Pelo direito de ter o meu cão!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder

Manifestação contra a BSL

Sim
85
93%
Não
6
7%

Total de votos: 91
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

quinta mar 20, 2008 7:03 pm

SeaLords Escreveu:Boas Paulo,

Acho que esses receios são infundados. Mais uma vez, esta proposta de lei é decalcada da lei francesa que, logo na sua primeira formulação, estabeleceu a obrigatoriedade de castração de tudo o que caía na categoria 1 (Pits e outros cães com a tipologia de certas raças mas sem registo genealógico) e apenas algumas restrições para os cães de categoria 2 (cães com registo genealógico). E não me parece que o não-LOF (no caso) tenha prosperado por aí além, ou que fosse uma hecatombe no que respeita aos efectivos das raças da categoria 2 (Rott, AmStaff, Tosa). Agora, talvez os nossos políticos devessem abrir os olhos para ver os resultados desta lei, antes de a copiarem para cá. É que, como seria de esperar, em vez de uma grande revolução, houve uma simples migração de raças - em vez de Rotts, o pessoal, aquele que não está para ter preocupações com registos e açaimes e etc, passou a virar-se para os Cane Corsos, Dogos Argentinos e afins, que ainda não estão na lista 2, e em vez de Pits, o pessoal passou para os AmStaffs. Os cães são diferentes, mas as pessoas são as mesmas ...
Obrigado pela explicação

Desconhecia essa situação, tal como, desconheço a Lei francesa relativamente a esta questão... mas também faz sentido que assim seja, já que, a questão da migração para outras raças, também não foi nada que não me tivesse passado pela cabeça.

Vamos ver o que isto dá ;)
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quinta mar 20, 2008 7:11 pm

Oi Paulo,
Eu não tenho a Lei Francesa ou Espanhola (mas é uma questão de pesquisares na net que encontras), mas tenho (está é no meu trabalho)todos os projectos Lei que antecederam a publicação da BSL em Portugal. Depois se quiseres eu envio-te o projecto que dividia as raças em categorias ;) Só por curiosidade, tenho ideia que o Rottweiler estava numa categoria junto a raças como, por exemplo, o Pastor Alemão ;)
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta mar 20, 2008 7:16 pm

PauloC1 Escreveu: Precisamente, e nos primórdios da implementação da BSL em Portugal até existiu um projecto de Lei que contemplava exactamente várias categorias, e em que o Pit Bull era precisamente a raça a que estavam associadas as maiores proibições e restrições, daí que eu diga que a questão da introdução do LOP veio, sem instituir expressamente essas categorias, introduzir o conceito de que na lista existem raças mais 'PP' que outras. Isso é obviamente esse decalque das Leis de outros países, das quais copiámos os conceitos sem nenhuma preocupação com a nossa realidade, por perceber se resultaram ou se têm fundamentos sérios.
Pois, eu não vejo a coisa assim. Não acho que a introdução do LOP signifique haver raças mais PP que outras, bem pelo contrário, significa que, por um lado, há raças, onde é possível ter alguma "mão", e que há animais que se reproduzem sem qualquer controlo, do outro. Por isso não vejo que a introdução da variável "LOP" seja uma coisa negativa, antes pelo contrário.
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

quinta mar 20, 2008 7:22 pm

PauloC1 Escreveu:Oi Paulo,
Eu não tenho a Lei Francesa ou Espanhola (mas é uma questão de pesquisares na net que encontras), mas tenho (está é no meu trabalho)todos os projectos Lei que antecederam a publicação da BSL em Portugal. Depois se quiseres eu envio-te o projecto que dividia as raças em categorias ;) Só por curiosidade, tenho ideia que o Rottweiler estava numa categoria junto a raças como, por exemplo, o Pastor Alemão ;)
yep, quando puderes, se me puderes enviar isso, eu agradeço.

Quanto à Lei francesa, estava agora a fazer aqui umas pesquisas ;)
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
Responder

Voltar para “Cães”