"Criador de Rottweilers"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quarta mai 21, 2003 10:21 am

A Bianca demonstra, de facto, uma capacidade de aprendizagem enorme o que corrobora uma das características desta raça. Mas demonstra, igualmente, uma teimosia e personalidade forte que me faz pensar que, realmente, nem tudo o que se diz dos Retriever do Labrador é verdade.

O PauloC bem que me avisou! :lol:

Mas o que é facto é que se nota a capacidade dela para identificar cheiros e fuçá-los até conseguir descobrir o que são e de onde vêm. Tem a ver com as suas características de trabalho. É muito atenta e curiosa. Alerta, sempre. Muito dada a todo o tipo de pessoas e animais, sem qualquer medo e/ou violência. É cachorra e, se fôr bem ensinada, será uma cadela muito sociável e bem educada. Mas, lá está, os donos têm que fazer a sua parte.

Claro que, hoje em dia, é um pouco inconsciente e eu tenho, por arrasto, que manter a trela curta, não vá ela derrubar uma criança na brincadeira ou despoletar inimizades em cães adultos que não estão para aturar cachorros eléctricos. Nós, donos, temos a responsabilidade e eu nunca a levarei sem trela para locais povoados, como nunca levaria outro qualquer cão de outra qualquer raça. Porque acredito no espaço de cada um e respeito-o, acima de tudo.

O problema maior, AnaS e Aisd, é a mentalidade dos donos, daqueles que não querem ser responsabilizados mas que são irresponsáveis, pensando que o cão tem o discernimento de saber o mal e o bem, sem que tal nunca lhes tenha sido ensinado e pensando que as outras pessoas terão de se resignar e calar perante uma invasão do seu espaço, pois usam a velha máxima de que o espaço público é de todos... E depois, quem paga por estes donos, somos nós, os donos conscientes.
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta mai 21, 2003 10:34 am

PauloC Escreveu: Claro que até há quem ofereça cães, e não quer dizer que não haja quem os ofereça sendo bons ( cada um faz o que quer, seja por gosto ou por necessidade), mas esses são tão raros :roll:
Por acaso a Shiva foi-me oferecida por um amigo. Conheço bem a mãe e o pai da Shiva e sei que a ninhada foi muito bem criada. Ele vendeu os cachorros (não sei a que preço, mas nada barato certamente), e decidiu dar-me a Shiva porque somos muito amigos, porque sabe que eu adoro esta raça...

Bjosss
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
AnaS
Membro Veterano
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Contacto:

quarta mai 21, 2003 10:48 am

monikestarr Escreveu: O problema maior, AnaS e Aisd, é a mentalidade dos donos, daqueles que não querem ser responsabilizados mas que são irresponsáveis, pensando que o cão tem o discernimento de saber o mal e o bem, sem que tal nunca lhes tenha sido ensinado e pensando que as outras pessoas terão de se resignar e calar perante uma invasão do seu espaço, pois usam a velha máxima de que o espaço público é de todos... E depois, quem paga por estes donos, somos nós, os donos conscientes.
Ora nem mais! :lol: :lol: :lol: ;) ;) ;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta mai 21, 2003 1:22 pm

Então, Monika, já inscreveu a sua cadela numa escola de treino ?

Desculpe eu estranhar.

A Zorra não é assim tão teimosa.E, quando é, leva.
Neste momento já não vai ter com as pessoas na praia (já aprendeu que eu não gosto), passa ao lado !
Ainda continua a ir atrás das bolinhas muitas vezes, mas vai deixar de o fazer !
Ai, vai, vai !
Já não pula para cima de ninguém e senta-se à minha ordem, esteja a fazer seja o que fôr.
Ainda sofre de "surdez" ás minhas ordens, de vez em quando, mas vêm melhorando a olhos vistos.
Acho que os conselhos do meu cunhado têm funcionado !

Não se pode ter um cão mais fácil de ensinar.
Desculpe lá, mas no seu caso a Bianca ainda é muito cachorra...

A Zorra, á medida que cresce fica mais atenta às nossas vontades.
Porque tenho muitos vizinhos com cães, vejo com os meus olhos as dificuldades deles.
Pe, a Dilí uma pastora alemã com a idade da Zorra, anda na escola de treino.
Diz a dona que na escola é impecável mas que chega cá fora e esquece tudo ! De facto continua a mesma doidona de sempre ... e surda que nem uma porta às ordens da dona (pelo menos enquanto está a brincar com a Zorra).

Um outro (cujo nome não me lembro) têm um dob (que sempre andou na escola de treino de Talaíde) e que foge sistemáticamente para a estrada sempre que pode assistindo nós ao espectáculo do dono aos gritos atrás dele.

Ana,

o lab é o cão mais vendido nos US (de longe).
Portanto não admira que tenha valores altos em mordidelas e abandonos.
Sabe tão bem como eu que não é o morder que conta, é o porque mordeu !

Ainda por cima os cães da moda como sabe são sujeitos a cruzamentos e criações de ocasião que distorcem as qualidades espectáveis nos cães.

A Zorra foi mordida (a única vez que tal aconteceu) por um "labrador" (diziam as donas) que, olhando para a cauda fininha, seria quando muito um cruzado de labrador.

Já vi uma senhora chamar labrador a um pit de orelhas inteiras !
O dono riu-se.
Claro que cada cão (seja qual fôr a raça) têm a sua própria personalidade.

O que acontece é que acho errado isolar os cães (via trela, via jaula ou de qualquer outra maneira).Acho que a educação dos cães deve ser para viverem o dia-a-dia no mundo humano onde se movem.
Atenção que não estou a defender que andem soltos, à vontade.
Mas que se habituem a estar entre pessoas (sem lhes pular para cima, nem empurrar, nem rosnar, nem nada) e entre outros animais.

É chato para mim.
Deixo-a solta em algumas situações e não tenho descanso.
Quer ela se esteja a portar bem quer não, tenho de estar em "cima dela", a controlar, a vigiar, pronta a correr e a prendê-la e a dar-lhe umas palmadas, se fôr preciso.

Mas se não fôr assim ela nunca mais vai ser a cadela civilizada que eu quero que seja.
monikestarr
Membro Veterano

quarta mai 21, 2003 1:44 pm

aisd Escreveu: Então, Monika, já inscreveu a sua cadela numa escola de treino ?

Desculpe eu estranhar.

A Zorra não é assim tão teimosa.E, quando é, leva.
Neste momento já não vai ter com as pessoas na praia (já aprendeu que eu não gosto), passa ao lado !
Ainda continua a ir atrás das bolinhas muitas vezes, mas vai deixar de o fazer !
Ai, vai, vai !
Já não pula para cima de ninguém e senta-se à minha ordem, esteja a fazer seja o que fôr.
Ainda sofre de "surdez" ás minhas ordens, de vez em quando, mas vêm melhorando a olhos vistos.
Acho que os conselhos do meu cunhado têm funcionado !

Não se pode ter um cão mais fácil de ensinar.
Desculpe lá, mas no seu caso a Bianca ainda é muito cachorra...

A Zorra, á medida que cresce fica mais atenta às nossas vontades.
Porque tenho muitos vizinhos com cães, vejo com os meus olhos as dificuldades deles.
Pe, a Dilí uma pastora alemã com a idade da Zorra, anda na escola de treino.
Diz a dona que na escola é impecável mas que chega cá fora e esquece tudo ! De facto continua a mesma doidona de sempre ... e surda que nem uma porta às ordens da dona (pelo menos enquanto está a brincar com a Zorra).

Um outro (cujo nome não me lembro) têm um dob (que sempre andou na escola de treino de Talaíde) e que foge sistemáticamente para a estrada sempre que pode assistindo nós ao espectáculo do dono aos gritos atrás dele.

Aisd,

Não me percebeu. Quando digo que a Bianca tem personalidade, não estou a dizer que nunca me obedeça e que seja mais teimosa que eu. ;)

Nunca tive receio de lhe dizer um bom não nem de lhe dar uma boa palmada quando mereceu, daí que, hoje em dia, já não seja quase preciso.

A Bianca tem 3 meses e pouco. Já percebe e obedece a n palavras de comando. Não é uma cadela que precise de escola de treino, por enquanto. Eu e o André temos tido um bom desempenho. Ela obedece a senta, quieta, para o chão, calma, junto (com trela), aqui (sem trela), não (hehehe), o que é isto? (hehehe) e para a caminha. Obedece e percebe que está a fazer mal. Se dissermos larga quando ela apanha algo do chão ela larga o que apanhou. Se dissermos com calma quando ela está a cumprimentar (a saltar para cima e tentar lamber e morder) alguém, ela acalma e senta-se. Se dissermos não morde ou pusermos a mão em riste (pois já não é, muitas das vezes, preciso dar a palmada) ela pára e fecha a boca. Se digo para aí não ela percebe que não pode ir para lá e volta para ao pé de mim. Se digo quando dou as ordens e ela se finge de surda obedece depois mais rapidamente.
Como vê, quando digo que ela tem uma forte personalidade e teimosia quanto baste quero apenas dizer que não é o cão passivo como o fazem crer. Quando está mais excitada ou num dia não, não me liga tanto quando dou as ordens e tenho que ser mais firme e, por vezes, desistir e dar um puxão na trela. Então quando vai na rua, excitada com tudo, é muito difícil fazê-la obedecer à primeira a certos comandos.

Atenção, que ela só sai à rua regularmente há meio mês. Tem sido uma cadela fantástica de ensinar. Mas não é um mono, é reguila e senhora de si. :lol:
aisd Escreveu:Deixo-a solta em algumas situações e não tenho descanso.
Quer ela se esteja a portar bem quer não, tenho de estar em "cima dela", a controlar, a vigiar, pronta a correr e a prendê-la e a dar-lhe umas palmadas, se fôr preciso.

Mas se não fôr assim ela nunca mais vai ser a cadela civilizada que eu quero que seja.

Mas acho, e discordo consigo aqui, que os cães aprendem a viver em sociedade e na rua mesmo com a trela. Aliás, aprendem-no sim é com a trela, a meu ver. E, depois, então, experimentar-se-ia sem ela, quando eles já estivessem, como a Aisd diz, "civilizados".

A Bianca tem aprendido a não saltar para as pernas das pessoas (ainda o faz, mas menos) com a trela posta. A trela não influi em nada nestes treino e lições. A meu ver, claro. :roll:
quino
Membro Veterano
Registado: segunda out 28, 2002 11:53 am
Contacto:

quarta mai 21, 2003 2:07 pm

Acho piada á facilidade com que se esquecem os tópicos e os assuntos relacionados.

Tenho de deixar de ver só os que me chamam á atenção....nunca se sabe o que está a ser discutido nos outros :roll:
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 21, 2003 2:19 pm

Hoje vou ver se não me esqueço de levar a camera e vou tentar provocar uma situação igual à que aconteceu ontem.....depois vocês vêm o que é um cão obediente ;)
Eu posso dizer que o meu cão, apesar de hiperactivo e super distraído em cachorro foi o mais fácil de ensinar até hoje. Começou a obedecer aos comandos básicos bem cedo ( parecia que me só me queria despachar, mas fazia tudo!), e nunca foi preciso repetir muito para ele perceber exactamente o que se queria dele. Enfim.....cada um puxa a brasa à sua sardinha...hehehehehe ;)
Quanto à popularidade, ao número e aos maus cruzamentos serem a causa dos ataques dos EUA, eu concordo perfeitamente! Aliás, admiro-me como é que em Portugal, sendo o Rottweiler a raça mais registada no CPC nos últimos anos ( já para não falar no numero elevadissimo de 'clandestinos'), e contando com vários milhares de exemplares circulando por aí, como é que não há mais ataques! Só posso concluir que, apesar da "meia dúzia" de marginais que insiste em ter estes cães pelas razões erradas e daqueles que seguem "modas", os donos dos cães desta raça são maioritariamente pessoas responsáveis.

Abraços
Paulo C.
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quarta mai 21, 2003 2:26 pm

monikestarr Escreveu: Ela obedece a senta, quieta, para o chão, calma, junto (com trela), aqui (sem trela), não (hehehe), o que é isto? (hehehe) e para a caminha. Obedece e percebe que está a fazer mal. Se dissermos larga quando ela apanha algo do chão ela larga o que apanhou. Se dissermos com calma quando ela está a cumprimentar (a saltar para cima e tentar lamber e morder) alguém, ela acalma e senta-se. Se dissermos não morde ou pusermos a mão em riste (pois já não é, muitas das vezes, preciso dar a palmada) ela pára e fecha a boca. Se digo para aí não ela percebe que não pode ir para lá e volta para ao pé de mim. Se digo quando dou as ordens e ela se finge de surda obedece depois mais rapidamente.
É o que eu digo; o meu Verdi está estragado :roll: Com 7 meses não obedece a nada..... :lol:
monikestarr
Membro Veterano

quarta mai 21, 2003 2:40 pm

rutefcamacho Escreveu: É o que eu digo; o meu Verdi está estragado :roll: Com 7 meses não obedece a nada..... :lol:

Veio com defeito? :lol: Brincadeirinha! ;)

Olha, Rute, com um ano de idade é que se ensinam os cães da escola de cães-guia (e não me canso de o referir), por isso, vais muito a tempo de o ensinar. Dez minutinhos várias vezes por dia, um comando somente. Assim que aprender esse, passar para outro... Ele adorará aprender e ficará satisfeito de te ver a ensinar e a surpreenderes-te com as suas habilidades! :D

Se não é por falta de incentivo e/ou treino... será que ele não será um boa-vai-ela que gosta de ser radical e viver a vida sem limites nem regras??? :o

Brincadeirinha, outra vez!!! :lol:

Hoje deu-me para isto! :p Podia ser pior! :roll:
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quarta mai 21, 2003 2:48 pm

monikestarr Escreveu:será que ele não será um boa-vai-ela que gosta de ser radical e viver a vida sem limites nem regras??? :o
Acho que é mais isto :lol:

Claro que estava a exagerar um pouco. Ele obedece ao "senta" e ao "deita" e, desde que anda na escola, já é muito mais fácil controlar á trela. Quando o soltava é que era um sarilho para ele voltar. Por isso deixei de o fazer. Acho que ele sofre de "surdez selectiva".
:lol:

P.S. - Este tópico está interessante. Já se falou-se de criadores, de exposições, de Labradores, agora de treino e obediência.... :D
Última edição por rutefcamacho em quarta mai 21, 2003 3:13 pm, editado 1 vez no total.
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quarta mai 21, 2003 2:51 pm

rutefcamacho Escreveu:
monikestarr Escreveu:será que ele não será um boa-vai-ela que gosta de ser radical e viver a vida sem limites nem regras??? :o
Acho que é mais isto :lol:
A Zeta ainda está na fase da negação....com seis meses ainda pensa que é canguru... :| dá com cada salto que no outro dia ia partindo os queixos ao meu Pai....faz com cada investida à minha mãe... :o Ela senta-se, mas só qdo realmente lhe dá jeito...assim que possível, escola com ela!!!!!!!! 8)
monikestarr
Membro Veterano

quarta mai 21, 2003 2:53 pm

rutefcamacho Escreveu:Acho que ele sofre de "surdez selectiva".

:lol: :lol: :lol:

Acho que todos nós (quanto mais os nossos canitos) sofremos de ouvido selectivo! :D É uma defesa! :p E das boas! :oops:
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

quarta mai 21, 2003 3:10 pm

Pedra Escreveu: Porque um criador, no meu conceito de criador, não cruza os seus bobis só para ver o milagre do parto
Além de que a história do "milagre" do parto só ser admissivel a mulheres que tenham parido 5 filhos sem nunca terem tido epidural... essas é que haviam de falar do milagre do parto...
monikestarr
Membro Veterano

quarta mai 21, 2003 6:46 pm

ziggy Escreveu:... essas é que haviam de falar do milagre do parto...

:o
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 21, 2003 7:16 pm

Desculpem lá a má qualidade ( a camera é da treta e o fotografo não presta) ;)

http://membros.aveiro-digital.net/rottw ... raia_1.jpg
http://membros.aveiro-digital.net/rottw ... raia_2.jpg
http://membros.aveiro-digital.net/rottw ... raia_3.jpg

Isto foi hoje no pontão da praia. O comando foi "Fica" e o animal em questão é completanente desconhecido do Furst. É um dos muitos "semi-vadios"que abundam na zona e que costumam ladrar à nossa passagem.

Abraços
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”