terça mar 25, 2008 2:18 pm
Já estamos a chegar a algum lado!
Esta minha situação, com os meus rot's passou-se em meados dos anos 80! As regras e as exigências da altura não têm comparação possível com aquilo que são agora. Evoluiram! E bem! Agora é tudo muito mais "verificado" / "confirmado". Com regras rigidas e bem definidas.
E isto a bem da qualidade das raças e da manutenção de exemplares o mais perto possível dos estalões e características de cada raça.
Aqui reside a grande diferença entre os Criadores, que só reproduzem exemplares o mais próximo possível das caracteristicas que devem ter cada uma das raças e os criadeiros, que reproduzem qualquer exemplar, desde que tenham LOP e possam vendê-los por bom dinheiro.
Estas "novas"regras devem-se concerteza ao esforço de muitos criadores sérios, como tenho a certeza que é a SeaLords. Estou a ser sincero nesta minha afirmação! Compreendo a "revolta" da SeaLords que se dedica ao apuramento cada vez melhor de determinada raça e depois depara-se com exemplares feitos em vão de escada, por alguém que a única coisa que vê, são os aéreos que pode ganhar... é revoltante, para um criador sério, verificar que no fundo os dois cães têm LOP!
Quem é que nos anos 80 sabia ou percebia o que era o LOP? Apenas meia dúzia de pessoas.
O molde aqui apresentado é um molde também ele daquela altura. Hoje, tal coisa seria impossível de concretizar... As regras estão muito mais defenidas, mais exigentes, os criadores de cada uma das raças são cada vez mais e como tal as situações menos claras são muito mais fáceis de detectar e/ou denunciar!
Bullie, percebeu bem. Tanto o macho como a cadela eram propriedade dos meus pais. Vieram de canis diferentes, com afixos diferentes. No entanto, nós quisemos que o afixo dos filhotes fossem o do macho. Tal como das duas vezes em que o nosso macho cruzou com cadelas que não a nossa, a nossa exigência (no fundo a dos meus pais!) aos donos dessas cadelas foi que os filhotes fossem registados com o afixo do nossso macho!
Hoje isso é impossível! Mas na altura eles (CPC) "escreviam" o que quer nós lhes dissessemos! Os cães "campeões", na altura faziam-se na secretaria e não no "ringue"!
Desde que fui para a Faculdade, em 1988, nunca mais cruzei o que quer que fosse. Nem eu nem os meus pais! Fomo-nos informando e tornámo-nos no fundo pessoas mais "esclarecidas"! A criação, essa deixamo-la para quem realmente percebe e se dedica a ela com paixão, com é o caso de pessoas como a SeaLords. Será por por pessoas como a SeaLords, que se calhar daqui a uns 20 anos ainda poderemos ver e apreciar exemplares genuínos de determinadas raças.
The End