leoa!!
A questão nem é a publicação no Livro de uma foto de um cão da serra da estrela de má qualidade, porque eu já vi fotos de cães de outras raças em livros que fazem qualquer um ficar de boca à banda! A questão é que o raio do cão não é serra da estrela e ponto final.....nem de má nem de boa qualidade! Eu não percebo nada desta raça, mas bolas...sei distinguir um gato de um piriquito e não preciso de ser entendido em gatos ou em piriquitos!! Da mesma forma, se alguém chegasse ao pé de mim com este cão ( um SRD bastante bonito) eu nunca diria que é um Serra!! Mais depressa diria que é um Bobtail! ( esta é para provocar Sealords....hehehehe!).
Era preciso que os clubes de raça e o próprio CPC saissem da "posição em que a Alemanha perdeu a guerra" sempre que somos alvos deste tipo de ofensas!! Mas.....há habitos que se custam a perder!!
Abraços
Paulo C.
[quote=aisd]
, a procurar junto dos rebanhos o serra de pêlo curto que, segundo ela diz, é a grande maioria dos cães pastores da Serra da Estrela.
Há comentários ?
[/quote]
Eu percebo pouco de Serras da Estrela, mas por vias de um hobby que tenho, conheço a Serra da Estrela muito bem, "por dentro".
A afirmação acima, pura e simplesmente, não é verdadeira!

, a procurar junto dos rebanhos o serra de pêlo curto que, segundo ela diz, é a grande maioria dos cães pastores da Serra da Estrela.
Há comentários ?
[/quote]
Eu percebo pouco de Serras da Estrela, mas por vias de um hobby que tenho, conheço a Serra da Estrela muito bem, "por dentro".
A afirmação acima, pura e simplesmente, não é verdadeira!

Não há muitos anos, um conhecido, juiz, criador e presidente de um clube de raça português mandou para um livro igual, uma fotografia de um Perdigueiro Português de pêlo comprido...
A ideia era de os tornar conhecidos internacionalmente com vista a mais tarde ser reconhecida como uma nova variedade, pois em algumas "linhas" de vez em quando nasciam uns canitos assim, a puxar para o Épagneul Breton
A ideia era de os tornar conhecidos internacionalmente com vista a mais tarde ser reconhecida como uma nova variedade, pois em algumas "linhas" de vez em quando nasciam uns canitos assim, a puxar para o Épagneul Breton

Só para comprovar o que aqui foi dito pela CindelP, ficam as imagens de três cachorros, um Serra, um Caucasian Ovcharka e um Sarplaninac. Aínda que não tenham todos a mesma idade são nitidas as semelhanças!! Já agora, conseguem dizer qual é o Serra?A máscara preta ... bom isto dava para uma boa discução. Mas repare, dois dos mais proximos primos do Serra,
o Sparlinac e o Caucasian Ovcharka ambos possuem mascara preta.

Tb desconheço a razão pela qual o Serra deve ter máscara preta....Terá sido pura e simplesmente uma questão de gosto? Qual a razão que levou os criadores a adoptá-la como uma característica da raça? No estalão do serra de pêlo curto, não vejo referencia à côr da máscara, existem mtos exemplares de Caucasian Ovcharka que não têm máscara preta. Já no caso do Sarplaninac a maioria dos exemplares exibem esta característica, embora nem todos!
Quando os animais se tornam adutos, as diferenças entre as raças acentuam-se, mas nunca chegam a divergir como o "nosso" Campião Italiano.
Mascara preta tem à primeira vista uma função essencial, que é dar um aspecto mais imponente ao cão. O que é desejavel na função de guarda. Para mim é imoral ver um Serra sem mascara negra. Mas todos sabemos q o estalão actual tem muitas gaffes.Tb desconheço a razão pela qual o Serra deve ter máscara preta....Terá sido pura e simplesmente uma questão de gosto? Qual a razão que levou os criadores a adoptá-la como uma característica da raça? No estalão do serra de pêlo curto, não vejo referencia à côr da máscara, existem mtos exemplares de Caucasian Ovcharka que não têm máscara preta. Já no caso do Sarplaninac a maioria dos exemplares exibem esta característica, embora nem todos!
Sobre os CO sem mascara negra, esses não sao CO brancos ou malhados ? Todos os CO fulvos que conheço têm mascara negra. O Sparla já não conheço tão bem, mas por acaso tenho a ideia que a mascara negra é exigida pelo estalão.
Já agora, quem quer advinhar quem é quem nas fotos.