AJUDA! o meu caniche é toy ou anão?
Moderador: mcerqueira
Ola
A minha opinião em relação a este tema é clara e o que tenho a dizer é que um cão para ser puro não necessita obrigatoriamente de ter LOP.
Caros foristas cada raça tem um estalão como todos nós sabemos, desde que o cão se enquadre integralmente no estalão da raça pode ser considerado puro, isto é, se as caracteristicas morfologicas e psicologicas (caracter) corresponderem ao estalão da raça.
O proprio CPC reconhece o que acabei de dizer, pois permite a cães que não possuem LOP obterem um registo, penso que para isso acontecer esses cães tem que se sujeitar a uma avaliação por parte de um juiz especializado na raçã que é exposta e em seguida faz uma avaliação geral e se o cão se enquadrar totalmente no estalão da raça é lhe atribuido um registo designado por RI, que quer dizer Registo inicial.
Em relação a todos os cães que possuem LOP serem puros não é bem assim pois existe cães com LOP que deixam muito a desejar.....
Em relação ao toy não posso opinar pois não entendo nada da raça....
Cumprimentos a todos
Miguel Pereira
A minha opinião em relação a este tema é clara e o que tenho a dizer é que um cão para ser puro não necessita obrigatoriamente de ter LOP.
Caros foristas cada raça tem um estalão como todos nós sabemos, desde que o cão se enquadre integralmente no estalão da raça pode ser considerado puro, isto é, se as caracteristicas morfologicas e psicologicas (caracter) corresponderem ao estalão da raça.
O proprio CPC reconhece o que acabei de dizer, pois permite a cães que não possuem LOP obterem um registo, penso que para isso acontecer esses cães tem que se sujeitar a uma avaliação por parte de um juiz especializado na raçã que é exposta e em seguida faz uma avaliação geral e se o cão se enquadrar totalmente no estalão da raça é lhe atribuido um registo designado por RI, que quer dizer Registo inicial.
Em relação a todos os cães que possuem LOP serem puros não é bem assim pois existe cães com LOP que deixam muito a desejar.....
Em relação ao toy não posso opinar pois não entendo nada da raça....
Cumprimentos a todos
Miguel Pereira
Bem....
Falcatruas existem em todos os sectores da sociedade e a canicultura não é excepção, infelizmente. Se também se falsificam passaportes e se obtêm bilhetes de identidade ilegalmente, porque raio o LOP havia de ser 'intocável'. Se calhar na historia que alguém aqui contou de uma dalmata com LOP que de dalmata tinha pouco, o mai certo é ter usufruido do registo de algum cão vendido a quem o LOP não importava, ou de um LOP de uma ninhada de 5 onde foram registados 7 e se ficaram com os papeis a mais para fazer estes cambalachos.
Mas não é por isso que se vai deixar de ligar ao LOP, da mesma maneira que não deixamos de aceitar passaportes e BI de toda a gente só porque há pessoas que os falsificam. Uma coisa é certa, se com LOP existe ainda assim a hipotese de sermos enganados com um cão 'rafeiro', sem LOP essa hipotese multiplica-se várias vezes e as 'garantias' sao nulas. Um cão sem LOP, como aqui foi dito, para todos os efeitos é um rafeiro e ponto final. Nós podemos afirmar a pés juntos que somos suecos, mesmo sendo louros de olhos azuis, mas sém 'provas' só acredita quem quer.
Por último, que esta resposta vai muito longa, para responder ao 'mike', pergunto-lhe se já pensou porque é que um cão sem registo NUNCA pode receber o LOP, mas quando muito só o RI....aliás aconselho-o a ler o regulamento do LOP no site do CPC! Irá perceber, entre outras coisas, que só ao fim de quantas gerações e após que tipo de classificação os cães descendentes de cães com RI (nunca os próprio) poderão ter LOP
E muito mais se poderia dizer, mas para quê repetir uma vez mais o que tantas vezes foi já aqui escrito? Façam uma pesquisa.
Para ser de raça, não basta parecê-lo.....

Falcatruas existem em todos os sectores da sociedade e a canicultura não é excepção, infelizmente. Se também se falsificam passaportes e se obtêm bilhetes de identidade ilegalmente, porque raio o LOP havia de ser 'intocável'. Se calhar na historia que alguém aqui contou de uma dalmata com LOP que de dalmata tinha pouco, o mai certo é ter usufruido do registo de algum cão vendido a quem o LOP não importava, ou de um LOP de uma ninhada de 5 onde foram registados 7 e se ficaram com os papeis a mais para fazer estes cambalachos.
Mas não é por isso que se vai deixar de ligar ao LOP, da mesma maneira que não deixamos de aceitar passaportes e BI de toda a gente só porque há pessoas que os falsificam. Uma coisa é certa, se com LOP existe ainda assim a hipotese de sermos enganados com um cão 'rafeiro', sem LOP essa hipotese multiplica-se várias vezes e as 'garantias' sao nulas. Um cão sem LOP, como aqui foi dito, para todos os efeitos é um rafeiro e ponto final. Nós podemos afirmar a pés juntos que somos suecos, mesmo sendo louros de olhos azuis, mas sém 'provas' só acredita quem quer.
Por último, que esta resposta vai muito longa, para responder ao 'mike', pergunto-lhe se já pensou porque é que um cão sem registo NUNCA pode receber o LOP, mas quando muito só o RI....aliás aconselho-o a ler o regulamento do LOP no site do CPC! Irá perceber, entre outras coisas, que só ao fim de quantas gerações e após que tipo de classificação os cães descendentes de cães com RI (nunca os próprio) poderão ter LOP

E muito mais se poderia dizer, mas para quê repetir uma vez mais o que tantas vezes foi já aqui escrito? Façam uma pesquisa.
Para ser de raça, não basta parecê-lo.....
Concordo totalmente com o Paulo. E respondendo a quem lá para trás disse que o meu bobtail por esta ordem de ideias é rafeiro : é sim senhor. Pela simples razão que não posso de maneira nenhuma atestar a pureza dele.
A diferença que pode haver ( pelo menos para mim ) é que eu não comprei um bobtail. Eu comprei " o " cão que eu queria. Era aquele. Quem como eu não se interessa em cruzar o cão ou levá-lo a exposições até pode nem lhe interessar o Lop. Mas não me ofendo ou melindro quando me dizem " Ah! Não tem Lop é rafeiro. "
É rafeiro mas é " o " meu rafeiro.
A diferença que pode haver ( pelo menos para mim ) é que eu não comprei um bobtail. Eu comprei " o " cão que eu queria. Era aquele. Quem como eu não se interessa em cruzar o cão ou levá-lo a exposições até pode nem lhe interessar o Lop. Mas não me ofendo ou melindro quando me dizem " Ah! Não tem Lop é rafeiro. "
É rafeiro mas é " o " meu rafeiro.
Sofia
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jun 24, 2006 3:21 pm
- Localização: Dois Cães: Lobo- Pastor Alemão; Ruffus- X Labrador. Duas Tartarugas
Mas a questão nem é essa, mas sim a maneira como muitos, falam. Parecem que vêm tudo preto no branco, quando, que, no entanto sabem bem que as coisas não são assim! Penso que todos presentes neste tópico sabem como se regista ninhadas, não sei se já repararam mas não é jeito testes de ADN para saber se realmente, "aquele" cão é filho dos pais que vêm escritos nos papéis.
Por exemplo qualquer pessoa sem princípios, pode ter uma boa ninhada de pais campeões, nascerem 5 cachorros desses ditos campeões, e por "solidariedade", juntarem mais 3 ou 4 cães filhos de cães da mesma raça mas sem LOP, ou com um LOP mais "fraquito", ou ate mesmo arraçado. Registam assim todos os cães como sendo filhos de campeões, vendendo gato por lebre as pessoas menos afortunados que comprarem os cães que foram agregados à verdadeira ninhada!
Por isso não podemos afirmar que: "Tem LOP é puro, não tem LOP é rafeiro!!"
Resumindo cão com LOP pode bem ser Rafeiro, bem como um cão sem LOP pode ser puro!
É preciso ter bom senso, pois há, por exemplo muitos criadores ou amantes de certas raças, que não precisam de um papel para afirmarem, que um tal cão seja puro!
Agora não sei o que entendem por “puro”! =S
Por exemplo qualquer pessoa sem princípios, pode ter uma boa ninhada de pais campeões, nascerem 5 cachorros desses ditos campeões, e por "solidariedade", juntarem mais 3 ou 4 cães filhos de cães da mesma raça mas sem LOP, ou com um LOP mais "fraquito", ou ate mesmo arraçado. Registam assim todos os cães como sendo filhos de campeões, vendendo gato por lebre as pessoas menos afortunados que comprarem os cães que foram agregados à verdadeira ninhada!
Resumindo cão com LOP pode bem ser Rafeiro, bem como um cão sem LOP pode ser puro!
É preciso ter bom senso, pois há, por exemplo muitos criadores ou amantes de certas raças, que não precisam de um papel para afirmarem, que um tal cão seja puro!
<p><strong>Cumprimentos</strong></p>
<p>Carolina Capêlo</p>
<p> </p>
<p>Carolina Capêlo</p>
<p> </p>
É verdade! Mas tambem é verdade que os donos desses cães "agregados" podem afirmar e PROVAR que têm um cão de raça pura. Têm um papel a atestá-lo. Eu por muito que quisesse nunca o podia provar. A diferença está no tal papelinho, queiramos ou não......N3kinha Escreveu:Mas a questão nem é essa, mas sim a maneira como muitos, falam. Parecem que vêm tudo preto no branco, quando, que, no entanto sabem bem que as coisas não são assim! Penso que todos presentes neste tópico sabem como se regista ninhadas, não sei se já repararam mas não é jeito testes de ADN para saber se realmente, "aquele" cão é filho dos pais que vêm escritos nos papéis.
Sofia
Mesmo sendo filho dos meus pais, bem posso dizer que sou português mas se deitar os meus documentos todos fora, isso vale exactamente o mesmo que eu dizer que sou Italiano ou espanhol. Ou seja, não tendo como provar, não tem qualquer validade ou utilidade, porque eu estou em pé de igualdade com qualquer pessoa que de facto não seja português.
nicosa Escreveu:É verdade! Mas tambem é verdade que os donos desses cães "agregados" podem afirmar e PROVAR que têm um cão de raça pura. Têm um papel a atestá-lo. Eu por muito que quisesse nunca o podia provar. A diferença está no tal papelinho, queiramos ou não......N3kinha Escreveu:Mas a questão nem é essa, mas sim a maneira como muitos, falam. Parecem que vêm tudo preto no branco, quando, que, no entanto sabem bem que as coisas não são assim! Penso que todos presentes neste tópico sabem como se regista ninhadas, não sei se já repararam mas não é jeito testes de ADN para saber se realmente, "aquele" cão é filho dos pais que vêm escritos nos papéis.
Muito bem! Nunca discordei disso... o que eu queria dizer já desde o início é que o LOP comprova que é puro ok, sem ele não há como provar, mas o sangue do cão e a pureza não muda por não ter um papel, pode ser puro á mesma embora não se consiga comprova-lo! será assim tão complicado entender isto?
Isso compreende-se tão fácilmente como eu compreenderia se você tivesse uma bobtail e me dissesse ." Desculpe lá mas sem o tal papel a minha cadela não cruza com o seu cão!"__dani__ Escreveu:nicosa Escreveu:É verdade! Mas tambem é verdade que os donos desses cães "agregados" podem afirmar e PROVAR que têm um cão de raça pura. Têm um papel a atestá-lo. Eu por muito que quisesse nunca o podia provar. A diferença está no tal papelinho, queiramos ou não......N3kinha Escreveu:Mas a questão nem é essa, mas sim a maneira como muitos, falam. Parecem que vêm tudo preto no branco, quando, que, no entanto sabem bem que as coisas não são assim! Penso que todos presentes neste tópico sabem como se regista ninhadas, não sei se já repararam mas não é jeito testes de ADN para saber se realmente, "aquele" cão é filho dos pais que vêm escritos nos papéis.
Muito bem! Nunca discordei disso... o que eu queria dizer já desde o início é que o LOP comprova que é puro ok, sem ele não há como provar, mas o sangue do cão e a pureza não muda por não ter um papel, pode ser puro á mesma embora não se consiga comprova-lo! será assim tão complicado entender isto?
Não sei se tem alguma cadela ou sequer se é de raça ou não . Mas supondo que tem uma cadela com a raça da sua eleição. Você aceitaria cruzá-la com um cão que não provasse a pureza da raça? Ou seja, arriscaria, baseado na palavra do dono, ter crias?
Sofia
È dificil de entender porque quer se queira quer não, afirmar que um cão é da raça A ou B passa por esta 'burocracia' do LOP e não apenas pelo ADN que transporta no sangue. Estas coisas têm regras e por alguma razão se criaram Livros de Origem oficiais. E a regra neste caso é que para o cão ser da raça A ou B tem de ter o tal papelinho, e a falta disso é uma falha tão importante como não ter uma característica fisica da raça!
Pori isso o LOP não chega, mas é fundamental. Um cão sem o papelinho não é de raça só por possuir determinadas características fisicas e comportamentais. Resta-nos ter dois dedos de testa e também não concluir que um cão é de raça só por possuir o LOP e procurar nele para além disso, as referidas características fisicas e comportamentais. Talvez se assim fosse não houvessem tantas raças estragadas por andarem por aí charutos a reproduzirem-se que da raça têm pouco mais que o LOP.
Pori isso o LOP não chega, mas é fundamental. Um cão sem o papelinho não é de raça só por possuir determinadas características fisicas e comportamentais. Resta-nos ter dois dedos de testa e também não concluir que um cão é de raça só por possuir o LOP e procurar nele para além disso, as referidas características fisicas e comportamentais. Talvez se assim fosse não houvessem tantas raças estragadas por andarem por aí charutos a reproduzirem-se que da raça têm pouco mais que o LOP.
-
- Membro Veterano
- Localização: Dois Cães: Lobo- Pastor Alemão; Ruffus- X Labrador. Duas Tartarugas
Concordo com o que o PauloC1, mas o que eu quis dizer, não era provar pureza perante os de muitos. Mas sim dizer que existem pessoas de bom senso, ou que simplesmente percebem muito de determinada raça, ao ponto de saberem se determinado cão é puro ou não.
O exemplo que me deu… pois, ate poderia perder, ou deitar fora os seus documentos todos, que perante a grande maioria, sem documentos não poderia afirmar se era português ou não, mas há sempre a sua família e amigos que sabem quem é, e de que nacionalidade é!
Era só isso que queria dizer, apesar de comprovativo ou não, existem sim cães de raça pura, em que algumas ou muitas pessoas conseguiram ver se é puro ou não independentemente de os papeis que apresentem ou não!
No entanto, ter um cão puro sem LOP de pouco ou nada serve.
O exemplo que me deu… pois, ate poderia perder, ou deitar fora os seus documentos todos, que perante a grande maioria, sem documentos não poderia afirmar se era português ou não, mas há sempre a sua família e amigos que sabem quem é, e de que nacionalidade é!
Era só isso que queria dizer, apesar de comprovativo ou não, existem sim cães de raça pura, em que algumas ou muitas pessoas conseguiram ver se é puro ou não independentemente de os papeis que apresentem ou não!
No entanto, ter um cão puro sem LOP de pouco ou nada serve.
<p>Carolina Capêlo</p>
<p> </p>
<p>Carolina Capêlo</p>
<p> </p>
Lamento, mas isto não é exactamente certo. Se assim fosse, apresentando-se um cão supostamente da raça XPTO a um juri avalizado para julgar e reconhecer a raça, teria imediatamente o LOP se o Juri o classifica-se como sendo dessa raça. Por alguma razão isso não aconteceMas sim dizer que existem pessoas de bom senso, ou que simplesmente percebem muito de determinada raça, ao ponto de saberem se determinado cão é puro ou não.

Como isso tudo ia dar muito trabalho ao meu Bernie, ficou assim, não tem a quem deixar a herança!!!!!!!PauloC1 Escreveu:Lamento, mas isto não é exactamente certo. Se assim fosse, apresentando-se um cão supostamente da raça XPTO a um juri avalizado para julgar e reconhecer a raça, teria imediatamente o LOP se o Juri o classifica-se como sendo dessa raça. Por alguma razão isso não aconteceMas sim dizer que existem pessoas de bom senso, ou que simplesmente percebem muito de determinada raça, ao ponto de saberem se determinado cão é puro ou não.Não têm o papelinho do LOP para o provar, mas têm de o provar através dos seus descendentes e da respectiva avaliação, e só estes, varias gerações e avaliações depois os descendentes poderão ter LOP e usufruir do facto de pertencerem à raça XPTo. ; )

Sofia
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 16, 2008 6:31 am
Isto é um disparate completo e mostra bem que o conceito de pureza é coisa que estas cabecinhas pensadoras não conseguem perceberN3kinha Escreveu:Mas sim dizer que existem pessoas de bom senso, ou que simplesmente percebem muito de determinada raça, ao ponto de saberem se determinado cão é puro ou não.

Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
-
- Membro Veterano
Pois, eu já percebi que a sua cabecinha pensadora, tem um sentido de pureza diferente do meu!
E nem se de ao "trabalhor", de dar trabalho aos outros a explicarem-me o que é um cão puro!

<p>Carolina Capêlo</p>
<p> </p>
<p>Carolina Capêlo</p>
<p> </p>
Concordo plenamente com o que foi dito pela Carolina ela colocou o dedo na ferida....
Em relação ao sr Paulo tenho a dizer que em algumas coisas concordo consigo, mas se você ler eu nunca disse k o clube atribuía LOP a cães que não os tivessem mas falei que poderiam ser sujeitos a uma avaliação e assim sendo poderiam obter ou não um registo inicial......
Já agora que nós dizemos aqui tantos disparates gostaria de ouvir a explicação do sr grande irmão e da sua cabecinha pensadora k de certo estará mais qualificada para poder esclarecer o conceito de pureza e de certo terá tempo mais que suficiente.....
Miguel Pereira
Em relação ao sr Paulo tenho a dizer que em algumas coisas concordo consigo, mas se você ler eu nunca disse k o clube atribuía LOP a cães que não os tivessem mas falei que poderiam ser sujeitos a uma avaliação e assim sendo poderiam obter ou não um registo inicial......
Já agora que nós dizemos aqui tantos disparates gostaria de ouvir a explicação do sr grande irmão e da sua cabecinha pensadora k de certo estará mais qualificada para poder esclarecer o conceito de pureza e de certo terá tempo mais que suficiente.....
Miguel Pereira