Cruzamentos entre raças

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
AnaPonei
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm

quarta mar 19, 2008 10:18 pm

Oh dinodane, tenha lá calma! Respire fundo e pense que de vez em quando este fórum também é para uma pessoa se divertir e rir um bocado! :wink:
Ana Paula
Exquisite Edition Bulldogs
https://www.facebook.com/anaponei
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

quarta mar 19, 2008 10:26 pm

Oconde Escreveu:

Ainda mais estupido é não olhar para as criadas nos canis que são ás centenas e que não estão de maneira nenhuma enquadradas. Rotulam -se de rafeiros e prontos são como se fossem lixo, mas na verdade há diferenças profundas nos rafeiros de hoje, a pontos de quase ser necessário uma subclassificação. [/img]

Não sei para que pessoas um rafeiro é "lixo", veja somente uma coisa, rafeiro é, por definição um animal SEM RAÇA DEFINIDA, e a partir daí as únicas pessoas que se sentem inferiorizadas ou inferiorizam os p´roprios cães são as pessoas que decidem dizer que o seu cão, sem raça definida é da raça A ou B, quando nada têm em comum.

De igual modo gostava de lhe relembrar que é impossível haver subclassificações de rafeiros, afinal um rafeiro não é classificável numa raça, e pela sua ideia o inclassificável era classificado em classes de inclassificáveis, o que no minimo seria curioso.
Oconde
Membro Veterano
Registado: sábado nov 11, 2006 1:25 pm

quarta mar 19, 2008 10:36 pm

dinodane Escreveu:Oconde, desculpe o estilo agressivo mas o seu post pôs-me a bater mal!

Então para si só os cães de raça é que são bonitos? E desde quando um rafeiro é lixo?

Rafeiro é sinónimo de feio desde quando? Cães "criados" nos canis? O que é isso?

Um cão é um cão, rafeiro ou de raça, isso do bonito ou feio depende dos olhos de quem vê. Há raças que eu acho francamente feias e outros acharão o máximo, que raio de opinião.

Quer classificar os rafeiros por bonito, feio e feioso?
Ainda mais estupido é não olhar para as criadas nos canis que são ás centenas e que não estão de maneira nenhuma enquadradas. Rotulam -se de rafeiros e prontos são como se fossem lixo, mas na verdade há diferenças profundas nos rafeiros de hoje, a pontos de quase ser necessário uma subclassificação.
Seja como for, há que abordar esta carradona de caes de raça indefenida e tenho a certeza não será tarefa inglória, digo isto porque tenho visto aqui na net fotos de rafeiros " do mais puro que há" ao ponto de serem bonitos e até originais vejam por exemplo as orelhas de alguns
nada dignas de serem cortadas
Um chorrilho de imbecilidades este post.

está completamente desculpada já não estranho a sua agressividade igualezinha a de nuita gente que por aqui anda . mas que não leva a nada
nem sequer ao discernimento correcto do que se discute.O que precisamente considerei foi a beleza e valor da imensidão de animais lançados no canil com o maior dos desprezos ( oito dias e serão abatidos)

entendo a realidade. Alguém diz :_O que quer que se faça , manda-mo-los para sua casa??mas os problemas tem que ser abordados e as soluções procuradas veja agora o caso das esterilizações o quanto se escreve sobre isso e diga-me ONDE ESTÁ A RAZÃO?
cumprimentos do conde
Oconde
Membro Veterano

quarta mar 19, 2008 10:40 pm

AnaPonei Escreveu:Oh dinodane, tenha lá calma! Respire fundo e pense que de vez em quando este fórum também é para uma pessoa se divertir e rir um bocado! :wink:
cLARO!! esta vida são dois dias o antes e o depois e o durante
:| :| :| :| :| :|
cumprimentos do conde
CasadAnaval
Membro Veterano

quarta mar 19, 2008 10:51 pm

Oconde Escreveu:)

entendo a realidade. Alguém diz :_O que quer que se faça , manda-mo-los para sua casa??mas os problemas tem que ser abordados e as soluções procuradas veja agora o caso das esterilizações o quanto se escreve sobre isso e diga-me ONDE ESTÁ A RAZÃO?
A razão está do lado de quem defende que não se deve fazer cruzamentos irresponsáveis e essa discussão sobre a esterilização de animais ABANDONADOS e nada tem a ver com a imposição legal de esterilizaranimais COM DONO.
Oconde
Membro Veterano

quarta mar 19, 2008 11:07 pm

CasadAnaval Escreveu:
Oconde Escreveu:

Ainda mais estupido é não olhar para as criadas nos canis que são ás centenas e que não estão de maneira nenhuma enquadradas. Rotulam -se
De igual modo gostava de lhe relembrar que é impossível haver subclassificações de rafeiros, afinal um rafeiro não é classificável numa raça, e pela sua ideia o inclassificável era classificado em classes de inclassificáveis, o que no minimo seria curioso.
É EXACTAMENTE POR AQUI QUE SE PERDEU O MEU PENSAMENTO
É um pouco confuso não nego mas o que mais me espanta é ter sido o casas de anaval a visionar um pouco o meu dilema isto é o meu olhar sobre os canitos perdidos e abandonados sem espaço para nos acompanhar no nosso actual dia a dia pode ser um absurdo e uma perda de tempo mas recordo que no principio deste tópico foram lançados artigos sobre o cao pantera cao desenvolvido do estudo de raças etc...etc...etc... e ainda dos labradoodles pontecialidades desenvolvidas na terra do tio sam aproveitando cruzas e explorando o que de positivo há entre elas
cumprimentos do conde
CasadAnaval
Membro Veterano

quarta mar 19, 2008 11:14 pm

Dedsculpe, o que fala é em classificar os animais sem raça definida, o que simplesmente pela definição do que é um rafeiro, ou seja, animal sem caracteristicas definidas, é impossível.

E ademais vai desculpar mas coitadinhos nos canis são todos, com ou sem raça.

Se além disso o forista OCONDE admite que os seus devaneios sobre isso são , e passo a citar as suas palavras " um absurdo e uma perda de tempo", desculpe que lhe diga, não pode comparar isso com as pseudo raças como o Labradoodle cuja disucssão aqui nada têm a ver com o que tem andado aqui a escrever. O que eu lhe sugeria antes de mais é informar-se da definição de cão de raça, de animal sem raça definida e quando tiver isso bem presente talvez então tenha uma ideia do que nos está a dizer.
Bolota2006
Membro
Registado: domingo abr 09, 2006 11:21 pm

quarta mar 19, 2008 11:38 pm

Este tópico dá-me um nó nos neurónios...

Os cães SRD que Ocondevê nos canis, nunca poderão ser enquadrados em quiasquer sistema de classificação pois os antecendentes deles são super-variados. Sabemos lá nos que misturas deram origem áqueles SRD que observamos diáriamente?
Não está aqui em causa se são bonitos, feios, uteis, de colo. Isso é com quem os tem e com quem os ama.
Por isso é que há pessoas que têm cães de raça (gostam da raça, da sua morfologia, da sua função) e pessoas que têm SRD.
Eu acho cães de raça bonitos e outros feios, da mesma forma que acho SRD bonitos e outros feios.

Oconde tem é de se recordar que as raças actuais efectivamente provêm de cruzamentos entre outras raças, mas que esses cruzamentos foram feitos há muitos anos atras. Inicialmente obtiveram-se cães "SRD" que ao fim de algumas gerações de cruzamentos entre eles, começaram a dar exemplares de morfologia homogénea. São os descendentes desses exemplares que os criadores actualmente usam. (seu eu estiver a dizer algum disparate, alguem me corrija sff).
Por exemplo (um exemplo absurdo): ninguem vai melhorar uma linha de dogues de bordeus cruzando-a com sangue boxer. As raças actuais ja estão (penso eu) estabilizadas e as melhorias a essas raças, fazem-se atraves de cruzas de outras linhas, mas dentro da mesma raça.

Alguem aqui perguntou: quem terá autoridade para ditar que já não possam surgir mais raças novas?
Alguem respondeu e bem: com a quantidade de SRDs e até cães de raça abandonados e despejados nos Canis, é ilogico criar novas raças, dado que os exemplares intermedios que levariam à obtenção dessas novas raças, seriam apenas cães SRD e havendo tantos por aí, quem é que os quereria??? Seriam mais uns cães vetados ao abandono e a uma vida de miséria...

Aqui há uns meses conheci um fornecedor do meu pai. Esse senhor viu um cão cruzado de Pastor Alemão com São Bernardo e também quis ter um. Vai daí, convenceu os individuos que tinham feito a primeira cruza a fazerem outra. Nasceram 11 crias... Ele ficou com uma. O meu pai perguntou-lhe o que aconteceria às outras 10 e ele responde "não quero saber disso, não tenho nada a ver com isso".
Mais, ele pagou 300euros pelo cão dele.
Assim não só está a favorecer uma criação de quintal, como está a favorecer uma criação de rafeiros, mas os tipos que recebem o dinheiro não querem saber disso. Há quem queira, eles criam. O que acontece às outras crias, nunca se sabe..

Eu, em minha casa, só tenho uma cão puro. É um Malamute (que osdonos não quiseram). De resto tenho uma rafeira velhota que abandonaram à turreira do sol, atada a uma estaca e que o meu pai encontrou em pleno parto. E tenho uma cadela "supostamente" Dogue Alemão que deve ter sido uma parideira até eu a encontrar desnorteada e doente numa estrada do Alentejo.
Se gosto mais de um que de outro? Gosto de todos! São os meus companheiros, cada um como seu temperamento.
Para quê criar mais diversidade perante toda a que já existe?? Quem quer diversidade adopta, quem quer homogeneidade compra num bom criador.

Pessoalmente, por todos os motivos descritos acima, sou completamente contra a criação de novas raças, sejam elas de cães ou de gatos.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Beatriz</p>
mcjl
Registado: sábado abr 05, 2008 9:29 pm

terça abr 15, 2008 2:52 am

acho k afinal ainda ha muito a legislar
eskecida
Membro
Registado: domingo dez 16, 2001 11:01 pm

terça abr 15, 2008 10:09 am

Bolota2006 gostei!

Rafeiro ou de raça, o k interessa é o amor e a dedicaçao k eles nos têm e o lar k nós lhes podemos dar.

:wink:
<p>;)</p>
Uvas
Membro
Registado: terça set 04, 2007 1:27 pm

terça abr 15, 2008 10:22 am

tenho estado a seguir esta conversa com atenção, e apesar de meia volta as pessoas se 'exaltarem' um pouco, a verdade é que está a ser esclarecedor.
acho que a maior parte das raças resultam sempre de cruzamentos planificados tendo em vista apurar uma ou outra caracteristica.
Mais um exemplo disso é o Weimaraner.

...mas nada como o belo do SRD :) valentes, curiosos, e muito saudáveis! :lol: :lol:
AmericaSever
Membro Veterano
Registado: terça nov 06, 2007 8:15 am

terça abr 15, 2008 10:57 am

Piagos Escreveu:Penso que não me entendeu, quando falo em cruzamentos em laboratório, não me estou a referir às experiências científicas do Hitler e companhia, mas sim em cruzamentos planeados, com um fim, de criar uma nova raça de cães, e não me estou a referir à raça ariana, não é propriamente uma brincadeira de criadeiros de cães, que apenas deixaram uma cadela engravidar, por inresponsabilidade. O ex: mais recente que eu conheço em relação a cruzamentos, com um fim, de criar uma nova raça de cães é o: O Cão Lobo Checoslovaco é uma raça relativamente recente. Tudo começou em 1955, na Checoslováquia, com uma experiência que pretendia apurar qual o resultado de uma cruza entre cães e lobos. O primeiro cruzamento bem sucedido foi realizado três anos mais tarde entre uma fêmea lobo-europeu e um macho Pastor Alemão. As experiências terão durado uma década, terminando em 1965. Ao todo, teriam sido feitos vários cruzamentos, pensa-se que cinco, sendo o último registo posterior a data de término da experiência, 1983. O resultado da experiência foi a prova de que lobos e cães podem ser cruzados (lobo-cadela; loba-cão) de forma a obter descendentes férteis e foi ainda um punhado de cães de uma nova raça, a que se deu o nome de Ceskoslovenský Vlcak, Cão Lobo Checolovaco. Com o fim das experiências iniciou-se um programa de criação para se aperfeiçoar a raça, mantendo as qualidades do lobo, mas realçando a docilidade do cão.
Raça esta que até à bem pouco tempo houve um tópico a falar sobre ela. O que apenas quero dizer, e isso vou deixar bem claro, é que não surgiram raças novas, por acaso, mas sim porque foram planeadas, umas em laboratório, outras da forma mais natural.
A cruza não foi iniciada par ver o resultado!!! A cruza foi iniciada para aumentar a capacidade dos cães que usavam para patrulhar a fronteira checa na altura da guerra fria, que era o pastor alemão!!! Já se sabia o resultado que ia dar mais ou menos, o Lobo de Saarloos foi iniciado em 1921 com o mesmo tipo de cruzamento, Pastor Alemão com Lobo!!! Nos Estados Unidos e na antiga união Soviética as cruzas entre cães e Lobos sempre se fizeram de modo a aumentar a resistência dos cães nas regiões em que eram usados como cães de trenó!!

Só para esclarecer.

Abraços,

Nuno
<p>Prov&eacute;rbio Portugu&ecirc;s: "Casa sem gato nem c&atilde;o &eacute; casa de velhaco ou ladr&atilde;o."</p>
Responder

Voltar para “Cães”