A importância do LOP na compra de um cão de raça

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
InesVaz
Membro
Registado: quarta fev 07, 2007 1:15 pm

segunda mar 10, 2008 5:06 pm

SeaLords Escreveu:
InesVaz Escreveu:Acho que continuam a ser uma mais valia para todos os bons criadores. Até porque, veja por este lado, à medida que vai tendo os pais genotipados não precisa de os estar sempre a testar juntamente com a ninhada e assim os testes de paternidade facilitariam o despiste de (algumas) doenças genéticas, ou seja, ajudariam em muito todo o processo de "certificação de qualidade"dos animais/melhoramento da raça - isto falando só em generalidades e não entrando em questões como consanguinidade e "escolha de progenitores"...
De facto é melhor não entrar muito por aí, porque já começa a misturar tudo. Certificação de paternidade está a anos-luz de despiste de doenças genéticas e ainda mais de consanguinidades.
Acha? Olhe que eu acho que não... não está assim a tantos anos luz... porque diz isso? Ainda sei um bocadinho do que estou a falar.
Inês Vaz Godinho
InesVaz
Membro

segunda mar 10, 2008 5:13 pm

dinodane Escreveu:Acho que a opinião da InesVaz
, mas infelizmente sem um sistema de certifcação de paternidade obrigatório, comprar um cão com LOP ou não, é igual.
desajusta-se um pouco do que se quer transmitir aqui. Não se pode dizer que devido a meia dúzia de trambiqueiros o LOP não tem qualquer valor. Não há a menor dúvida que um criador que venda pretensos cães de raça sem LOP é uma fraude ou no mínimo um criador caseiro sem conhecimentos e noções de selecção. Ou há? :roll:
E os que os vendem com LOP e os animais da raça só têm o nome? :| O que eu quis transmitir foi que, infelizmente, o LOP sozinho já não quer dizer tudo... plo menos em Portugal... mais importante que isso é ter conhecimento do estalão e do criador onde se vai (como tb já tinha dito).

Ou seja, prefiro comprar um animal que é um bom exemplar da raça (pertence ao estalão) sem LOP que o contrário - apesar de não o fazer, atenção. Na intenção de comprar um cão de raça recorro a BONS criadores.

Com tudo isto não quero dizer que o LOP não é importante nem nada que se pareça! Só acho que deveriam existir outros métodos de certificação a ele associados. Tal como existe nos cavalos, por ex.
Mas isto sou só eu...

:( e o problema maior é que acho que ja não são só meia dúzia de trambiqueiros... a sério...
Última edição por InesVaz em segunda mar 10, 2008 5:40 pm, editado 3 vezes no total.
Inês Vaz Godinho
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda mar 10, 2008 5:18 pm

As técnicas usadas na determinação da paternidade e no despiste de doenças genéticas (para já, apenas as que são devidas a um único gene) são, defacto, semelhantes. Mas não é por se fazer determinação de paternidade que se está automaticamente a fazer despiste de doenças genéticas. Isso só é verdade quando os pais já foram previamente testados e dados como completamente livres da doença. De resto, a esmagadora maioria dos criadores que fazem despiste genético de doenças (e fazem-no porque é coisa que tem interesse para si, e muito, dado condicionar o seu trabalho de selecção) não faz testes de paternidade (estão-se a marimbar para compradores desconfiados ...).

Determinar consanguinidades, então, não estou mesmo a ver que seja possível nos tempos mais próximos.
InesVaz
Membro

segunda mar 10, 2008 5:33 pm

SeaLords Escreveu:As técnicas usadas na determinação da paternidade e no despiste de doenças genéticas (para já, apenas as que são devidas a um único gene) são, defacto, semelhantes. Mas não é por se fazer determinação de paternidade que se está automaticamente a fazer despiste de doenças genéticas. Isso só é verdade quando os pais já foram previamente testados e dados como completamente livres da doença. De resto, a esmagadora maioria dos criadores que fazem despiste genético de doenças não faz testes de paternidade (estão-se a marimbar para compradores desconfiados ...).

Determinar consanguinidades, então, não estou mesmo a ver que seja possível nos tempos mais próximos.
Ainda bem que está a dizer o mesmo que eu! Como é óbvio, um teste de paternidade não presupõe o despiste duma doença numa ninhada, sem o despiste prévio dos pais :? E eu sublinhei algumas doenças, claro.
E claro que devia ser obrigatório os criadores despistarem as doenças mais comuns da raça que criam... mas há criadores que nem perante descendências com doenças genéticas hereditárias se preocupam em testar os animais que utilizam como progenitores... :|

E não são "compradores desconfiados", são criadores preocupados com o melhoramento da raça, é diferente.

À cerca da consanguinidade, digo-lhe eu, que com a informação genética dos testes de paternidade é muito fácil determinar graus de consanguinidade em determinadas linhagens e mesmo em toda uma raça (existindo um número relevante de animais genotipados, obviamente). Mas em cães ninguém se importa com isso... plo menos por cá. Salvo a excepção do Cão de Gado Transmontano, em que é o próprio Clube a exigir e enviar as amostras de sangue das ninhadas... Mas sei que (ainda) é uma excepção à regra, infelizmente :?
Inês Vaz Godinho
SeaLords
Membro Veterano

segunda mar 10, 2008 5:42 pm

InesVaz Escreveu:E não são "compradores desconfiados", são criadores preocupados com o melhoramento da raça, é diferente.
Voltamos ao mesmo? Criadores preocupados com o melhoramento da raça não precisam de fazer teste de paternidade porque sabem bem quem são os pais da ninhada :roll:
InesVaz Escreveu:Sobre consanguinidade, digo-lhe eu, que com a informação genética dos testes de paternidade é muito fácil determinar graus de consanguinidade em determinadas linhagens e mesmo em toda uma raça (existindo um número relevante de animais genotipados, obviamente).
Brincamos? É com 9 marcadores que determinam consanguinidades? Já para não falar que era preciso os genes estarem todos linkados a esses marcadores ... Uma vez que há bem mais que 9 pares de cromossomas, a informação dada pelos marcadores usados para determinação de paternidades é perfeitamente irrelevante.
InesVaz
Membro

segunda mar 10, 2008 5:57 pm

SeaLords Escreveu:
InesVaz Escreveu:E não são "compradores desconfiados", são criadores preocupados com o melhoramento da raça, é diferente.
Voltamos ao mesmo? Criadores preocupados com o melhoramento da raça não precisam de fazer teste de paternidade porque sabem bem quem são os pais da ninhada :roll:
InesVaz Escreveu:Sobre consanguinidade, digo-lhe eu, que com a informação genética dos testes de paternidade é muito fácil determinar graus de consanguinidade em determinadas linhagens e mesmo em toda uma raça (existindo um número relevante de animais genotipados, obviamente).
Brincamos? É com 9 marcadores que determinam consanguinidades? Já para não falar que era preciso os genes estarem todos linkados a esses marcadores ... Uma vez que há bem mais que 9 pares de cromossomas, a informação dada pelos marcadores usados para determinação de paternidades é perfeitamente irrelevante.
Não discuto mais, não vale a pena. Pensei que estavamos a falar do mesmo...
E não, não brincamos, 9mts chegam para um teste de paternidade resultar em cerca de 99% de certeza que o progenitor pode ser pai daquela ninhada. Para uma análise de consanguinidade, 9mts também são suficientes, obviamente que quanto maior for o número melhor!
Última edição por InesVaz em segunda mar 10, 2008 6:08 pm, editado 1 vez no total.
Inês Vaz Godinho
SeaLords
Membro Veterano

segunda mar 10, 2008 6:03 pm

Não, não estamos a falar da mesma coisa, porque conntinua a misturar tudo.

E 9 marcadores podem não ser suficientes, neste momento os americanos já estão a usar, salvo erro (não me está a apetecer ir verificar) 12 marcadores. E ver consanguinidades com 9 marcadores - poupe-me. Quantos genes tem o cão? E quantos genes precisam estar sob a forma homozigótica (que até nem é sinónimo de consanguinidade) para definir uma raça?
InesVaz
Membro

segunda mar 10, 2008 6:13 pm

9mts para rotina do PSL (Coudelaria de Alter), 10 para rotina de cães (FCUL):

"...ISAG (International Society of Animal Genetics) aprovou quatro painéis de microssatélites a serem usados pelos diferentes laboratórios nos testes a realizar em cães, de modo a haver uniformidade nos testes realizados e a atingir-se cerca de 99% de exclusão de falsas filiações (este valor dependerá da variabilidade de cada raça). No Laboratório de Genética Aplicada do Centro de Biologia Animal são analisados os 10 marcadores incluídos nos Painéis 1 e 2."
- Departamento de Biologia Animal / Centro de Biologia Ambiental (Profª.Maria do Mar Oom), Faculdade de Ciências Campo Grande, LISBOA
Inês Vaz Godinho
InesVaz
Membro

segunda mar 10, 2008 6:17 pm

SeaLords Escreveu:Não, não estamos a falar da mesma coisa, porque conntinua a misturar tudo.

E 9 marcadores podem não ser suficientes, neste momento os americanos já estão a usar, salvo erro (não me está a apetecer ir verificar) 12 marcadores. E ver consanguinidades com 9 marcadores - poupe-me. Quantos genes tem o cão? E quantos genes precisam estar sob a forma homozigótica (que até nem é sinónimo de consanguinidade) para definir uma raça?
Pois não estamos... nunca falei em consanguinidade para definir uma raça...foi aí que interpretou mal as minhas palavras. Muito sinceramente e fora de ironias. Falei em consanguinidade e pensei nos criadeiros cruzam pais com filhos, irmãos plenos,epor aí fora.
Inês Vaz Godinho
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda mar 10, 2008 6:31 pm

Ou seja, prefiro comprar um animal que é um bom exemplar da raça (pertence ao estalão) sem LOP que o contrário - apesar de não o fazer, atenção.
Na minha opinião devia ter cuidado com estas afirmações, já que nem sequer é verdade relativamente a si pois escreve logo a seguir "apesar de não o fazer". Escrevi este tópico juntamente com outros dois complementares, sobre criadores e a lista de criadores do CPC. O LOP por si só não invalida a escolha do criador nem garante maravilhas caninas mas acho que e o MINÍMO que se pode exigir na compra de um cachorro de raça, é esse o objectivo do tópico e está explícito.

O que a Inês e a Sealords estão a discutir para mim já pertence ao reino utópico da canicultura ideal, coisa que no nosso País é uma miragem. Tomara eu que pelo menos todos os cães vendidos como puros tivessem LOP pelo menos...
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda mar 10, 2008 7:04 pm

SeaLords Escreveu: Pessoalmente não tenho qualquer interesse em estar a gastar tempo e dinheiro com coisas que eu sei estarem correctas, e não o farei se a isso não for obrigada (pelo CPC, claro. Pessoas desconfiadas só têm é que ir bater a outra porta, que essas não tenho qualquer interesse em ter como donas dos meus cachorros).
Ora essa é bem verdade. Fiz uma vez e não porque tivesse dúvidas de qlqr especie. Mas tontinha, achei que alguém deveria dar um primeiro passo e talvez mais se seguissem. (está mesmo a ver que sim né?
Practicamente ninguém faz, o CPC não obriga (alias obriga a muito pouco) prefiro gastar o meu dinheiro noutras coisas, que essas sim, considero mais importantes para a raça.

Agora quem tem dúvidas e acha que foi enganado, pode sempre colocar o caso ao CPC e pedir um teste de paternidade.
Quem comprou no Zé das esquinas, sem papeis (porque ao fim e ao cabo isso não interessa nada nem garante nada) , aí então... batatas.
Pedra
Membro Veterano

segunda mar 10, 2008 7:27 pm

InesVaz Escreveu: Além do mais, o que são 200 euros em cachorros de 600, 700...?
A Ines não faz a minima ideia do custo real de um cachorro criado como deve de ser.

Já agora diga-me se um Puro Sangue lusitano custa 600 ou 700 euros? Está- me cá a parecer que anda muito longe disso.
InesVaz
Membro

segunda mar 10, 2008 7:32 pm

Pedra Escreveu:
InesVaz Escreveu: Além do mais, o que são 200 euros em cachorros de 600, 700...?
A Ines não faz a minima ideia do custo real de um cachorro criado como deve de ser.

Já agora diga-me se um Puro Sangue lusitano custa 600 ou 700 euros? Está- me cá a parecer que anda muito longe disso.
Por acaso até faço, e com 700euros/cachorro cria uma ninhada e a mãe com muita qualidade! Não sei porque não podemos/conseguimos conversar como deve ser... porque é que tem que ser sempre no ataque....?

Porque não partilhamos conhecimentos? Porque não podemos aceitar as opiniões/ideias uns dos outros?

Um PSL pode começar nos 1000euros... depende dos criadores e linhagens, depende da idade com o que o vai comprar, depende de muito mais coisas que os cães.... mas há os DE QUALIDADE por menos um bocadinho tb...
Inês Vaz Godinho
Pedra
Membro Veterano

segunda mar 10, 2008 8:11 pm

InesVaz Escreveu:
Pedra Escreveu:

Por acaso até faço, e com 700euros/cachorro cria uma ninhada e a mãe com muita qualidade! Não sei porque não podemos/conseguimos conversar como deve ser... porque é que tem que ser sempre no ataque....?

Porque não partilhamos conhecimentos?
Vacinas - entre 23 a 27 cada uma ( e em geral vão com 2 ou 3). Só aqui vão cerca de 70/75 euros cada cachorro.
Desparasitante mae e cachorros ai uns 40/50.
Cada saco ração cerca de 50 e há alturas em que é 1 por semana.
Microchip - 22.5 a 25

Despiste de displasia Anca/cotovelo/pennhip a cada progenitor - cerca de 200 (ou seja 400)
Exame de ADN para PRA a cada progenitor - 220/250 (440/500)
Exame de olhos que deve ser feito com regularidade (anual ou bi anual) - 50 a 80 cada progenitor (100/160)
Exame ADN Cardiomiopatia dilatada - 200/250 (cada progenitor). (400/500)

Detergentes, água. luz, esfregonas, suplementos ou papas, tempo, disponibilidade etc nem contabilizo.
Telefone /telemovel idem

Manutenção dos progenitores durante a sua vida, idem.

Já nem falo em despesas de exposições nem campeonatos, que se formos por aí então nem vale pena.

Também nem menciono sequer o pagamento da cruza, nem se algo corre mal.

Por certo há quem arranje preços mais baratos, em especial na alimentação e vacinas, mas eu não tenho essa sorte.

Fico á espera que partilhe as suas.
Pintas8
Membro
Registado: sexta set 14, 2007 3:05 pm

segunda mar 10, 2008 8:23 pm

Olá a todos!

Mas que excelente tópico, fiquei a saber muito mais acerca do assunto!

Obrigada.
<p>Adoro Animais porque eles s&atilde;o os nossos melhores Amigos...</p>
<p><a href="http://dalmatasepintas.blogspot.com"><strong>http://dalmatasepintas.blogspot.com</strong></a></p>
Responder

Voltar para “Cães”