Corte de orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça dez 11, 2007 5:57 pm

F_I Escreveu:Dentro da saúde e bem estar animal, não cabe qualquer tipo de mutilação, exceptuando por razões clínicas.

É excepção a isto a corte da cauda de ovinos a partir da 2º vértebra caudal.
E alguém me pode explicar porque é que uma ovelha é menos que um cão? :roll:
F_I
Membro
Registado: quinta out 19, 2006 7:00 pm

terça dez 11, 2007 6:06 pm

SeaLords Escreveu:
F_I Escreveu:Dentro da saúde e bem estar animal, não cabe qualquer tipo de mutilação, exceptuando por razões clínicas.

É excepção a isto a corte da cauda de ovinos a partir da 2º vértebra caudal.
E alguém me pode explicar porque é que uma ovelha é menos que um cão? :roll:
não é a questão de ser menos. não se trata de especisismo. acontece que um cão pode ter a sua vida normal que as orelhas, em principio, nunca o irão atrapalhar. O seu corte, faz com que fique mais sujeito a doenças neurológicas e auriculares.
A ovelha, não tem a sua vida normal com a cauda...ovelhas com cauda faz com que a probabilidade de sobrevivencia após parirem seja baixa, devido a inflamações da vulva, devido à sujidade e contacto constante da cauda com a parte uro-genital.

basicamente, o corte de orelhas poe em risco a saude do cão. O não corte da cauda das ovelhas poe em risco a sua vida. :wink:
SeaLords
Membro Veterano

terça dez 11, 2007 6:15 pm

Então porque e que também se corta a cauda aos carneiros? Imagino que, sem esse corte, a mortalidade pós-parto seja estupidamente elevada :roll:

Já agora, porque é que compara cortes de caudas em ovinos a cortes de orelhas em cães? Não deveria antes comparar com os cortes de caudas em cães?
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça dez 11, 2007 6:20 pm

F_I Escreveu: Quem lhe disse que o sistema nervoso nos primeiros dias de vida, não está totalmente formado nessa zona? :o
Tem razão, não é só nessa zona, é globalmente http://www.britfeld.com/tail-dock/facts.htm
F_I
Membro

terça dez 11, 2007 6:20 pm

SeaLords Escreveu:Então porque e que também se corta a cauda aos carneiros? Imagino que, sem ela, a mortalidade pós-parto seja estupidamente elevada :roll:

Já agora, porque é que compara cortes de caudas em ovinos a cortes de orelhas em cães? Não deveria antes comparar com os cortes de caudas em cães?
nunca ouvi falar de corte de caudas em carneiros, nem nunca vi nenhum com a cauda cortada. Tb não vejo qual é o criador que vai gastar tempo e dinheiro a cortar a cauda a um carneiro se de facto não serve para nada. Talvez um dia veja. E olhe que todas as semanas vejo ovelhas e carneiros mortos.

"Já agora, porque é que compara cortes de caudas em ovinos a cortes de orelhas em cães? Não deveria antes comparar com os cortes de caudas em cães?"

A pergunta parece-me dispensável. mas repito. Eticamente pode-se cortar a cauda a ovelhAs para evitar a sua morte pós-parto devido às inflamações. Cortar orelhas ou cauda ou seja que parte lhe apetecer cortar de um cão, não trás qualquer vantagem para o cão, antes pelo contrário.
SeaLords
Membro Veterano

terça dez 11, 2007 6:21 pm

MDogster Escreveu: Ora bem se ler com atenção o decreto-lei que alguém colocou lá mais para trás, vai verificar que o corte de caudas em canídeos não é considerado uma mutilação mas sim uma intervenção cirúrgica. Por alguma razão tem um artigo exclusivamente dedicado ao tema.
POis é, MD, esse artigo existe por uma razão. Que não vem explicada no DL mas sim na própria Convenção 8)
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 11, 2007 6:23 pm

F_I Escreveu: A verdade é q já não há nenhuma raça de cão que seja aceite com orelhas cortadas.
LOL
F_I
Membro

terça dez 11, 2007 6:27 pm

MDogster Escreveu:
F_I Escreveu: Quem lhe disse que o sistema nervoso nos primeiros dias de vida, não está totalmente formado nessa zona? :o
Tem razão, não é só nessa zona, é globalmente http://www.britfeld.com/tail-dock/facts.htm
Minha cara/caro leia artigos cientificos. Com certeza ainda se lembra quando foi a história do aborto, a discussão que houve sobre um feto às 10 semanas sentir ou não sentir dor. Os humanos nascem às 38 semanas... E têm o sistema nervoso, comparando em tudo o que se vão tornar, muito mais desenvolvido que os humanos. Porque gane o animal? Deixe adivinhar, é como nos antigos textos escritos antes de cristo? "os cães não têm dor, o barulho que ouvimos é porque tocamos numa mola que têm dentro deles".

Quando fizer pesquisas, faça por aqui
http://scholar.google.pt/
mesmo assim já está com problemas, mas está mais selectivo que o google normal ;)
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 11, 2007 6:28 pm

F_I Escreveu:
o codigo diz para respeitar escrupulosamente normas éticas. O corte é contra as normas éticas. Onde está a duvida digo eu, não?
Continua sem dizer onde é que está escrito que o Codigo não permite o corte de caudas.
Hakuma
Membro Veterano
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

terça dez 11, 2007 6:30 pm

Começámos com os cortes nas orelhas de cães e já vamos no rabo das ovelhas... LOL

Mas continuem que isto está melhor que o National Geografic brasileiro! :lol:

Já agora, o corte de orelhas também previne algumas doenças como por exemplo as otites. Tive de andar com o meu dogue alemão a antibiótico à uns meses por causa desse problema.
Última edição por Hakuma em terça dez 11, 2007 6:33 pm, editado 1 vez no total.
F_I
Membro

terça dez 11, 2007 6:30 pm

CindelP Escreveu:
F_I Escreveu: A verdade é q já não há nenhuma raça de cão que seja aceite com orelhas cortadas.
LOL
Pelo CPC? para LOP? claro que não e nem foi este ano que começou..não sei a data mas creio que foi 2005, por aí. Mande um email para lá a confirmar ;)
F_I
Membro

terça dez 11, 2007 6:32 pm

CindelP Escreveu:
F_I Escreveu:
o codigo diz para respeitar escrupulosamente normas éticas. O corte é contra as normas éticas. Onde está a duvida digo eu, não?
Continua sem dizer onde é que está escrito que o Codigo não permite o corte de caudas.
Hirra!! é contra a bioética. e um veterinário não pode ir contra a bioética, capiche? Se fosse quiser fazer o corte em casa, pode fazer. Se a coisa correr mal e ter de levar o cão ao veterinário, o veterinário tem o dever e obrigação de denunciar. Embora com franqueza, não creio que nada lhe aconteça, até as novas propostas entrarem em vigor.
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

terça dez 11, 2007 6:33 pm

F_I Escreveu: eticamente ficamos com cortar as orelhas antes com anestesia local, ter todos os cuidados pós corte vs o animal ter problemas graves devido ao não corte. São decisões complicadas.
8)
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

terça dez 11, 2007 6:34 pm

F_I Escreveu:eu sei que estava a falar de javalis. isso insere-se na caça.
Quem falou nas lutas de cães fui eu, porque é uma razão porque os donos querem cortar as orelhas ao seu animal.

Mas corrija-me se estou enganada.
Os cães não são proibidos em caça. Grande parte deles até gosta, para eles é um jogo, que tem como principal objectivo agradar o dono. Admito, que não tinha pensado nesse ponto da caça ao javali e mesmo na aula falamos em caça em geral...buscar uma perdiz, etc. E aí as orelhas não atrapalham.
Mas todos os caçadores têm de ter licença para caçar, certo? Então podem mostrá-la ao veterinário, não?

então e aí parece-me uma questão legitima dizer ao médico veterinário que pode ser perigoso para o cão ter orelhas se se destina à caça ao javali. Já há um contrabalanço.
eticamente ficamos com cortar as orelhas antes com anestesia local, ter todos os cuidados pós corte vs o animal ter problemas graves devido ao não corte. São decisões complicadas.

Mas cortar, porque sim...isso não concordo e nunca irei fazer.
Agora já estou a gostar mais da conversa.
Mas o que se está a passar na realidade, e eu estou suficietemente por dentro do mundo das matilhas de caça grossa, é que os matilheiros, que antes cortavam as orelhas no veterinário, agora recebem anastesias dos vets e fazem eles o serviço porque os vets não querem chatices.

Francisco Bica
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 11, 2007 6:35 pm

F_I Escreveu: Pelo CPC? para LOP? claro que não e nem foi este ano que começou..não sei a data mas creio que foi 2005, por aí. Mande um email para lá a confirmar ;)
LOL ... desculpe mas isto até já começa a ter piada ...

Já não há nenhuma raça com estalão que tenha orelhas cortadas? Tadinho do nosso Fila São Miguel
Responder

Voltar para “Cães”