Leishmaniose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
amsnake
Membro Veterano
Registado: domingo abr 01, 2007 6:30 pm

quinta nov 06, 2008 10:49 pm

Ola, ha alguns anos atras andei imensamente preocupado com o facto da zona em que na altura vivia fosse propicia a que os meus caes estivessem sujeitos a contrairem a Leishmaniose. Na altura pesquisei na net pra ver se havia alguma vacina isto à cerca de 8 anos atras... Hoje ao ver este topico, voltei a pesquisar e encontrei algo... a si nao lhe serve de muito consolo mas pelo que li e se bem entendi, é possivel através de um ciclo de vacinação imunizar os caes à picada do insecto...
http://www.leishmune.com.br/download/pr ... inacao.pdf
corrijam me se estiver equivocado..
amsnake
Membro Veterano
Registado: domingo abr 01, 2007 6:30 pm

quinta nov 06, 2008 10:51 pm

A Fort Dodge Saúde Animal acaba de lançar no Brasil a Leishmune, primeira vacina do mundo contra a Leshmaniose Visceral Canina. A vacina está sendo comercializada, de maneira controlada, a médicos veterinários de áreas endêmicas do país.

A Fort Dodge é líder mundial no desenvolvimento e fabricação de vacinas, sendo a quinta maior fabricante de produtos de saúde animal do mundo. A empresa é a divisão veterinária do grupo farmacêutico de atuação mundial Wyeth, um dos maiores laboratórios do gênero no mundo.

Desenvolvida no Brasil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com a Fort Dodge, a Leishmune oferece entre 92% e 95% de proteção aos cães vacinados, segundo os estudos a campo realizados. Desde junho de 2003 a Fort Dodge detém autorização do Ministério da Agricultura para produzir e comercializar a vacina.

A Leishmune é resultado de 24 anos de pesquisas desenvolvidas pela professora doutora Clarisa Palatnik de Souza e sua equipe do Instituto de Microbiologia da URFJ. A partir de 1999 a Fort Dodge passou a cooperar com a universidade na realização de estudos sobre a vacina e no desenvolvimento das técnicas para sua produção em escala industrial.

Trata-se de uma vacina de subunidade, ou seja, é obtida de uma glicoproteína existente na membrana do protozoário (leishmânia) capaz de estimular a produção de anticorpos. Por isso, a Leishmune é uma vacina altamente purificada, que exige meios de cultura específicos e cuja produção é bastante complexa.

A vacina é de uso exclusivo dos médicos veterinários e deve ser aplicada em cães soronegativos (testes sorológicos negativos para a doença) e assintomáticos a partir dos quatro meses de idade. Devem ser administradas três doses com intervalos de 21 dias entre elas. É recomendada a vacinação anual dos animais.

A leishmaniose é transmitida para o cão pela picada de um mosquito do tipo flebotomíneo (mosquito palha, birigüi ou cangalhinha), infectado com o protozoário. Após a picada, o protozoário atinge a circulação sangüínea do cão e invade suas células, iniciando a replicação. Com a leishmânia em sua corrente sangüínea e pele, o cão se torna fonte de infecção para os mosquitos, que, por sua vez, podem contaminar outros cães, causando a Leishmaniose Visceral Canina, e seres humanos, causando a Leishmaniose Visceral Humana.

http://www.leishmune.com.br/
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

quinta nov 13, 2008 1:27 pm

olá boa tarde
fiquei a saber que a minha nayana o meu docinho não tem Leishmaniose.

tem uma infeção nos ganglios hoje vou saber qual o tratamento pois axo que tem um linfoma????,
foi me dito por telefone. logo vou a vet para saber mais promenores .
sobre o resultado das analises,
ela tem estado bem aparentemente,

espero que não seja nada de grave. e que tudo se resolva apenas com antibioticos.
cump
Última edição por xenita em quarta nov 19, 2008 2:00 pm, editado 1 vez no total.
Margui
Registado: segunda jul 18, 2005 11:28 pm

quinta nov 13, 2008 5:23 pm

Olá...espero que ainda possa ajudar no tópico que colocou...
Eu tenho um pastor alemão a quem, em Junho deste ano foi diagnosticada esta doença, por análise ao sangue, sendo que já estava com a creatinina elevada(24, sendo que o máximo admissível é de 18...), com queda de pelo, diarreia, chagas nas patas, feridas nas mucosas e orelhas e paerdeu 17 quilos...tudo num mês...todos os veterinários pensavam ser :viroses/dermatites e outras coisas; só a veterinária dele é que não o viu pois estava de férias. Quando regressou e olhou para ele( já era preciso pegar nele ao colo, o que não´era tarefa fácil pois mesmo magro pesava 35 kilos,aconselhou de imediato o Zyloric para ajudar a repor o sistema imunitário e disse-nos que o melhor seria dar-lhe o Milteforan, só que seria muito caro, pois é dado consoante o peso do cão e ele mesmo assim era pasadito... Fomos-lhe dando o referido medicamento e ele ficou logo um bocado melhor. Sem chegarmos a acordo cá em casa quanto ao tratamento verdadeiramente, eu pedi à vet que o mandasse vir(já tinha tentado arranjar directo da Virbac Espanha e em alguns armazéns e farmácias destes artigos, mas eram mais caros- a amiga patanisca123 ainda me deu uma mãozinha nesta pesquisa, foi fantástica!) o que me custou 250...€pois tive que usar 2 embalagens de 60 ml...ABENÇOADOS! Comecei o tratamento no dia 1 de Julho e terminei a 28...são estes os dias do tratamento; foi muito difícil pois o cachorro não comia e eu tinha que lhe meter na boca dietinhas como se de um bebé se tratasse, o medicamento é uma espécie de quimioterapia que mata o vírus..requer mesmo cuidados especiais no manuseamento. Passados 10 dias de tratamento já comia, mas eu dei-lhe sempre o remédio na boca. Agora? Bem, acho que até nunca esteve como agora...Lindo! Recuperou totalmente e, até ver considerado curado.
Por isso, se puder, faça o tratamento ao seu cão. Se não arranjar o medicamento, diga que eu dou-lhe o contacto da minha vet e ela arranja-o com certeza.
Espero que consiga ajudar o seu cachorro...
Umm abraço
Guida
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta nov 13, 2008 5:35 pm

xenita Escreveu:olá boa tarde
fiquei a saber que a minha nayana o meu docinho não tem Leishmaniose.

tem uma infeção nos ganglios hoje vou saber qual o tratamento pois axo que tem um genoma????,
foi me dito por telefone. logo vou a vet para saber mais promenores .
sobre o resultado das analises,
ela tem estado bem aparentemente,

espero que não seja nada de grave. e que tudo se resolva apenas com antibioticos.
cump
Genoma?... Depois conte coisas :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta nov 13, 2008 8:12 pm

Genoma tem de certeza absoluta... :D

A Xenita quer dizer outra coisa qualquer... será linfoma?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

quinta nov 13, 2008 8:25 pm

Margui, sabe que a importação paralela de medicamentos sem autorização do Infarmed é crime punível por lei ?
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
lilin
Membro Veterano
Registado: quarta dez 13, 2006 9:30 am

quinta nov 13, 2008 8:32 pm

amsnake Escreveu:A Fort Dodge Saúde Animal acaba de lançar no Brasil a Leishmune, primeira vacina do mundo contra a Leshmaniose Visceral Canina. A vacina está sendo comercializada, de maneira controlada, a médicos veterinários de áreas endêmicas do país.

A Fort Dodge é líder mundial no desenvolvimento e fabricação de vacinas, sendo a quinta maior fabricante de produtos de saúde animal do mundo. A empresa é a divisão veterinária do grupo farmacêutico de atuação mundial Wyeth, um dos maiores laboratórios do gênero no mundo.

Desenvolvida no Brasil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com a Fort Dodge, a Leishmune oferece entre 92% e 95% de proteção aos cães vacinados, segundo os estudos a campo realizados. Desde junho de 2003 a Fort Dodge detém autorização do Ministério da Agricultura para produzir e comercializar a vacina.

A Leishmune é resultado de 24 anos de pesquisas desenvolvidas pela professora doutora Clarisa Palatnik de Souza e sua equipe do Instituto de Microbiologia da URFJ. A partir de 1999 a Fort Dodge passou a cooperar com a universidade na realização de estudos sobre a vacina e no desenvolvimento das técnicas para sua produção em escala industrial.

Trata-se de uma vacina de subunidade, ou seja, é obtida de uma glicoproteína existente na membrana do protozoário (leishmânia) capaz de estimular a produção de anticorpos. Por isso, a Leishmune é uma vacina altamente purificada, que exige meios de cultura específicos e cuja produção é bastante complexa.

A vacina é de uso exclusivo dos médicos veterinários e deve ser aplicada em cães soronegativos (testes sorológicos negativos para a doença) e assintomáticos a partir dos quatro meses de idade. Devem ser administradas três doses com intervalos de 21 dias entre elas. É recomendada a vacinação anual dos animais.

A leishmaniose é transmitida para o cão pela picada de um mosquito do tipo flebotomíneo (mosquito palha, birigüi ou cangalhinha), infectado com o protozoário. Após a picada, o protozoário atinge a circulação sangüínea do cão e invade suas células, iniciando a replicação. Com a leishmânia em sua corrente sangüínea e pele, o cão se torna fonte de infecção para os mosquitos, que, por sua vez, podem contaminar outros cães, causando a Leishmaniose Visceral Canina, e seres humanos, causando a Leishmaniose Visceral Humana.

http://www.leishmune.com.br/
A ideia que tenho e que mesmo que haja uma vacina no Brasil ela não e eficaz na Europa, porque o elemento infectante é diferente.
<p>Ainda ha caes felizes... :)</p>
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

quinta nov 13, 2008 8:37 pm

Boas. Se repararem em n tópico já foi dito que as estirpes são diferentes e que a vacina desenvolvida em Campinas é ineficaz na europa.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

domingo nov 16, 2008 8:33 am

olá

bem escrevo tudo errado SIM é linfoma.mais uma vez obrigado.

foi o resultado da analise que fez aos ganglios.

está a tomar antiinflamatório com cortizona..

dia 25 vai novamente a vet para fazer novas analises.

estou com esperança que não seja nada de grave.

desculpem as minhas asneiras ta :lol: :lol:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo nov 16, 2008 1:40 pm

Um linfoma não é nada bom... só cortisona? Não vai fazer quimio?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Joanaxf
Membro Júnior
Registado: terça jan 06, 2009 9:18 pm

terça jan 06, 2009 9:30 pm

Margui Escreveu:Olá...espero que ainda possa ajudar no tópico que colocou...
Eu tenho um pastor alemão a quem, em Junho deste ano foi diagnosticada esta doença, por análise ao sangue, sendo que já estava com a creatinina elevada(24, sendo que o máximo admissível é de 18...), com queda de pelo, diarreia, chagas nas patas, feridas nas mucosas e orelhas e paerdeu 17 quilos...tudo num mês...todos os veterinários pensavam ser :viroses/dermatites e outras coisas; só a veterinária dele é que não o viu pois estava de férias. Quando regressou e olhou para ele( já era preciso pegar nele ao colo, o que não´era tarefa fácil pois mesmo magro pesava 35 kilos,aconselhou de imediato o Zyloric para ajudar a repor o sistema imunitário e disse-nos que o melhor seria dar-lhe o Milteforan, só que seria muito caro, pois é dado consoante o peso do cão e ele mesmo assim era pasadito... Fomos-lhe dando o referido medicamento e ele ficou logo um bocado melhor. Sem chegarmos a acordo cá em casa quanto ao tratamento verdadeiramente, eu pedi à vet que o mandasse vir(já tinha tentado arranjar directo da Virbac Espanha e em alguns armazéns e farmácias destes artigos, mas eram mais caros- a amiga patanisca123 ainda me deu uma mãozinha nesta pesquisa, foi fantástica!) o que me custou 250...€pois tive que usar 2 embalagens de 60 ml...ABENÇOADOS! Comecei o tratamento no dia 1 de Julho e terminei a 28...são estes os dias do tratamento; foi muito difícil pois o cachorro não comia e eu tinha que lhe meter na boca dietinhas como se de um bebé se tratasse, o medicamento é uma espécie de quimioterapia que mata o vírus..requer mesmo cuidados especiais no manuseamento. Passados 10 dias de tratamento já comia, mas eu dei-lhe sempre o remédio na boca. Agora? Bem, acho que até nunca esteve como agora...Lindo! Recuperou totalmente e, até ver considerado curado.
Por isso, se puder, faça o tratamento ao seu cão. Se não arranjar o medicamento, diga que eu dou-lhe o contacto da minha vet e ela arranja-o com certeza.
Espero que consiga ajudar o seu cachorro...
Umm abraço

Guida

Olá boa noite
Este é o meu primeiro post neste fórum. Hoje infelizmente foi diagnosticado leishmaniose à minha querida cadela.
Já tenho conhecimento do medicamento Milteforan, mas gostava de saber como é utilizado. Trata-se de um único tratamento de 28 dias? Não há repetições depois? Que análises é que fizeram depois do tratamento, análises ao sangue ou o teste rápido novamente? O seu cão ficou curado ou apenas não tem sintomas? Já teve novamente recaidas?
Desde já muito obrigada pela ajuda
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta jan 07, 2009 8:38 am

Joanaxf Escreveu:Olá boa noite
Este é o meu primeiro post neste fórum. Hoje infelizmente foi diagnosticado leishmaniose à minha querida cadela.
Já tenho conhecimento do medicamento Milteforan, mas gostava de saber como é utilizado. Trata-se de um único tratamento de 28 dias? Não há repetições depois? Que análises é que fizeram depois do tratamento, análises ao sangue ou o teste rápido novamente? O seu cão ficou curado ou apenas não tem sintomas? Já teve novamente recaidas?
Desde já muito obrigada pela ajuda
É de supor que o diagnóstico foi feito por um veterinário (?)
É que as questões que coloca aqui devem ser feitas EXCLUSIVAMENTE ao mesmo, e não aqui no fórum.
Se o diagnóstico não foi feito por um veterinário, o único conselho que lhe dou é o de marcar já uma consulta urgente a um veterinário.
A leishmaniose é uma doença grave e deve ser tratada por um técnico.
Não perca tempo.
Boa sorte
JuliaCosta
Registado: sexta set 14, 2007 5:57 pm

sexta jan 16, 2009 4:00 pm

A doença não tem cura, mas só tomando o alopurinol não se safa... Tem de tomar um dos que foram regeridos: ou as injecçoes de glucantime ou o liquido oral Milteforan. Há quem dê os 2 ao mesmo tempo.
Sãoos únicos que matam o parasita. O aloputinol só ajuda na função renal. Mas não é específico.
Os 2 específicos são muito caros! Mas tem de ser senão o parasita propaga-se. E há um decreto de lei que quem não tratar tem de eutanasiar ( é uma questão de saude pública ( crianças, HIV positicos, transplantados etc morrem!!).
Dar apenas o alopurinol não é tratar.

Peço desculpa pela frontalidade mas tem de estar bem informado...
As melhoras
patanisca123
Membro Veterano
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

sábado jan 17, 2009 9:44 am

JuliaCosta Escreveu:A doença não tem cura, mas só tomando o alopurinol não se safa... Tem de tomar um dos que foram regeridos: ou as injecçoes de glucantime ou o liquido oral Milteforan. Há quem dê os 2 ao mesmo tempo.
Sãoos únicos que matam o parasita. O aloputinol só ajuda na função renal. Mas não é específico.
Os 2 específicos são muito caros! Mas tem de ser senão o parasita propaga-se. E há um decreto de lei que quem não tratar tem de eutanasiar ( é uma questão de saude pública ( crianças, HIV positicos, transplantados etc morrem!!).
Dar apenas o alopurinol não é tratar.

Peço desculpa pela frontalidade mas tem de estar bem informado...
As melhoras
Glugantime e miltoforan ao mesmo tempo?!
Conheço alguns casos que tratados logo no inicio com miltoforan ,ficaram curados e com análises negativas.
Tratados por um vet que esteja actualizado e bem conhecedor da doença,não dá só miltoforan. mas sim antibiótioco, vitamaninas e protector para o fígado. Como já referi conheço alguns casos de sucesso a 100%. Depois é só neessário fazer análises no Outono e Primavera (teste Elisa).
Sobre esta doença, e embora não seja vet, estou devidamente informada acerca do tratatmento.
Responder

Voltar para “Cães”