quarta mar 31, 2010 4:25 pm
Boa tarde
A Acena explicou o essencial muito bem.
Falando em afixos, o criador do afixo Francos Valley, é criador á 50 anos, quase todos os Labradores ou goldens têm esse afixo no LOP, mesmo outros que foram falados, se formos ver o Lop dos cachorros vêm todos do mesmo lado. Só aqueles criadores que optam por cruzar cães no estrangeiro isso não acontece.
Um cachorro é mais um membro da família, por isso o meu conselho, depois de ler e pesquisar sobre a raça, para ver se é mesmo esse tipo de cão que pretende adquirir, é pedir a lista de criadores ao CPC, mas ir ver se os cães estão bem tratados, se os reprodutores têm testes de despiste das doenças hereditárias, a forma e o local que os cachorros estão, esqueça os afixos ou os chamados " Grandes criadores", o facto de ir a exposições não quer dizer nada, já vi grandes chouriços serem campeões.
E algumas vezes servem-se de o facto dos cachorros terem afixos com cães campeões, para pedirem mais dinheiro. também existe criadores que vendem os machos e as fêmeas a preços diferentes, esse é mais um facto um pouco estranho, as despesas que se tem com os machos é igual ás despesas que se tem com as fêmeas.
Mais informo, que as cruzas por vezes custam cerca de 1000 €, depende da linha do macho.
Não escolha o cachorro mais parado nem o mais mexido, escolha o cachorro que vem direito a si, a brincar, peça ao criador para retirar o cachorro e vejo como ele se comporta, se ele vier ter consigo sem medo, se vier a brincar então tem um cachorro já devidamente sociável para a idade( isto é depois das 8 semanas).
Faça perguntas sobre a raça, se o criador estiver a fazer um trabalho responsável, tem que saber responder ás questões todas sobre a raça.
Em relação á resposta de emails que foi aqui referido, posso afirmar o seguinte quando se tem 10 ou 15 emails para responder, muitas vezes só é dada resposta mesmo aquilo que perguntam, passo a explicar, uma pessoa que pergunta só o preço a um criador, não é um bom dono, pelo menos essa é a minha filosofia, quer saber mais coisas sobre a ninhada, se pergunta só o preço, quer um cachorro de custo baixo o resto não importa, então também não vai ser um bom dono, esta é a minha opinião. Portanto os emails funcionam nos dois sentidos, seja para o futuro comprador seja para o criador.
Não compre um cachorro numa situação de precipitação, faça com calma, vá ver e só depois dê a resposta, volte ao criador, tenha receio daquele criador que quer á força toda, que a decisão seja tomada nessa altura. Veja e compare, só depois de falar com a família toda e " discutirem" entre todos os membros da família e depois de existir um consenso então escolha o cachorro que vai comprar. O cachorro vai ser de toda a família, e não só dum membro da mesma.