Ok, Endal.Musky Escreveu:Endal, pá, Endal!
Obrigado pela correcção, pá!
Moderador: mcerqueira
Ok, Endal.Musky Escreveu:Endal, pá, Endal!
Por essa ordem de ideias tambem não deveria ser "petisco" nenhum... é feito por e com amor...Musky Escreveu:Eu não disse que não a aplaudia. Só que ela não é uma excepção. Até há mulheres que além disso tudo ainda tratam pais com Alzheimer ou filhos com síndrome de Down... e este minhas amigas, é um "petisco" para a vida inteira, em muitos casos sem hipóteses de recuperação.LuluB Escreveu:Sim, ela teve tudo o que as outras tiveram, e bastante mais. Aguentou por amor? Isto também é redutor. É preciso muito mais do que isso, é preciso ter altas qualidades de honra, compaixão, e interessse pelo outro para o conseguir. Tem de se ter muito boa fibra para manter um casamento naquelas condições.
Eu aplaudo-a.
Começo a ficar seriamente enfadada deste forum. Onde salvo raras e honrosas excepções, parece que o unico objectivo é atirar abaixo quem se atrever a abrir um topico que não seja "que raça devo escolher". Ainda hei-de ver aqui meio mundo a defender Hitler só para contrariar os outros.
E já agora, para todos os que "tão bem" leram a entrevista, excepção é tudo o que o Endal, UM CÃO, fez... sem treino nenhum!
E viva o divórcio!
Claro que todos estes sacrificios (que de petisco não têm nada) só são feitos com amor e por amor. Porque infelizmente não são só os cães e os maridos que são abandonados... quanto ao trauma psicológico de Parton, por aquilo que li, não foi muito diferente do trauma dos incapacitados por acidentes de viação ou de trabalho.nicasxi Escreveu:Por essa ordem de ideias tambem não deveria ser "petisco" nenhum... é feito por e com amor...Musky Escreveu:Eu não disse que não a aplaudia. Só que ela não é uma excepção. Até há mulheres que além disso tudo ainda tratam pais com Alzheimer ou filhos com síndrome de Down... e este minhas amigas, é um "petisco" para a vida inteira, em muitos casos sem hipóteses de recuperação.LuluB Escreveu:Sim, ela teve tudo o que as outras tiveram, e bastante mais. Aguentou por amor? Isto também é redutor. É preciso muito mais do que isso, é preciso ter altas qualidades de honra, compaixão, e interessse pelo outro para o conseguir. Tem de se ter muito boa fibra para manter um casamento naquelas condições.
Eu aplaudo-a.
Começo a ficar seriamente enfadada deste forum. Onde salvo raras e honrosas excepções, parece que o unico objectivo é atirar abaixo quem se atrever a abrir um topico que não seja "que raça devo escolher". Ainda hei-de ver aqui meio mundo a defender Hitler só para contrariar os outros.
E já agora, para todos os que "tão bem" leram a entrevista, excepção é tudo o que o Endal, UM CÃO, fez... sem treino nenhum!
E viva o divórcio!
Alem de que uma criança mongoloide ou com outra defeciencia profunda qualquer , ou um adulto com Alzheimer, não são comparaveis nem de perto a um veterano de guerra. São realidades completamente diferentes.Um veterano de guerra transporta com ele todos os horrores que viu, Vê-os em todo o lado. Todos são inimigos dele.
Mas tudo bem , este é um debate apaixonante mas não aqui, num forum de animais , num tópico sobre um cão sem duvida nenhuma notavel. E esse mérito eu não lho tiro.
Deselegante, fugir ao tema do cão para homenagear também uma boa mulher, a sua dona?CasadelMar Escreveu:Todos aqui tem o seu mérito, sem dúvida
No entanto, este tópico foi aberto pensando no Endel
É deselegante fugir-se desse tema
Viva o Endel!
Devo estar louro...LuluB Escreveu:Deselegante, fugir ao tema do cão para homenagear também uma boa mulher, a sua dona?CasadelMar Escreveu:Todos aqui tem o seu mérito, sem dúvida
Viva o Endel!![]()
Deselegantes são algumas cenas que se passam neste mesmo fórum, onde alguns amigalhaços se desdobram em desvios a tópicos e se esmeram em insultos sem que ninguém apareça, como agora aqui, a dizer-lhes que é deselegante o que fazem!
E pronto, agora vou dormir, que já são horas.
jpmf Escreveu: Já agora condecorem os cães da Texuga que têm de a aturar todos os dias.
Esses sim são verdadeiros heróis.
![]()
![]()
![]()
CasadelMar Escreveu:Devo estar louro...
Okay, okay, tadinha da senhora que aguenta um “desgraçadinho”. “Prontes e biba a coitadinha” (homenagem feita à “desgraçadinha da esposa”)Deselegante, fugir ao tema do cão para homenagear também uma boa mulher, a sua dona?Todos aqui tem o seu mérito, sem dúvida
Viva o Endel!![]()
Deselegantes são algumas cenas que se passam neste mesmo fórum, onde alguns amigalhaços se desdobram em desvios a tópicos e se esmeram em insultos sem que ninguém apareça, como agora aqui, a dizer-lhes que é deselegante o que fazem!
E pronto, agora vou dormir, que já são horas.
LeoParabéns à MULHER deste soldado, que NUNCA o abandonou, que como se já não bastasse ter um marido incapacitado, optou por ir buscar um cão "não-apto", com todas as consequências que isso poderia trazer, Ela sim, foi a verdadeira heroína desta história, uma MULHER com todas as letras grandes.
O meu aplauso vai para a Mulher deste soldado, quanto ao cão, é só mais um que cumpriu com a missão de ser cão de ajuda, cão de terapia, um cão que fazia o que todos os cães mais adoram: servir os donos.
Sem desprimor da esposa do soldado, Viva o Endalaisd Escreveu:Esta é a minha homenagem, no âmbito do dia do animal, aos cães.
A história de Endel e do seu dono.
http://www.fitasfido.com/wp-content/upl ... -endal.pdf
O texto está em inglês e é uma entrevista um pouco longa.
Para quem não estiver com paciência de ler, eu resumo :
Allen Parton é um militar inglês que regressou da guerra do Golfo com graves problemas de saúde - foi atingido no cerébro e ficou incapaz de falar, andar ou escrever.
Também ficou com um problema de memória - no seu regresso, não se lembrava da mulher, nem dos filhos, nem de metade do seu próprio passado.
Depois de 5 anos em intensa terapia, os médicos concluíram que não haveria recup a mulher foi aconselhada a colocá-lo num lar e "move on".
De tudo isto, ele ficou também com uma profunda depressão e tentou matar-se 2 vezes.
Um belo dia a mulher, que nunca o abandonou, propôs que arranjassem um cão de serviço.
Este cão estava muito mal classificado na lista de cães de serviço.
Na realidade, era um não-apto.
Tinha problemas nas patas dianteiras - coxeava - e resistia às ordens.
Só com muita insistência, acabava por obedecer.
A ligação de Parton - um deficiente de guerra - e Endel - um cão não-apto - deu frutos extraordinários.
Endel foi o primeiro cão a usar um multibanco - a meter o cartão, o código, a retirar o dinheiro.
Não deixem de ver o texto porque tem imensas fotos - incluindo Endel a usar o multibanco.
Note-se que Endel aprendeu sózinho a usar o multibanco...
![]()
Um dia salvou o dono - a cadeira de rodas foi atirada ao chão por um carro e Endel pôs o seu dono inconsciente em posição, foi buscar um cobertor e cobriu-o, foi buscar o telemóvel que tinha ficado debaixo de um carro e foi buscar ajuda.
Endel morreu com 13 anos.
Endel tem um livro e está a ser feito um filme sobre a história dele.