Boxer e cesariana

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta nov 27, 2009 11:31 am

mi_xen Escreveu:Eu acho muito cedo para ser o cio. Se a cadela ficou grávida, mais os 40 dias que a senhora diz que passou após a cirurgia, não é um intervalo de tempo normal entre os cios... Mas nada como saber a opinião do vet...
Também pode acontecer, sim. É frequente o ciclo hormonal das cadelas desregular-se e elas fazerem cios fora das datas presumíveis. Isso aconteceu com a minha cadela várias vezes e eu só dava conta quando a via desafiar o seu "marido" para a monta.

Neste caso também pensei num possível cio, mas não quis falar disso para não encorajar uma possível atitude de deixa-andar-que-é-natural.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
mi_xen
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

sexta nov 27, 2009 2:48 pm

LuluB Escreveu:
mi_xen Escreveu:Eu acho muito cedo para ser o cio. Se a cadela ficou grávida, mais os 40 dias que a senhora diz que passou após a cirurgia, não é um intervalo de tempo normal entre os cios... Mas nada como saber a opinião do vet...
Também pode acontecer, sim. É frequente o ciclo hormonal das cadelas desregular-se e elas fazerem cios fora das datas presumíveis. Isso aconteceu com a minha cadela várias vezes e eu só dava conta quando a via desafiar o seu "marido" para a monta.

Neste caso também pensei num possível cio, mas não quis falar disso para não encorajar uma possível atitude de deixa-andar-que-é-natural.
Não sabia que era normal elas desregularem o cio, sempre a aprender :wink:
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

sexta nov 27, 2009 3:03 pm

Não, não é nada normal as cadelas desregularem o cio e muito menos fazerem intervalos de 3 meses entre cios. Não acredite em tudo o que vê escrito por aqui ...
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta nov 27, 2009 3:40 pm

mi_xen Escreveu:
LuluB Escreveu:

Não sabia que era normal elas desregularem o cio, sempre a aprender :wink:
Atenção, eu não escrevi em parte nenhuma que era "normal" a desregulação dos cios, nem o que está a acontecer com a cadela, pelo contrário, fui clara ao escrever que não acho nada normal a situação e que a dona a deve levar ao veterinário.

Portanto, não infira aquilo que não foi dito, ok? E neste caso não aprendeu o que devia porque concluiu o que não estava lá dito.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
mi_xen
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

sexta nov 27, 2009 3:54 pm

Eu é que me expliquei mal, não queria dizer que era normal, mas sim que não era raro de acontecer, pois tal o que a forista disse é que é frequente haver desregulação do ciclo.
fpaula1
Membro
Registado: quinta out 15, 2009 5:33 pm

domingo nov 29, 2009 9:43 pm

Ola,

A dinodane e a luluB tinham razao a minha cadela ta com o cio, hoje quando fui ao parque com ela um lavrado tentou monta-la e so' nao aconteceu porque nao deixamos porque ela ta receptiva ao macho e ficou quieta e sempre que se toca na zona da cauda ela fica quieta a' espera, tal como da vez que a acasalei. (gostou tanto que ja quer mais LOL)
Se e' normal as cadelas terem cio pouco tempo a seguir aos partos eu nao sei, mas com ela aconteceu e o vet diz pode ser.
Obrigado pelas vossas ajudas e informacoes. :D :D
DuarteM
Registado: quarta dez 02, 2009 10:26 pm

quarta dez 02, 2009 10:41 pm

Caros utilizadores,

Esta é a minha primeira intervenção neste fórum. Espero, através da minha experiência, ajudar quem queira ser ajudado, mas também quero aprender com vocês, de forma a tornarmos este fórum o mais útil possível.

Recentemente tive uma cadela Boxer que fez uma cesariana. Visto que sou criador, torna-se importante fazer um estudo de pedigrees e do passado da própria cadela para se poder tomar a decisão de fazer uma cesariana numa cadela com 5 anos. A primeira é desde logo, verificar que os cachorros não estão a sair com intervalos menores de 2 horas. Nessa altura, é aconselhável ligar a um veterinário, pois não é normel.

A meu ver, as cesarianas são métodos alternativos, pois a cadela sofre com os pontos, sofre com o peso de uma operação, que como já foi dito, pode diminuir a esperança de vida.

Apesar de tudo isto, não ciritico quem as faça, pois como também já disse, a minha cadela com 3 anos fez uma devido a complicações no parto. Hoje, tomaria exactamente a mesma posição, não pelas perspectivas de negócio, mas por considerar que a minha cadela naquela fase só se "safava" com uma cesariana.

Dali, nasceram 7 cachorros vivos. Por curiosidade, podem vê-los em [Editado pela moderação] e dar uma vista de olhos.

Penso que criticar alguém que tomou esta decisão, não e sensato. Se foi por ignorância ou por "amor" à cadela, torna-se irrelevante. O amor pelo cão aqui não está em causa. Apesar das complicações e dos aspectos negativos, a cesariana é cada vez mais uma solução segura e eficaz para quem quer salvar o maior número de cachorros.

Aqui também por curiosidade, a cesariana da minha cadela custou-me cerca de 800 euros, num óptimo veterinário, em Santarém.

Cumprimentos
fpaula1
Membro

quarta dez 02, 2009 11:11 pm

Ola DuarteM,

Obrigado pela sua resposta,vi o seu site esta muito bem organizado, e gostei muito dos seus cachorrinhos especialmente da bellami, anda a' procura de outra cadela boxer pra comprar mas como nao vivo em Portugal torna-se mais complicado, o LOP pode ser alterado pro KC do Reino Unido? Quanto custa um boxer? pode-me mandar por PM o preco se quiser.
Quanto a' cesariana eu nao tive alternativa ela so tinha um cachorro e nao entrou em trabalho de parto so rebentaram as aguas, na minha opiniao so achei que a cesariana ja foi tarde mas agora e' esquecer e andar pra frente.
Pra semana vou ferias mas quando vier contacto.
Ate Breve :wink:
fpaula1
Membro

quarta dez 02, 2009 11:19 pm

E reparei agora na foto que a sua cadela ta toda ligada no dia do parto, a minha foi busca-la 2 horas depois da la deixar pra cesariana e nem um penso trazia, :o
Fjord
Membro Veterano

quinta dez 03, 2009 6:22 am

Não percebi nada do post do DuarteM :? Uma cadela com uma inércia uterina (caso da cadela da paulaf1) ou uma distócia (como deve ter sido o caso do DuarteM) TEM que fazer cesariana. Já agora, alguém por aqui criticou a paulaf1 por fazer cesariana? :roll:
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta dez 03, 2009 9:31 am

Desculpe Duarte mas acho que não percebeu bem as intervenções neste tópico...
A meu ver, as cesarianas são métodos alternativos
:o

Métodos alternativos? A quê? De facto, são a alternativa entre perder a cadela e as crias. Parece que estamos a falar das mulheres que OPTAM por cesarianas em detrimento do parte natural... Mas diga-me Duarte, conhece ALGUÉM que opte por abrir a barriga às cadelas em vez de as deixar parir naturalmente? :roll:

Mas alguém criticou a Paula por causa da cesariana? Se houve críticas foi por deixar a cadela engravidar... se se faz cesariana é porque ela É NECESSÁRIA para safar a cadela e os cachorros...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

quinta dez 03, 2009 7:52 pm

LuluB Escreveu:
titude de deixa-andar-que-é-natural.
É frequente uma ova.Continua a fazer observações baseada na vasta experiência das cadelas ou cadela que já teve.... :roll:
fpaula1
Membro

quinta dez 03, 2009 9:16 pm

Gypsfulvus Escreveu:
LuluB Escreveu:
titude de deixa-andar-que-é-natural.
É frequente uma ova.Continua a fazer observações baseada na vasta experiência das cadelas ou cadela que já teve.... :roll:
Eu nao sei se e' frequente ou nao! Mas a cadela ta com o cio, ja confirmado pelo vet nesta 2 feira. Acha que pode ser algum problema e nao cio? E porque ela aceita os caes se eu deixar?
Obrigao :wink:
Fjord
Membro Veterano

quinta dez 03, 2009 9:24 pm

Como é que o vet confirmou que a cadela está em cio?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta dez 03, 2009 9:27 pm

Fpaula, o que o Gyps quer dizer é que não é uma situação assim tão frequente como a LuluB disse, não disse que era impossível.

Se o vet já viu o animal, isso é que é o importante, não estas discussões académicas se é frequente ou raro. O facto é que a sua cadela está com cio uns meses antes do que seria esperado, portanto o melhor que tem a fazer é resguardá-la dos machos e por favor não pense em ter crias tão cedo. :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”