encerrado

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta dez 08, 2010 11:47 pm

choque Escreveu: pode discordar à vontade, mas não sei de onde tirou a ideia de que eu defendo a criação de cães sem raça definida. .

Não só não tirei essa ideia de lado nenhum como também não a formalizei sequer. :roll:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Moinhodoceu
Membro Veterano
Registado: sexta mar 20, 2009 10:44 am

quarta dez 08, 2010 11:50 pm

choque Escreveu:
dinodane Escreveu:
choque Escreveu: Não posso estar mais em desacordo consigo. Quer queira quer não são as características morfológicas que identificam e individualizam uma raça. Como os cães sem raça ainda não são raros o suficiente para que se faça criação deles em detrimento dos de de raça e como a saúde dos animais tem obrigatoriamente de fazer parte da criação ética não sei muito bem do que estamos a falar.
pode discordar à vontade, mas não sei de onde tirou a ideia de que eu defendo a criação de cães sem raça definida. Eu cá acho que existem cães a mais no mundo como está, seja de raça ou sem raça, entende?

Quanto à criação ética é aquela que respeita o BEM-ESTAR animal acima de tudo, acima mesmo da beleza, desculpe vou dizer doutra forma, acima PRINCIPALMENTE da beleza!
Continuo a achar que cada um pode e deve ter a sua opinião, cada um pode gostar ou não de cães de raça. mas para quem gosta duma raça tenho que estar em desacordo. O estalão existe e é ele que define um cão de raça morfológicamente. As exposições servem para definir se um exemplar é bom ou não e se está dentro dos parametros definidos. Não existindo isso as raças deixam de o ser passando tudo a andar um pouco à "balda".
Eu gosto de labradores, é a minha raça de eleição e custa-me imenso ver labradores que de labrador não tem nada.

Teresa
choque
Membro
Registado: quinta ago 05, 2010 1:19 pm

quinta dez 09, 2010 12:04 am

então veja eu entendo perfeitamente o que está a dizer em relação ás raças, eu própria tenho um cão de raça definida, com LOP Pedigree e com tudo de direito. E também detestaria que desaparecerem porque eu gosto de determinadas raças e gosto de poder obtê-las se assim desejar.

No entanto, para mim, e aqui é onde as opiniões divergem, um cão de raça definida não o é, pela cor do pelo pelo tamanho disto ou daquilo, pelo nº de rugas faciais ou como a cauda se mexe ou etc... é definida pura e unicamente pelas características inatas à raça que a tornam uma vá "específica".

Como por exemplo cães de pastoreio, cães de parar, etc... mas é perfeitamente possível procriar cães com essas capacidades e que fujam totalmente ao tal "estalão" de que se fala.

Por isso se distinguem inclusivé cães de beleza e cães de trabalho hoje em dia, precisamente porque há quem os crie com o propósito único de manter e enaltecer determinadas características da raça e não estão propriamente preocupados com manchas, estalões e outros afins ligados pura e unicamente à estética.

Por exemplo a labradora deste forista que colocou a questão, pode ser um excelente exemplar da raça labrador, ter uma aptidão para a caça, para nadar para fazer retrieve do melhor, mas AH male ditahar os estalões uma (perdoe a expressão) treta pegada. Até porque quem não foi a uma exposição de beleza como eu já fui a tantas que perdi a conta e vi cães a serem PINTADOS para poderem obedecer ao estalão...

Isso PARA MIM de ético e de interesse na preservação da raça não tem absolutamente nada.

Outro ponto que me baseio prende-se com o facto de que o próprio estalão mudou ao longo de gerações, o que quer dizer que alguém o muda. Esse alguem (conjunto de pessoas, normalmente grupos cinóflos de raças e afins) baseia-se em quê exactamente para mudar o estalão da raça???
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quinta dez 09, 2010 12:24 am

Tenha em atenção que o Estalão foi elaborado tendo em conta "ajudar" o cão no desempenho das suas funções. Os estalões não são feitos ao acaso.

Porquê acha que o Estalão do Labrador diz que a cauda deve ser grossa?

E porquê acha que o Estalão diz que o pêlo do Labrador é denso e com sub-pêlo?

Uma vez pintei uma Lab preta numa expo. Ela tinha se aleijado no focinho e para não parecer tão "feiote", passei-lhe uma espécie de giz para disfaraçar.

Que mal tem isso?

Essas pinturas que diz que viu nas expos não será apenas umas pinturas para disfarçar um calo, por exemplo?
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta dez 09, 2010 12:33 am

choque Escreveu:
Como por exemplo cães de pastoreio, cães de parar, etc... mas é perfeitamente possível procriar cães com essas capacidades e que fujam totalmente ao tal "estalão" de que se fala.

Por isso se distinguem inclusivé cães de beleza e cães de trabalho hoje em dia, precisamente porque há quem os crie com o propósito único de manter e enaltecer determinadas características da raça e não estão propriamente preocupados com manchas, estalões e outros afins ligados pura e unicamente à estética.

Por exemplo a labradora deste forista que colocou a questão, pode ser um excelente exemplar da raça labrador, ter uma aptidão para a caça, para nadar para fazer retrieve do melhor, mas AH male ditahar os estalões uma (perdoe a expressão) treta pegada. Até porque quem não foi a uma exposição de beleza como eu já fui a tantas que perdi a conta e vi cães a serem PINTADOS para poderem obedecer ao estalão...

Isso PARA MIM de ético e de interesse na preservação da raça não tem absolutamente nada.

Outro ponto que me baseio prende-se com o facto de que o próprio estalão mudou ao longo de gerações, o que quer dizer que alguém o muda. Esse alguem (conjunto de pessoas, normalmente grupos cinóflos de raças e afins) baseia-se em quê exactamente para mudar o estalão da raça???
Bem, agora retiro a minha proposta de alteração do nick, porque me é inevitável concordar consigo, choque. Até foi por isso que coloquei a imagem da tinta para cabelo nas ricas e densas tonalidades de castanhos chocolate... :twisted: Agora se a forista que tem a cadela com aquela despigmentação, que, ao que parece, foi comprada pela estética e para criação (ou as "alegrias da maternidade"... :roll: ) e não pelas suas qualidades de cão de trabalho, tenciona reproduzi-la para obter cães de acordo com o estalão - que serve unicamente para provas de beleza - acho que deve mudar de ideias no que toca a criação, simplesmente esquecer o assunto. A cadela não serve para provas de beleza e tem um defeito que se agravará na prole, podendo até gerar albinos, que são cães doentes e frágeis. Tenho uma colega que também não resistiu aos encantos de "umas ninhadas", a cadela é muito bonita, com LOP, o cão que a cobriu idem (são os dois amarelos), despistes de doenças feitos, etc... a cadela teve 8 cachorros que, apesar de saudáveis, fizeram a vida num inferno à minha colega durante quase 4 meses, tempo em que foram desparasitados, vacinados, registados, etc. Conseguiu vendê-los todos e depois esterilizou a cadela e jurou de NUNCA mais se meter em "criadeirices", mesmo tendo feito tudo bem. Será assim tão difícil aprender com os erros dos outros...?
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
choque
Membro

quinta dez 09, 2010 12:39 am

olá Vitor,

O que acho mal é que tenha que pintar o calo para parecer uma coisa que não é, ou seja, sabe que correria o risco de ser penalizado se por acaso o juíz visse um calo ou uma ferida... o que acho? ridículo e extremista.

E sim entendo perfeitamente que o estalão tenha como tido intenção inicial o preservar de caraterísticas que vão ao encontro com o que as capacidade inatas são, no entanto, não é o físico que faz o cão, é precisamente o oposto. De que serve um cão com uma cauda forte se tem medo da água, não pode ir à praia nadar porque é agressivo com pessoas ou outros cães, ou tem uma displasia da anca acentuada? Nada.

Mas se procriar labradores que nadam maravilhosamente bem e têm bom temperamento, eles irão gerar crias com caudas certamente aptas a fazer o seu "trabalho".
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quinta dez 09, 2010 1:04 am

choque Escreveu:O que acho mal é que tenha que pintar o calo para parecer uma coisa que não é, ou seja, sabe que correria o risco de ser penalizado se por acaso o juíz visse um calo ou uma ferida... o que acho? ridículo e extremista.
Não tem a ver com ridículo ou extremista, tem a ver com brio, talvez.

Meus cães andam no exterior e sujam-se.

Acha que seria correcto apresentá-los em expo todos sujos?

O disfarçar a ferida, foi apenas uma questão de pormenor, tal e qual um simples banho, nada mais. Bem como também seria capaz de disfarçar um calo, se é que isso, pelo menos no caso dos meus, não vejo que seja necessário.

Tenha em atenção que uma coisa é pintar uma ferida que, passados uns dias já nem se notava e outra coisa seria pintar, por exemplo os pêlos brancos no dorso (Sorry buscar este exemplo).

Na primeira situação, não estou a infringir regras ou a fazer batota. Mas na segunda situação ...

Isto para dizer que generalizar é sempre complicado...

Não sei se me estou a fazer entender ;)
choque Escreveu:E sim entendo perfeitamente que o estalão tenha como tido intenção inicial o preservar de caraterísticas que vão ao encontro com o que as capacidade inatas são, no entanto, não é o físico que faz o cão, é precisamente o oposto. De que serve um cão com uma cauda forte se tem medo da água, não pode ir à praia nadar porque é agressivo com pessoas ou outros cães, ou tem uma displasia da anca acentuada? Nada.
Eu julgo que está tudo interligado.

De facto, de que serve um Labrador com uma boa cauda, conforme o estalão, mas se tem medo de água.

No entanto, também de que serve uma labrador audaz, sem medo de água mas, que não tem uma "ferramenta" de trabalho imprescindível à sua função que é a tal cauda, segundo o Estalão?

Está a ver? Uma coisa depende da outra.

Leia o estalão do Labrador e vai verificar que o mesmo não aborda apenas características físicas. O estalão do Labrador descreve-o praticamente a todos os níveis, sejam físicos, sejam comportamentais ;)

Bem, gostei deste bocadinho mas já passa da minha hora.

Abraços a todos ;)
Moinhodoceu
Membro Veterano
Registado: sexta mar 20, 2009 10:44 am

quinta dez 09, 2010 1:35 am

Aqui vos deixo o estalão do labrador

http://www.retrieverclubedeportugal.com/labrador.html

Um cão de esposições ou seja "beleza" como aqui foi dito também faz trabalho ou seja cobro. Esse Cão tem por vezes que nadar longas distâncias para ir buscar a presa como tal se fôr um cão sem os atributos que vêm descritos no estalão com toda a certeza que terá grandes dificuldades em percorrer uma grande distância dentro de àgua para fazer o seu trabalho.
Dificilmente encontramos um retriever com medo de àgua, eu pelo menos cá em casa não tenho nenhuma com esse medo, são até demasiado afoitas para meu gosto.

Quanto ao arranjar cães para exposições, nos labradores só é necessário dar um bom banho e corrigir algumas calosidades ou seja disfarçá-las. Nada de muito importante, o que não é o caso da cachorra em questão.

Por tudo isto o estalão da raça é importante sim, isto para quem quer fazer um trabalho em prol da raça que gosta e eu acho que eles merecem, porque são uns cães fabulosos.

Teresa
choque
Membro

quinta dez 09, 2010 10:37 am

bom, teremos que concordar em discordar

mas gostei da conversa, obrigada :wink:
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quinta dez 09, 2010 12:40 pm

Não sei se por distracção, ou se por mero desconhecimento, parece-me que se está aqui a passar uma ideia errada de que um cão só necessita de estar em conformidade com o estalão se for intenção participar em provas de beleza, e que bons cães de trabalho de determinada raça podem ser completamente disconformes ao estalão.
Antes de mais penso que é importante esclarecer que o estalão de uma raça não define apenas atributos físicos mas também de caracter ou de comportamento. Um cão que tenha todas as características físicas mas não exiba as características comportamentais inerentes á raça, é um cão desconforme ao estalão, ou seja, é um cão incompleto (em termos da raça que supostamente representa). E o inverso idem.
Um rafeiro pode ser um óptimo retriver, ou cão de cobro, mas nunca será um cão da raça A ou B. Da mesma forma que um rafeiro pode ser um cão muito bonito, mas também não é por isso que passa a ser de raça.
A título de conclusão, direi que um bom Labrador tem necessariamente de estar em conformidade com o estalão, em termos físicos e em termos comportamentais e de caracter. O cão completo, numa raça de trabalho, é apenas aquele que exibe as características físicas da raça e a aptidão para o trabalho para o qual a raça foi criada. Tudo o mais..... :roll:
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

quinta dez 09, 2010 12:59 pm

malhar em ferro frio... :roll:
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta dez 09, 2010 5:20 pm

Desculpem lá. Acho admiráveis os profundos conhecimentos arvorados aqui, com cada um a puxar o lustro à sua competência e a brasa à sua sardinha, mas muito mais preocupante do que saber se um cão se adequa ao estalão ou não e questões acessórias é a declarada intenção do jonipessoa de pôr aquela cadela a fazer "algumas ninhadas".

Por isso, e para não estar a escrever tudo de novo, volto a postar aqui o que deixei na página 3 deste tópico, muito embora duvide que nesta altura deste campeonato de egos ele ainda se dê ao trabalho de cá vir ler o que se lhe diz.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta dez 09, 2010 5:21 pm

jonipessoa Escreveu:...apenas quero ter o meu casal de labradores sem preocupações e sim gostaria de no futuro ter a alegria de algumas ninhadas! Não penso em termos lucrativos, pois como já disse se fosse esse o caso não teria cão nenhum, muito menos 2 ou 3...
gostaria de comentários construtivos e que respondam à questão, não que venham aqui julgar o meu carácter se fizerem favor
Não sei se vai considerar o meu comentário construtivo ou não, mas para ser franca também não é questão que me preocupe muito. Falo apenas como amante e defensora de animais sem raça definida, portanto não implicada nem interessada na criação de cães de raça.

Compreendo que o seu amor pelos labradores o leve a querer um casal e a partir desse casal a fazer "algumas ninhadas", como disse. Bom, mas cada ninhada será, em média, de cinco cachorros, dos quais dois ou três serão fêmeas. Faça as contas: se cada uma dessas fêmeas também der à luz "algumas ninhadas", quantos cachorros nascerão ao fim do número estipulado de ninhadas? E quantos cachorros mais nascerão de cada fêmea que nascer nessas ninhadas subsequentes? A progressão é geométrica e assustadora... E as cadelas labrador são bem mais prolíficas do que o número que aventei.

Mesmo não pensando por agora nesse número infinito de cachorros que virão engrossar o contingente de cães existentes no nosso país, o que vai fazer dos cachorros que a sua cadela vier a ter nessas "algumas ninhadas"? Vai dá-los? E tem a certeza de que vai conseguir donos para, suponhamos, um mínimo de vinte ou trinta cachorros? E tem a certeza de que vai conseguir acompanhar essas adopções enquanto o cãozinho for vivo? Estará disposto a receber de novo os cachorros que pelos mais variados motivos possam vir a ser-lhe devolvidos?

Fazer ninhadas é lindo, os cachorrinhos são um amor, é encantador ver os cuidados que a cadela tem com eles, etc., etc. Mas no final a maior parte deles acabarão maltratados, presos a uma corrente num lamaçal qualquer, entregues aos canis camarários para abater porque surgiram com displasia da anca e o dono não está para gastar dinheiro com a operação, que é cara, serão abandonados numa estrada qualquer porque perderam a graça de cachorrinhos, relegados para uma varanda onde torrarão ao sol no Verão e gelarão encharcados até aos ossos no Inverno, e tantas outras maneiras vis e iníquas de tratar de cães que todos nós aqui conhecemos bem demais.

Pense melhor nesse seu desejo. Dê uma boa e demorada volta pelo subfórum das Adopções e veja os casos de abandono que lá aparecem. De cães de raça e de cães cruzados e sem raça definida, há de tudo. De caminho veja o trabalho que se tem para conseguir um dono capaz, uma Família de Acolhimento Temporário, um hotel... Veja cães lindos e saudáveis que todos os dias são abatidos só porque não tiveram a sorte de encontrar um dono ou um protector que os retirassem do canil.

E se depois disto tudo ainda tiver vontade de aumentar os aterradores números dos abandonos e abates, faça então as tais "algumas ninhadas" e que Deus tenha piedade delas...
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
jonipessoa
Membro Júnior
Registado: terça out 26, 2010 3:18 pm

quinta dez 09, 2010 5:45 pm

LuluB Escreveu:Desculpem lá. Acho admiráveis os profundos conhecimentos arvorados aqui, com cada um a puxar o lustro à sua competência e a brasa à sua sardinha, mas muito mais preocupante do que saber se um cão se adequa ao estalão ou não e questões acessórias é a declarada intenção do jonipessoa de pôr aquela cadela a fazer "algumas ninhadas".

Por isso, e para não estar a escrever tudo de novo, volto a postar aqui o que deixei na página 3 deste tópico, muito embora duvide que nesta altura deste campeonato de egos ele ainda se dê ao trabalho de cá vir ler o que se lhe diz.
olhe antes de mais peço-lhe que vá ler o que escrevi antes de fazer acusações! perguntaram-me se a minha intenção ao ter um labrador era procriar ao qual que respondi que "sim, e portanto a minha preocupação em relação à descoloraçao da cadelita". Não disse que iria cruzar esta cadela até porque como é óbvio acho isso um absurdo...disse que queria sim fazer umas ninhadas, e referi também que não se trata de uma questão de fazer trocos como já houve aí pessoas a referir! Simplesmente buscava aqui um esclarecimento de como uma cadela vinda de um criador com pedigree e isso tudo poderia estar a ter este problema...parece que está tudo mais interessado em fazer acusações e a discutir a seriedade das pessoas neste fórum, pelo que recorri a outros e já obtive a minha resposta. Muito obrigado às pessoas que quiseram ajudar...e às que não o pretenderam fazer digo TÓPICO ENCERRADO! Até à próxima
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta dez 09, 2010 5:45 pm

Chamarrita Escreveu: Provavelmente a cor chocolate, por ser mais incomum, tem mais "defeitos" a nível dos genes que a produzem, e isso não influencia minimamente o nível de pureza da raça! A única coisa que tem de fazer é não permitir que o cão se reproduza, para não perpetuar o "defeito"
pois, LuluB... eu tb já tinha dito algo semelhante. Depois propus a tinta para o cabelo. E ainda acrescentei:
Chamarrita Escreveu: Agora se a forista que tem a cadela com aquela despigmentação, que, ao que parece, foi comprada pela estética e para criação (ou as "alegrias da maternidade"... :roll: ) e não pelas suas qualidades de cão de trabalho, tenciona reproduzi-la para obter cães de acordo com o estalão - que serve unicamente para provas de beleza - acho que deve mudar de ideias no que toca a criação, simplesmente esquecer o assunto. A cadela não serve para provas de beleza e tem um defeito que se agravará na prole, podendo até gerar albinos, que são cães doentes e frágeis.

Tenho uma colega que também não resistiu aos encantos de "umas ninhadas", a cadela é muito bonita, com LOP, o cão que a cobriu idem (são os dois amarelos), despistes de doenças feitos, etc... a cadela teve 8 cachorros que, apesar de saudáveis, fizeram a vida num inferno à minha colega durante quase 4 meses, tempo em que foram desparasitados, vacinados, registados, etc. Conseguiu vendê-los todos e depois esterilizou a cadela e jurou de NUNCA mais se meter em "criadeirices", mesmo tendo feito tudo bem. Será assim tão difícil aprender com os erros dos outros...?
Mas não vale a pena. Mais vale fazer criação com mulas...
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Responder

Voltar para “Cães”