World Dog Show 2003 - corte das orelhas/cauda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado fev 15, 2003 1:07 pm

Aqui discordo porque já vi muitos cortes de orelhas e sei que os cães sofrem com dores durante os dois dias a seguir à operação. Essa não é argumentação.

Ainda existem muitos países em que os cães são utilizados para trabalho e como tal é justificável e recomendável o corte de orelhas e caudas.Inclusivé em certas zonas de Portugal. como sabem eu sou mais contra a hipocrisia, De quem não assume que corta por uma questão de estética. temos tido aqui muita gente que vem dizer que corta porque senão o animal tem problemas. Se o cão for de casa e não de trabalho não tem problemas.

Como a lei não é cumprida, já estou a dizer que do mal o menos. Ao menos que sejam veterinarios a fazê-lo pois estou a ficar cansado de que certos "criadores" o façam. Inclusivé chegam a ter a lata de escrever nos seus anuncios em revistas que entregam os cães com orelha inteira ou cortada..

E quanto á expo, BOICOTE-SE, os alemães querem impôr as sua ideias contra as normas internacionais ? Pensei que o Hitler já tinha morrido. Isto é uma questão de principio.

Sieg Heil
CB2002 Escreveu: Boa Noite a todos!!

Já li aqui muitas opiniões, com umas concordo com outras nem por isso!
Mas todos temos direito a uma opinião e como tal.... eu posso e vou dar a minha!

Em primeiro lugar quero dizer que o que está aqui em causa não é se concordo ou não com as amputações, portanto quanto a isso não opino!
No entanto tenho de me insurgir relativamente a afirmações como estética, processos dolorosos, sofrimento, etc., etc., etc..

Estética? Chamemos-lhe antes funcionalidade!
Processos dolorosos? Não digo que não....mas quando feitos por um profissional competente, minimizam-se muitos problemas.
Sofrimento? O que acham dos animais abandonados, que não têm abrigo, comida ou simplemente carinho!!
Será que o meu cão ficou traumatizado por lhe ter sido amputada a cauda? Não me parece!!! Mas posso-lhe perguntar!! ;)

Mas para não me desviar mais ainda do tópico, quero apenas dizer que acho absolutamente inaceitável um país organizador deste evento impôr estas regras.
Então, corrijam-me se estiver errada, um criador ao tem que seguir o estalão da raça para ter um bom exemplar?
E esses estalões não são oficiais da FCI?

Bom então deve andar tudo louco!! Esta regra vem apenas definir os exemplares que podem participar no evento em determinado país!

Olha....E muitos criadores portugueses não vão poder participar!
E muitos dos bons exemplares que não estejam dentro das normas impostas pelos alemães também não!!
Pode ser que no próximo evento as regras impostas pelo país organizador sejam outras e....
Já viram o que isto vai dar???

Esta é a minha modesta opinião!!! Desculpem ter sido tão longa!!

Claudia
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado fev 15, 2003 1:32 pm

Penso tb que os estalões da raça quando se fazem são para a vida toda e não adaptar aquilo que temos ou que queremos que seja e actualizar estalões constantemente, uma coisa é acrescentar algo que falta outra é mudar/alterar radicalmente.
Aí está uma grande verdade Helena !

Hoje em dia vemos muito boa gente a querer alterar (ou adulterar) os estalões apenas para servir os cães actuais ou os interesses de determinado publico !
Quem está na raça deve ser por gostar dela como é, e não querendo adultera-la apenas para vender mais cachorros ....
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

sábado fev 15, 2003 2:29 pm

Ola a todos!

Andei a pesquizar na internet sobre as discussoes sobre o corte de orelhas e as regras de adesao ao concurso "World Winner Dog Show". No site do concurso deste ano, encontrei a mesma noticia que a Cindel nos mostrou. No site do concurso do ano passado, encontrei a seguinte regra:

Information about cropped ears : This Dutch rule remains in effect:
· Dogs, born after 30th, April 1989 in those countries, that prohibit cropping, or born after 1-10-1996 in any country, will NOT be allowed to exhibit if the ears have been cropped.

Besides the following rules are in effect only for the World Winner Dog Show 2002
· Dogs with cropped ears may be entered if their owners live in a country where there is no cropping ban
· Dogs with cropping ears may be entered if their owners live in a country where at the time the ears were cropped there was no cropping ban.
· Dogs with docked tails, born after 1 September 2001, may NOT be entered, irrespective of the country owners live in.

Eu nao sei de que maneira esta regra foi seguida ou nao. Mas, se leio bem, esta regra dita que caes provenientes de Portugal e nascidos depois da proibicao legal dos cortes de orelhas nao puderam participar no concurso Wold Winner Dog Show 2002. Foi mesmo assim?

O que esta a discusao neste topico nao e se estamos a favor ou contra o corte de orelhas. Acho que nunca vamos chegar a consenso nesse ponto. O grande problema que se apresenta aqui e que os criadores portugueses, a manterem a posicao conservadora que mantem em relacao ao corte de orelhas, nao vao poder entrar com os seus caes em certos concursos internacionais de renome.

Pessoalmente, acho que um boicote faz muito pouco sentido. Podemos ficar aqui de bracos cruzados e a fazer cara feia, mas isso nao quer dizer que o resto do mundo pare a nossa espera.

Eu nao tenho a menor ideia de como ultrapassar este impasse. Nao queria estar no lugar de um criador portugues de Grand Danois, Boxer ou Doberman com uma ninhada a nascer neste tempo de mudanca. Se manda cortar as orelhas, tem um animal que talvez corresponda as regras do FCI e que podera ir a concursos nacionais e ibericos, mas, por quanto tempo? Quanto tempo acham que os legisladores e organizadores de concursos portugueses vao levar ate aplicarem as mesmas regras e com a mesma acertividade do que os legisladores e organizadores de concursos ingleses, holandeses ou alemaes?
Se deixa as orelhas do animal inteiras, o criador podera participar em concursos internacionais, mas duvido que possa contar com a solidadiedade de alguns colegas criadores portugueses e duvido ainda mais que o animal ganhe algum concurso nacional e que seja considerado bom representante da raca pelos portugueses.

Olhem amigos, eu nao sei, e o testamento ja vai longo... Quais sao as vossas ideias sobre o assunto? O que fariam se tivessem uma ninhada de doberman a nascer hoje, em Portugal?
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado fev 15, 2003 2:45 pm

Nanico,

Não sei bem como se resolveu esse problema, mas acho que as inscrições estavam sendo extremamente baixas, de tal modo que a comissão que estava a organizar o WW de Amesterdão aboliu tais proibições, sendo portanto permitido aos cães com orelhas/caudas cortadas participar !
No entanto acho que esta mudança foi só feita perto do final do prazo de inscrições (pois o numero de inscrições até tal momento está extremamente baixo), de que suspeito que mesmo assim alguns criadores terao ficado de fora pois já não tiveram tempo de planear sua participação no evento.

Estou fora do assunto, nem sei como resolver. Talvez com um boicote associado a criticas e reclamações tanto de criadores como dos clubes de raça.
Olhem amigos, eu nao sei, e o testamento ja vai longo... Quais sao as vossas ideias sobre o assunto? O que fariam se tivessem uma ninhada de doberman a nascer hoje, em Portugal?
Pessoalmente, como já referi, cortava tanto orelhas como cauda. Pelo menos teria cães que se encaixavam perto do meu dobermann ideal.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
canildepaiopires
Membro Júnior
Contacto:

sábado fev 15, 2003 3:15 pm

O que aconteceu no ano passado no World Dog Show foi o seguinte:
A proibição que a Alemanha impôs este ano tb foi imposta por Amsterdão no ano passado, os criadores de certas raças uniram-se e não inscreveram os seus exemplares com e sem orelhas/caudas o que causou poucas inscrições, passado isto Amsterdão pensou bem e decidio abrir suas portas a todos os exemplares com/sem orelhas/caudas, suas inscrições dispararam. Este anos os criadores estão a fazer o mesmo mas a Alemanha não dá o braço a torcer.
Á uma grande diferença entre a personalidade das pessoas Alemãs e Holandesas, os Holandeses são pessoas muito simpáticas, acolhedoras, povo muito pareceido ao nosso, enquanto que a Alemenha é totalmente diferente, são pessoas que não dão grande confiança a ninguém é um povo antipático, não gostam de ajudar ninguém, desculpem se estou a ser muito severa mas tenho más experiências na Alemanha e muito boas na Holanda.
Estive a falar com um amigo meu que tem dogs argentinos belissimos, e que anda pelo mundo inteiro, ele disse-me que a Alemanha já deu um NÃO grande à não aceitação de cães com orelhas/caudas cortadas, o que vai acontecer é que aquelas pessoas que têm um cão horrivel (fora de estalão) mas desde que tenha orelhas inteiras/cauda possivelmente vai ganhar o titulo de Campeão do Mundo 2003 e os Bons exemplares nem sequer têm ordem de concorrer, isto é descriminação aos criadores que lutam com tanta garra pelas suas apaixonadas raças e tudo o fazem para elas serem perfeitas, funcionais.
Eu não tenho nenhuma raça que seja necessário o corte de caudas/orelhas e penso que nunca irei ter devido a estas complicações, pois gosto de me dedicar a 100% às coisas que tenho e acho que reagiria muito mal com coisas como por exemplo a de não poder inscrever os meus cães para uma exposição tão grande que é a Mundial, apenas por mentes retrogadas e nazistas como a Alemanha. uma coisa é se fosse apenas uma exposição Internacional ou Nacional do país outra coisa é ser uma exposição Mundial, temos que ter todos os mesmos direitos.
Um grande BEM HAJA para os criadores, proprietários e amantes destas raças, FORÇA continuem a fazer um BOM TRABALHO em prol daquilo que mais gostam com muita honestidade acima de tudo.
Abraços Cinófilos,
Helena
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sábado fev 15, 2003 5:13 pm

Nanico Escreveu:
Eu nao tenho a menor ideia de como ultrapassar este impasse. Nao queria estar no lugar de um criador portugues de Grand Danois, Boxer ou Doberman com uma ninhada a nascer neste tempo de mudanca. Se manda cortar as orelhas, tem um animal que talvez corresponda as regras do FCI e que podera ir a concursos nacionais e ibericos, mas, por quanto tempo?
é Fácil..Por LEI é proibido o corte de orelhas em Portugal.

Chega de discussõee sobres estalões,lei é lei..
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

sábado fev 15, 2003 5:25 pm

Mudar-se-à o estalão de acordo com a nova lei, para acompanhar as recentes mudanças, não? :? :oops:
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sábado fev 15, 2003 5:27 pm

monikestarr Escreveu: Mudar-se-à o estalão de acordo com a nova lei, para acompanhar as recentes mudanças, não? :? :oops:
Não vejo porquê...O estalão é internacional: As leis são da responsabilidade de cada país...

Quem quiser entrar em exposições deve cumprir o estalão. Se este for contra as leis de uma país, a lei prevalece, lógicamente...

Tenho lido aqui pessoas que colocam o estalão acima da lei nacional.Isso é ignorância~, desculpem lá a franqueza...
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado fev 15, 2003 9:08 pm

Só um aparte para referir que a lei de um páis pode proibir o corte das orelhas/caudas, mas não pode ver (pelo que sei) proibir a entrada em expos de tais caes.

Essa proibição é feita pelo clube de canicultura do páis acho eu. alguém pode me confirmar isto ?
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sábado fev 15, 2003 10:44 pm

Imagem

Palavras para quê?
Um abraço
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sábado fev 15, 2003 11:11 pm

Imagem

Palavras para quê ll
Um abraço
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado fev 15, 2003 11:28 pm

Uma ajudinha Gary já agora

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado fev 15, 2003 11:39 pm

E já agora umas fotos do "nosso" fila São Miguel com orelhas/cauda inteira :

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo fev 16, 2003 12:48 am

[quote=VascoV]
[
Não vejo porquê...O estalão é internacional: As leis são da responsabilidade de cada país...

Quem quiser entrar em exposições deve cumprir o estalão. Se este for contra as leis de uma país, a lei prevalece, lógicamente...

Tenho lido aqui pessoas que colocam o estalão acima da lei nacional.Isso é ignorância~, desculpem lá a franqueza...
[/quote]

Vasco, até aqui tudo muito bem... lei é lei.
Mas o world dog show é um evento importante, participam caes de vários países, e com leis diferentes... Será justo prevalecer apenas a lei do país organizador?
Cumps,
Isabel
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo fev 16, 2003 3:40 am

Uma ajudinha Gary já agora
é como o penteado. é uma questão de habituação. quanto ao fila guardar vacas com uma cauda comprida e vir a ter problemas.... só vendo.
Responder

Voltar para “Cães”