A minha cadela foi atacada por dois boxers no recinto da exposição

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

segunda jul 28, 2003 1:18 pm

Venho agradeçer a todos os vossos contributos. A Juma já esta melhor, pelo menos aparenta já não estar tão dorida.
Agora com a cabeça fria temos que analizar várias coisas:
O CPC não se pode valer de estatutos, para os mostrar só quando as coisas correm mal, tem que precaver esses "acidentes", com maior control de quem entra e sai dos recintos da exposição.
Ter fiscais a ver em que condições estão os animais, nomeadamente se estão bem acondicionados para se evitar este tipo de acidentes (já que alguns donos não tem).
A junta de freguesia tambem tem a sua culpa, porque ao autorizar um evento destes num local "público", tem que ter o mínimo de condições de segurança (nomeadamente policias e pelo menos uma ambulâmcia).
A mim não me apanham lá mais, não é que isso fassa falta ao CPC, mas se não tem o mínimo de segurança para pessoas, crianças e animais não vale a pena participar em eventos destes.
Quer dizer as pessoas pagam para expor os seus cães e não teem o mínimo de condições de segurança.
Hoje a conversar calmamente com o meu marido é que me apercebi que quando os cães se soltaram, a fêmea ( quando saio da jaula) foi direita ao carrinho de bebe do meu filho só não o atirou ao chão porque a dona dos cães teve o reflexo de se por á frente dele, e a atenção dela foi depois virada para a Juma (que entretanto já estava lá o macho). Se o carrinho tivesse caído como era???? Não me venham dizer que acidentes acontecem, porque muitos podem ser evitados, e este era um deles.

Mas aqueles expositores eram apenas umas pessoas que inscreveram os seus cães para irem lá vender a sua ninhada e ainda poderem dizer que eram filhoes de "pais premiados". Nunca os vi por lá, e provavelmente só os voltaremos a ver na próxima ninhada...
E o CPC não faz nada contar isso?? Ainda por cima elas ficaram lá com os cães nas mesmas condições e mesmo em frente da sala que dizia "Organização"?

Eles para virem de Vila Real vender os cãesinhos ( que com certeza criam para a sua loja de animais), a uma exposição é porque vale a pena vir e porque ninguem nunca lhe disse nada.

Fiquei desiludida e só tenho pena de uma coisa, foi de não ter chamado a policia. Porque pelos vistos o referido senhor vai continuar a fazer o mesmo a cada ninhada que tiver e ninguem lhe faz nada.
E para a próxima (espero que não haja mais nenhuma) as consequencias podem ser mais graves.

Obrigada a todos ;)
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jul 28, 2003 1:26 pm

Enfim....o que é que se pode dizer mais.....é um Clube Português pois concerteza!
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda jul 28, 2003 1:30 pm

Susana, eu não vi, mas contaram-me o que se passou. Duvido que a cadela boxer se fosse atirar ao seu bébe. O mais certo é ela estar a defender os filhos e o macho foi atrás, os cães muitas vezes vão atrás do que os outros fazem. Penso que o alvo seria mesmo a sua cadela.
Quando digo que acidentes acontecem, acontecem mesmo, mas isso não desculpa a negligencia. E a negligencia parece ter sido dos donos dos boxers. Na minha opinião a atitude mais correcta teria sido chamar as autoridades, embora eu saiba que em certas ocasiões a cabeça, não nos deixa pensar.
Isabel
SeaLords
Membro Veterano

segunda jul 28, 2003 1:45 pm

Desculpem, vocês são mesmo uns pratos:
susanasaraiva Escreveu: O CPC não se pode valer de estatutos, para os mostrar só quando as coisas correm mal, tem que precaver esses "acidentes", com maior control de quem entra e sai dos recintos da exposição.
Vocês estão "carecas" de saber que não se podem levar cães não inscritos mas mesmo assim levam e insistem em levar e acham que estão no direito de levar - e depois vêm-me falar em controlo? E hão-de-me dizer como é que se controlam as entradas num jardim como aquele.
susanasaraiva Escreveu: A mim não me apanham lá mais, não é que isso fassa falta ao CPC, mas se não tem o mínimo de segurança para pessoas, crianças e animais não vale a pena participar em eventos destes.
Você não foi participar na exposição, foi numa de "passeio dos tristes" de domingo, como a maioria dos "espectadores". Passear para uma exposição com crianças pequenas (uma no carrinho?), cão - só faltou o periquito, a cesta do piquenique e o garrafão de tintol.

Como a Pedra, eu procuro dar uma volta bem longe dos sítios onde estão os Rotts, Pastores Alemães, Boxers, Serras da Estrela, AmStaffs - e com os 600 cães inscritos, mais os 600 Bobis que vão arejar, torna-se muito difícil circular com os cães em segurança, até para chegar ao ringue. Mas, pronto, é o povo que temos.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda jul 28, 2003 1:52 pm

Olhem....eu desisto! Façam lá as vossas exposições privadas, de preferência dentro de um escritório ou sala fechada para não dar tanto nas vistas as asneiras ( umas propositadas outras não) dos Juizes. Depois, se o pessoal quiser saber o que se passou, pode sempre comprar uma revista e ver os resultados e as versões oficiais dos acontecimentos.

Desculpem,...mas desta passei-me!
SeaLords
Membro Veterano

segunda jul 28, 2003 2:27 pm

Bolas, PauloC, também eu me passo. Ninguém fala em fazer exposições à porta fechada. Pede-se apenas algum RESPEITO da parte dos visitantes, respeito esse que passa por deixarem os bobis EM CASA. É assim tão difícil?
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

segunda jul 28, 2003 3:04 pm

Desculpe SeaLords mas não concordo consigo.
A questão aqui não é o facto de o cão ser visitante ou não. E se a cadela que foi atacada estivesse inscrita?

E quanto ao carrinho de bebé... no Sábado um amigo meu levou a cadela a exposição e a mulher dele e a filha de um ano foram ver. Qual é o mal nisso?! E se fosse essa cadela desse meu amigo a ser atacada?...

E digo mais, o Gaspar foi passar no Domingo, e os dois únicos cães que se tentaram virar a ele foram dois Bulldogs inscritos. Não foi nenhum Amstaff, nenhum Rottweiller, nenhum Mastim Napolitano... os cães dos visitantes nenhum deu problemas que me tenha chegado ao conhecimento.
E depois os Bull Terriers, e outros é que são perigosos!!!!

Olhe, com exemplos como os desse senhor dos boxers que se inscreve para fazer publicidade e tem a conduta que tem sobre os seus cães, ou como aquele filho da..... que matou os bouledogues franceses dele aos deixar dentro do carro... o reseultado está em:

IRRESPONSABILIDADE DOS PARTICIPANTES - 2
IRRESPONSABILIDADE DOS VISITANTES - 0

É muito mais stressante para o meu cão que vai passar o comportamento dos outros cães em exposição (agressividade, má conduta dos handlers que tentam destabilizar os outros cães concorrentes, etc...) do que o convivio dele com um qualquer rafeiro que vá ver a exposição e as festas dos donos desse rafeiro e as perguntas que me fazem. Eu aproveito ao menos esse momentos para tentar "limpar" um pouco a má-imagem que os Bull Terriers têm para a maioria das pessoas.

PauloC, mais uma vez 100% de acordo
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

segunda jul 28, 2003 3:09 pm

É verdade... esqueci-me do palhaço do dono do Serra da Estrela que deixou o cão amarrado a uma árvore e foi passear, enquanto o Serra atacava e mordia um outro expositor que estava a abrir a bagageira do próprio carro....

IRRESPONSABILIDADE DOS EXPOSITORES - 3
IRRESPONSABILIDADE DOS VISITANTES - 0

Já parece uma goleada!
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda jul 28, 2003 3:12 pm

[quote=PauloC]
[quote=jcsousa]
Dúvidas
O pastor alemão é avaliado não só pela estrutura (pose) mas sobretudo pelo movimento. Para tirar todo o partido do cão é utilizado o chamado "duplo manejo", que inclui o handler e o "chamador", cabendo a este (normalmente o dono do cão, o papel de estimular o animal. Aquelas fotos que vê de pa's em pose não seriam tão expressivas se não houvesse alguém a chamar o bicho lá onde a câmara não foca...
É uma função importante para fazer sobressair toda a expressividade do cão, se bem que algumas vezes os chamamentos parecem excessivos a quem não está familiarizado com este tipo de manejo.

Cumprimentos

José Carlos
[/quote]

Volto a perguntar, na minha ignorância, isso é ou não proibido? É que eu, humildemente, acho que é!
[/quote]
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

segunda jul 28, 2003 3:15 pm

SeaLords Escreveu: Desculpem, vocês são mesmo uns pratos:
susanasaraiva Escreveu: O CPC não se pode valer de estatutos, para os mostrar só quando as coisas correm mal, tem que precaver esses "acidentes", com maior control de quem entra e sai dos recintos da exposição.
Vocês estão "carecas" de saber que não se podem levar cães não inscritos mas mesmo assim levam e insistem em levar e acham que estão no direito de levar - e depois vêm-me falar em controlo? E hão-de-me dizer como é que se controlam as entradas num jardim como aquele.
susanasaraiva Escreveu: A mim não me apanham lá mais, não é que isso fassa falta ao CPC, mas se não tem o mínimo de segurança para pessoas, crianças e animais não vale a pena participar em eventos destes.
Você não foi participar na exposição, foi numa de "passeio dos tristes" de domingo, como a maioria dos "espectadores". Passear para uma exposição com crianças pequenas (uma no carrinho?), cão - só faltou o periquito, a cesta do piquenique e o garrafão de tintol.

Como a Pedra, eu procuro dar uma volta bem longe dos sítios onde estão os Rotts, Pastores Alemães, Boxers, Serras da Estrela, AmStaffs - e com os 600 cães inscritos, mais os 600 Bobis que vão arejar, torna-se muito difícil circular com os cães em segurança, até para chegar ao ringue. Mas, pronto, é o povo que temos.
Sem comentários. Eu nem a maior parte das pessoas somos obrigados a saber os estatutos do CPC. Nem muito menos o caracter de todas as raças de cães. Por acaso não foi passeio de Domingo, mas se fosse qual era o mal? Qualquer pessoa que passasse ali na sua voltinha dos tristes a caminho da Ericeira podia parar o carro e dar uma espreitadela na exposição, ou não podia?
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda jul 28, 2003 3:17 pm

[quote=PauloC]
[quote=jcsousa]
Dúvidas
O pastor alemão é avaliado não só pela estrutura (pose) mas sobretudo pelo movimento. Para tirar todo o partido do cão é utilizado o chamado "duplo manejo", que inclui o handler e o "chamador", cabendo a este (normalmente o dono do cão, o papel de estimular o animal. Aquelas fotos que vê de pa's em pose não seriam tão expressivas se não houvesse alguém a chamar o bicho lá onde a câmara não foca...
É uma função importante para fazer sobressair toda a expressividade do cão, se bem que algumas vezes os chamamentos parecem excessivos a quem não está familiarizado com este tipo de manejo.

Cumprimentos

José Carlos
[/quote]

Volto a perguntar, na minha ignorância, isso é ou não proibido? É que eu, humildemente, acho que é!
[/quote]

Boa tarde, Paulo.
Em exposições monográficas é permitido. Em exposições "multi-raças" confesso que não sei - embora normalmente nem sequer haja condições para fazer o chamamento nas voltas, quer pela exiguidade dos rings, quer por não haver espaço para o "chamador" desempenhar a sua função. O que normalmente se faz é colocar masi do que um chamador, por forma a evitar que estes se tenham de deslocar.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

segunda jul 28, 2003 3:26 pm

O Paulo e a Susana que me desculpem, mas acho que a SeaLords está cheia de razão.

Por muito que os rotts do Paulo estejam bem treinados e que sejam supersociáveis, não me diga que se o ataque dos boxers fosse dirigido a si (ou que os seus cães assim o pensassem) não ripostavam para o defenderem? E se assim acontecesse já viu a salganhada que se gerava, mesmo que não ocorressem ferimentos porque ambos os donos teriam tido força para conter, cada um, o seu casal de cães? Quanto a mim, para evitar mesmo os comentários acerca de certas raças de cães, é que os donos dessas mesmas raças se têm que precaver de situações conflituosas. E há-de concordar que bastava o nº de cães inscritos no concurso, num espaço como o do largo da feira para o ar estar carregado de tensão. Não haveriam os pastores alemães fazer barulho! Pois se só desta raça estiveram presentes 75 exemplares. E foi mesmo pelo nº elevado de cães inscritos que eu (mas com muita pena) não fui, pois ontém, teria que levar todas as minhas crianças o que seria muito difícil de controlar quando estaria lá para ver os p.a. Verdade seja dita que se não tivesse ido pela 1ª vez a uma exp., em Lisboa, provavelmente não teria o discernimento de ter tomado esta decisão, que cada vez mais, considero muito acertada.
Última edição por mjoaomarques em segunda jul 28, 2003 3:40 pm, editado 2 vezes no total.
Maria João
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

segunda jul 28, 2003 3:29 pm

Bem,

Já que estamos a falar de acidentes, relato mais um que se passou no sábado, ao meu lado, uma senhora, expositora, foi mordida por um Dobermann (cão inscrito na exposição) sem motivo aparente.

A senhora estava a conversar com outra pessoa quando o Dobermann de outro grupo de pessoas que estava por perto e sem motivo aparente mordeu (e bem) o braço direito da senhora.

Este caso foi obviamente negligência do dono do Dobermann, não prestou a devida atenção ao seu cão. De notar a preocupação do dono do Doberman em avaliar o ferimento e ajudar no que foi necessário.

Cmpt
BB
Última edição por bbaixo em segunda jul 28, 2003 3:47 pm, editado 1 vez no total.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda jul 28, 2003 3:33 pm

Olá Sealords,
O respeitinho é muito bonito e toda a gente gosta. Eu não sou excepção, e como é obvio não poderia nunca discordar que deve haver respeito da parte dos Visitantes. Onde não estamos de acordo é no facto de levar os cães, os filhos ou a familia a uma exposição ser falta de respeito. Se existir bom senso, as coisas não têm que correr mal.
Não podemos julgar o todo pela parte! Há visitantes que deviam ficar em casa? Há sim Senhora, mas também há muitos concorrentes que deviam ser expulsos e não voltar!
Aliás, quem hoje é visistante, pode muito bem amanhã ser concorrente! Basta que tenha um cão de raça registado e com LOP e estar disposto a inscrevê-lo. As pessoas são as mesmas e não é o facto de se ter um papel de inscrição que vai "iluminar" os pobres de espirito e os estúpidos! Por isso não posso concordar que se esteja contra as pessoas só porque são visitantes e levam cães não inscritos à exposição! Se são estupidos são-no tanto como visitantes com cães não inscritos, como são quando são expositores e se inscrevem.
Tal como em tudo na vida, cada caso é um caso e deve ser tratado individualmente. Se alguém se andar a portar mal e a perturbar de alguma forma a exposição, seja visitante ou expositor, deve ser chamado à atenção e eventualmente expulso do recinto pelas autoridades.

Abraços
Paulo C.
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

segunda jul 28, 2003 3:43 pm

Boas!!!

Mas afinal corrigam-me se tiver errado:
Parece que nao estamos a falr do que realmente aconteceu, não foram os cães visitantes que causaram "estragos" mas sim cães inscritos, ou realmente pensam que se nao tivessem ido esses cães nao faziam "estragos" ??
Se os Donos nao os preparam para este tipo de eventos a responsabilidade é dos donos...
Como disse levei o meu Golias e nada me aconteceu e portou-se melhor do que a maioria dos cães inscritos, era o meu cão que deveria ser proibido??? ou era os donos que deixavam os seu cães dentro de "jaulas minusculas" sem agua.....
As expos deviam servir para a demonstração do carinho, afecto e o trabalho que se tem para com uma raça e não para um grupo de elite ou mesmo para uma Feira de Vaidades, até ouvi comentários : "mais uns pontos e vendo as crias a 1500 euros!!!"
Se queriam que os visitantes não levassem os cães, simplesmente organizavam a expo em local fechado, porque quem impede que entrew ali algum cão vadio????
Eu já inscrevi o meu Golias para a proxima, espero não ver as crueldades que vi de alguns DONOS DE CÃES INSCRITOS!!!!!!

fiquem bem,

Arcanjo
Responder

Voltar para “Cães”