PauloC Escreveu:Sempre que rosnar pode dar-lhe umas chapadas bem dadas no focinho...em miúda era assim que educava os meus cães e eles andavam sempre na linha...é um método básico, e como é quase instantâneo, pode tornar-se muito eficaz pelo timing. Quando castigar faça-o no exacto momento em que ele o agride.
BLASFÉMIA, BLASFÉMIA!!! É só com miminhos, barriguita para cima e lingua de fora, pá!!!

Nao claro que nao!!!È ao pontape e a chapada!!! Uma coisa é certa ,cada um de nos transmite aquilo que lhe foi transmitido!!! E repito-lhe as vezes necessarias ,consegue-se educar um cao e po-lo " a andar na linha" sem excessos. Por outro lado acho que para quem de facto quando eles sao pequenos e percebem repreensoes,recorre logo a bofetada,acho que para voces o melhor seriam os de loiça!!!Assim ao menos em cada murraça eram voces a pensar duas vezes.Dado que percebem tanto de educar um cao.Acho-vos graça a alguns que tentam demonstrar que sabem tanto de caes que depois a unica forma que conhecem de os educar é recorrer "á mao pesada".Erro vosso.Nao percebem.E esquecem do mais comum e elementar que é o aprender com o proprio cao.Ha pequenos truques que funcionam,mas nao pensem que lêm um ou dois livros sobre caes e estao prontos para os por "na linha" e nao ha mais ninguem que vos possa contrariar,porque afinal voces ate ja sabem tudo sobre caes.E sera que entretanto no meio desse vasto campo de sabedoria perderam toda a sensibilidade e inteligencia que vos permita um contacto e aprendizagem empirica com o vosso cao no dia-a-dia? Eu nao sou a favor do dizer que sim a tudo ,pelo contrario,é muito mais facil ensinar o Nao quando eles sao pequenos,mas confesso que nunca percebi de mandar chapadas no focinho de nenhum dos caes que tive.E nunca ,mas nunca nenhum se virou.Talvez nao tenha utilizado o metodo mais facil,mas por outro lado cada vez que eu proprio aprendia a ensina-los do modo mais dificil,sentia-me muito mais gratificado com isso.E menos mal porque nao recorri aos murros no focinho.Uma coisa ainda é uma palmada ,mas murros no focinho da que pensar.......