Bom, é melhor não falar dos nomes de todos os animais que já passaram pela minha vida, senão nunca mais saíamos daqui!
Devo dizer que não tenho grande imaginação para nomes...
Além disso, acho que o nome tem de "assentar" ao animal. Isso talvez explique por que motivo tenho dois gatos ainda por baptizar...
Do mais antigo para o mais novo...
1 - Selvagem - Porque era muito nervosa, ninguém lhe conseguia fazer uma festa, parecia uma selvagem... Não fui eu que baptizei... Desde que vivo sozinha com a bicharada está muito mais calma.
2- Ronrom - Era só pele e osso (2,900 kg para um gato adulto), com uma coriza enorme, cada vez que espirrava... sai da frente! E toca a ir buscar a esfregona. Fazia um ronrom que se ouvia a vários metros de distância. Havia uma personagem nos livros do Tio Patinhas (não sei qual, mas gostava de saber) que tinha um gato chamado Ronrom, e achei que o nome lhe assentava que nem uma luva.
3 - Sioux (diz-se "Su")- Branco como a neve, apesar de a colega que o encontrou insistir que devia ser arraçado de siamês...

Demorou a ter nome... Mas como é um granda índio acabou por ficar Sioux...
4 - Patinhas - Gato preto. Como todos os gatos pretos que passaram pela minha vida (pois, que original...), tinha de se chamar Patinhas. Não, não tem nada a ver com o Tio Patinhas, e também não tem patinhas brancas nem nada que o valha. "Patinhas" é outro dos nomes para o Mafarrico, o Chifrudo, o Belzebu... Ora, sendo um gato preto...
5 - Titânia - Gata preta, irmã do Patinhas. Não fui eu que baptizei. Uma irmãminha ia ficar com a gata e foi ela que a baptizou. Mas entretanto apanharam um fungo marado, e como o tratamento durou meses, depois já não lha dei.
6 - Kurika - Como todos os gatos amarelos que passaram pela minha vida (pois...), tinha de se chamar Kurika. Kurika era o nome de um leãozinho de um livro, que tinha na capa o desenho de um leãozinho, que parecia mesmo um gato amarelo... Tinha um mesinho quando veio cá para casa.
7 - Aqui entra um dos que não têm nome...
É um gato amarelo e branco. Foi a Sandra (Sioux) que mo entregou, a ele e ao mano dele. Eram para dar. O mano foi dado. Este foi apanhado pelo fungo já referido. 4 meses depois já não o quis dar. Continua sem nome. Nenhum lhe "assenta"...
8 - Freya - Gata branca de pêlo um pouco comprido. Tem mesmo ar de deusa nórdica. Quem sugeriu este nome foi a Gwenevere, no fórum dos gatos.
9 - Bruma - Gata preta, irmã da Freya. O nome também foi sugerido no fórum dos gatos, já não me lembro por quem. A Freya, a Bruma e uma mana igual à Freya foram deixadas para trás depois de alguém ter levado a mãe delas, uma linda gata branca que eu própria andava a "namorar há tempos", sem saber (ou borrifando-se para isso) que ela tinha filhotes. Tinham umas 4 semanas, se tanto, e eram autênticos sacos de pulgas. A outra mana foi dada. A Freya e a Bruma foram apanhadas pelo fungo, e 4 meses depois... blá blá blá...
10 - Camila - Gata branca, provavelmente da família da mãe da Freya e da Bruma, pois andavam no mesmo parque de estacionamento. Foi baptizada por uma funcionária da clínica veterinária, porque era preciso um nome para a ficha. Apanhei-a grávida. Teve os filhotes (3 gatinhos brancos), foi esterilizada, pus anúncio para a dar, mas só recebia telefonemas a perguntar se tinha pêlo comprido...

Acabei por ficar com ela.
11 - Elvis - Gato ruivíssimo, vinha já baptizado pela anterior dona, que não podia ficar com ele, porque engravidou e era perigoso para a criança, apesar de ser imune à toxoplasmose... Tinha ano e meio e chegou fulo da vida! Demorei mais de um mês para conseguir fazer-lhe festas sem ser arranhada... Agora, faço dele o que quero.
12 - Camões - Gato branco, apanhado à porta de minha casa. Pânico!!! Pensava que um dos meus tivesse caído da janela. Afinal, não. Era zarolhito. Já foi operado duas vezes para corrigir, mas continua a ter problemas. Deve ter de ser operado outra vez. Camões tem tudo a ver...
13 - Roxana - Gata tartaruga tricolor. Era para se chamar Morgana, mas já havia uma com esse nome no quintal dos meus pais. Mais uma que veio cá para casa ter os filhotes. Veio do mesmo parque de estacionamento da Camila.
14 - Outro sem nome... Vou-lhe chamando "Preto" porque... é preto. É um dos filhos da Roxana.
15 - Shanti - Acho que significa "paz" em hindu. É uma gata azul. Uma gata amarela cuja adopção eu estava a intermediar ia chamar-se assim. Afinal, as coisas correram mal, a pessoa acabou por desistir da gata, mas como gostei do nome, aproveitei-o para a minha gata.
Quanto a gatos, está o assunto arrumados.
Quanto a pássaros:
1- Igor - Baptizado por uma das minhas irmãs. Não é Igor Stravinsky, é Igor, o monsto do Frankenstein. Era selvagem, e se alguém se aproximasse da gaiola começava a "rosnar"... Já não está entre nós.
2 - Baretta - Catatua do avatar. Baretta era o nome de um detective de uma série que dava quando eu era miúda (há 500 séculos). Ele tinha uma catatua, cujo nome não recordo. Baretta é um nome muito popular para catatuas por causa dessa série. A minha já se foi.
3 - Methos - Aratinga. Esteve uns anos sem ser baptizado. Um dia, estava com ele "ao colo" e a pensar: "Que nome é que te hei-de dar?". Estava a dar a série "Os Imortais" na televisão. Methos era um dos imortais amigo do outro (como era o nome dele? :p). E Methos ficou.
4 - Houdini - Ave minorca, menor que uma caturra, aparentada com as aratingas. Mestre da fuga. Parece um rato a espremer-se entre as grades da gaiola. Os sustos que eu apanhei, no início!
5 - Veya - É uma variação de "velha", porque é a minha caturra mais velha, com uns 12 anos.
6 - Aussie - É uma caturra que criei à mão. "Aussie" significa "australiano", logo... E é uma menina, embora no álbum esteja como menino...
Os outros não têm nome, porque a imaginação não é muita.
Pronto, acho que não me esqueci de ninguém...
Desculpem a "longa" narrativa, mas são muitos, né?
Fiquem bem
Florinda Lopes
Parabéns a quem aguentou chegar até aqui!