Dogue Argentino macho ou fêmea?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

sexta jun 20, 2008 11:08 pm

Nuno_Coelho Escreveu:Oi,

categorias de classificação são:

A - Cão de companhia;
B - Cão com fins económicos;
C - Cão para fins militares;
D - Cão para investigação científica;
E - Cão de caça;
F - Cão guia;
G - Cão potencialmente perigoso;
H - Cão perigoso

Logo um PP tem de ser registado como "G - Cão potencialmente perigoso".

Quanto as consequências de um ataque não diferem mt como disse o MDogster.

Qualquer cão que ataque e morda alguém passa a cão perigoso com as consequências que dai advêm , seja PP ou cão de companhia. sendo sujeitos a avaliação de um veterinário, os animais podem vir a ser abatidos.

Ou seja em caso de acidente a coisa fica mt feia quer seja PP ou não.

Então e se for um Dogo para caça registo com "G" ou como "E"?
E se for um Rott para guarda registo como "G" ou "B"?
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

sexta jun 20, 2008 11:23 pm

Por aqui qq dos 7 magnificos fica nos pp.
Vivendo e aprendendo
djusantos
Membro
Registado: segunda nov 12, 2007 10:55 am

sábado jun 21, 2008 8:16 am

dinodane Escreveu:
Eu acho que também devo referir que o facto desta raça estar assim denominada torna muito complicado um caso em que o cão está dentro da sua propriedade e morda ou ataque quem tentar entrar... No fundo, o cão só está a cumprir o seu dever de guarda e protecção mas se morder alguém seja em que circunstâncias for pode ser abatido, precisamente por ser considerado um animal "potencialmente perigoso" e haver esta legislação idiota que regula a sua posse.

Cumprimentos.
Não tenho a certeza se neste caso o proprietário terá problemas, pois quando se tira a licença na junta eles perguntam, qual o espaço no qual irá manter o cão, e que medidas tomará para ele não saia desse espaço e que medidas tomará quando sair com o cão desse espaço (trela e açaime), não creio que no caso de invasão do espaço por parte de intrusos se o cão morder o dono terá problemas (pois este foi o espaço que ele declarou como o do cão...

Corriem-me se estou errado

Justino Santos
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Rodinhas SRD

segunda jun 23, 2008 10:34 am

FBC Escreveu:

A - Cão de companhia;
E - Cão de caça;
F - Cão guia;
H - Cão perigoso

Qualquer cão que ataque e morda alguém passa a cão perigoso com as consequências que dai advêm , seja PP ou cão de companhia. sendo sujeitos a avaliação de um veterinário, os animais podem vir a ser abatidos.

Se está na lista de PP é logo classificado como G - Cão potencialmente perigoso, já não pode ser de caça. Todos os PPs são considerados como cães de companhia ou seja não podem ter outra classificação.

Retirado de um documento de esclarecimento de uma junta de freguesia (Fonte Coberta- Barcelos):

"Se um cão pertencer à raça que consta desta Portaria como animal potencialmente perigoso, enquadra-se assim no DL 312/2003 de 17 de Novembro (como animais de companhia).

Nesta matéria pode surgir a seguinte dúvida: apesar de pertencer a essa raça, o cão tem a finalidade de cão de caça e não de companhia. Neste caso segue na mesma aquele regime especial como cão potencialmente perigoso, e não como cão de caça"
Cumps.
Nuno Coelho
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jun 23, 2008 12:46 pm

Nuno_Coelho Escreveu:
FBC Escreveu:

A - Cão de companhia;
E - Cão de caça;
F - Cão guia;
H - Cão perigoso

Se está na lista de PP é logo classificado como G - Cão potencialmente perigoso, já não pode ser de caça. Todos os PPs são considerados como cães de companhia ou seja não podem ter outra classificação.

Retirado de um documento de esclarecimento de uma junta de freguesia (Fonte Coberta- Barcelos):

"Se um cão pertencer à raça que consta desta Portaria como animal potencialmente perigoso, enquadra-se assim no DL 312/2003 de 17 de Novembro (como animais de companhia).

Nesta matéria pode surgir a seguinte dúvida: apesar de pertencer a essa raça, o cão tem a finalidade de cão de caça e não de companhia. Neste caso segue na mesma aquele regime especial como cão potencialmente perigoso, e não como cão de caça"
Isso é indiferente ... um cão de caça, mais cedo ou mais tarde, passa a cão perigoso ... mais vale é regista-los ja na categoria H ;)
windman
Membro
Registado: quarta set 08, 2004 4:14 pm
Pretinho - Filho da Nina

segunda jun 23, 2008 4:36 pm

TheBoerboel Escreveu:Entre os molossos, aquele que eu considero como o mais ajustado para si e para aquilo que pretende é o Boerboel. Pelo respeito que impõe, pelo maneira como avalia as situações, ladra muito pouco e acredite que se por acaso alguem entrar na sua propriedade e der com ele de caras, não vai mexer um unico musculo, nem para fugir nem para atacar. Como é um cão de matilha, dá se muito bem com outros cães, é muito obediente e optimo para a familia e logicamente como todos cães tem de ser socializado. Falo com conhecimento de causa.

Se estiver interessado num diga-me qualquer coisa.

Boas,

Posso estar interessado, mandei mensagem.

Um abraço.
FBC
Membro Veterano

terça jun 24, 2008 12:30 pm

De companhia não! Companhia é a opção A.
Por acaso conheço muitos PPs que estão registados como cães de caça.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 24, 2008 6:47 pm

FBC Escreveu:
Errado. Se a JF aceitou tal, é passivel de processo

Todo o cão das referidas raças tem que ser registado na categoria de cães PP ....
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Rodinhas SRD

quarta jun 25, 2008 11:09 am

CindelP Escreveu:
FBC Escreveu:

Todo o cão das referidas raças tem que ser registado na categoria de cães PP ....
É como disse a CindelP se é PP tem de ser G, quanto ao facto de ser de companhia a classificação G tem o pressuposto de que um PP é sempre de companhia ( não de classificação mas de função, é o que está na lei), assim evita-se ter um PP de guarda ou de caça ou qq outra classificação.

Do Decreto-Lei n.º 312/2003 que regulamenta a detenção de PPs.

"1 - O presente diploma estabelece as normas aplicáveis à detenção de animais perigosos e potencialmente perigosos, enquanto animais de companhia."
Cumps.
Nuno Coelho
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

quarta jun 25, 2008 12:31 pm

Aqui tenho uma dúvida... no caso dos pp's, particularmente o dargentino é uma raça de caça grossa.
Qualquer cão utilizado no exercicio da caça tem estar registado como cão de caça, ou podem ser utilizados cães de outras categorias no exercicio da caça?
Se so for permitido usar cães com licença de caça neste desporto então como se enquadram os cães de matilhas? è que um bom numero destes são pp's ou cruzados de pp's :?
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Rodinhas SRD

quarta jun 25, 2008 12:39 pm

tarasofia Escreveu:Aqui tenho uma dúvida... no caso dos pp's, particularmente o dargentino é uma raça de caça grossa.
Qualquer cão utilizado no exercicio da caça tem estar registado como cão de caça, ou podem ser utilizados cães de outras categorias no exercicio da caça?
Se so for permitido usar cães com licença de caça neste desporto então como se enquadram os cães de matilhas? è que um bom numero destes são pp's ou cruzados de pp's :?
QQ cão de caça tem de estar registado como cão de caça.

É isso que faz com que o Dargentino não possa ser cão de caça...é triste mas é verdade. Mas nunca ninguém disse que o racismo (que é o que esta lei reflecte) era justo.
Cumps.
Nuno Coelho
FBC
Membro Veterano

quarta jun 25, 2008 1:56 pm

Nuno_Coelho Escreveu:
CindelP Escreveu:
FBC Escreveu:

É como disse a CindelP se é PP tem de ser G, quanto ao facto de ser de companhia a classificação G tem o pressuposto de que um PP é sempre de companhia ( não de classificação mas de função, é o que está na lei), assim evita-se ter um PP de guarda ou de caça ou qq outra classificação.

Do Decreto-Lei n.º 312/2003 que regulamenta a detenção de PPs.

"1 - O presente diploma estabelece as normas aplicáveis à detenção de animais perigosos e potencialmente perigosos, enquanto animais de companhia."

Sendo assim o que me diz a isto:

Decreto-Lei n.º 312/2003
de 17 de Dezembro, Capitulo III,
Artigo 8.º
Medidas de segurança especiais na circulação

3 - São excepcionados do disposto no número anterior os cães potencialmente perigosos usados como guarda, defesa e maneio do gado em explorações agro-pecuárias, bem como os usados durante provas de trabalho e desportivas e os detidos por organismos públicos ou privados que os usem com finalidade de profilaxia ou terapia social.

Então os PPs também podem ser cães de gado e cães de guarda!?!

Como é que se compreende que quase todas as matilhas, por este país fora, tenham Dogos devidamente registados como cães de caça?!?

Come é que se compreende que haja, em Portugal, milhares de cães devidamente registados como cães de caça, se segundo a mesma lei não podem se-lo, visto que segundo a mesma lei são perigosos e logo têm que estar inseridos na categoria G.

Parece-me que a única coisa que está mal é a lei.

Cumprimentos
Francisco Bica
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Rodinhas SRD

quarta jun 25, 2008 3:50 pm

Não podem ser de guarda, podem é fazer guarda, defesa e maneio do gado em explorações agropecuárias. Não podemos ter um PP como guarda de uma habitação ( a menos que seja criador de gado :)).

Assim se pode ver a incoerência desta lei.
Ou seja fazem referencia à função do cão não a classificação de registo, como é que se diz que tem função de cão de companhia nos outros artigos (1º, 4º, etc...) anda a fazer guarda, defesa e maneio do gado é que me ultrapassa.

Esta excepção do artigo 8.º estabelece as medidas especiais de circulação já diz que não se aplica a PPs de explorações agropecuárias e do estado...até tem logica não estamos a espera que um cão de guarda, defesa e maneio de gado ande com uma trela de metro, mas não deixa de ser incoerente.

Eu acho que esta excepção esta a preparar terreno para quando se incluirem raças de cães pastores, visto esta lei observar tb no artigo 2.º que vai ser aplicada a todas as raças que virão a ser incluidas.

Quanto a PPs de caça, nenhuma junta vai registar um PP como de caça. A menos que os enganemos. Mas se formos inspeccionados para alem das coimas para andar a caçar com cão não registado ainda leva a bordoada de andar com um PP solto.
Cumps.
Nuno Coelho
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta jun 25, 2008 4:21 pm

Nuno_Coelho Escreveu:
Esta excepção do artigo 8.º estabelece as medidas especiais de circulação já diz que não se aplica a PPs de explorações agropecuárias e do estado...até tem logica não estamos a espera que um cão de guarda, defesa e maneio de gado ande com uma trela de metro, mas não deixa de ser incoerente.
Exacto,

E esse proprio artigo vem confirmar o que temos vindo a dizer.

Todo o cão pertencente a uma raça PP tem que ser registado na referida garantia.

No entanto - este proprio artigo é para os registados PP - quando estao em guarda etc, estão isentos das medidas especiais de circulação.
Mas continuam, como é claro, registado na categoria de PP. Se assim não fosse, se pudessem ser registados nas outras categorias, este proprio artigo e excepção não faria sentido.

Mas a mim alarmava-me mais o facto de todos os cães de caça - ind da raça - serem cães perigosos :?
windman
Membro
Registado: quarta set 08, 2004 4:14 pm
Pretinho - Filho da Nina

quarta jun 25, 2008 4:47 pm

Bom...

Começo a chegar à conclusão que não nascem Dogos Argentinos neste país sem ser em criadores profissionais...

Faz-me impressão, porque independentemente da raça, se eu quisesse que a minha cadela tivesse a ninhada da ordem, começaria por oferecer uns cachorrinhos aos meus amigos e depois a alguém que se mostrasse interessado e com condições, eventualmente pediria para pagar as vacinas e o chip.

Já meti por aí uns anúncios, uns melhores e outros mais à pressa, amanhã vai sair no Ocasião na Procura.

Neste momento, a minha inclinação está no D. Argentino e Leão da Rodésia, mas já abri hipótese de outro Molosso: Cane Corso, Dogo Canário, Boerboel.

Continuando nos registos:

E... Se por exemplo eu tiver uma quebra de memória e o meu PP chegar ao registo da Junta de Freguesia como "desconheço a raça, foi recolhido na rua, trata-se de um cão para fazer guarda à propriedade"???

Estou a pôr esta hipótese, mas foi o que aconteceu com a minha cadela, recolhi-a da rua e não sabia o que ia dar... é muito branca, eu sei lá se é arraçada de Dogue Argentino, Bulldog ou Perdigueiro...

Esta lei é um autêntico aborto à pressa...
Responder

Voltar para “Cães”