Esterilizar ou não esterilizar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

sábado set 24, 2011 7:17 pm

moslie Escreveu: Há malucos e irresponsáveis como em todo o lado, há shelters com animais abandonados, mas como cá, não, não há.
Ai, há, há. Se calhar o que acontece é que não os mantêm anos a fio e não deixam esgotar a lotação ...
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado set 24, 2011 8:14 pm

Nunca vi animais em zonas turisticas, aos bandos .

Não se vê tantos rafeiros como cá e todos sabemos que a grande maioria dos animais nos canis abandonados são rafeiros e sim, não concordo com animais engavetados anos a fio em box.

Se há mais esterilizações é logo uma garantia de que mesmo que os animais forem abandonados, pelo menos não se reproduzem.
Babaorum
Membro Veterano

domingo set 25, 2011 6:47 am

LOL, se nunca os viu é porque são apanhados antes dos turistas os verem :lol:
Se há mais esterilizações é logo uma garantia de que mesmo que os animais forem abandonados, pelo menos não se reproduzem
Claro, mas então já se está a contar que os animais sejam abandonados :roll: Diga lá, não acha que a solução esté nos donos e não nos desgraçados dos bichos que não têm que arcar com as irresponsabilidades de quem deveria ser responsável?
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

domingo set 25, 2011 7:33 pm

Babaorum Escreveu:
LuluB Escreveu:Infelizmente, animais de rua, os vadios e abandonados, existem. Nem vale a pena esgrimir argumentos a esse respeito, são uma triste realidade.
Pois existem ,mas se os apanham para os esterilizar, que lhes arranjem um dono em vez de os largar de novo à sua sorte na via pública.
No seu planeta não sei como será, mas por aqui existem muitos mais animais a viver na rua do que pessoas dispostas a adoptá-los, e animais que vivem na rua e que nunca se adaptariam, por diversos motivos, a viver em casa, mesmo que houvesse alguém que os quisesse adoptar. Ora, entre existir, por exemplo, uma colónia de gatos com os gatos todos esterilizados, e portanto sem todos os inconvenientes relacionados com a sua reprodução (lutas, barulho, ninhadas atrás de ninhadas), e existir essa mesma colónia mas com os gatos todos "inteiros", é infinitamente melhor a primeira hipótese.

Se espero que compreenda o que acabei de escrever e, quem sabe, altere um bocado a sua visão da esterilização? Não. Mas isso não me preocupa. O que me preocuparia seria pessoas que partilham a sua doutrina virem a ter poder para, por exemplo, proibirem a esterilização. Enquanto apenas puderem exprimir a sua opinião (é um direito que têm, por muito absurda que seja a opinião) num fórum da internet ou por qualquer outro meio, está tudo bem.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo set 25, 2011 7:49 pm

O lado (ainda mais) negro da não esterilização dos animais abandonados é o abate maciço nos canis camarários, por aqui defendido por muitos.

Este problema não pode ser resolvido a partir das cadeiras em frente dos monitores. Tanto o abate maciço como as esterilizações a todo o custo, se levados, um e outro, ao nível máximo, poderão ter um custo terrível sobre a sobrevivência das espécies.

Continuo a defender que a solução está na reforma das mentalidades, através das mais variadas acções de esclarecimento e formação, para além de outras medidas sociais e económicas. Sei que isto, nas condições actuais (tal como no passado e no futuro próximo) é considerado utópico, mas não há mesmo outra saída.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

domingo set 25, 2011 8:05 pm

Isto é uma "guerra" que eu considero há muito, perdida.

Vou dar-vos um exemplo:

Aqui há uns 2 ou 3 anos, uma amiga de um familiar, professora, casada e com 2 filhos, na casa dos 40/50 anos, portanto ainda nova, pediu um gato ou gata porque a filha, na altura com 13 anos penso eu, queria muito um gatinho....

Lá apareceu o gato, não por mim, mas apareceu, e era gata.

De início a gata ficou dentro de casa, assim que começou o cio, zarpou para a rua porque incomodava dentro de casa com os miados... (vivem numa vivenda).

Na altura eu alertei para as ninhadas, imprimi uma série de informação sobre a esterilização e os mitos da procriação nos animais, mas de nada valeu.

Quando a encontrei falei sobre a esterilização, e a resposta foi que a filha ia gostar muito dos gatinhos e ia tratar muito bem deles... :roll: eu bem insisti, mas até à data de hoje, esterilização nem vê-la. A gata continua a parir, as filhas idem, os filhos continuam a cobrir gatas, uns acabam por morrer atropelados, outros por ali andam.

Não foi um problema de falta de informação, não foi um problema de dinheiro, eles vivem bem, não foi um problema de veterinário pois até me ofereci para levar a gata para ser esterilizada. Agora pergunto: foi o quê? Falta de civismo? Falta de inteligência? Ela é professora, ele arquitecto... :roll:

Falando nisso, há por lá outra ninhada de tigradinhos, lindos, uns 4 ou 5 com 3/4 meses... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Babaorum
Membro Veterano

domingo set 25, 2011 8:17 pm

KavakoSilva Escreveu:
Babaorum Escreveu:
LuluB Escreveu:Infelizmente, animais de rua, os vadios e abandonados, existem. Nem vale a pena esgrimir argumentos a esse respeito, são uma triste realidade.
Pois existem ,mas se os apanham para os esterilizar, que lhes arranjem um dono em vez de os largar de novo à sua sorte na via pública.
No seu planeta não sei como será, mas por aqui existem muitos mais animais a viver na rua do que pessoas dispostas a adoptá-los, e animais que vivem na rua e que nunca se adaptariam, por diversos motivos, a viver em casa, mesmo que houvesse alguém que os quisesse adoptar. Ora, entre existir, por exemplo, uma colónia de gatos com os gatos todos esterilizados, e portanto sem todos os inconvenientes relacionados com a sua reprodução (lutas, barulho, ninhadas atrás de ninhadas), e existir essa mesma colónia mas com os gatos todos "inteiros", é infinitamente melhor a primeira hipótese.

Se espero que compreenda o que acabei de escrever e, quem sabe, altere um bocado a sua visão da esterilização? Não. Mas isso não me preocupa. O que me preocuparia seria pessoas que partilham a sua doutrina virem a ter poder para, por exemplo, proibirem a esterilização. Enquanto apenas puderem exprimir a sua opinião (é um direito que têm, por muito absurda que seja a opinião) num fórum da internet ou por qualquer outro meio, está tudo bem.
LOL Vá-se preocupando, porque a tendência é para se proibirem todas e quaisquer mutilações (incluindo esterilizações). Acho um piadão a esta gente que gosta de remendos em vez de ir às causas :roll:

P.S. e eu que pensava que estava no fórum dos cães ...
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quinta set 29, 2011 9:02 am

Cios em gatos/as dizem que são muito chatos. Ninhadas indesejadas em cadelas abandonadas na rua ou em quintais são mais que muitas. Mas e em cadelas em apartamentos com donos responsáveis, que não acham os cios chatos e fazem tudo para que elas não engravidem, a questão da esterilização é uma questão de saúde. E se a esterilização tem algumas vantagens a nível de saúde, também tem desvantagens.
E é uma coisa horrível para fazer a um animal que está à nossa responsabilidade, a não ser que seja essencial. Abrir o bicho para lhe tirar as peças que não dão jeito...
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quinta set 29, 2011 9:22 am

Eu ainda não percebi qual o interesse de ter animais srd a reproduzir, ainda não percebi o errado de esterilizar errantes e ainda não consegui ver qual o problema de países onde o nível de vida de animais e pessoas é muito superior ao daqui, estimularem e promoverem esterilizações, sendo que não se vê as situações degradantes que vejo em Portugal, mas tá bem...
Devo ser eu que vejo mal.
Babaorum
Membro Veterano

quinta set 29, 2011 10:31 am

moslie Escreveu:Eu ainda não percebi qual o interesse de ter animais srd a reproduzir
Eu também não, mas também não percebo porque é que só conhecem a esterilização como forma de impedir a reprodução
moslie Escreveu:ainda não percebi o errado de esterilizar errantes
O errado é defender que os cães devem andar à solta na via pública, sem terem ninguém que se responsabilize por eles, esterilizados ou não.
moslie Escreveu:ainda não consegui ver qual o problema de países onde o nível de vida de animais e pessoas é muito superior ao daqui, estimularem e promoverem esterilizações,
Os paises que verdadeiramente têm um nível de vida de animais e pessoas muito superior ao nosso não defendem estrilizações, já que há muito que perceberam que o problema está nos donos e nãos nos bichos. Esses que defendem esterilizações continuam atafulhados de bichos que ninguém quer.
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

quinta set 29, 2011 2:50 pm

Babaorum Escreveu: Eu também não, mas também não percebo porque é que só conhecem a esterilização como forma de impedir a reprodução
Ainda não percebi qual é a base da discussão.
Exemplo: tenho 1 cão e 1 cadela que ficam no jardim sozinhos durante o dia.

Um dos dois teria de ser esterilizado ou eu iria ficar com uma carrada de cães para 1) ficar com eles 2) dar para adopção.
A mãe da minha cadela ainda hoje tem ninhadas porque decidiram não a esterilizar.

Qual é a solução para casos destes onde ninguém pretende que os seus animais tenham ninhadas? Separar os animais? Para mim não é solução porque os meus cães não passam um sem o outro. Pílula? Fraldas?
E se outros cães entrarem na minha propriedade em "má" altura? O que fazer? (e já sei que parte da resposta passa por - arranjar maneira de vedar a entrada a outros animais).
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quinta set 29, 2011 2:56 pm

Eu tenho neste momento 2 machos e 3 fêmeas, se ficar com algum dos machos só tenho uma de duas hipóteses, ou o separo fisicamente na altura dos cios, ou castro os machos. Sim, e antes que me digam que eu sou contra a esterilização, castrar os machos é uma cirurgia que não tem nada a ver com a das fêmeas.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Babaorum
Membro Veterano

quinta set 29, 2011 2:58 pm

Você mesma respondeu às suas questões :roll: Em última análise, se não está para separar os cães ('tadinhos ...) ou vedar a propriedade deveria ter pensado nisso antes de os ter arranjado. Acho piada como é tão natural achar que têm que ser os animais a levar com os erros dos donos em cima - pois, é a história do elo mais fraco, ou mesmo do mexilhão :roll:
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

quinta set 29, 2011 3:04 pm

Babaorum Escreveu:Você mesma respondeu às suas questões :roll: Em última análise, se não está para separar os cães ('tadinhos ...) ou vedar a propriedade deveria ter pensado nisso antes de os ter arranjado. Acho piada como é tão natural achar que têm que ser os animais a levar com os erros dos donos em cima - pois, é a história do elo mais fraco, ou mesmo do mexilhão :roll:
Só me posso rir desse seu comentário!!!!
Não! Não estou para separar os meus cães e se quer saber as entradas estão vedadas desde que tenho a cadela para evitar que ela saltasse para a rua (daí o meu comentário).
Erros dos donos? Ou talvez seja erro dos veterinários?? Não sei. Em todo o caso não me interessa porque cada um tem a sua opinião.
Babaorum
Membro Veterano

quinta set 29, 2011 3:14 pm

Ria-se, que o riso faz bem à saude. Eu cá rio-me é dos amiguinhos dos animais que agem apenas tendo em vista as suas próprias conveniências :roll:
Responder

Voltar para “Cães”