Muito correcrto simmoslie Escreveu:Olhe, há uns anos, um amigo meu comprou um cão de uma raça grande que ele queria muito e que era bastante cara com esse problema.
Mas foi assim, o criador explicou que tinha ali um exemplar com aquele problema, não o poderia usar para exposições porque seria desclassificado, nem para criação. Tinha lop, os pais e avós até eram premiados, e o cão era muito bonito, era um dogue de Bordéus.
O que ele fazia era um desconto substancial. O meu amigo não queria nem nunca quis ser criador, tem mais que fazer na vida, mas adorava a raça. Também não queria exposições, só pretendia um bom cão de guarda e companhia. Comprou o cão barato, operou, e ficou com um belo exemplar da raça, o Floyd veio a ser um lindo animal.
E o criador não passou por vigarista, explicou tudo bem explicado, o cão até foi castrado, e eliminou-se logo as hipóteses de descendência.
Acho que foi uma posição correcta.
Apenas 1 Testículo 6 meses e 1 semana
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm
"It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
Há criadores que vendem mais barato explicando o problema do animal e outros dão, normalmente dão a pessoas conhecidas e de confiança, não aos pedinchas da net e daqueles que lhes enchem a caixa de correio com pedidos de cães à borla. Ambos normalmente dão já esterilizado ou sob compromisso de quem aceita o cão o fazer.
Tanto uma coisa como outra é correcta, qual é a dúvida?
Tanto uma coisa como outra é correcta, qual é a dúvida?
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Deixar a criação para quem sabe....hummm, esta frase tanta vez aqui dita ao pessoal novo cheira-me a esturro.
Se alguem que gosta de animais, se interessa por uma certa raça o que o impede de ser bom criador?
para começar tem que adquiri cães não?.. .. e depois sim, ir aprendendo com os erros e com já faz criação há mais anos.
agora deixar a criação para quem sabe é um pouco subjectivo não?
Se alguem que gosta de animais, se interessa por uma certa raça o que o impede de ser bom criador?
para começar tem que adquiri cães não?.. .. e depois sim, ir aprendendo com os erros e com já faz criação há mais anos.
Toda a gente começa por algum lado, agora o passo de decidir criar e a compra de animais para o efeito devem ser feitos depois de adquirir alguns conhecimentos.john23 Escreveu:Deixar a criação para quem sabe....hummm, esta frase tanta vez aqui dita ao pessoal novo cheira-me a esturro.
Cego é aquele que não quer ver.
Não creio. E esqueça a conversa do esturro porque eu não sou criadora...
Infelizmente no panorama do nosso país (e isso é bem patente no nosso micro-cosmos aqui da Arca) acredita-se que a criação de cães resume-se a juntar um cão e uma cadela. E na prática assim é, do ponto de vista reprodutivo e biológico APENAS.
Quando diz "...se interessa por uma certa raça...": a questão do interesse é relativa, porque se se existem muitas pessoas cujo interesse vai no sentido de estudar a raça, perceber o estalão, conhecer as doenças genéticas com maior incidência, o que é um bom exemplar, etc, etc para outras o interesse resume-se a acharem bonito e gostarem muito.
Outra coisa que não entra bem na mentalidade do curioso é a de que é preciso gastar dinheiro para fazer uma ninhada como deve ser e que a venda dos cachorros não é suficiente para rentabilizar o investimento em $, tempo e trabalho.
A realidade é que existem imensos animais que nascem destas "curiosidades" que não trazem nada bom à continuidade da raça a que pertencem (faltas, taras oculares, cardiomiopatias congénitas, problemas de pêlo e pelo, problemas hereditários ortopédicos como a displasia da anca, etc etc) e outros que só aumentam a quantidade de cães largados na rua, canis e associações, porque o "criador" vendeu a quem não devia, ou os deu por não conseguir vender, enfim.
Tem aqui patente o caso de uma pessoa que desconhece coisas muito básicas em canicultura e que mesmo assim queria e quer fazer criação. Um cão criptorquídeo não serve para criação e isso é um defeito à vista, não é nada escondido no seu genoma...
Eu até acho bem que se faça criação desta maneira desde que se fique com toda a canzoada em casa ou se tenha o cuidado de seleccionar bons donos para todos e saber onde estão ao longo da vida.
Agora aquilo que se vê? Cães de cruzamentos entre raças comprados no OLX como se fossem puros e que quando o pessoal percebe que foram enganados "desvalorizam" e vão parar à rua?
Animais a serem despachados das mães às 5 e 6 semanas porque não se pensou no trabalho, sujidade e despesa que representam ninhadas de 8, 10 e 12 cachorros?
Labradores comprados a 100 euros despejados nas ruas ou entregues para abate porque têm displasia e a operação custa 1500 euros?
Milhares de cães eutanasiados nos canis, com raça, sem raça, porque alguém achou piada a cruzar os cães e depois despachou-os à rasca como pôde?
Enfim, é a minha ideia sobre o assunto, outras opiniões haverá.
Infelizmente no panorama do nosso país (e isso é bem patente no nosso micro-cosmos aqui da Arca) acredita-se que a criação de cães resume-se a juntar um cão e uma cadela. E na prática assim é, do ponto de vista reprodutivo e biológico APENAS.
Quando diz "...se interessa por uma certa raça...": a questão do interesse é relativa, porque se se existem muitas pessoas cujo interesse vai no sentido de estudar a raça, perceber o estalão, conhecer as doenças genéticas com maior incidência, o que é um bom exemplar, etc, etc para outras o interesse resume-se a acharem bonito e gostarem muito.
Outra coisa que não entra bem na mentalidade do curioso é a de que é preciso gastar dinheiro para fazer uma ninhada como deve ser e que a venda dos cachorros não é suficiente para rentabilizar o investimento em $, tempo e trabalho.
A realidade é que existem imensos animais que nascem destas "curiosidades" que não trazem nada bom à continuidade da raça a que pertencem (faltas, taras oculares, cardiomiopatias congénitas, problemas de pêlo e pelo, problemas hereditários ortopédicos como a displasia da anca, etc etc) e outros que só aumentam a quantidade de cães largados na rua, canis e associações, porque o "criador" vendeu a quem não devia, ou os deu por não conseguir vender, enfim.
Tem aqui patente o caso de uma pessoa que desconhece coisas muito básicas em canicultura e que mesmo assim queria e quer fazer criação. Um cão criptorquídeo não serve para criação e isso é um defeito à vista, não é nada escondido no seu genoma...
Eu até acho bem que se faça criação desta maneira desde que se fique com toda a canzoada em casa ou se tenha o cuidado de seleccionar bons donos para todos e saber onde estão ao longo da vida.
Agora aquilo que se vê? Cães de cruzamentos entre raças comprados no OLX como se fossem puros e que quando o pessoal percebe que foram enganados "desvalorizam" e vão parar à rua?
Animais a serem despachados das mães às 5 e 6 semanas porque não se pensou no trabalho, sujidade e despesa que representam ninhadas de 8, 10 e 12 cachorros?
Labradores comprados a 100 euros despejados nas ruas ou entregues para abate porque têm displasia e a operação custa 1500 euros?
Milhares de cães eutanasiados nos canis, com raça, sem raça, porque alguém achou piada a cruzar os cães e depois despachou-os à rasca como pôde?
Enfim, é a minha ideia sobre o assunto, outras opiniões haverá.
Certo, e normalmente uma pessoa com algum bom senso consegue perceber o que é anúncio de confiança e o que não é... outras vezes não porque o pessoal não quer saber e não se informa devidamente antes de comprar um cão... mas diga-se de passagem que esses sites de anúncios gratuitos não são i melhor local para procurar um criador de jeito...
O John costuma dar uma vista de olhos aos anúncios? Quer exemplos concretos? Vou omitir os de fraude que são mais que muitos, são aqueles em português macarrónico, só na primeira página tem uns 10, todos a prometer cães e gatos dados das raças mais caras, ele é bulldogues, é gatos esfinges, etc, etc...
Do OLX assim muito rapidamente:
é disto que o tuga quer... cão de raça XPTO ao preço da uva mijona.
O John costuma dar uma vista de olhos aos anúncios? Quer exemplos concretos? Vou omitir os de fraude que são mais que muitos, são aqueles em português macarrónico, só na primeira página tem uns 10, todos a prometer cães e gatos dados das raças mais caras, ele é bulldogues, é gatos esfinges, etc, etc...
Do OLX assim muito rapidamente:
OFEREÇO GOLDEN RETRIEVER.
O meu nome é ..... Vendo Golden Retrievers puros. Faço criação. Preços negociáveis.
€ 100
Vendo persas juniores e procuro gata persa para acasalamento
Tenho um persa branco, neste momento esta junto com uma persa cor tartaruga para acasalamento, depois tensiono junta-lo com persas diferentes para ver como saem... 70 Euros
/chihuahua-de-pelo-comprido-machos-e-femeas
VACINADOS E DESPARASITADOS COM OU SEM LOP DE COR TRICOLOR E FULVO LINDOS MACHO TRICOLOR SEM LOP 300€ FÊMEA TRICOLOR SEM LOP 400
Fiquei deprimida, já não procuro mais nem vou ao JCLE...boa noite , tenho uma cadela PASTOR Alemã XXPreta a entrar no cio é uma Pastor Alemã saudavél,cheia d ´ energia...
é disto que o tuga quer... cão de raça XPTO ao preço da uva mijona.
Quer fazer o favor de escrever como deve ser que é para todos perceberem o que quer dizer? Para sua informação nenhuma das pessoas que respondeu é criador...mmarkk Escreveu:ah pessoal que parece que tem medo da concorrencia, lol nem kerem saber do animal mas sim das vendas....
sim isso é muito nervose de se ver, mas o problema e julgarem as pessoas todas como esses como alguns aqui no forum que n tem nada pa fazer e so mandam bitaites em vez de contribuir para o bem dos animais sim estes não são mais do os dos anuncios...