ralmar Escreveu:O meu método (que nem é meu) foi inventado na Alemanha, onde já é implementado á mais de 20 anos, país que infelizmente se encontra muito á nossa frente. O que eu fiz foi sómente seguir a carroça da frente, foi a unica forma que encontrei para de alguma forma me tentar equiparar á qualidade que eles têm lá.
Então é assim, o que disse e vou dizer tem como base a minha experiência de 7 anos de implementação deste método.
Desde inicio dar ao cachorro uma ração muito rica em protainas, até aos 6 meses uma ração puppy e depois até aos 18/20 meses uma ração para júnior.
A protaína não tem acção direta no esqueleto, tem sim ação direta no desenvolvimento celular dos tecidos, musculos, tendões, orgãos internos, cerebro etc.
A razão é simples a protaína é constituida por aminoácidos, pesquizem e vejam a importância e funções que desempenham no organismo.
Adiante, ao acontecer isto o organismo possui desde inicio toda a pujança para crescer o que motiva outro tipo de preocupações, por um lado a temos que fazer chegar ao organismo um suporte calcio/fosforo que nem sempre se consegue em quantidade suficiente nas rações, por outro lado a necessidade de irmos controlando o desenvolvimento das articulações submetidas a grande esforço.
No primeiro caso dou-lhe um suplemento de cálcio, mas não é um cálcio qualquer é uma forma de cálcio, que ao contráriamente a todos os outros suplementos que existem no mercado o seu excesso é iliminado pelo organismo, ou seja só é absorvido o que é realmente necessário.
No segundo caso providencio também um suplemento á base de glocosamida, para as articulações.
Desta forma não corro riscos, a minha carteira é que corre porque como podem calcular são produtos bastante caros, mas quem corre por gosto não cansa como se custuma dizer.
Pode não parecer muito mas é o suficiente para o animal ter um ganho de porte de +- 5cm.
Desta forma cães que chegam aos 92/93 cm de altura sem este método não passariam dos 87/88 cm garantidamente.
Mas não pensem que é facil, apesar de tudo é preciso empenho a 100% por parte do dono e muita dedicação e muita disponibilidade económica para se conseguirem resultados, mas eles aparecem, a não ser que o exemplar tenha pouco potencial genético aí estaremos a falar de outra coisa.
escreve-se proteína e nao protaina.
Por um lado voce acaba por concordar que rações com percentagens elevadas de proteína promovem crescimentos muito rapidos e susceptiveis de causar problemas musculo-esqueleticos associados a este mesmo crescimento uma vez que reconhece que tem q ter muito cuidado e suplementar com outras coisas para que não tenha problemas.
O que eu gostava mesmo de saber e de perceber é qual é a base cientifica para a suplementação com cálcio tão contraria a quase todos os estudos cientificos mais recentes.
por outro lado também não entendo qual e´a forma de cálcio que o organismo "excreta" qd em demasia quando o organismo dos cães nao esta preparado naturalmente para excretar o excesso de calcio.
faz isto apenas porque sabe que fazem ou tem alguma base cientifica que fundamente esta sua técnica.
Não estou de todo a por em causa a sua experiencia e resultados que de certo são bons senao não o faria mas gostava de saber mais sobre isto e entender qual a base para isto funcionar.