Ainda é possivel adquirir LOP!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
cindye
Membro Veterano
Registado: terça mar 01, 2005 5:48 pm
Contacto:

terça mar 25, 2008 12:21 pm

SiameseMaria Escreveu:Os filhotes ficam registados em nome do proprietário da cadela.
Mas lá está, naquela altura... ficavam registados em nome de quem eu lhes disse-se. Já foi à muitos anos, mas lembro-me bem que eu chegava lá e dizia que tinha tido uma ninhada, o pai era este a mãe esta, nasceram em tal dia e nasceram "x" cachorros" e pronto!.
O quê?!
Mas quem era o proprietário da sua cadela na altura da/s ninhada/s?!

SiameseMaria Escreveu: Agora uma pergunta séria para a SeaLords:

Atenção SeaLords, não que eu pretenda algum dia cruzar seja o que fôr!
No cruzamento de cães de determinada raça, os cachorros ficam registados em nome do proprietário da cadela. Mas, e o afixo? Por exemplo o Afonso do Casal da Vinha, cruzou com a Maria da Quinta das Tilias. Qual o nome (afixo) que terão no LOP? Como disse é apenas curiosidade da minha parte.
Quem é o proprietário da "Maria da Quinta das Tilias"??
Última edição por cindye em terça mar 25, 2008 12:24 pm, editado 1 vez no total.
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

terça mar 25, 2008 12:23 pm

SiameseMaria Escreveu:

Atenção SeaLords, não que eu pretenda algum dia cruzar seja o que fôr!
No cruzamento de cães de determinada raça, os cachorros ficam registados em nome do proprietário da cadela. Mas, e o afixo? Por exemplo o Afonso do Casal da Vinha, cruzou com a Maria da Quinta das Tilias. Qual o nome (afixo) que terão no LOP? Como disse é apenas curiosidade da minha parte.

Segundo julgo saber, o afixo será o do dono da cadela, que pode não ser nenhum dos dois afixos referidos.

Eu posso ter esses dois animais, macho e fêmea de afixos diferentes e, aquando do nascimento de uma ninhada, registá-los com o meu afixo.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

terça mar 25, 2008 12:24 pm

PaulloSantos Escreveu:
Bullie Escreveu:
O cerne da questão é o registo de uma ninhada sob um afixo, o qual não pertence aos proprietários dos progenitores utilizados na cruza.
Então não pertence ? Agora trocaste-te todo
O afixo? Não...

O afixo pertence ao criador do macho e não aos donos do macho e da fêmea utilizados na cruza
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

terça mar 25, 2008 12:28 pm

PaulloSantos Escreveu:
PaulloSantos Escreveu:
Bullie Escreveu:
O cerne da questão é o registo de uma ninhada sob um afixo, o qual não pertence aos proprietários dos progenitores utilizados na cruza.

Repara:

O dono da cadela é, segundo percebi, o criador do cão.

Ou seja, o cão (macho) tem o afixo do dono da cadela.

Deste modo, o que eu não percebo é o seguinte:

Como é que foi a siamesemaria a registar a ninhada, se ela é a dona do macho.

E para que é que foi a tal autorização do dono da cadela para registar o cão com o afixo dele.

Autorização para quê ?
O que eu entendi é que os pais da siamesemaria tinham dois rottweilers, ambos com LOP, de afixos diferentes. Cruzaram-nos entre eles e registaram a ninhada com o mesmo afixo do macho. Para tal ser possível a cadela tinha estar em nome do criador do macho e quem faria o registo seria essa pessoa e nunca a siamesemaria ou os seus pais.

Corrijam-me se me equivoquei na interpretação da estória
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

terça mar 25, 2008 12:28 pm

Bullie Escreveu:
PaulloSantos Escreveu:
Bullie Escreveu:
O afixo? Não...

O afixo pertence ao criador do macho e não aos donos do macho e da fêmea utilizados na cruza

Sorry, então desculpa, fui eu que me troquei todo 8) :D

Não sei porquê, fiquei com a sensação que, a siamesemaria tinha somente o macho e cruzou-o com a cadela de outra pessoa.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça mar 25, 2008 12:56 pm

Nos anos 80 as regras de registo não seriam as actuais. Também nessa altura, adquiri um cão com o afixo de um dos avós mas cujo proprietário não era o dono do afixo. É idêntico ao caso descrito; penso que actualmente os filhotes do Afonso do Casal da Vinha e da Maria da Quinta das Tilias não teriam afixo (a não ser que o dono pedisse um ao CPC) mas naquela altura, poderiam ser Casal da Vinha (ou Quinta das Tílias) caso o respectivo dono do afixo autorizasse.
Maria Jo&atilde;o
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

terça mar 25, 2008 1:40 pm

SiameseMaria Escreveu:No cruzamento de cães de determinada raça, os cachorros ficam registados em nome do proprietário da cadela. Mas, e o afixo? Por exemplo o Afonso do Casal da Vinha, cruzou com a Maria da Quinta das Tilias. Qual o nome (afixo) que terão no LOP? Como disse é apenas curiosidade da minha parte.
Se o proprietário da Maria da Quinta das Tílias for simultaneamente o proprietário do afixo Quinta das Tílias, será esse o afixo que os cachorros terão no LOP. Se, por outro lado, o proprietário da Maria não for o proprietário do afixo, então, os cachorros serão registados com outro afixo que o dono da Maria tenha registado ou, porventura, simplesmente sem afixo. Contudo o registo da ninhada é sempre feito pelo (ou em nome) do proprietário da cadela que deu à luz.
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

terça mar 25, 2008 1:42 pm

mjoaomarques Escreveu:Nos anos 80 as regras de registo não seriam as actuais. Também nessa altura, adquiri um cão com o afixo de um dos avós mas cujo proprietário não era o dono do afixo. É idêntico ao caso descrito; penso que actualmente os filhotes do Afonso do Casal da Vinha e da Maria da Quinta das Tilias não teriam afixo (a não ser que o dono pedisse um ao CPC) mas naquela altura, poderiam ser Casal da Vinha (ou Quinta das Tílias) caso o respectivo dono do afixo autorizasse.
Pois é possível que assim fosse, daí que só quem vivesse por dentro a canicultura nessa altura nos possa aqui elucidar. Porque à luz das normas actuais não é possível o exemplo que aqui foi dado. Pelo menos, nos moldes apresentados...
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

terça mar 25, 2008 2:18 pm

Já estamos a chegar a algum lado!
Esta minha situação, com os meus rot's passou-se em meados dos anos 80! As regras e as exigências da altura não têm comparação possível com aquilo que são agora. Evoluiram! E bem! Agora é tudo muito mais "verificado" / "confirmado". Com regras rigidas e bem definidas.
E isto a bem da qualidade das raças e da manutenção de exemplares o mais perto possível dos estalões e características de cada raça.
Aqui reside a grande diferença entre os Criadores, que só reproduzem exemplares o mais próximo possível das caracteristicas que devem ter cada uma das raças e os criadeiros, que reproduzem qualquer exemplar, desde que tenham LOP e possam vendê-los por bom dinheiro.
Estas "novas"regras devem-se concerteza ao esforço de muitos criadores sérios, como tenho a certeza que é a SeaLords. Estou a ser sincero nesta minha afirmação! Compreendo a "revolta" da SeaLords que se dedica ao apuramento cada vez melhor de determinada raça e depois depara-se com exemplares feitos em vão de escada, por alguém que a única coisa que vê, são os aéreos que pode ganhar... é revoltante, para um criador sério, verificar que no fundo os dois cães têm LOP!
Quem é que nos anos 80 sabia ou percebia o que era o LOP? Apenas meia dúzia de pessoas.
O molde aqui apresentado é um molde também ele daquela altura. Hoje, tal coisa seria impossível de concretizar... As regras estão muito mais defenidas, mais exigentes, os criadores de cada uma das raças são cada vez mais e como tal as situações menos claras são muito mais fáceis de detectar e/ou denunciar!

Bullie, percebeu bem. Tanto o macho como a cadela eram propriedade dos meus pais. Vieram de canis diferentes, com afixos diferentes. No entanto, nós quisemos que o afixo dos filhotes fossem o do macho. Tal como das duas vezes em que o nosso macho cruzou com cadelas que não a nossa, a nossa exigência (no fundo a dos meus pais!) aos donos dessas cadelas foi que os filhotes fossem registados com o afixo do nossso macho!
Hoje isso é impossível! Mas na altura eles (CPC) "escreviam" o que quer nós lhes dissessemos! Os cães "campeões", na altura faziam-se na secretaria e não no "ringue"!

Desde que fui para a Faculdade, em 1988, nunca mais cruzei o que quer que fosse. Nem eu nem os meus pais! Fomo-nos informando e tornámo-nos no fundo pessoas mais "esclarecidas"! A criação, essa deixamo-la para quem realmente percebe e se dedica a ela com paixão, com é o caso de pessoas como a SeaLords. Será por por pessoas como a SeaLords, que se calhar daqui a uns 20 anos ainda poderemos ver e apreciar exemplares genuínos de determinadas raças.

The End
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

terça mar 25, 2008 2:21 pm

ElMariachi Escreveu:
cindye Escreveu:As ninhadas são registadas em nome do proprietário da cadela!!
Hum desconhecia isso cindye.. Thanks..

Já agora continuando o off-topic, mas não é necessário nenhuma assinatura ou coisa do genero por parte do proprietário do macho aquando o registo da ninhada?

Ou por outras palavras, o que certefica que foi o macho x que cruzou com a cadela?

Pedro
nada....
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça mar 25, 2008 2:21 pm

Bullie Escreveu:
mjoaomarques Escreveu:Nos anos 80 as regras de registo não seriam as actuais. Também nessa altura, adquiri um cão com o afixo de um dos avós mas cujo proprietário não era o dono do afixo. É idêntico ao caso descrito; penso que actualmente os filhotes do Afonso do Casal da Vinha e da Maria da Quinta das Tilias não teriam afixo (a não ser que o dono pedisse um ao CPC) mas naquela altura, poderiam ser Casal da Vinha (ou Quinta das Tílias) caso o respectivo dono do afixo autorizasse.
Pois é possível que assim fosse, daí que só quem vivesse por dentro a canicultura nessa altura nos possa aqui elucidar. Porque à luz das normas actuais não é possível o exemplo que aqui foi dado. Pelo menos, nos moldes apresentados...
Que eu saiba, quer o afixo Casal da Vinha quer o Quinta das Tílias datam do início dos anos 90 (e não 80). E, nessa altura, o regulamento do LOP era mais ou menos o mesmo de agora - o criador é o dono da cadela, e os cachorros recebem o afixo do criador. Para receberem outro afixo que não o do dono da cadela, é preciso haver um acordo de cedência do uso da cadela. Talvez nessa altura esses contratos de cedência fossem mais frequentes que hoje, não faço a mínima ideia. Agora, custa-me a acreditar que, nessa altura ou em qualquer outra, o pessoal do CPC pusesse nos registos aquilo que os donos queriam :roll:
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça mar 25, 2008 2:27 pm

JUMP Escreveu:
ElMariachi Escreveu:

Já agora continuando o off-topic, mas não é necessário nenhuma assinatura ou coisa do genero por parte do proprietário do macho aquando o registo da ninhada?

Ou por outras palavras, o que certefica que foi o macho x que cruzou com a cadela?

Pedro
nada....
Pelo que está no Regulamento, têm que assinar a Declaração de Beneficiamento e Nascimento de Ninhada os proprietários dos reprodutores.
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

terça mar 25, 2008 2:41 pm

Bolota2006 Escreveu:Já lhe aconteceu numa das clinicas, levarem lá um rafeirito todo giro e insistirem que era Labrador. A veterinaria disse que não era um Labrador porque não tinha nada a ver. Ao fim do dia, quando sairam da clinica, o dito cão estava atado com a trela a um poste de um candeeiro...
Neste caso, como abandonar cães é ilegal, a veterinária só tinha era que apresentar queixa da dita senhora, até tinha os dados necessários e tudo... É disto que falamos no que respeita a legislações... em vez de punir os cães, punir os maus donos!
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

terça mar 25, 2008 2:45 pm

MDogster Escreveu:
JUMP Escreveu:
ElMariachi Escreveu:

Ou por outras palavras, o que certifica que foi o macho x que cruzou com a cadela?

Pedro
nada....
Pelo que está no Regulamento, têm que assinar a Declaração de Beneficiamento e Nascimento de Ninhada os proprietários dos reprodutores.
Ah ok, estava a achar um pouco estranho não ter de haver nenhuma assinatura por parte do proprietário do macho a comprovar que a ninhada descende do mesmo... Assim haveria o risco de um criadeiro qualquer usar nomes de criadores de renome... :?

Pedro
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

terça mar 25, 2008 2:55 pm

Ó SeaLords...
Dei apenas o exemplo "Casal da Vinha" e "Quinta das Tilias"... que foram os canis que me ficaram na memória, onde os meus pais foram ver "in loco" os cães deles, quando quiseram de novo ter um rot., agora em 2000.
Os nossos outros dois morreram já à muitos anos, um com com catorze (ele) e o outro (ela) com treze. Já não faço idéia qual o canil de que esses vieram.
Acabaram por comprar, em 2000, no Casal da Vinha. Nome do Registo: Yanosh do Casal da Vinha! Vulgo Joshua!
Lá está, supostamente na altura um bom criador, com cães campeões e tudo, e o Joshua está fora do estalão da raça e tem displasia de grau C! Mas não se preocupem, que tal como eu já disse atrás está castrado desde os 7 meses! É um animal de estimação e não de exposição!
Responder

Voltar para “Cães”