Acaldeira Escreveu:Então é um cão que se adapte a um estilo de vida activo?
Depende daquilo que consideras estilo de vida activo.
Se pretendes um cão que te acompanhe nuns passeios de bicicleta, numas corridas a pé, não, não é.
Se pretendes um cão com o qual possas fazer umas caminhadas, ainda que longas, sem grandes correrias... sim, sem qualquer problema.
O meu estilo de vida actual é de extrema actividade semanal e relax ao fim de semana e neste sentido, o bulldog, proporciona-me esses momentos.
Se à noite, quando chego a casa necessito de ir dar uma volta para espairecer de um dia de trabalho stressante, o Bulldog é um perfeito companheiro.
É calmo, permite-me os momentos de relax que procuro, mas ao mesmo tempo é um cão que me diverte, com a sua enorme capacidade e vontade de agradar.
Por outro lado, tenho os Rotts e uma saida à noite com eles, é em boa parte dos casos, um stress.
São os cães que andam soltos e que a qualquer momento me criam dificuldades... são os parvalhões que, com pouco para fazer, gostam de chatear e mandar umas bocas ou ter umas conversas parvas e para as quais a minha paciência se esgotou há muito.
Assim, o Bulldog, adequa-se ao estilo que vida que tenho, sem que isto seja sinónimo de sedentarismo... não é, de todo.
Quanto a problemas de saúde...
Já tive cães com displasia, com linfomas, com problemas respiratórios, com problemas dermatológicos.
Tive um gato persa que teve morte súbita.
Tenho um Bulldog que, fruto de negligência dos anteriores donos me deu algum trabalho inicial, tirando isso, tem sido um cão bastante saudável e que não me oferece grandes preocupações a esse nível.
Tenho em atenção alguns cuidados básicos que estão de acordo com a raça, por exemplo, cuidados acrescidos na higiene de certas zonas, nomeadamente das pregas do focinho... nada de mais.
Procuro nas raças que admiro, o carácter forte que por inerência é, regra geral, sinal de equilíbrio.
Cães nervosos, descontrolados e com tendências para o desequilibro, não são a minha praia.
A vertente mais ou menos activa, não é factor essencial, para mim.
Não procuro um cão para guardar a casa... essa é função que me pertence.
Não procuro um cão para me guardar/proteger a familia... mais uma vez, essa é uma função minha.
Não procuro um cão para trabalho, não tenho tempo, com muita pena minha.
Procuro um cão que me transmita confiança no relacionamento, quer seja comigo, quer seja com os meus... O Bulldog, corresponde na perfeição a tudo isto.