Dar comidinha na rua

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

quinta out 09, 2008 9:53 pm

leonildecarvalho Escreveu:
nicasxi Escreveu: (...)Mas se o meu cão me fugisse , muito eu quereria que alguem chamasse o canil ....... agora se lhe fossem dando de comer......ele iria ficando por ali, nem quero pensar..... :cry:
Até compreendo aonde quer chegar... mas nem todos os canis eutanasiam sem os terem em sofrimento por vezes por longos períodos...!
Acha que num eventual caso (dum seu, p.e.) o canito era mais feliz, semanas a fio senão mesmo meses, a levar mangueiradas de água fria pela manhã, uma tigela com umas sopas pão ou ração a boiar em água até ao dia seguinte, por vezes já deteriorada... preso numa box com 50cm de corrente, a viver em cima da m**** que a pouca alimentação forma, morrendo, fisicamente e psicologicamente aos bocadinhos…?
Ou seria mais feliz, nem que pelo mesmo tempo que pudesse estar na lista de espera da morte do Canil..., até que alguém lhe deitasse a mão para mandá-lo eutanasiar num Vet, com alguma dignidade ou na melhor das hipóteses o adoptar; isto com alguém que diariamente o alimenta, o trata e acarinha, ou quiçá que até viesse a aparecer o dono?

É tudo muito lindo todo o blá, blá... mas o que vejo diariamente não é de todo o que muitos que conheço apregoam... porque nem alimentam nem lhes acabam com o "sofrimento". E, nem é pela eventual chamada telefónica que poderiam fazer... mas mais por uma coisa que se chama "consciência" :| São "duros" mas só na garganta.

Leo
Estou completamente de acordo com o seu post.
Na minha rua só apareceu um cão perdido até agora, que por acaso até foi entregue nesse próprio dia à noite à dona pois esta tinha publicado anúncio no encontra-me.org, mas até se descobrir claro que foi alimentado e teve sempre várias pessoas a olhar por ele.
Como já aqui foi referido em Inglaterra existe uma entidade chamada RSPCA mas em Portugal infelizmente não existe e o que nos resta são os canis municipais e a avaliar pelo que sei pelo menos de um deles, preferiria alimentar um cão do que entregá-lo a um destes canis.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta out 09, 2008 10:04 pm

Como já disse é só num cenário hipotético que o meu cão me poderia fugir ( quando ele me " fugir " não tenho como o ir resgatar :cry: ), mas preferia que quem o encontrasse chamasse o canil , porque era onde o iria primeiramente procurar.
Quanto aos outros, a minha " dureza" não é de garganta , seguramente.
Doi-me muito mais ver o que vejo. Tambem sei que um canil camarário não é nenhum destino bom. Mas ..... Ao menos há um fim anunciado para tanto sofrimento. Que na rua se pode prolongar muito mais....
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

sexta out 10, 2008 1:02 am

Também sou " defensora da tigela " e não só. Gostaria de poder trazer para casa todos os animais que se cruzam comigo e que necessitam, como tal não é possível, deito-me com a consciência muito mais tranquila, sabendo que aquele cão ou gato que encontrei tem a barriguinha cheia e teve algum carinho. Também fico muitas vezes com a carteira mais vazia, para além da alimentação, também os poder levar ao Veterinário e tentar a todo o custo salvá-los, deixando a eutanásia, só como último recurso.
Chamar o canil, para mim está fora de questão, aliás já tenho tentado livrar alguns de serem "caçados" para irem sofrer no corredor da morte enquanto esta não chega. Sei o que são os canis municipais, pelo menos os que estão mais próximos da minha area de residência. É difícil um cão sobreviver na rua, mas é muito pior o sofrimento a que fica sujeito no canil, onde o que têm para lhes matar a sede é muitas vezes água misturada com a própria urina.
Claro que o mundo perfeito não seria este, mas no País em que vivemos é o que é possível ou se é indiferente e se passa ao lado ou se faz alguma coisa mesmo que seja pouco.
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

sexta out 10, 2008 7:44 am

lagutrop Escreveu:Se os serviços camararios, em vez de andarem a apanhar os cães e gatos para os amontoarem e deixarem a sofrer vários dias até á morte, usassem os mesmos recursos para os esterilizar e devolver ao mesmo local, prestariam, na minha opinião um melhor serviço á comunidade e, os animais errantes diminuiriam drasticamente.
Exacto! Concordo plenamente.
Se uma colónia de gatos fosse esterilizada assim como uma matilha de cães vadios e devolvida ao "seu" espaço haveria, não digo a curto, mas talvez a médio-longo prazo uma queda no número de animais assilvestrados e vadios.
Agora, estar a alimentar, por exemplo, uma colónia de gatos e não lhe prestar cuidados de saúde nem proceder a esterilizações para evitar que o número de animais aumente exponencialmente, assim como as doenças, incluindo as zoonoses, é, na minha opinião, duma falta de responsabilidade e consciência avassaladora. :roll:
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

sexta out 10, 2008 8:10 am

nao me sinto minimamente nem maximamente irresponsavel por dar comida a um animal com fome.
lilin
Membro Veterano
Registado: quarta dez 13, 2006 9:30 am

sexta out 10, 2008 8:12 am

Cada um faz o que pode...

E preferivel dar comidinha a um animal com fome, do que passar por ele e ignora-lo.
<p>Ainda ha caes felizes... :)</p>
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

sexta out 10, 2008 8:26 am

acho piada ao termo "brincar á caridade", ainda gostava de saber como se brinca assim, porque sinceramente sempre que alimento um animal de rua não sinto prazer nenhum, antes pelo contrario sinto tristeza e preocupação.
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

sexta out 10, 2008 10:50 am

Os canis municipais quando foram pensados/criados foram-nos para uma realidade completamente diferente da actual!
Foram criados para uma realidade em que a, no meu tempo chamada de carrocinha, quando regressava da sua ronda nocturna, trazia 1 ou outro animal errante…
Hoje isso não é assim. Os canis municipais parecem repartições de finanças tal o movimento diário que se verifica, com a constante entrada de animais errantes/abandonados… E se as Associações ainda podem recusar recebê-los, já os Canis não o podem fazer…
Por muito que se aumentasse a capacidade/condições destes, estas depressa entrariam novamente em ruptura…
A nossa mentalidade é que em vez de ter evoluído, retrocedeu e muito! O animal, neste momento, seguramente para a esmagadora maioria dos portugueses não é mais do que um “bem” descartável!
Porque ladra;
Porque faz asneiras;
Porque larga pêlo;
Porque é preciso passear;
Porque custa dinheiro;
Porque quero ir de férias;
Porque vou mudar de casa;
Porque estou farto;
Porque não consegui vender;
Porque é amarelo, azul, às bolinhas…;
Porque, porque, porque… ás vezes apenas porque… sim!

Eu alimento!
Se se mantiverem por ali ao 2º/3º dia… assumo a responsabilidade total pelo meu acto: abro os portões de casa (no caso de cães) ou a porta do anexo (com 3 assoalhadas…) que, felizmente tenho ao fundo do jardim (no caso de gatos). (PS: Deixo sempre uma janela aberta desse anexo, caso não tenha lá nenhum gatito, para que algum “errante” possa dormir ao abrigo do frio ou da chuva. De manhã, antes de sair pó trabalho, vou lá fecho a janela e vejo se está lá algum. Se estiver… “já foi”… daqui não sais a não ser pró vet! E depois… Passo a ser FAT e … “vou à luta” para tentar arranjar Donos para eles… Já o fiz “n” vezes e dos meus 4 gatos e 2 cães, só 2 dos gatos é que de FAT passei a Dono… Todos os outros fui eu buscá-los a Associações.
Tenho sorte de poder, tenho a sorte de viver numa casa com estas condições e acima de tudo tenho a sorte de ter vizinhos que têm uma mentalidade evoluída e fazerem o mesmo!
Mais não posso, ou não sei, fazer… Quanto à questão da “caridadezinha”… eu, se estivesse com fome, agradeceria do fundo do coração a quem me desse alguma coisa! Fosse porque motivo fosse, o certo é que eu tinha fome e alguém me alimentou!
lilin
Membro Veterano
Registado: quarta dez 13, 2006 9:30 am

sexta out 10, 2008 10:58 am

SiameseMaria Escreveu:Quanto à questão da “caridadezinha”… eu, se estivesse com fome, agradeceria do fundo do coração a quem me desse alguma coisa! Fosse porque motivo fosse, o certo é que eu tinha fome e alguém me alimentou!
Nem mais!
<p>Ainda ha caes felizes... :)</p>
nicasxi
Membro Veterano

sexta out 10, 2008 1:25 pm

SiameseMaria Escreveu:Quanto à questão da “caridadezinha”… eu, se estivesse com fome, agradeceria do fundo do coração a quem me desse alguma coisa! Fosse porque motivo fosse, o certo é que eu tinha fome e alguém me alimentou!
Nem vou entrar por aqui. Este é um terreno muito minado. Deixo só o áparte que seria muito mais facilmente o seu cão ou gato alimentado que você: Infelizmente ....
Quantas vezes vezes não estão mendigos , sem abrigo , velhos ou crianças de mão estendida à caridade e passamos ao largo? As autoridades que façam o que lhes compete, não é?
O cão ou gato ao ser alimentado por nós acalma o nosso sentido de " solidariede"? Eu digo, e perdoem-me , fico com a consciência muito mais pesada quando me cruzo com um ser humano em más condições e não fizer nada do que se vir um cão em notório estado de abandono e chamar o canil para o vir recolher.Ao chamar o canil estou a fazer alguma coisa, pode ser um corredor da morte , pode ter que esperar pelo fim tão ansiado, mas pelo menos aos trambolhões na rua não anda.
Enquanto que um ser humano......mas isto são quinhentos muito complicados.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta out 10, 2008 1:53 pm

nicasxi Escreveu:
Nem vou entrar por aqui. Este é um terreno muito minado. Deixo só o áparte que seria muito mais facilmente o seu cão ou gato alimentado que você: Infelizmente ....
Quantas vezes vezes não estão mendigos , sem abrigo , velhos ou crianças de mão estendida à caridade e passamos ao largo? As autoridades que façam o que lhes compete, não é?
O cão ou gato ao ser alimentado por nós acalma o nosso sentido de " solidariede"? Eu digo, e perdoem-me , fico com a consciência muito mais pesada quando me cruzo com um ser humano em más condições e não fizer nada do que se vir um cão em notório estado de abandono e chamar o canil para o vir recolher.Ao chamar o canil estou a fazer alguma coisa, pode ser um corredor da morte , pode ter que esperar pelo fim tão ansiado, mas pelo menos aos trambolhões na rua não anda.
Enquanto que um ser humano......mas isto são quinhentos muito complicados.
Então mas quem ajuda animais tambem custa ajudar pessoas.
OU não?
Serei só eu?

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta out 10, 2008 1:53 pm

Repetido
Última edição por lagutrop em sexta out 10, 2008 2:02 pm, editado 1 vez no total.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

sexta out 10, 2008 2:01 pm

Oh nicaxi, desculpe lá... mas que comparação tão triste!

Eu vejo muita miséria nas ruas das cidades, em que sim, por voltas e reviravoltas muitas pessoas se vêm presas à mendicidade, mas quantas mendigam por opção??? Quantas recebem o rendimento social ou o subsidio de desemprego porque têm direito a x meses e porque trabalhar faz mal às costas???? Nunca vi um animal deambular esquelético por opção...

Agora comparar dar comida a uma animal a dar uma 'esmola' (odeio esta palavra)? Não é sequer possivel...

E ao contrário do que alguns pensam eu não considero caridadezinha... porquê este sentido pejurativo de alimentar os animais??? Fui eu que os deixei nascer?? Fui eu que os coloquei na rua??

É verdade que muitas pessoas alimentam exclusivamente os animais, fomentando a sua reprodução, mas não vamos generalizar...
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
Caisi
Membro Veterano
Registado: segunda set 17, 2007 10:18 am

sexta out 10, 2008 2:38 pm

Boa tarde,

depois de lêr as páginas deste post, também eu não posso deixar de contribuir com a minha opinião!

Na rua onde eu vivo também existem animais, particularmente cães, errantes, mas felizmente ou infelizmente por pouco tempo, isto porque depressa apanham doenças e "misteriosamente" como aparecem, desaparecem. Isto é o que dá viver com um bairro social (imposto pela Câmara depois de ter adquirido a casa :| ) em frente ao meu lote.

Existe de facto um problema mais sério não perto da minha casa... uma matilha de cães de porte grande vivem, dormem e são alimentados por proprietários de alguns estabelecimentos de restauração, mesmo no jardim de uma rotunda que serve a avenida com mais trânsito da minha cidade. Para mim é um desespero cada vez que lá passo: 1º estou mesmo "à espera" que algum deles seja atropelado mesmo à minha frente :? ; 2º existem várias queixas de utentes que por ali passam que são confrontados com ataques deles :( ; 3º foi uma tristeza ver a única cadela que por lá andava (entretanto desaparecida "misteriosamente") ser coberta por todos (e mais que houvessem).

Eu própria servindo-me do meu trabalho já pedi aos serviços competentes para os irem buscar, mas até agora.... :? A desculpa é que cães de porte grande não recolhem porque não há funcionários preparados para isso (a não ser que os adormeçam 1º).

Neste caso concreto defendo mesmo que estes pobres (que em nada estão magritos) têm mesmo que ir para um canil, que por sinal não é municipal.

Quanto a uma das questões apresentadas por um dos foristas, que preferia que o seu animal fosse entregue num canil... eu não posso deixar de concordar! E Porquê? Se fosse para um canil de certo não estaria lá muito tempo pois para além de ser um dos principais locais onde eu iria, ele está chipado e registado com os meus dados pessoais actualizados. Preferia isto a, como já me aconteceu, nunca mais saber do meu animal!

Enfim mas isto é só a minha opinião e vale pelo que vale!
"Aqui repousam os restos de uma criatura que foi bela sem vaidade, forte sem insol&ecirc;ncia, corajosa sem ferocidade e teve todas as virtudes do homem mas nenhum dos seus defeitos" (desconhecido) in Dicion&aacute;rio de cita&ccedil;&otilde;es
nicasxi
Membro Veterano

sexta out 10, 2008 2:43 pm

Comparação triste porquê?
Mesmo a comparação não tendo saido de mim ( não fui eu que disse que se estivesse com fome tambem gostaria que me alimentassem) não a acho assim tão triste.
Então a Tarasofia acha que os velhos que são abandonados pela familia são mendigos por opção? As crianças ... são por opção?
É muito mais facil e menos trabalhoso acolher e fazer umas festinhas a um cão que anda na rua que socorrer um ser humano, sim. E quando pomos a tigelinha e o cartanito debaixo de uma varanda ficamos muito mais descansados com a sensação de dever cumprido. Mas o velho que está na rua paralela com a nossa a dormir enrolado em trapos, isso a nós não nos diz nada , porque provavelmente estará lá por opção. Se tem fome ou sede , precisa de um banho ou ir ao médico, isso já não nos diz respeito.....
É uma comparação triste sabe porquê? Porque é uma realidade que incomoda, que vemos e não temos coragem de assumir.....
É muito menos comprometedor auxiliar um animal que um ser humano. E o nosso egoismo a mais não deixa.
Responder

Voltar para “Cães”