Beja: "Tolerância zero" a cães considerados perigosos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nikitaverita
Membro Veterano
Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm

sábado fev 23, 2008 2:27 pm

marlyn trata-se de nao ser giro, mas de sim prevenir!
porque se isso acontece tem de existir explicaçao.. e nao á melhor explicaçao de que os donos terem educado os pobres animais a atacar ( na maioria dos casos, caes ''grandes'' servem de alarme)....

so que nos temos de pensar que o que vai na cabeça do animal nao é o que vai na nossa!
acontece, que para o animal diferenciar certas coisas ( neste caso pessoas que deve atacar, e como deve atacar), é um termo complicadissimo!
e que como ja disseram podiam esses caes terem uma especie de treino para aprenderem a faze-lo!
mas a maioria dos donos tao a se lixar pra isso, querem que o cao seja o alarme, mas nao querem perder tempo com ele, a ensinalo!

depois acontece as desgraças, do pobre animal pensar que uma criança indefesa é um inimigo!

espero nao ter dito nada de mal, mas esta é uma das minhas opinioes!

agora vou colocar aqui uam especie de esquema:

o que as pessoas pensam quando ouvem as noticias de crianças atacadas por animais ''perigosos'' (como dizem):
:arrow:-ai! coitada da criança o cao tem de ser abatido, estes caes parecem que chegam a uma certa idade e teem um problema de memoria!!!
* nao é isto que as pessoas dizem????
:arrow:- coitado do pobre animal, ele deve ter feito isso por falta de atençao, ou educaçao!
* cá pra mim é uma resposta por vezesss mais correcta!

e voces o que acham acerca das pessoas dizerem que os caes perigosos (como dizem), chegando a uma certa idade ficam ''malucos'' ?????
Tucao
Registado: sexta fev 22, 2008 2:23 pm

sábado fev 23, 2008 2:51 pm

É muito fácil falar e até defender esta ou aquela raça de cão, quando muitas vezes até se tem um. É óbvio que o dono é que educa, e muitas vezes o cão é sem dúvida o reflexo do dono, mas negar certas e determinadas características de um cão penso que não tem sentido.
Pôr açaime em todos os cães? Tenho uma basset hound que não é melhor nem pior que os outros, mas pôr açaime num basset!!!!!
Sou de Beja e já vivi várias experiênicas horríveis com pittbulls. Nada tenho contra eles mas que são cães potencialmente perigosos são. Falam que não se deve restringir certas medidas a determinadas raças mas sim a todas?
Dos ataques cada vez mais frequentes a pessoas, de que raças se tratam? Bassets? Goldens? Teckels? Poderia dizer milhões delas , mas não todos vocês sabem de que raças falo... Não digo que sejam todos iguais mas que são quase sempre os mesmos são.
Uma tarde destas a subir uma rua, ouvi uns passos acelerados de cão depois de ouvir uns latidos olho para trás e vinha um pittbull em passo de corrida rosnando para atacar o meu basset , que simplesmente meteu o rabo nas pernas e se sentou, se não fosse eu a meter-me a frente de sola levantada (sabe-se lá o risco que corri) pergunto o que era hoje do meu Sebastião. O dono apareçe grita com ele, ele pára e senta-se leva 4 correadas com uma corrente e foge para casa. Sei que um dono normal não pode ter, mas neste caso o cão fugiu de casa porque ouviu o meu a passar, e de livre e espontânea vontade saiu para atacá-lo. Esta 5ª feira outro pittbul tentou atacar a boxer da minha irmã sem razão aparente, não me venham dizer que tud isto não passam de coincidências.
A moda dos pittbulls, surgiu não sua grande maioria para ter um cão mais forte e violento que o dos outros, e a grande maioria que os tem, só os tem para meterem medo e se gabarem da tamanha força e violência que eles representam.
Sou totalmente a favor desta lei e penso que todos aqui os que falam se um dia viverem o que já vivi vão mudar de opinião.
Penso que nem tem discussão de que raças potencialmente perigosas devem ser obrigadas a certas regras bem especificas. Os pobres pittbulls e que nada têm culpa de serem escolhidos e treinados para ser violentos, mas muito menos culpa têm as outras pessoas.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado fev 23, 2008 2:54 pm

Era bom que a NIKITAVERITA e outros percebessem de uma vez por todas que não é só por se ensinar um cão a "atacar" que estes acidentes acontecem.

Muitos acidentes acontecem porque os donos são inexperientes com estas raças poderosas e dominantes, tratam-nos como fofuxos que não são e quando o cão começa a querer dominar a hierarquia da casa não sabem como lidar com o assunto.

Retiro este post do fórum do rottweiler, o user que postou que me desculpe:
Boas amigos,
vim a este forum para recorrer a pessoas com mais experiencia e que saibam lidar melhor com esta raça que adoro...
Eu tenho um com cerca de 4 anos, chama se Hary, e é muito manso...em pequeno pus ele numa escola de treino para treinar obdiencia e alguma coisa ele lá aprendeu, só que ao fim deste tempo ele começou a vincar cada vez mais a personalidade dele, troquei de casa á pouco tempo para lhe dar melhores condiçoes tambem.
O que me tem acontecido desde á 2 anos para cá, é a pouca tolerancia dele para algumas coisas ou seja, o comer um osso é um rosnar impressionante, embora com um grito ou outro, eu consiga fazer com que ele largue sem problemas de maior, mas com alguma insistencia, a outra coisa que ele nao tolera é o estar a dormir e ser incomodado, ou ate mesmo estar deitado, de olhos abertos e eu ou a minha mulher lhe dar festas e ele rosnar...ate ao passado sabado que ele mordeu numa pessoa amiga que lá foi.
Agora estou bastante preocupado e tenho lido tudo para tentar perceber o porque, pois nao quero que se repita, e uma cao tao manso como ele é estranho estas reacçoes, ele estava a dormir, o meu amigo deu lhe festas e ele rosnou, mas assim que tirou a mao o Hary deu lhe uma grande trinca, que o rapaz ate teve de levar pontos...ha motivo para que isto aconteça, eu gostaria de saber se alguem me pode ajudar e inverter esta situaçao, ate tenho medo pois estou para ter uma criança em breve, e receio este tipo de situaçao, o meu filho nao irá saber que o cao nao gosta de ser incomodado enquanto esta deitado na cama.
Ele tem uma varanda bastante grande, é passeado 3 vezes ao dia, e fica sozinho desde as 10 da manha ás 20h neste momento, embora o normal é ficar desde as 10 ate as 17 30, depois fica sempre com agente pela casa toda, mas dorme na cozinha,estou a dar estas informaçoes pois julgo poder ser importante, para que me possam ajudar.
Não quero dar o meu cao, o que eu quero é corrigir talvez alguma má educaçao que eu lhe tenha dado pois haverá algum motivo para que ele faça isto, ao ponto de ontem ele estar deitado na sala, e eu mandei ele para a cozinha e ele foi contrariado e a rosnar, dei lhe umas festas e ele continuou a rosnar...começo a ficar preocupado com estas situaçoes,embora já o faça á muito tempo e em nada tem a haver com a mudança de lar, tal como o dar festas na barriga ou ate mesmo o dar a mao a cheirar ele nao gosta e mostra isso rosnando...
Este animal não foi treinado para atacar e no entanto se este dono não tomar medidas para aprender a lidar com um macho maduro dominante, o que poderá suceder?
caeslove
Membro
Registado: sexta out 05, 2007 3:54 pm
Pluto (Rafeiro Alentejano);
Fido (Caniche anão);
Niko (Europeu Comu

sábado fev 23, 2008 3:15 pm

dinodane Escreveu:Era bom que a NIKITAVERITA e outros percebessem de uma vez por todas que não é só por se ensinar um cão a "atacar" que estes acidentes acontecem.

Muitos acidentes acontecem porque os donos são inexperientes com estas raças poderosas e dominantes, tratam-nos como fofuxos que não são e quando o cão começa a querer dominar a hierarquia da casa não sabem como lidar com o assunto.

Boas amigos,
vim a este forum para recorrer a pessoas com mais experiencia e que saibam lidar melhor com esta raça que adoro...
Eu tenho um com cerca de 4 anos, chama se Hary, e é muito manso...em pequeno pus ele numa escola de treino para treinar obdiencia e alguma coisa ele lá aprendeu, só que ao fim deste tempo ele começou a vincar cada vez mais a personalidade dele, troquei de casa á pouco tempo para lhe dar melhores condiçoes tambem.
O que me tem acontecido desde á 2 anos para cá, é a pouca tolerancia dele para algumas coisas ou seja, o comer um osso é um rosnar impressionante, embora com um grito ou outro, eu consiga fazer com que ele largue sem problemas de maior, mas com alguma insistencia, a outra coisa que ele nao tolera é o estar a dormir e ser incomodado, ou ate mesmo estar deitado, de olhos abertos e eu ou a minha mulher lhe dar festas e ele rosnar...ate ao passado sabado que ele mordeu numa pessoa amiga que lá foi.
Agora estou bastante preocupado e tenho lido tudo para tentar perceber o porque, pois nao quero que se repita, e uma cao tao manso como ele é estranho estas reacçoes, ele estava a dormir, o meu amigo deu lhe festas e ele rosnou, mas assim que tirou a mao o Hary deu lhe uma grande trinca, que o rapaz ate teve de levar pontos...ha motivo para que isto aconteça, eu gostaria de saber se alguem me pode ajudar e inverter esta situaçao, ate tenho medo pois estou para ter uma criança em breve, e receio este tipo de situaçao, o meu filho nao irá saber que o cao nao gosta de ser incomodado enquanto esta deitado na cama.
Ele tem uma varanda bastante grande, é passeado 3 vezes ao dia, e fica sozinho desde as 10 da manha ás 20h neste momento, embora o normal é ficar desde as 10 ate as 17 30, depois fica sempre com agente pela casa toda, mas dorme na cozinha,estou a dar estas informaçoes pois julgo poder ser importante, para que me possam ajudar.
Não quero dar o meu cao, o que eu quero é corrigir talvez alguma má educaçao que eu lhe tenha dado pois haverá algum motivo para que ele faça isto, ao ponto de ontem ele estar deitado na sala, e eu mandei ele para a cozinha e ele foi contrariado e a rosnar, dei lhe umas festas e ele continuou a rosnar...começo a ficar preocupado com estas situaçoes,embora já o faça á muito tempo e em nada tem a haver com a mudança de lar, tal como o dar festas na barriga ou ate mesmo o dar a mao a cheirar ele nao gosta e mostra isso rosnando...
Este animal não foi treinado para atacar e no entanto se este dono não tomar medidas para aprender a lidar com um macho maduro dominante, o que poderá suceder?

Concordo com dinodane!!!
Estas raças sao poderosas e se os donos nao souberem lidar com elas ou mesmo serem donos inexperientes os caes começam a querer dominar!!!! E depois o dono nao sabe como agir....lidar....e educá-lo!!!!
Os animais nao sao nenhuns assasinos como ja foi dito....os donos é que nao os sabem educar!!!!
E se sao animais com um caracter forte como estes o dono nao pode ser um dono "mole" nao estou a dizer que nao o pode mimar mas tem que lhe mostrar quem manda e ensina-lo devidamente!!! E a educaçao e mostrar quem manda nao é bater no animal...pois assim ainda vai ficar muito mais agressivo!!!!´

Cumps.
<p>Adoro os meus animais!</p>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado fev 23, 2008 3:16 pm

Tucao Escreveu: Dos ataques cada vez mais frequentes a pessoas, de que raças se tratam? Bassets? Goldens? Teckels? Poderia dizer milhões delas , mas não todos vocês sabem de que raças falo... Não digo que sejam todos iguais mas que são quase sempre os mesmos são.
Quer mesmo saber? Há imensas estatisticas - seja de ataques declarados às autoridades, seja de entradas em hospitais - e veja lá quem está no topo.

Aproveite e veja tambem os testes oficiais de testes de sociabilidade e veja quem está no topo e quem está em baixo ...

Tucao Escreveu: Uma tarde destas a subir uma rua, ouvi uns passos acelerados de cão depois de ouvir uns latidos olho para trás e vinha um pittbull em passo de corrida rosnando para atacar o meu basset , que simplesmente meteu o rabo nas pernas e se sentou, se não fosse eu a meter-me a frente de sola levantada (sabe-se lá o risco que corri) pergunto o que era hoje do meu Sebastião. O dono apareçe grita com ele, ele pára e senta-se leva 4 correadas com uma corrente e foge para casa.
Agora diga-me, era preciso esta lei de discriminação para isso? Se a lei inicial fosse cumprido, isso não era evitavel?

E se fosse um dalmata? Um labrador? Um PastorAlemão? Um Serra? Um Fila?
Tucao Escreveu:Penso que nem tem discussão de que raças potencialmente perigosas devem ser obrigadas a certas regras bem especificas. Os pobres pittbulls e que nada têm culpa de serem escolhidos e treinados para ser violentos, mas muito menos culpa têm as outras pessoas.
Hmm .... e quando a moda passar para outras raças? Como é? As outras ja passam a ser perigosas só porque sim?
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado fev 23, 2008 3:17 pm

caeslove Escreveu:
Concordo com dinodane!!!
Estas raças sao poderosas e se os donos nao souberem lidar com elas ou mesmo serem donos inexperientes os caes começam a querer dominar!!!! E depois o dono nao sabe como agir....lidar....e educá-lo!!!!
Os animais nao sao nenhuns assasinos como ja foi dito....os donos é que nao os sabem educar!!!!
E se sao animais com um caracter forte como estes o dono nao pode ser um dono "mole" nao estou a dizer que nao o pode mimar mas tem que lhe mostrar quem manda e ensina-lo devidamente!!! E a educaçao e mostrar quem manda nao é bater no animal...pois assim ainda vai ficar muito mais agressivo!!!!´

Cumps.
Essas 9 e mais outras 200s raças .... Sejamos então coerente e vamos inclui-las ou será que uns são filhos e outros enteados?
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

sábado fev 23, 2008 3:18 pm

dinodane Escreveu:Era bom que a NIKITAVERITA e outros percebessem de uma vez por todas que não é só por se ensinar um cão a "atacar" que estes acidentes acontecem.

Boas amigos,

Dinodane

Compreendi perfeitamente onde queres chegar, no entanto, ao trazeres o exemplo de um Rottweiler, dás a entender que, situações como esta, só acontecem naquelas a que tu chamas de "raças poderosas e dominantes"

O exemplo que nos trouxeste, é no fundo, "o prato do dia" de uma boa parte dos cães que habitam por essas casas do nosso País.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado fev 23, 2008 3:23 pm

PaulloSantos Escreveu: Dinodane

Compreendi perfeitamente onde queres chegar, no entanto, ao trazeres o exemplo de um Rottweiler, dás a entender que, situações como esta, só acontecem naquelas a que tu chamas de "raças poderosas e dominantes"

O exemplo que nos trouxeste, é no fundo, "o prato do dia" de uma boa parte dos cães que habitam por essas casas do nosso País.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=8395

;)
Tucao

sábado fev 23, 2008 3:36 pm

A questão para mim não está em certas e determinadas raças são filhas e outras enteadas, mas sejamos práticos:

Existem ou não existem raças mais perigosas que outras tendo em conta as suas características naturais?

O que me interessa a mim que se tenha um animal registado se ele depois chegua ao pé do meu e só porque lhe dá na telha o ataca?

Haverá realmente necessidade de todas as raças usarem açaime?

"Lutas" entre cães sempre houve, mas dizer que as medidas devem ser para todos parece-me um pouco exagero. Por alguma coisa existem raças potenciais perigosas. Se confiam no animal que têm em casa deixem-no andar como bem entendem em casa, mas na rua respeitem e salvaguardem os outros animais e pessoas. Sou conhecedor dos animais que tenho e tenho sempre isso em atenção. A minha boxer adora bolas quando vou com ela a um jardim levo-a presa pois imagino que podem lá andar crianças a brincar com bolas, simple as that, e apesar de não ser um animal com tendências violentas pode magoar uma criança por ser um cão de grande porte.
O que me parece obvio é que existe a diferença entre magoar a "brincar" e atacar.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado fev 23, 2008 3:41 pm

Tucao Escreveu:
Existem ou não existem raças mais perigosas que outras tendo em conta as suas características naturais?
E quais são essas caracteristicas que fazem um Pit agressivo?

Tucao Escreveu: Por alguma coisa existem raças potenciais perigosas
Existem? Quais? E pq?

Tucao Escreveu: O que me interessa a mim que se tenha um animal registado se ele depois chegua ao pé do meu e só porque lhe dá na telha o ataca?
Se ele chega ao pé do seu, é porque alguem o deixou. e se alguem o deixou é porque quebrou logo a lei mais basica - andar com os cães à trela.

Agora diga-me, se a lei do seculo passado fosse cumprida, não se evitava esses problemas?
[/quote]
Tucao

sábado fev 23, 2008 3:55 pm

CindelP Escreveu:
Tucao Escreveu:
E quais são essas caracteristicas que fazem um Pit agressivo?

A primeira característica que o torna perigoso são os seus maxilares e a forma como os dentes encaixam uns nos outros. Os boxers por exmplo a esse nível também são perigosos pois quando agarram em algo só largam quando querem, mas devido ao facto de serem muito "doidos" e brincalhões até são considerados como umas das raças ideias para convivência com crianças.
Tucao Escreveu: Por alguma coisa existem raças potenciais perigosas
Existem? Quais? E pq?

Rotweiller, Pitbull-Terrier, Cão de Fila Brasileiro, Dogo Argentino, Tosa Inu japonês, Staffordshire Terrier americano e Staffordshire Bull Terrier – são sete as raças de cães que a lei portuguesa define como perigosas. A portaria que enquadra esta classificação entrou em vigor a 1 de Julho de 2004.

O porquê penso que voçê deve ter uma ideia, mas se quiser uma explicação científica posso procurar. Sei que os donos têm um papel determinante nisso, mais um motivo para a lei intervir perante eles. Não sou a favor de nenhuma propaganda contra qualquer tipo de raça mas penso que as leis neste momento não justificam as mesmas medidas para todas as raças.
Não esquecer que esta conversa vem em relação a uma lei imposta pela Câmara Municipal de Beja que no meu entender não sofre qualquer tipo de contestação. Podem ir a minha casa fiscalizar o que quiserem pois nada temo. A lei é clara em relação as raças perigosas, logo só tem 1 quem bem quer e terá neste caso que agir em conformidade com a lei.
Tucao Escreveu: O que me interessa a mim que se tenha um animal registado se ele depois chegua ao pé do meu e só porque lhe dá na telha o ataca?
Se ele chega ao pé do seu, é porque alguem o deixou. e se alguem o deixou é porque quebrou logo a lei mais basica - andar com os cães à trela.

Agora diga-me, se a lei do seculo passado fosse cumprida, não se evitava esses problemas?
[/quote]

Sem dúvida, mas não se esqueça que o ataque que o meu cão sofreu, o pittbull fugiu de casa somente com o intuito de atacar o meu, foi um descuido mas os descuidos acontecem, se o meu cão fugisse de casa por ver outro na rua penso que na seria para atacá-lo.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado fev 23, 2008 4:15 pm

Tucao Escreveu:
A primeira característica que o torna perigoso são os seus maxilares e a forma como os dentes encaixam uns nos outros.
Hmm ... o poder dos maxilares. Sinceramente acha que um cão com 50kg ou 70kg não tem muito mais poder de maxilar do que um pit de 20kg?

É que nem é preciso muitas contas ...

Tucao Escreveu:Os boxers por exmplo a esse nível também são perigosos pois quando agarram em algo só largam quando querem, mas devido ao facto de serem muito "doidos" e brincalhões até são considerados como umas das raças ideias para convivência com crianças.
Er ... o Pit não?

Não sei se sabe mas o Pit é talvez das raças caninas com menos predisposição para ser agressivo para humanos. São extremamente submissos para com pessoas.

O que são agressivos para humanos das duas uma: ou são incentivados para isso (e isto funciona para qualquer cão, de qualquer raça) ou são maus Pits (e maus cães existem em todas as raças).
Tucao Escreveu:Rotweiller, Pitbull-Terrier, Cão de Fila Brasileiro, Dogo Argentino, Tosa Inu japonês, Staffordshire Terrier americano e Staffordshire Bull Terrier – são sete as raças de cães que a lei portuguesa define como perigosas. A portaria que enquadra esta classificação entrou em vigor a 1 de Julho de 2004.

O porquê penso que voçê deve ter uma ideia, mas se quiser uma explicação científica posso procurar.
Então procure e mostre ...

Aproveite e mostre tambem porque razão o Staffordshire Bull Terrier no Reino Unido é apelidado como Nanny Dog (cão ama) e aqui é potencialmente perigoso. Mostre tambem porque razão é que o Serra é potencialmente perigoso em Italia e aqui nada , entre muitas outras coisas.

E se puder, para acabar, mostre em quê é que o Dogo Argentino ou o Rott são mais propensos para a "perigosidade" do que todas as outras raças do 1º ou 2º grupo.

Fico à espera ...
Tucao

sábado fev 23, 2008 4:52 pm

CindelP Escreveu:
Tucao Escreveu:
A primeira característica que o torna perigoso são os seus maxilares e a forma como os dentes encaixam uns nos outros.
Hmm ... o poder dos maxilares. Sinceramente acha que um cão com 50kg ou 70kg não tem muito mais poder de maxilar do que um pit de 20kg?

É que nem é preciso muitas contas ...

Claro que não, mas nunca ouvi falar de mais nenhum cão que desloque o maxilar com uma dentada. E o perigo da dentada na resume a sua força mas também ao formato dos dentes. Conheçe mais algum cão que tenha os dentes em forma de bico encaixados uns nos outros?
E seja como fôr " Esta impressionante capacidade provém de sua descomunal bocarra, composta de forte musculatura. Sua estrutura buco maxilar é diferenciada de qualquer outro cão. Nesse quesito ele chega a ser mais potente que muitos grandes predadores da natureza."

http://www.matogrossomais.com.br/index. ... 3&Itemid=9

Fala aí um pouco sobre os Pitts na quis copiar tudo.
Tucao Escreveu:Os boxers por exmplo a esse nível também são perigosos pois quando agarram em algo só largam quando querem, mas devido ao facto de serem muito "doidos" e brincalhões até são considerados como umas das raças ideias para convivência com crianças.
Er ... o Pit não?

Quando me referi aos boxers, não estava excluindo os pitts. Os dentes dos pitts encaixam uns no outros pois sao em forma de bico, ao contrário dos boxers que têm o maxilar de baixo mais para frente encaixando os maxilares de cima com o de baixo e não os dentes uns com os outros. Só queria dizer que apesar de serem perigosos a nível de estrutura bocal os boxers raramente atacam alguém, até lhe digo que pode entrar um ladrão na minha casa que a minha boxer faz-lhe companhia enquanto ele leva tudo.

Não sei se sabe mas o Pit é talvez das raças caninas com menos predisposição para ser agressivo para humanos. São extremamente submissos para com pessoas.

O que são agressivos para humanos das duas uma: ou são incentivados para isso (e isto funciona para qualquer cão, de qualquer raça) ou são maus Pits (e maus cães existem em todas as raças).

Sem dúvida mas no link que lhe dei em cima explica o porquê da sua escolha para lutarem.

E já agora tente íncentivar um basset pra ser agressivo (e quando falo em bassets e simplesmente porque tenho um) Podemos sempre falar na exceção que confirma a regra, mas penso que não há dúvidas sobre a agressividade que certas raças demonstram sobre estranhos e outros cães, fazendo disso uma característica da própria.
Tucao Escreveu:Rotweiller, Pitbull-Terrier, Cão de Fila Brasileiro, Dogo Argentino, Tosa Inu japonês, Staffordshire Terrier americano e Staffordshire Bull Terrier – são sete as raças de cães que a lei portuguesa define como perigosas. A portaria que enquadra esta classificação entrou em vigor a 1 de Julho de 2004.

O porquê penso que voçê deve ter uma ideia, mas se quiser uma explicação científica posso procurar.

Aproveite e mostre tambem porque razão o Staffordshire Bull Terrier no Reino Unido é apelidado como Nanny Dog (cão ama) e aqui é potencialmente perigoso. Mostre tambem porque razão é que o Serra é potencialmente perigoso em Italia e aqui nada , entre muitas outras coisas.

E se puder, para acabar, mostre em quê é que o Dogo Argentino ou o Rott são mais propensos para a "perigosidade" do que todas as outras raças do 1º ou 2º grupo.

Fico à espera ...
Em relação aos Dogos tenho um amigo meu que tem 2 e realmente até brincamos com o facto de eles serem tão amáveis, penso que no caso que conheço são como a maior parte dos boxers: grandes e medonhos mas depois são queridos e amorosos. sobre o resto da raça na sei porque não sou um conhecedor profundo de cães.

Tem sido um prazer partilhar ideias consigo e até já aprofundei o meu conhecimento sobre algumas coisas.
Acredito que se tivesse um pitbull no meu seio familiar que ele fosse dócil e amável como os outros animais que tenho, mas também acredito que ao mínimo sobressalto ele teria a capacidade de ferir como outros cães, os para mim "potenciais perigosos".

Cães muito territoriais e de matilha são assim.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sábado fev 23, 2008 4:55 pm

safata Escreveu:Tanta asneira junta!!! Quando os factos são factos e faltam argumentos contra, inventa-se, deturpa-se, mente-se!
A ignorância e estupidez tem desculpa, a maldade merece apenas desprezo. Todas juntas, o melhor é ignorar e dar ao desprezo.
Houve apenas um incidente sério (infelizmente) com um bullmastiff em França, que atacou uma criança de 8 anos, visita dos donos da casa, há 2/3 anos. O resto das afirmações é igorância, estupidez e maldade...
E claro que certa malta, gostaria de ter bullmastiffs... e isso está a acontecer neste momento... Salvo óptimas excepções, há muitos donos de Rotts que estão a migrar para os bullmastiffs, tal como de outras raças da lista. Mudam de raça, não mudam de mentalidade acerca do que é ter um cão... e da responsabilidade da tutela de um exemplar com 70 Kg.Eu tenho lutado para que os bullmastiffs não vao parar às mãos de certas pessoas. Espero sinceramente que alguns dos participantes deste tópico nunca os tenham...

Saudações cinófilas
Vítor
Boa tarde , tomei a liberdade de salientar a vermelho esta sua afirmação.
Só veio reafirmar o que anteriormente estavam a dizer e o sr catalogou como " ignorancia, estupidez e maldade".
Se estes donos irresponsaveis se voltam para um cão de maior porte e o treinam imagine-se os estragos ...
Volto a repetir o que já disse: Um grupo de " bonés e calças a cair pelo rabo " ficou pura e simplesmente extasiado a imaginar os estragos que o cane corso de um amigo meu não faria se fosse " bem ensinado".
Quanto às fotos já tive oportunidade de ver ao vivo esta terapia com rots e sinceramente naquelas alturas esqueço completamente a raça do cão porque a delicadeza e a amabilidade é tanta que me fazem ficar a pensar se será mesmo caracteristica inata do cão a tão falada agressividade.
Mas compreendo a apreensão com que as pessoas olham para estas raças e acho ( continuo a dizer) que os amantes da raças não deviam desistir de lutar contra o preconceito. Se calhar é uma visão muito cor de rosa...
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado fev 23, 2008 5:07 pm

Tucao Escreveu: Claro que não, mas nunca ouvi falar de mais nenhum cão que desloque o maxilar com uma dentada. E o perigo da dentada na resume a sua força mas também ao formato dos dentes. Conheçe mais algum cão que tenha os dentes em forma de bico encaixados uns nos outros?
:o :o :lol:

cão de rinha extremamente agressivo, de comportamento instável e, por esses e outros motivos a seguir tratados, inviável como animal de estimação.

Sobre o artigo, penso que o paragrafo acima transcrito ilustra bem a sua qualidade e credibilidade ... Além de que o Sr Advogado que escreveu o artigo deixa muito a desejar no que toca a interpretação de leis ... enfim
CindelP Escreveu:

Fico à espera ...
Responder

Voltar para “Cães”