Mais uma criação de vão da escada...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
- Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra
Não sei porque razão este tópico se desviou tanto do assunto inicial, no entanto acho que já há muito deveriam ter percebido que isto é assunto para um tópico enorme. As opiniões divergem, mas parece-me que ninguém nasce ensinado, acho que tal como tudo na vida é necessário darmos cabeçadas para aprendermos, ou não?? Porque ( e isto é a minha opinião de leiga no assunto ) se as coisas funcionam assim, um Criador terá uns 20 anos de boa teoria, mas prática nenhuma...
Olá,
quando dizem anunciar não é igual a vender, desculpem mas eu vi " Vendo Rottweiler´s" penso também que não é num café que se anuncia uma ninhada seja lá qual a raça for. Acho que é um assunto demasiado sério para se traduzir num anúncio de café.
quando dizem anunciar não é igual a vender, desculpem mas eu vi " Vendo Rottweiler´s" penso também que não é num café que se anuncia uma ninhada seja lá qual a raça for. Acho que é um assunto demasiado sério para se traduzir num anúncio de café.
O cão é um cavalheiro, eu espero ir para o céu deles, não para o dos homens." (Mark Twain)
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am
Olá,jcsousa Escreveu: E, já agora, dizer a Cybergirl que, pela minha parte, não tento desacreditar nenhum criador (não sei se se referia a mim...). Simplesmente aduzi os meus pontos de vista sobre o assunto e a minha opção por uma de duas vias fundamentais quanto a estratégias de criação.
Não foi dirigido a si, nem poderia ser,né?... os seus fundamentos tem bastante lógica, mas a vertente em achar viabilidade na mistura de várias linhas (estando a falar das linhagens em criadores que procuram personalizar a raça ao seu afixo, e isto para mim é errado, quando o objectivo não é diferenciar perante os outros criadores, mas uniformizar o belo dentro dos criterios oficiais da raça), pode ser desastroso.....e é seguramente mais arriscado a ter mais desilusões,..... tenha muita atenção a isso.
Querida Rosinha,
Criadores com 20 anos de estudo e "ensaios" na raça.....Aqui a teoria e pratica aplicam-se.
Bye

-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
- Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra
Cybergirl não quero ser mal entendida, mas o que eu queria dizer é que para algumas pessoas ser Criador requer muitos anos apenas de teoria só isso, não estava a insinuar que a Cyber so tinha teoria, até porque não a conheço nem sou ninguém para avaliar ninguém no campo da criaçãoQuerida Rosinha,
Criadores com 20 anos de estudo e "ensaios" na raça.....Aqui a teoria e pratica aplicam-se.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
- Contacto:
Olá...
De facto, mais uma vez obrigado, por nos ensinarem mais algumas questões em relação à criação de cães....
Mas sinceramente, a minha dúvida é a seguinte: Por eonde é que os criadores começaram? Devem ter começado por algum lado....
De facto, mais uma vez obrigado, por nos ensinarem mais algumas questões em relação à criação de cães....
Mas sinceramente, a minha dúvida é a seguinte: Por eonde é que os criadores começaram? Devem ter começado por algum lado....
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am
Olá,
Eu posso contar, por onde e quando comecei.
O meu 1ºcontacto surgiu numa das minhas viagens pela Europa, quando deparei na rua com um enorme gigante negro, extremamente elegante e belo que fazia as "delicias " dos transeuntes e principalmente das crianças.
Apartir dai o estudo e busca minuciosa sobre esta raça a nivel europeu e mundial, leva-me somente 3 anos depois a adquirir exemplares num dos melhores canis mundiais.E cuidado, melhor não é necessariamente porque se possui um campeão mundial!?!(ter campeão é muito subjectivo e pode ter "marosca")!?!.....é por sucessivos resultados demonstrados a todos os niveis!?!
Obviamente que as vitorias e sucesso que que um criador alcança, são resultantes de um trabalho serio, de muita dedicação e de um permanente aprofundar de conhecimentos, e também devido à enorme ajuda de outros criadores, normalmente espalhados pelo mundo..... eu, por exemplo, sozinha nunca conseguiria.
Em relação a ninhadas, são esporádicas.....os cachorros ficam no canil ou com amigos .....vender? So a pessoas muito seleccionadas.
E PRONTOS
Esta é a historia da minha vidita de jovem aprendiza na arte de bem criar!?!?!?!?

Byezinho
Eu posso contar, por onde e quando comecei.
O meu 1ºcontacto surgiu numa das minhas viagens pela Europa, quando deparei na rua com um enorme gigante negro, extremamente elegante e belo que fazia as "delicias " dos transeuntes e principalmente das crianças.
Apartir dai o estudo e busca minuciosa sobre esta raça a nivel europeu e mundial, leva-me somente 3 anos depois a adquirir exemplares num dos melhores canis mundiais.E cuidado, melhor não é necessariamente porque se possui um campeão mundial!?!(ter campeão é muito subjectivo e pode ter "marosca")!?!.....é por sucessivos resultados demonstrados a todos os niveis!?!
Obviamente que as vitorias e sucesso que que um criador alcança, são resultantes de um trabalho serio, de muita dedicação e de um permanente aprofundar de conhecimentos, e também devido à enorme ajuda de outros criadores, normalmente espalhados pelo mundo..... eu, por exemplo, sozinha nunca conseguiria.
Em relação a ninhadas, são esporádicas.....os cachorros ficam no canil ou com amigos .....vender? So a pessoas muito seleccionadas.
E PRONTOS

Byezinho
Sim e não ...Também não quero entrar em polémicas mas...não acha que está a ir longe demais?!? Obviamente existem regras a seguir quando se faz criação mas cada um pode ter a sua forma de fazer as coisas sem que se possa dizer que é melhor ou pior.
Para si um juíz pode ser o supra-sumo mas para outros o veterinário pode ser de maior confiança. Dependerá do juíz ou do veterinário. Muitos são as duas coisas.
Esta mania de criticarem os outros por tudo e por nada é que podia acabar (isto já não é só consigo é geral)
Por mim as pessoas podem e devem seguir o caminho que acham mais adequado, até porque, logicas e teorias há muitas.
No entanto, há parametros a seguir, parametros esses que vão assegurar o o sucesso ou o fracasso desta nossa "cruzada". Qualquer pessoa, que não selecione os seus reprodutores (nas 2 vertentes - morfologia - tanto a nivel de estalao racial como se saude, e temperamento) não merece respeito nenhum!
A mim, aflige-me imenso ver pessoas que nada percebem de cães (e aqui nao me refiro à cgtorres) cruzarem os seus bobis, se armarem em criadores, deitando ao ar anos de trabalho em prol de uma raça .... isso sim é triste.
Palmadinhas nas costas e paninhos quentes nunca resolveram nada.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
- Contacto:
Nunca resolveram nem vão resolver.CindelP Escreveu:
Palmadinhas nas costas e paninhos quentes nunca resolveram nada.
Mas não se pode começar a criticar tudo e todos, muitas vezes sem informações suficientes sobre o caso concreto. Sempre que aparece alguém a vender cachorrinhos é logo chamado de «criador de vão de escadas».
Os cuidados que diz deverem ser tomados até podem estar certos (não tenho conhecimentos suficiente na área para discutir isso) mas duvido que em Portugal encontre muitos criadores a fazê-lo. E se o fazem agora, no ínicio da criação não o faziam. Muitos dos criadores conceituados começaram como amadores, com cães que até podem não ser grandes exemplares, mas aperfeiçoaram-se com o tempo. E se alguém decidir fazer criação de uma determinada raça não compra 10 cachorros e começa, eventualmente compra 1 ou dois. Encontrar ajuda sobre como fazê-lo também não vai ser fácil, os veterinários vão-lhe dizer uma coisa, os juízes outra e procurar ajuda nos colegas de criação vai ter muito que se lhe diga...então e a concorrência?!? Já para não falar na questão de só quando o cachorro chega a determinada idade (meses depois de serem vendidos) é que se tem a certeza daquilo que se comprou. As coisas na teoria são uma coisa e na prática revelam-se outra.
Cps,
Ana
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Bem, se me permite, para quem diz que não está familiarizada com isto, até tem ideias estranhamente fixas sobre o que pode ou não pode ser pensado por quem supostamente está familirizado.amarg Escreveu: [ Mas não se pode começar a criticar tudo e todos, muitas vezes sem informações suficientes sobre o caso concreto. Sempre que aparece alguém a vender cachorrinhos é logo chamado de «criador de vão de escadas».
Os cuidados que diz deverem ser tomados até podem estar certos (não tenho conhecimentos suficiente na área para discutir isso) mas duvido que em Portugal encontre muitos criadores a fazê-lo. E se o fazem agora, no ínicio da criação não o faziam.
A maior parte dos criadores não teria os cuidados considerados hoje necessários quando começou, mas isso não se deve a uma consciencialização, deve-se a uma evolução da exigência dos criadores ( infelizmente não acompanhada pelos potenciais donos, que continuam a preferir no geral o barato e médio, ao bom...
Se hoje é exigido mais, é-o de inicio, não vamos andar, a partir do momento em que se mentaliza um grau de exigência maior para todos, admitir que os novatos sem se quererem informar, possam começar no nivel de há 10 anos atrás, não me parece um boa politica.
No que se refere
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Infelizmente não pude ir ver os cachorrinhos hoje. Terá de ficar apara a semana e tenciono falar com a senhora tal como falaria com um criador de renome internacional. Tenciono perguntar-lhe coisas acerca dos cães-pais e dos cães-filhos, tal como faria se estivesse interessada em comprar um cão.
Chamo esta senhra de "criadora de vão da escada" pois segui a seguinte linha de pensamento: os criadores registados, normalmente, não colocam anúncios (aqui não tenho a certeza: não me matem por estar errada!). Ela pôs um anúncio. OK, até pode saber imensas coisas e ser a primeira ninhada, mas ao menos punha o anúcio numa loja de animais e não numa loja de produtos esotéricos!
Aliás, devo dizer que esta expressão foi inspirada por vós, queridos foristas, qui a usam muitas (muitasmuitasmuitas) vezes utilizando-a até para me criticar a mim (!) que não sou criadora, nunca fui e não tenciono ser. Enfim, já não se pode buscar a inspiração naqueles que sabem mais, que somos logo criticados.
Chamo esta senhra de "criadora de vão da escada" pois segui a seguinte linha de pensamento: os criadores registados, normalmente, não colocam anúncios (aqui não tenho a certeza: não me matem por estar errada!). Ela pôs um anúncio. OK, até pode saber imensas coisas e ser a primeira ninhada, mas ao menos punha o anúcio numa loja de animais e não numa loja de produtos esotéricos!
Aliás, devo dizer que esta expressão foi inspirada por vós, queridos foristas, qui a usam muitas (muitasmuitasmuitas) vezes utilizando-a até para me criticar a mim (!) que não sou criadora, nunca fui e não tenciono ser. Enfim, já não se pode buscar a inspiração naqueles que sabem mais, que somos logo criticados.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
CasadeAnaval,
Antes de mais Boa noite!
Parece que não sou a única de ideias fixas por aqui...
Já agora gostaria de lhe fazer algumas perguntas:
Quem dita as exigências dos criadores?
E quem fiscaliza se estes cumprem essas mesmas exigências?
Como é que os particulares (os não familiarizados) se podem defender dos criadores que não seguem essas exigências, mesmo que aparentemente tudo indique que o fazem?
Cps,
Ana
Antes de mais Boa noite!
Já agora gostaria de lhe fazer algumas perguntas:
Como é que os particulares (os não familiarizados) se podem defender dos criadores que não seguem essas exigências, mesmo que aparentemente tudo indique que o fazem?
Cps,
Ana
-
- Membro Veterano
Quem dita as exigencias são os próprios, aqueles que são responsáveis, não existe entidade fiscalizadora nem existe curso de criador.amarg Escreveu: CasadeAnaval,
Antes de mais Boa noite!
Já agora gostaria de lhe fazer algumas perguntas
Cps,
Ana
Mas existe uma coisa chamada bom senso que raramente é aplicado por quem quer comprar um cão...
os particulares podem defender-se dos maus criadores usando a cabeça, vendo as instalações, informando-se sobre a raça em diversos locais, desde a net, livros, o CPC , por exemplo, para saber problemas da raça, requisitos, etc, etc.
No entanto o que se vê a maior parte da svezes é a coimpra por impulso.Aí a culpa é exclisivamente de quem compra dessa forma.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Resumindo: cada criador dita as suas regras, sejam elas boas ou más. E como «cada cabeça sua sentença» não devem existem 2 criadores a seguir as mesmas regras.CasadeAnaval Escreveu: Quem dita as exigencias são os próprios, aqueles que são responsáveis, não existe entidade fiscalizadora nem existe curso de criador.
Mas existe uma coisa chamada bom senso que raramente é aplicado por quem quer comprar um cão...
os particulares podem defender-se dos maus criadores usando a cabeça, vendo as instalações, informando-se sobre a raça em diversos locais, desde a net, livros, o CPC , por exemplo, para saber problemas da raça, requisitos, etc, etc.
No entanto o que se vê a maior parte da svezes é a coimpra por impulso.Aí a culpa é exclisivamente de quem compra dessa forma.
Tem razão quando afirma que muitas vezes os particulares compram cães sem o estudo necessário para o fazer, mas não se pode responsabilizar os particulares pela falta de honestidade de alguns criadores. Digo-lhe por experiência própria, embora não tenha sido enganada, há muito aldrabão por aí. Eu encontrei vários, e dos grandes.
Cps,
Ana
-
- Membro Veterano
Nunca negamos que existem criadores da treta e vai descobrir n tópicos alertando sobre os maus criadores.A arcadenoé é um mundo de informação preciosa aqui debitada ao longo de 4 anos.
Quando alguém vem aqui pedir informações porque quer começar a criar leva sempre com a pergunta sacramental " porquê ?" E se der uma resposta com sentido apanha depois com n informações úteis, mas também as coisas lhe são ditas sem floreados, enumerando dificuldade que terá pela frente.
Mas também muitas vezes é incauto quem quer, a maior parte dos aldrabões nem sequer aldrabar sabem. e a culpa acaba por ser do comprador. Vejamos, quem, excepto os ricos compra carros por impulso ? É sempre alvo de n pesquisas e de melgar os vendedores, certo ?
Lembra-se do exemplo há 15 dias do tipo que comprou um cão de raça na loja e nem estranhou por não lhe quererm mostra o canil do criador nem lhe darem informações nenhumas ?
A maior parte das pessoas infelizmente é assim.
Há tempos aquando do filme do Scooby doo, houve mais um boom de Dogues alemães. Nem acredita a quantidade de pessoas disposta a comprar até por envio tipo encomenda sem ver as crias. Quanto aos conhecimentos, tinha de férias o labrador de um amigo meu. Só duas ou 3 pessoas não o "confundiram" com um Dogue Alemão... Sem falar em quem fala dos Grand danoir, Dog Alemões, eu sei lá.
Basta ver aquantidade de pedidos de Lavradores aqui no forum, por exemplo, é sempre tudo urgente ( porquê ? ):o
Fique bem.
Quando alguém vem aqui pedir informações porque quer começar a criar leva sempre com a pergunta sacramental " porquê ?" E se der uma resposta com sentido apanha depois com n informações úteis, mas também as coisas lhe são ditas sem floreados, enumerando dificuldade que terá pela frente.
Mas também muitas vezes é incauto quem quer, a maior parte dos aldrabões nem sequer aldrabar sabem. e a culpa acaba por ser do comprador. Vejamos, quem, excepto os ricos compra carros por impulso ? É sempre alvo de n pesquisas e de melgar os vendedores, certo ?
Lembra-se do exemplo há 15 dias do tipo que comprou um cão de raça na loja e nem estranhou por não lhe quererm mostra o canil do criador nem lhe darem informações nenhumas ?
A maior parte das pessoas infelizmente é assim.
Há tempos aquando do filme do Scooby doo, houve mais um boom de Dogues alemães. Nem acredita a quantidade de pessoas disposta a comprar até por envio tipo encomenda sem ver as crias. Quanto aos conhecimentos, tinha de férias o labrador de um amigo meu. Só duas ou 3 pessoas não o "confundiram" com um Dogue Alemão... Sem falar em quem fala dos Grand danoir, Dog Alemões, eu sei lá.
Basta ver aquantidade de pedidos de Lavradores aqui no forum, por exemplo, é sempre tudo urgente ( porquê ? ):o
Fique bem.