"Não tenho dinheiro ms quero um cão de raça..."

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta mar 06, 2003 9:10 pm

Olá

A citação da mensagem da Linda76 feita pela Musky, que lhe suscitou aqueles pontos de interrogação de facto é um pouco ambígua ou pouco clara.
Não deveria ser eu a clarificar, mas creio que o que ela pretende transmitir é o seguinte: pondo de parte a sua beleza, os cães de raça são mais fiáveis em termos de carácter, isto é, equanto que a um srd não corresponde um determinado padrão de comportamento, num cão de raça o seu comportamento é previsível, porque tem a ver efectivamente com um padrão.
Será isto?
Se não for, pelo menos é esta a minha opinião.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dogsdamour
Membro
Registado: quarta jan 22, 2003 11:06 am

quinta mar 06, 2003 10:06 pm

KROZ Escreveu: Então põe a saúde do seu cão dependente de crédito! humm

Enquanto espera pela aprovação lá tem o cão que esperar... E se não lhe aprovarem o crédito?

Surreal é as pessoas meterem-se em algo dispendioso sem terem dinheiro e depois quando precisam andarem a pedir esmolas... Por a vida de um cão dependente de um crédito... isso sim é surreal.

A comprar com os filhos, ainda temos hospitais públicos para humanos. Os cães têm de pagar mesmo!

dogsdamour Escreveu: Já muito se falou aqui sobre este assunto. Na minha opinião pessoal concordo com o bcpereira porque não ter dinheiro disponível para se adquirir um cão não invalida que não se tenha dinheiro para a sua manutenção. Posso até atrever-me, neste caso específico, a comparar um cão com um filho. Não se compra mas tem-se dinheiro para o alimentar, educar, etc e tal.
Também já li aqui várias vezes o argumento utilizado pelo Kroz e permita-me dizer-lhe, com o devido respeito, que esse argumento, no modelo económico em que vivemos é completamente surreal. Existem os seguros e mesmo que não existissem existe sempre o recurso ao crédito para emergências desse tipo. É um sacrifício o endividamento mas tenho a certeza que qualquer dono responsavel não se importaria de o fazer. Eu trocaria de bom grado a minha lagosta por sardinha se a vida dos meus animais dependesse disso.
Não vou discutir o tempo que demora para se aprovar um crédito porque nos dias que correm quase que é o tempo de um telefonema. Não digo que ponho a vida de um cão dependente de um crédito, não pinto é cenários catastróficos como justificação para o meu medo de andar em frente. Sou destemido nas opções que tomo apesar de ter consciência delas. Se vier o pior cá estou eu para resolvê-lo a seu tempo. Dinheiro não é nem será impedimento. A minha família defendo-a nem que para isso passe fome e ande descalço o ano inteiro.
acsp
Membro
Registado: sexta out 25, 2002 10:22 pm
Localização: Ally (a minha rafeirinha linda) e Blacky (o meu cachorrão)

quinta mar 06, 2003 10:21 pm

Bullie Escreveu:
acsp Escreveu: No fundo, parece que se está aqui a defender o racismo canino. Se eu sou contra o racismo humano, por que razão iria defender o canino?
Racismo canino?!?! o o o

Pelo amor de Deus!!!!!

Vou já sair do emprego e apanhar todos os rafeiros de rua que encontrar pelo caminho até casa e juntá-los ao Gaspar!!!!
E depois vão andar sem vacinas, sem cuidados, sem alimentação adequada porque não tenho dinheiro nem condições no apartamento para ter 20 ou 30 cães!!!

Isso faz de mim o quê?! Um bom samaritano?!?!?!

Por favor... se há "racismo" canino, quem o pratica parece-me que será quem tem rafeiros (que são cães de corpo inteiro e dignos e inteligentes e belos como o mais puro dos puros) e que ataca quem tem um cão de raça por ser o seu "sonho" possuir determinado cão uma vez na vida que seja!!

Tive rafeiros e adorei-os tanto e acarinhei-os tanto como o faço com um meu Bull Terrier.

Que racista que eu sou!!!!!! evil

Mães que estão neste chat... quando o vosso filho de 9 anos vir pela primeira vez um cão de determinada raça na rua, brincar com ele e a partir de então ficar fã e desejar ter um, em alguma altura da sua vida, não o permitam. NUNCA!!!!
Porque foi assim que eu me apaixonei por Bull Terriers e vejam o monstro racista e hipócrita, que maltrata animais e que despreza todos os cãos rafeiros que existe, que me tornei passados 17 anos!!!!

Eu deveria estar era preso!!!!!

Criadores que fazem criação de qualquer raça por amor e não por negócio, continuem o vosso trabalho e dedicação. Eu vos aplaúdo!

Donos de cães, de qualquer cão, (raça ou rafeiros) e que verdadeiramente amam os vossos cães, tenha sido adoptados ou custado 2000€, eu vos aplaúdo pela vossa dedicação e amor.

Bullie,

Aconselho-o a ler as mensagens das pessoas até ao fim e não descontextualizar as afirmações. Nunca aqui disse que era contra os cães de raça. Nunca aqui defendi que as pessoas só devem ter rafeiros. Aliás, a minha posição tal como disse numa mensagem anterior:
acsp Escreveu: Continuo a achar que podemos viver todos harmoniosamente, uns com os seus rafeiros e outros com os seus cães de raça. Uns que fazem muito gosto em pagar para ter um cão e outros que os vão buscar à rua ou a um canil. Nenhum é melhor do que o outro, somos todos à nossa maneira grandes apreciadores de cães.
Ana
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta mar 06, 2003 10:30 pm

só não percebo esta das doenças. quando um cão adoece, de raça ou rafeiro, as despesas são as mesmas. então, o problema tem de se pôr apenas - tem dinheiro e quer comprar um cão?
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quinta mar 06, 2003 11:57 pm

Olá a todos,

Conforme referiu a Anjazul, no que toca a doenças, penso que não existam para rafeiros e para cães de raça. Pode existir sim, certas raças propenças a determinados problemas congénitos...

Continuo sem perceber o porquê de certas pessoas só verem o dinheiro à frente.

Quem compra, quem adopta, quem pedinchou,..., teve concerteza que pensar em primeiro lugar como é que ia sustentar o animal. Não me digam que só quem tem dinheiro para comprar é que pode garantir um bom futuro ( a todos os niveis).

Por exemplo, quando adquiri o meu Labrador, nos primeiros tempos, mantive-me em contacto com a criadora e um dia, ela contou-me que um dos irmãos do meu, que tinha ficado com uma "familia chiquérrima", lhe davam sopa de feijão. Como é que ela soube? A dona foi ter com ela, dizer-lhe que o cão estava doente com diarreia...

Bolas, pelintra sou eu e os meus cães só comem ração de marca. Tenho um cão que já foi operado a um olho... e paguei a conta do Vet.
E se fosse eu! Acham que iria ficar nas filas do hospital?

Racismo... acho que esta palavra nem sequer se devia aplicar, sendo "nós" defensores a amigos dos animais (todos, sem excepção alguma).

A minha opinião e, não passa de ser isso, quem tem dinheiro compra, quem não tem compra, quem não quer comprar não compra,pede, adopta, sei lá, há tantos animais abandonados! Agora não podemos generalizar. Não podemos dizer que não tendo dinheiro para comprar ou não querendo comprar, não existe dinheiro para pagar saúde, alimentação e até mesmo educação. São coisas distintas e no meu entender não se devem misturar.

Complexidade, o suficiente para continuarmos com este tópico e ficarmos sempre com algumas dúvidas...

Não existe pessoas nem animais perfeitos, existe sim intenções perfeitas!
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta mar 07, 2003 2:09 am

Não existe pessoas nem animais perfeitos, existe sim intenções perfeitas!
só que o óptimo é inimigo do bom e isso impede que se façam muitas coisas 8) 8) 8)
lucila
Registado: sexta mar 07, 2003 2:05 am

sexta mar 07, 2003 3:30 am

:?: Olá!
Antes de tudo, sou novata e estou me metendo na discussão 1) para treinar; 2) porque gostei do assunto!!
Ouvi gente dizer que ter cães de raça é luxo, outros que é vício, moda... Eu acho que ter cães, de raça ou não, é uma necessidade para alguns! Como ter amigos, ter filhos, ter dinheiro, ter roupas ou comida. E toda necessidade implica em custos: de tempo, dinheiro, paciência, dedicação. Por isso, para se aventurar ter um cão mesmo, é preciso se sentir a necessidade disso, entende? Porque, quando se tem necessidade de alguma coisa, agente arca, da melhor forma possível, com qualquer custo.
Não se pode dizer, nem pensar, que cães de raça são mais caros que cães vira-latas (que, eu acho que vcs chamam de rafeiros...). Eles podem ser mais delicados, podem ter o custo de aquisição mais alto, mas, se quer ter um cão, pode ter certeza que ele trará custos. Do contrário, você não o estará tratando muito bem. Aí, talvez não falha a pena tê-lo... porque não será uma necessidade. Será apenas um luxo, um vício, uma moda. Tenho um cão de raça porque ganhei. Antes, minha raça preferida era dálmata, mas nem pensava em comprar! Ganhei a Brisa por merecimento, segundo a criadora. Ela percebeu minha necessidade de ter um cão. Só não tenho mais cães porque não posso arcar com as despesas de tempo, dinheiro, espaço e cuidados... Mas a Brisa já supre a minha necessidade!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta mar 07, 2003 9:09 am

Infelizmente as necessidades em Portugal são tantas (há tanto cão vadio, abandonado, tantas ninhadas feitas por descuido, por falta de consideração para com os canitos, etc) que não é possível mas eu, ao percorrer a Internet descobri que nos USA para se adoptar um cão (ver Pet Rescue) é preciso fazer um depósito de 100 dólares.

A intenção é assegurar que não é adoptado para ser abandonado de seguida.

Eu acho que até com um cão vadio se devia assegurar que os adoptantes são pessoas sérias, que lhe podem dar um mínimo de condições, que compreendem e assumem os trabalhos, despesas e inconvinientes de terem um cão.

É claro que cá já vamos com muita sorte se conseguirmos que alguém adopte.Mas eu sonho com o dia em que se pode ser exigente até com a adopção de um rafeiro, vadio.
Não muito exigente, mais tipo entrevista e convicção de que há verdadeira vontade de ter um cão, de o amar e tratar bem.

Well - I have a dream.
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

sexta mar 07, 2003 9:18 am

Olá

Sem contar com aqueles que nas campanhas de adopção, são todos muito giros, todos os querem levar... Comçam a crescer, eles e os problemas. Roem tudo, sujam tudo, .... :x :x :x

E depois, toca a leva-los de novo para a rua... :x :x :x

É aquilo que eu digo. Tem que se gostar, e muito. Os meus animais são da familia. Para onde eu vou eles vão comigo.

Não há dinheiro que pague o que nos vai na alma e no coração.
nel
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 07, 2003 9:23 am

aisd Escreveu: É claro que cá já vamos com muita sorte se conseguirmos que alguém adopte.
Pois é, infelizmente o problema passa muito por aqui. Por enquanto pouco mais se pode exigir.
Hão-de vir dias melhores. Para os nossos amigos de quatro patas, claro.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

sexta mar 07, 2003 10:16 am

Nel,

Era mesmo isso......
Peço desculpa se choco de alguma forma algumas das pessoas, mas eu quiz ter um cão de raça porque quis. Porque me parece bonito, porque gosto do seu caracter comprovado através de várias gerações da mesma raça, em vários locais do mundo.

O que eu queria dizer em relação aos srd, é que podem ser uns cães calmissímos, como podem ser todos agitados.... mas é tipo "kinder surpresa"....só se sabe o que se espera daquele cão, quando ele cresce.

Imagine-se que pelo tipo de vida que eu levo, e mesmo pelo gosto pessoal, eu preferia um cão calmo e relativamente sedentário? Em cães de raça, posso tentar procurar essas caracteristicas, porque já estão comprovadas. Num srd não é possível.

Sandra
nel
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 07, 2003 10:43 am

Olá Sandra

Este é dos assuntos que dá sempre pano para mangas.
O que referiu na sua última mensagem é um dos aspectos do problema. De facto, ao preferirmos um cão de uma determinada raça isso dá-nos uma maior garantia do que ele será quando crescer. Mas não é só por este motivo que se prefere um cão desta ou daquela raça. Eu ao escolher a raça whippet é porque gosto mesmo das características dessa raça.
E ao escolhê-la sei que não me vai sair um rotweiler, um boxer ou um dálmata, como todo o respeito por estas raças e respectivos donos (sairam-me estes exemplos como poderiam ter sido outros quaisquer).

De facto os cães não são todos iguais. Isto até parece uma verdade do senhor de la Palisse. São-no sim senhor, mas no sentido lato tal como é referido às pessoas: os homens são todos iguais.
Racismo? Não, claro que não. Elitismo? Talvez, infelizmente da parte de certa gente pobre de espírito que exibe a "marca" do cão.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sexta mar 07, 2003 4:35 pm

Nel,
Uma perguntinha por pura curiosidade: nunca lhe aconteceu alguém comentar "olha-me só aqueles pobres cães! o estado em que estão! aquele bruto mata os cães à fome!!!"
:?: :D :D

Uma coisa que eu tenho visto aqui escrito bastantes vezes é: "sujam tudo, roem tudo..."
Não entendo, os meus cães nunca fizeram isso, mesmo vivendo dentro de casa!

Outra coisa: mandar os cães a um treinador. Eu fi-lo, quando tive a minha pastora alemã. O treinador disse-me "se quer ensinar-lhe apenas as regras básicas, compre um bom livro e faça-o você mesma, é o melhor!" E tinha razão....

Quanto ao carácter do cão, mesmo escolhendo cuidadosamente uma certa raça, não é garantia absoluta que se obtenha o que se pretende, pois não há dois cães iguais, como não há duas pessoas iguais. Na dúvida, há sempre a hipótese de se escolher um cão já adulto, ou quase... (isto é a minha opinião pessoal).

O ensino é sempre necessário, seja SRD seja de raça determinada. Aliás, vi uma vez um programa sobre cães de circo, em que era afirmado que quase todos são "arraçados" ou SRD's porque são mais fáceis de ensinar...
:?:
nel
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 07, 2003 5:39 pm

Olá Musky

Xiiiii tantas questões!

Matar à fome
Já me aconteceu várias vezes as pessoas interrogarem-se sobre a magreza dos meus cães. A mais gira já a contei aqui várias vezes e está no site: http://whippet.no.sapo.pt na página Artigos-Breves.
Outra: uma senhora ao passar por eles e em tom de crítica: Ai coitadinhos, devem comer muito pouco. Olhe minha senhora, por acaso até comem muito, disse eu. E ela: hummmmmm. Não acreditou mesmo.

Sujar tudo
Destruir é quando são cachorros. Roem tudo, mas isso acontece com todas as raças.
Sujar e quando são cachorros e quando são adultos. Largam pêlo que é um disparate e como são três e os levo amiudadamente à rua, mais concretamente à praia, trazem sempre areia nas patas. É uma batalha perdida. Eu e a minha mulher dizemos: isto não é uma casa de gente, é uma casa de cão.
Em tempos colocávamos umas cobertas sobre os sofás, mas acabámos por tirá-las. O carro então é para esquecer. Eu era um fanático acerca da limpeza do carro. Também desisti (quase). Aspiro-o diariamente.
Mas sou feliz assim. Não consigo conceber a minha vida sem eles.

Treinador
Esta é uma situação mais delicada e que provavelmente mereceria outro destaque.
Eu tenho referido que os meus cães são extremamente dóceis, não sendo necessário levar ao extremo alguns cuidados na sua educação.
No entanto, a partir do momento que o kiko veio juntar-se à família as coisas pioraram acentuadamente. Veio desestabilizar os outros.
Isto nota-se especialmente na praia que entendem como sendo seu território e quando outros cães se aproximam ou lá estão quando os meus chegam. Sendo medrosos por natureza, os três unidos armam-se em matilha e já se julgam os mais fortes.
Isto levou-me a tomar a decisão de os submeter a exercícios de treino numa escola, porque notei que estava a perder o controlo sobre eles.
Gerou-se um círculo vicioso aos poucos. Eles tornam-se conflituosos na presença dos outros cães porque fui evitando esse contacto, deixando gradualmente de ser sociáveis e esta situação cada vez se agrava mais. É um problema de causa-efeito com o qual sou conivente porque fui fugindo desses conflitos.
Mas a situação tem que ser encarada de frente em vez de rodeada.
Estou a dar este exemplo, que se aplica a muitos outros casos a que normalmente não se dá importância. Note-se que quando refiro conflitos isso não passa de umas ladradelas. Mas é aborrecido.
Se eu mantivesse os dois ou então só com um whippet, atendendo ao seu temperamento, de facto uma escola de treino pode considerar-se perfeitamente dispensável. Mas em relação a outras raças (ou a determinadas raças) acho conveniente se o dono não os souber educar.

Carácter
A uma determinada raça correspondem certos traços de carácter. Mas entre cada cão há diferenças de temperamento e de comportamento.
No meu caso concreto, de uma forma global há um conjunto de características comuns aos três, correspondentes às características da própria raça, mas emtre eles há "feitios" completamente distintos, exactamente como se verifica nas pessoas.

Ensino
A facilidade de o cão aprender acho que depende em parte da raça, mas fundamentalmente do tal "feitio" a que me referi.
O ser srd ou não penso que não tem qualquer influência.
Mas sobre isto não me posso pronunciar. Não sei.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nel
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 07, 2003 5:41 pm

repetido
Responder

Voltar para “Cães”