choque Escreveu: pode discordar à vontade, mas não sei de onde tirou a ideia de que eu defendo a criação de cães sem raça definida. .
Não só não tirei essa ideia de lado nenhum como também não a formalizei sequer.

Moderador: mcerqueira
choque Escreveu: pode discordar à vontade, mas não sei de onde tirou a ideia de que eu defendo a criação de cães sem raça definida. .
choque Escreveu:Continuo a achar que cada um pode e deve ter a sua opinião, cada um pode gostar ou não de cães de raça. mas para quem gosta duma raça tenho que estar em desacordo. O estalão existe e é ele que define um cão de raça morfológicamente. As exposições servem para definir se um exemplar é bom ou não e se está dentro dos parametros definidos. Não existindo isso as raças deixam de o ser passando tudo a andar um pouco à "balda".dinodane Escreveu:pode discordar à vontade, mas não sei de onde tirou a ideia de que eu defendo a criação de cães sem raça definida. Eu cá acho que existem cães a mais no mundo como está, seja de raça ou sem raça, entende?choque Escreveu: Não posso estar mais em desacordo consigo. Quer queira quer não são as características morfológicas que identificam e individualizam uma raça. Como os cães sem raça ainda não são raros o suficiente para que se faça criação deles em detrimento dos de de raça e como a saúde dos animais tem obrigatoriamente de fazer parte da criação ética não sei muito bem do que estamos a falar.
Quanto à criação ética é aquela que respeita o BEM-ESTAR animal acima de tudo, acima mesmo da beleza, desculpe vou dizer doutra forma, acima PRINCIPALMENTE da beleza!
Eu gosto de labradores, é a minha raça de eleição e custa-me imenso ver labradores que de labrador não tem nada.
Teresa
Bem, agora retiro a minha proposta de alteração do nick, porque me é inevitável concordar consigo, choque. Até foi por isso que coloquei a imagem da tinta para cabelo nas ricas e densas tonalidades de castanhos chocolate...choque Escreveu:
Como por exemplo cães de pastoreio, cães de parar, etc... mas é perfeitamente possível procriar cães com essas capacidades e que fujam totalmente ao tal "estalão" de que se fala.
Por isso se distinguem inclusivé cães de beleza e cães de trabalho hoje em dia, precisamente porque há quem os crie com o propósito único de manter e enaltecer determinadas características da raça e não estão propriamente preocupados com manchas, estalões e outros afins ligados pura e unicamente à estética.
Por exemplo a labradora deste forista que colocou a questão, pode ser um excelente exemplar da raça labrador, ter uma aptidão para a caça, para nadar para fazer retrieve do melhor, mas AH male ditahar os estalões uma (perdoe a expressão) treta pegada. Até porque quem não foi a uma exposição de beleza como eu já fui a tantas que perdi a conta e vi cães a serem PINTADOS para poderem obedecer ao estalão...
Isso PARA MIM de ético e de interesse na preservação da raça não tem absolutamente nada.
Outro ponto que me baseio prende-se com o facto de que o próprio estalão mudou ao longo de gerações, o que quer dizer que alguém o muda. Esse alguem (conjunto de pessoas, normalmente grupos cinóflos de raças e afins) baseia-se em quê exactamente para mudar o estalão da raça???
Não tem a ver com ridículo ou extremista, tem a ver com brio, talvez.choque Escreveu:O que acho mal é que tenha que pintar o calo para parecer uma coisa que não é, ou seja, sabe que correria o risco de ser penalizado se por acaso o juíz visse um calo ou uma ferida... o que acho? ridículo e extremista.
Eu julgo que está tudo interligado.choque Escreveu:E sim entendo perfeitamente que o estalão tenha como tido intenção inicial o preservar de caraterísticas que vão ao encontro com o que as capacidade inatas são, no entanto, não é o físico que faz o cão, é precisamente o oposto. De que serve um cão com uma cauda forte se tem medo da água, não pode ir à praia nadar porque é agressivo com pessoas ou outros cães, ou tem uma displasia da anca acentuada? Nada.
Não sei se vai considerar o meu comentário construtivo ou não, mas para ser franca também não é questão que me preocupe muito. Falo apenas como amante e defensora de animais sem raça definida, portanto não implicada nem interessada na criação de cães de raça.jonipessoa Escreveu:...apenas quero ter o meu casal de labradores sem preocupações e sim gostaria de no futuro ter a alegria de algumas ninhadas! Não penso em termos lucrativos, pois como já disse se fosse esse o caso não teria cão nenhum, muito menos 2 ou 3...
gostaria de comentários construtivos e que respondam à questão, não que venham aqui julgar o meu carácter se fizerem favor
olhe antes de mais peço-lhe que vá ler o que escrevi antes de fazer acusações! perguntaram-me se a minha intenção ao ter um labrador era procriar ao qual que respondi que "sim, e portanto a minha preocupação em relação à descoloraçao da cadelita". Não disse que iria cruzar esta cadela até porque como é óbvio acho isso um absurdo...disse que queria sim fazer umas ninhadas, e referi também que não se trata de uma questão de fazer trocos como já houve aí pessoas a referir! Simplesmente buscava aqui um esclarecimento de como uma cadela vinda de um criador com pedigree e isso tudo poderia estar a ter este problema...parece que está tudo mais interessado em fazer acusações e a discutir a seriedade das pessoas neste fórum, pelo que recorri a outros e já obtive a minha resposta. Muito obrigado às pessoas que quiseram ajudar...e às que não o pretenderam fazer digo TÓPICO ENCERRADO! Até à próximaLuluB Escreveu:Desculpem lá. Acho admiráveis os profundos conhecimentos arvorados aqui, com cada um a puxar o lustro à sua competência e a brasa à sua sardinha, mas muito mais preocupante do que saber se um cão se adequa ao estalão ou não e questões acessórias é a declarada intenção do jonipessoa de pôr aquela cadela a fazer "algumas ninhadas".
Por isso, e para não estar a escrever tudo de novo, volto a postar aqui o que deixei na página 3 deste tópico, muito embora duvide que nesta altura deste campeonato de egos ele ainda se dê ao trabalho de cá vir ler o que se lhe diz.
pois, LuluB... eu tb já tinha dito algo semelhante. Depois propus a tinta para o cabelo. E ainda acrescentei:Chamarrita Escreveu: Provavelmente a cor chocolate, por ser mais incomum, tem mais "defeitos" a nível dos genes que a produzem, e isso não influencia minimamente o nível de pureza da raça! A única coisa que tem de fazer é não permitir que o cão se reproduza, para não perpetuar o "defeito"
Mas não vale a pena. Mais vale fazer criação com mulas...Chamarrita Escreveu: Agora se a forista que tem a cadela com aquela despigmentação, que, ao que parece, foi comprada pela estética e para criação (ou as "alegrias da maternidade"...) e não pelas suas qualidades de cão de trabalho, tenciona reproduzi-la para obter cães de acordo com o estalão - que serve unicamente para provas de beleza - acho que deve mudar de ideias no que toca a criação, simplesmente esquecer o assunto. A cadela não serve para provas de beleza e tem um defeito que se agravará na prole, podendo até gerar albinos, que são cães doentes e frágeis.
Tenho uma colega que também não resistiu aos encantos de "umas ninhadas", a cadela é muito bonita, com LOP, o cão que a cobriu idem (são os dois amarelos), despistes de doenças feitos, etc... a cadela teve 8 cachorros que, apesar de saudáveis, fizeram a vida num inferno à minha colega durante quase 4 meses, tempo em que foram desparasitados, vacinados, registados, etc. Conseguiu vendê-los todos e depois esterilizou a cadela e jurou de NUNCA mais se meter em "criadeirices", mesmo tendo feito tudo bem. Será assim tão difícil aprender com os erros dos outros...?