Pausanias Escreveu:Indo além da mesquinhez da "pessoa" que decide mandar vir com a inveja de eu ter uma biblioteca extensa fica sabendo que em Dachau há uma boa livraria sobre o assunto.É claro que uma coisa é ler os livros das selecções do reader digest e outra é ler livros bons no original. Por isso é que há quem leia ou traduza mas dá calinadas de estalo porque lhe falta a cultura geral para perceber o que é dito...então há cada tradução hoje nos filmes e livros que deixei de comprar filmes traduzidos e livros ou na amazon ou quando vou ao estrangeiro.
Basta ler qualquer das dezenas de livros sobre este assunto para ver o papel fantástico que teve o aumento de vida dos alemães inocentes e católicos ( curiosamente os católicos dessa época eram marcadamente antisemitas e esquecem-se que mais de 40% à altura dos alemães eram luteranos...

) à custa das vendas a preços baixos dos judeus que eram "deslocados". Toda a gente sabia mas aproveitava para comprar mobilias, roupas, jóias, livros, como dizia uma dona de casa alemã a outra:Não quer comprar diamantes ? Estão a um preço absurdamente baixo"...
Quanto a si, Pausanias, é só para dizer que mimos como
«complexo de inferioridade»
«abjecta falta de nível»
«criaturita»
«nojeiras do tópicos das adopções»
inveja
«vidinha infeliz»
«mesquinhez»
na sua boca, e em relação a mim, são rasgados elogios. Por isso, pode continuar à vontade que não me aborrece, pelo contrário.
Pausanias, está à vista de toda a gente que os livros, no seu caso, não tiveram o efeito a que se destinam.
E não sei se já leu acima, Pausanias, mas nunca poderia ter inveja de si, nem que fosse dono da Biblioteca do Congresso. Bem, concedo, aí talvez tivesse um bocadinho... mas era mesmo só por causa dos livros, porque aí sei que os há tantos, tantos... e bons.
P.S. E que tal responder à minha perguntinha lá de mais atrás?
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke