quarta dez 02, 2009 10:41 pm
Caros utilizadores,
Esta é a minha primeira intervenção neste fórum. Espero, através da minha experiência, ajudar quem queira ser ajudado, mas também quero aprender com vocês, de forma a tornarmos este fórum o mais útil possível.
Recentemente tive uma cadela Boxer que fez uma cesariana. Visto que sou criador, torna-se importante fazer um estudo de pedigrees e do passado da própria cadela para se poder tomar a decisão de fazer uma cesariana numa cadela com 5 anos. A primeira é desde logo, verificar que os cachorros não estão a sair com intervalos menores de 2 horas. Nessa altura, é aconselhável ligar a um veterinário, pois não é normel.
A meu ver, as cesarianas são métodos alternativos, pois a cadela sofre com os pontos, sofre com o peso de uma operação, que como já foi dito, pode diminuir a esperança de vida.
Apesar de tudo isto, não ciritico quem as faça, pois como também já disse, a minha cadela com 3 anos fez uma devido a complicações no parto. Hoje, tomaria exactamente a mesma posição, não pelas perspectivas de negócio, mas por considerar que a minha cadela naquela fase só se "safava" com uma cesariana.
Dali, nasceram 7 cachorros vivos. Por curiosidade, podem vê-los em [Editado pela moderação] e dar uma vista de olhos.
Penso que criticar alguém que tomou esta decisão, não e sensato. Se foi por ignorância ou por "amor" à cadela, torna-se irrelevante. O amor pelo cão aqui não está em causa. Apesar das complicações e dos aspectos negativos, a cesariana é cada vez mais uma solução segura e eficaz para quem quer salvar o maior número de cachorros.
Aqui também por curiosidade, a cesariana da minha cadela custou-me cerca de 800 euros, num óptimo veterinário, em Santarém.
Cumprimentos