Começam cedo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
texa
Membro
Registado: quarta jan 01, 2003 11:25 pm
Localização: 2 pitbulls(Bumma e Fuzzy), 1 Gato(Alf),2 passarinhos(joli e Passarinho)

sexta mai 02, 2003 12:02 pm

aisd Escreveu: Pedra e Texa,

os meus comentários não lhes são, pessoalmente, dirigidos.
Apenas quero provar um ponto (pelo qual me bato há muito tempo), que é - deve haver bom senso em todas as situações e sempre que possível.

Texa,
quanto às tatuagens têm de compreender que dão má pinta e deixam-nos a pensar com quem é que estamos a conversar...Mas devo dizer que o dono do rott (tirando aquele aspecto de não tomar precauções, sabendo que o cão posia ser agressivo) me pareceu, depois de um pouco de conversa, perfeitamente ok.Só falei disso para explicar a razão do meu desconforto.Porque, com uma labradora, não posso contar que a minha cadela me defenda, eu é que tenho de a defender a ela !
Que é a minha obrigação !
Aisd não me passou pela cabeça que os seus comentários me fossem pessoalmente dirigidos ;)
Concordo plenamente com a parte em que fala do bom senso...pois se eu o tenho com os meus cães também gosto que os outros o tenham não é... :roll:

Quanto as tatuagens continuo a não concordar consigo...porque diariamente lido com pessoal assim...aliás quando vamos para a praia as pessoas não param de olhar com ar de chocadas e os comentários...esses não tardam em aparecer... e as vezes é "triste" julgar as pessoas assim, percebe...esta sociedade em vez de progredir só regride...e estou a dizer isto no geral..não pessoalmente dirigido a si :)

Em relação á sua Zorra é normal que a queira proteger e que pense assim...mas desculpe-me se estou errada, a Zorra estava solta,e foi ela que foi ter com os cães...se assim foi...ao ver os cães...podia tê-la prendido...e evitava a tal situação...que é o que eu faço com a Bumma..se assim não foi peço desculpa :oops:

Não é por ter uma pit que eu me sinto mais segura...pelo contrário...no outro dia na praia,uma cadela mordeu-me e a bumma não foi capaz de fazer nada...tal era a cegueira pela praia... :| eu é que a tenho que proteger a ela....tá visto....lolololololol

Fiquem bem ;)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta mai 02, 2003 12:17 pm

Resumindo:
As pessoas que têm cães e gostam deles têm os mesmos direitos que as que os não têm e que não gostam deles.

Têm é também deveres..e o português adora direitos mas deveres é só para os outros :)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta mai 02, 2003 12:33 pm

Não tinha lido a mensagem da texa.
Concordo com ela sobre as tatuagens. Aids, imagine apenas que há pessoas que não gostam de cães e que olham para os que gostam e os passeiam, com os mesmos olhos que a aisd e outros olham para quem usa tatuagens!
As mesmas figuras triste que alguns fazem ao olhar para nós (os que gostam de cães) e os comentários. Que pensará o pessoal das tatuagens sobre esses comentários? O mesmo que a aisd pensa sobre quem não gosta de cães, imagino.
Ah, e tem outra coisa, eu não gosto de tatuagens. Isso da pinta tem muito que se lhe diga, se não, os dálmatas que se cuidem ;) , lá pinta têm eles :lol: :lol:
Isabel
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta mai 02, 2003 12:42 pm

Ó Texa,

foi mesmo assim, como a Texa diz.
Acontece que a praia me pareceu deserta quando lá chegámos.
Mas não estava ! E aí já a dita cuja andava a correr - ainda a chamei, mas ela fez orelhas moucas !

Aliás este fds falei com o meu cunhado (pessoa experiente com cães) e
vou modificar a minha forma de proceder com a Zorra.
Mais disciplina e menos mimo !
Mais rigor na exigência de obediência e menos tolerância para as asneiras !

Ele diz (e eu acho que têm razão) que quando há problemas de educação quem acaba por pagar é o elemento mais fraco - o cão !

Felizmente é um Lab (segundo ele, o cão mais fácil de educar) e ainda é jovem.
Vamos lá a ver se a dona da Zorra ganha juízo !
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

sexta mai 02, 2003 12:58 pm

Aisd, não se preocupe! Os cães da Escola de Cães-Guia só começam o verdadeiro treino com um ano de idade. Antes disso estão com famílias de acolhimento, que só lhes ensinam o treino básico. Vai muito a tempo de ter mais firmeza na educação e de conseguir bons resultados.

Quanto ao chamar e a Zorra fazer ouvidos moucos, bem, a Bianca também os fazia e ainda faz, às vezes. Comecei a adoptar a técnica de a chamar «Bianca, para aqui» (com uma voz firme e decidida) e, se ela não vier logo, virar costas e andar na direcção oposta à dela. Aí, ela vem logo a correr, normalmente. Gratifico-a com mimo e, daí a nada, repito. Normalmente vem logo. Claro que se vai esquecendo, mas, se todos os dias se repetir o exercício, ela percebe que não está a chamar por chamar e é mesmo para ir.

No site http://www.rottpt.net/ e na zona dos vídeos e do adestramento (conselhos) tem várias dicas sobre estas e outras questões! ;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta mai 02, 2003 4:34 pm

Vou fazer isso, Monika.
Obrigada.Eu mimo demais a Zorra ! Chego a esconder as asneiras dela ao meu marido, com medo da reacção dele.
Ele, aliás, está farto de me dizer que não posso ser assim.
É engraçado que eu não sou assim com as crianças (bem, sou assim com os bébés).O problema é que a Zorra é um cão, não é um bébé.
Tenho de passar à fase posterior.À fase de educação.
monikestarr
Membro Veterano

sexta mai 02, 2003 4:53 pm

Pode continuar a mimar e, por dia, ter vários períodos de educação (acho que a partir dos 10 minutos os cães deixam de prestar atenção). Estabeleça-os e mostre à Zorra que aqueles momentos não são para brincadeiras. Ela, como labradora que é, adorará aprender e agradar! ;)

Assim pode continuar a mimar e provar ao seu marido que também sabe ensinar! :D

Eu tenho um problema de amuo em mãos. :? Fiz a asneira de levar a Bianca ao jardim, da casa dos meus pais, quase todos os dias. Agora, ela, se a levar à rua (sem ser ao jardim onde a solto) recusa-se a andar. Creio que por causa da trela. Quando digo «vamos à rua» e lhe ponho o arnês, ela já nem se debate e nem tenta mordê-lo (como fazia das primeiras vezes). Ou seja, associou o arnês à rua e à brincadeira na mesma. Mas não associou a trela pois no jardim não lha ponho! :?
Tudo isto porque não a devia levar à rua, devido à falta de idade. E, por isso, para colmatar essa ausência, levava-a àquele ambiente protegido mas super-interessante para a Bianca. :)

Vou ter que deixar de a levar lá e começar a fazer exercícios de aprendizagem (curtos) na rua (de trela). :| Nem sei como irá correr. É que ela amua e não anda. Senta-se e fica com os olhinhos vermelhos de birra! :oops: O pior é que o André a desculpa e lhe pega ao colo. Ela até já olha para ele como quem diz «pega-me ao colo». Assim, nunca aprenderá a andar na rua de trela. E solta... nem pensar! :o

E ao colo, com 10 kg... :? Já não tem idade, nem peso, para isso! :p
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta mai 02, 2003 7:23 pm

Quanto ao chamar e a Zorra fazer ouvidos moucos, bem, a Bianca também os fazia e ainda faz, às vezes. Comecei a adoptar a técnica de a chamar «Bianca, para aqui» (com uma voz firme e decidida) e, se ela não vier logo, virar costas e andar na direcção oposta à dela. Aí, ela vem logo a correr, normalmente.
essa técnica é que eu não uso com a carlota, se não adeus cadela. quando ela foge na praia, eu vou atrás dela, dou-lhe um valente ralhete (às vezes, uma palmada), ponho a trela e trago-a para a areia. ando assim um pouco a dizer-lhe que é ali que ela deve estar. se fizesse isso, todos os dias, ela havia de aprender. mesmo em casa, muitas vezes, chamo-a e ela nada. fica muito quieta, a abanar a cauda, a situação preferida dela e nem se mexe. às vezes, tenho de a empurrar. precisa mesmo de escola, mas agora :cry: :cry:
monikestarr
Membro Veterano

sábado mai 03, 2003 1:02 pm

Anjaazul,

Também gostava de a pôr numa escola. Quanto mais não fosse para ambas aprendermos mais como agir e reagir a certas coisas, uma da outra. Mas é-me quase impossível. Pelo tempo e pela distância. :(

Dava jeito uma escola on-line por vídeo-conferência. ;)
Responder

Voltar para “Cães”