Fotografar melhor

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
mfpuscas
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 4:29 pm

segunda ago 22, 2011 12:13 am

TheOne Escreveu:
mfpuscas Escreveu: TheOne já agora não me poderia explicar para que servem as trelas como essa na foto? :)
Estas trelas, além de extremamente resistentes, têm 3 posições para 3 comprimentos, sendo o máximo de 2 metros :wink:
Muito obrigado :D
Comprei uma a imitar pele baratucha para o Ken estragar mas agora preciso duma melhorzinha que ele já está a ficar grande, acho que vou ali ao tópico do "materil" perguntar uma opinião para não fugir ao assunto do tópico :)
laracunha
Membro
Registado: segunda nov 22, 2010 6:54 pm

segunda ago 22, 2011 10:10 am

Nel, este tópico dava um livro. Parabéns pela sua sabedoria e pela forma como a partilha com os outros. Eu vou mesmo juntar tudo num documento Word "para mais tarde consultar".

Muito obrigada
Lara
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda ago 22, 2011 4:04 pm

TheOne Escreveu:Obrigado nel pela ajuda.
A minha não é reflex, a objectiva não sai do sítio :P . O que é pena, porque nas antigas máquinas de rolo, os meus pais tiveram uma Nikon toda xpto, e acho muito mais fácil por exemplo, fazer a focagem à mão, a rodar a objectiva à mão, do que nas digitais, de focagem a premir o botão a "meio gás"...
Então cá vai a minha dúvida...
Eu tenho feito várias experiências com a minha máquina, quer experimentando fotografar dando prioridade ao tempo como dando prioridade à abertura, mas não consigo ver bem o resultado porque normalmente é ao ar livre e no lcd da máquina não se consegue avaliar bem a qualidade da foto.
Por exemplo, esta foto:
Imagem
Gosto do enquadramento, mas preferia que o fundo estivesse desfocado, que creio ser impossível dada a distância que eu tinha da cadela. A cor também não me agrada, acho que está muito "branca", não sobressai o brilho do pêlo da cadela, acho que o preto ficou muito branco... se é que me faço entender!
Depois acontece-me tirar N fotos, sai uma ou 2 bem, e já não sei como a tirei e que configurações usei :roll: .
Pronto, agora a outra dúvida que coloquei no outro tópico:
TheOne Escreveu: Estive a recolher umas dicas sobre fotografia, porque tenho visto fotos lindas de expos, tal como a foto do Czar que se falou na página anterior, cujo cão é o tema principal e o fundo está desfocado, e eu não consigo obter esses resultados, por uma razão muito simples: se dou prioridade à abertura e escolho uma abertura "pequena" (sorry, não conheço os termos correctos), logo o tempo de exposição será mais longo, e se por um lado é esse o modo de ter uma área de focagem mais pequena, a do cão, por outro o tempo de exposição demasiadamente longo vai desfocar o objecto, porque os cães não estão quietos muito tempo.... Qual é o truque mesmo???
Obrigado desde já!
1º-Máquina REFLEX
Embora na sua máquina a objectiva não seja amovível, pode considerar-se um modelo reflex porque o visor recebe a imagem transmitida pela objectiva e não por um dispositivo separado como acontece nas compactas.
Por outro lado, a objectiva que equipa a máquina, com um zoom de grande amplitude, satisfaz nas situações mais diversas. Eu não lastimaria tanto o facto de não se poder substituir essa objectiva por outra. Ou já sentiu essa necessidade?

2º – Exposição
O ideal é a exposição ficar correcta logo no acto de fotografar, porque o acerto posterior através de programas específicos (photoshop, por ex.) ficará mais facilitado e não será necessário “puxar” tanto pela imagem original.
Este, no entanto, era um problema muito sério antigamente, quando por ex. ao usar diapositivos (slides), não havia a mínima hipótese de correcção.
Ultimamente, seja porque as próprias máquinas já são concebidas para compensar a falta de preparação dos utilizadores, seja porque existem programas de correcção, manipulação e tratamento dos originais, desde acertos de enquadramento, cor, brilho, etc., etc., a exigência de uma exposição rigorosa já não é tão premente.
Neste caso específico (foto da cadela), no programa de tratamento, dando um pouco de brilho e menos luz, julgo que o problema fica resolvido.

3º – Profundidade de campo
A questão que coloca tem a ver com a extensão de nitidez do assunto. Nuns casos pretende-se que haja uma grande profundidade de campo, isto é, que todo o assunto fique focado desde os objectos mais perto até ao infinito; noutros casos pretende-se exactamente o contrário, interessa que o objecto, neste caso o cão, fique focado (nítido), de modo que a nitidez não se estenda em profundidade, criando-se assim um fundo enevoado (desfocado), que dá mais beleza ao objecto e o realça mais.
Para obter este efeito devem conjugar-se três factores: distância da máquina ao objecto, regulação da máquina em tele e escolher uma abertura grande.
Só uma pequena observação: Quanto menor for o valor da abertura, maior será o diâmetro da abertura.
Regulando a máquina para um valor, por ex. de 1:2.8, que na sua máquina é a maior abertura possível, e dado que a quantidade de luz que entra pela objectiva é muito grande, a máquina para compensar vai automaticamente procurar a velocidade ideal, que será forçosamente grande.
O meu caro TheOne, pela sua descrição, estava a regular a máquina de forma inversa, daí o resultado não satisfazer.
Também se pode regular a máquina com prioridade à velocidade, escolhendo uma elevada. O resultado é semelhante. Como é óbvio, se a velocidade de obturação for muito rápida, a entrada de luz é reduzida e a objectiva abre a iris para um diâmetro grande. É a regulação normalmente usada no desporto. Interessa uma velocidade elevada para a imagem não ficar tremida devido aos movimentos rápidos dos jogadores, por ex. Como normalmente os fotógrafos usam potentes teleobjectivas, os jogadores focados ficam nítidos e a poucos metros atrás deles os outros jogadores já ficam desfocados e o fundo ao longe enevoado. Este efeito, que até é interessante, nem é propositado. É inevitável, dadas as circunstâncias.
Regulando a máquina para grande angular, isto é, abarcando mais assunto de forma panorâmico, normalmente, o assunto em profundidade fica sempre focado, seja qual for a regulação da abertura e da velocidade. Pelo contrário, usando a teleobjectiva na sua potência máxima, a “profundidade de campo” diminui.
Estes são os princípios gerais, mas indo concretamente às fotografias dos nossos cães, provavelmente não fará muito sentido pôr o cão a um km de distância (passe a ironia) para se usar a tele no seu máximo. Nisto, como em tudo, deve haver bom senso e ir experimentando. O ideal será mesmo procurar um fundo mais ou menos neutro, que não contenha elementos ou cores chamativas.
É que , em muitos casos, o uso do flash pode ser útil. Mas não de forma a sobrepor-se à luz ambiente...
Como o texto já vai longo, vou ficar por aqui, embora muito mais houvesse que dizer.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda ago 22, 2011 4:55 pm

Obrigado Nel pelos esclarecimentos :wink: By the way, eu sou a Texuga... mas xiiiu, não diga nada porque há quem não saiba!!! :lol:

Eu acabo por optar por uma velocidade alta, precisamente porque eles mexem-se muito, e penso que quanto mais rápido a máquina disparar, menos probabilidade tenho que as coisas corram mal a nível de focagem... Era aí o meu dilema.

A máquina tem uma opção "automática" para desporto, que é precisamente como mencionou, velocidades muito elevadas e sem pós-visualização da foto. É particularmente interessante quando tiro fotos aos meus filhos nos baloiços por exemplo :wink: .

Quanto ao 1º assunto, não senti necessidade nenhuma de mudar nada na máquina, precisamente porque sou algo "naba" nestas coisas, e como sei que a máquina é boa, logo o defeito não é dela, mas sim de quem está atrás da máquina 8)

Vou é fazer mais experiências, depois venho cá contar como foi! :D
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça ago 23, 2011 5:47 pm

Vale a pena referir ainda alguns aspectos que se referem à regulação da máquina em regime automático, e que são úteis para fotografar os nossos cães, principalmente quando o fotógrafo não tem experiência.

1 - Regime tortalmente automático
De um modo geral, todas as máquinas, sejam reflex ou compactas, podem funcionar em regime totalmente automático. A máquina é concebida para ela própria escolher a velocidade de obturação e a abertura mais convenientes, que normalmente contemplam as situações mais comuns. Isto é, para uma luminosidade ambiente exterior, a velocidade é suficientemente rápida para a fotografia não ficar tremida e a abertura resulta em conformidade com essa velocidade.
Portanto, qualquer “nabo” pode pegar na máquina e fazer fotografias a eito, muitas delas com uma qualidade bastante razoável.
É por este motivo, aliás, que a maioria das pessoas pouco entendidas se agarram ao automático e não querem saber de mais nada. Se os resultados são razoáveis, para quê complicar?

2 – Fotografia tremida ou desfocada?
Há um aspecto básico, direi mesmo primário, que tem a ver com o efeito de fotografia “tremida” e de fotografia desfocada. Embora o aspecto seja semelhante, esse efeito é originado por dois factores distintos. A fotografia tremida resulta quando o objecto (cão) vai a correr ou está a mexer-se muito e a velocidade de obturação não é suficientemente rápida para reter o INSTANTÂNEO. A foto tremida também pode resultar se o fotógrafo treme, não segurando bem a máquina.
A fotografia desfocada, como o termo indica, tem a ver com a desfocagem da máquina.
O dispositivo de focagem automático das modernas máquinas é muito eficiente e, por isso, este problema raramente acontece.

3 – Regulação programada
Há ainda outro dispositivo de regulação automática, não tão simples como o descrito atrás, que é orientado para situações específicas, bastando seleccionar entre, por ex.: desporto, paisagem, retrato, etc.
A simbologia varia de marca para marca, mas é relativamente intuitiva. Por ex. desporto é representado por um bonequinho que sugere uma actividade desportiva, retrato por um busto, paisagem por uma montanha, etc.
Por ex. em desporto, a máquina automaticamente escolhe a velocidade mais elevada possível em função da luz existente, dispensando o fotógrafo dessa tarefa.
Por ex. em retrato, a máquina faz prioridade à abertura escolhendo uma abertura grande, com o intuito de a figura ficar focada e o fundo desfocado. Aqui, muitas vezes, a intenção é boa, mas na prática o resultado é fraco, principalmente se a objectiva estiver regulada para grande angular.

Para terminar
Uma simpática “colega de fórum” (laracunha) expressou a intenção de reunir estes textos e fazer uma espécie de “sebenta” ou chame-se-lhe o que se quiser. Eu na altura não reagi mas fiquei a matutar no assunto. Toda a gente é livre de fazer isso e eu até fico lisongeado com a atitude, mas receio muito que o conjunto dos textos não faça muito sentido como um todo.
A minha intenção quando resolvi criar este tópico foi no sentido de dar umas dicas, o mais simples e claras possível, para que os donos dos seus bichos os fotografassem melhor. Tentei o melhor possível usar uma “linguagem de fórum”, se é que isso existe. Mas, retirados os textos do ambiente do fórum, creio que pecarão por defeito, porque, efectivamente, os assuntos são tratados muito “pela rama” e com imensas omissões.
De qualquer modo, oxalá que tenham servido alguma coisa para o fim a que os destinei.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça ago 23, 2011 6:57 pm

Sempre útil nel, obrigado pelas dicas :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
NaoInteressa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 12, 2012 7:30 pm

domingo jul 15, 2012 11:26 am

Apesar de ser um tópico de 2006, penso que a sua utilidade continua bastante actual.... E pelo que se tem visto de fotografias aqui pelo fórum, acho que este tópico pode mesmo vir a ser muito útil.
AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

domingo jul 15, 2012 1:22 pm

Já agora deixo aqui uma Lista dos fotógrafos(as) que admiro nesta área:
:arrow: Tim Flach http://www.timflach.com/

:arrow: Scruffy dog http://www.scruffydogphotography.com/

:arrow: Charlotte Reeves http://www.charlottereeves.com.au

:arrow: Little friends photo (as famosas fotos dos cães dentro d'agua) http://www.littlefriendsphoto.com

:arrow: TH-Project http://www.th-project.com/pt/home.html

Existem muitos,mas estes acrescentam algo de diferente.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

AlexandreMqs
Membro Veterano

domingo jan 20, 2013 9:00 am

Só hoje é que vi que a arca tinha um artigo sobre o tema (é de 2010)...apesar de não concordar com algumas coisas, aqui fica o link do artigo: http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/como_ti ... animal/595

indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

domingo jan 20, 2013 9:12 am

tb gosto muito deste fotógrafo:

Imagem

http://www.facebook.com/raphaelmacekphotography
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
AlexandreMqs
Membro Veterano

domingo jan 20, 2013 9:37 am

Não conhecia, mas gostei.
Há fotos que me faz lembrar uma que a Gucci lançou à uns anos para uma campanha.
Mesmo assim, prefiro as fotos do Tim flach (são diferentes).
Mas este tipo de trabalho não se encontra por cá...

dogville
Membro Veterano
Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram

quarta jan 23, 2013 12:24 pm

Eu também fotografo com Reflex ha muito tempo, para interiores nada como um bom tripé e um flash de cabeça oscilante de maneira a que não se reflita nos olhos do animal , mas proximo de forma a lhe dar um ar natural. Os interiores com tripés ( que se podem usar a qualquer distância do chão)e uma lente de 1.4f a 2.8f de abertura, tipo grande angular ainda ajuda mais ,nem precisam de flash, ficam fantásticas e naturais, só ficam com um cor mais quente. O exterior será sempre preferivel claro. Boas fotos!
AlexandreMqs
Membro Veterano

quarta jan 23, 2013 12:42 pm

No que toca a interiores(casas), prefiro utilizar flash do que andar com aberturas altas (isto por causa do DOF que queria).
Em expos de cães, em pavilhões, tem mesmo que ser...
Também não gosto de utilizar velocidades muito baixas, a não ser para curtas/longas exposições ou panning.
E acho que para cães, na sua grande maioria das vezes, é melhor um monopé do que um tripé.

Responder

Voltar para “Cães”