Vacinação complementar - opiniões
Moderador: mcerqueira
A Arca de Noé Vivapets foi contactada pela Virbac que quis responder a informações que considerou incorrectas que foram publicadas no fórum:
"Mais de 20 anos foram dedicados à pesquisa e desenvolvimento da vacina contra a leishmaniose canina. A vacina foi testada de acordo com o
regulamento europeu antes de ter sido autorizada e, portanto, antes da sua produção e comercialização. A decisão do lançamente da vacina em Portugal em primeiro lugar foi justificada por dois critérios fundamentais: a prevalência geográfica da doença e a capacidade de produção durante esta fase. Portugal oferecia uma combinação de factores ideal para o número de doses disponível no primeiro semestre de 2011. De facto, a Virbac lançou a vacina apenas 3 meses após ter recebido a sua aprovação. Com a crescente capacidade de produção, a vaccina foi lançada em França em Setembro de 2011, e será lançada em Espanha e Grécia no início de 2012, menos de 12 meses após o seu lançamento, o que é um grande feito.
Existem vários factores que contribuem para a dificuldade de produção da vacina. De facto, com o mesmo volume de matéria-prima necessária para a produção de uma dose da vacina da leishmaniose, seria possível produzir 300 doses da vacina contra a raiva. A vacina é complexa, na medida em que contém apenas proteínas e não o parasita em si, o que significa que não existe risco de infecção através da vacina. Isto
contribui fortemente para a segurança desta vacina.
O grau de eficácia da vacina contra a leishmaniose canina não é 80%. Como em qualquer vacina, quer em medicina humana ou veterinária, atingir um grau de eficácia de 100% é impossível. A vacina demonstrou ter um elevado grau de eficácia, de modo a obter a aprovação das autoridades europeias e o seu registo. Estudos em condições extremas mostraram que 92,7% dos cães vacinados não demonstraram quaisquer sintomas após ter passado 24 meses no exterior, 24 horas por dia, durante 2 estações de alto risco consecutivas, sem qualquer outro produto repelente ou tipo de protecção antiparasitária.
No que toca ao preço da vacina, embora represente um maior investimento durante o primeiro ano devido à necessidade de 3 doses de
vacinação, o preço da revacinação anual não se encontra em disparidade
relativamente a outras vacinas.
O veterinário pode não ter experiência pessoal com a vacina, mas
existem estudos científicos feitos com este produto que apresentam os
dados de campo necessários. Todos os veterinários são convidados a contactar a Virbac directamente para partilhar experiências."
"Mais de 20 anos foram dedicados à pesquisa e desenvolvimento da vacina contra a leishmaniose canina. A vacina foi testada de acordo com o
regulamento europeu antes de ter sido autorizada e, portanto, antes da sua produção e comercialização. A decisão do lançamente da vacina em Portugal em primeiro lugar foi justificada por dois critérios fundamentais: a prevalência geográfica da doença e a capacidade de produção durante esta fase. Portugal oferecia uma combinação de factores ideal para o número de doses disponível no primeiro semestre de 2011. De facto, a Virbac lançou a vacina apenas 3 meses após ter recebido a sua aprovação. Com a crescente capacidade de produção, a vaccina foi lançada em França em Setembro de 2011, e será lançada em Espanha e Grécia no início de 2012, menos de 12 meses após o seu lançamento, o que é um grande feito.
Existem vários factores que contribuem para a dificuldade de produção da vacina. De facto, com o mesmo volume de matéria-prima necessária para a produção de uma dose da vacina da leishmaniose, seria possível produzir 300 doses da vacina contra a raiva. A vacina é complexa, na medida em que contém apenas proteínas e não o parasita em si, o que significa que não existe risco de infecção através da vacina. Isto
O grau de eficácia da vacina contra a leishmaniose canina não é 80%. Como em qualquer vacina, quer em medicina humana ou veterinária, atingir um grau de eficácia de 100% é impossível. A vacina demonstrou ter um elevado grau de eficácia, de modo a obter a aprovação das autoridades europeias e o seu registo. Estudos em condições extremas mostraram que 92,7% dos cães vacinados não demonstraram quaisquer sintomas após ter passado 24 meses no exterior, 24 horas por dia, durante 2 estações de alto risco consecutivas, sem qualquer outro produto repelente ou tipo de protecção antiparasitária.
No que toca ao preço da vacina, embora represente um maior investimento durante o primeiro ano devido à necessidade de 3 doses de
vacinação, o preço da revacinação anual não se encontra em disparidade
relativamente a outras vacinas.
O veterinário pode não ter experiência pessoal com a vacina, mas
existem estudos científicos feitos com este produto que apresentam os
dados de campo necessários. Todos os veterinários são convidados a contactar a Virbac directamente para partilhar experiências."
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 05, 2011 1:00 pm
Este comunicado devia estar inamovivel, não?
E o que seria depois dos Velhos do Restelo? 

<p>I see dumb people. They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. </p>
SrYuki, o meu vet também tem reservas e aconselhou-me a esperar mais uns meses até haver um "feed-back" mais abrangente.
Deu-me este conselho apesar de ter perdido um canito com esta terrível doença há 4 meses. Confesso que me sinto dividida mas, confio totalmente nele pelo que, vou aguardar.

Deu-me este conselho apesar de ter perdido um canito com esta terrível doença há 4 meses. Confesso que me sinto dividida mas, confio totalmente nele pelo que, vou aguardar.

Velhos do Restelo ou não, confio TOTALMENTE no meu vet e, tomara existirem uma meia dúzia como ele.Babaorum Escreveu:E o que seria depois dos Velhos do Restelo?

Na última conversa que tive com ele (a semana passada) deu-me como exemplo a vacina para o cancro do colo do útero em que TODOS os médicos aconselhavam as mulheres a levarem-na. Hoje, passados dois anos sobre o lançamento da mesma ... parece que as opiniões começam a mudar.

Chama-se a isto ser PREVIDENTE e não querer ganhar dinheiro a qualquer custo... como infelizmente tantos e tantos vets o fazem.

Os Velhos do Restelo aqui eram mais os que dizem que somos cobaias, que não houve estudos e que o problema de falta de capacidade de produção era uma treta.
De resto, o feedback (para quem está à espera dele ...) só virá daqui a 5-10 anos.
De resto, o feedback (para quem está à espera dele ...) só virá daqui a 5-10 anos.
<p>I see dumb people. They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm
Tendm em vista que foi a VIRBAC a desenvolver a vacina, eles nãotlopes Escreveu:A Arca de Noé Vivapets foi contactada pela Virbac que quis responder a informações que considerou incorrectas que foram publicadas no fórum: ."
incorrectas as informações.As informações, ou melhor ESPECULAÇÕES veiculadas por alguns foristas estavam realmente incorrectas..consideraram
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
especulações que incomodaram e trouxeram o esclarecimento da própria Virbac. Só por isso, já valeu a pena... 

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
E agora foi crucificada pelos fabricantes...e não estivessemos numa república das bananas e teria de explicar muito bem de onde vieram as conclusões absurdas que tirou...LuluB Escreveu:Avé, Avé, não estou sozinha!WaterMonitor Escreveu:O meu vet não aconselha a dar a vacina da leishmaniose. Na opinião dele este é o caminho certo, mas ainda não se chegou a uma vacina realmente eficaz. Além disso ele suspeita que estamos a ser usados como cobaias.
...![]()
![]()
![]()
Há uns meses, quando a vacina apareceu, foi aberto aqui um tópico, em tom de grande fanfarra, e fui crucificada pelas altas personalidades mais ou menos profissionais cá do sítio por ter levantado essa mesma dúvida!:
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Parabéns à Virbac por estar atenta!tlopes Escreveu: A Arca de Noé Vivapets foi contactada pela Virbac que quis responder a informações que considerou incorrectas que foram publicadas no fórum
Bem, foi isto mesmo que eu vim aqui acrescentar, logo que tomei conhecimento (6ª feira última). E que me deixou muito mais confiante, como eu transmiti na altura, precisamente por não existir risco de infecção.tlopes Escreveu: A vacina é complexa, na medida em que contém apenas proteínas e não o parasita em si, o que significa que não existe risco de infecção através da vacina. Isto
Bem, isto não prova que o animal FOI picado e não desenvolveu a doença, não é! Que ao fim ao cabo é isso que qualquer dono responsável pretende. Aliás, com produtos como vacinas, desenvolvidos em laboratório, não é suposto fazer testes em ambientes (de alguma forma) controlados? (não sei se é ou não nem estou a atirar lenha para a fogueira, estou na minha ignorância a perguntar).tlopes Escreveu:] O grau de eficácia da vacina contra a leishmaniose canina não é 80%. Como em qualquer vacina, quer em medicina humana ou veterinária, atingir um grau de eficácia de 100% é impossível. A vacina demonstrou ter um elevado grau de eficácia, de modo a obter a aprovação das autoridades europeias e o seu registo. Estudos em condições extremas mostraram que 92,7% dos cães vacinados não demonstraram quaisquer sintomas após ter passado 24 meses no exterior, 24 horas por dia, durante 2 estações de alto risco consecutivas, sem qualquer outro produto repelente ou tipo de protecção antiparasitária.
Convido também alguém a explicar porque é que os vets (no meu caso 2) nos transmitem taxas de sucesso inferiores, de 70%-80%. Isto também não é uma agressão, mas 2 veterinários que não se conhecem, de 2 localidades de distritos diferentes, transmitem uma taxa menos optimista. Terá havido alguma conferência a transmitir taxas imprecisas?
Bem, isto são pessoas, foristas a conversar. Naquilo que disse, identifiquei a minha profunda ignorância dentro do assunto, pelo que vim perguntar. E vendi o peixe, da mesma forma que me venderam a mim. Bem como corrigi, assim que tive melhor informação. Acredito que as respostas dos outros foristas, também são aquilo que os respectivos Veterinários lhes transmitiram a elas. (ainda que seria interessante, algum veterinário dar a sua opinião e identificar-se como tal).Praziquantel Escreveu: As informações, ou melhor ESPECULAÇÕES veiculadas por alguns foristas estavam realmente incorrectas..
Polémicas à parte, chegou-se a uma resposta interessante e válida. E é para isso que as dúvidas são colocadas.
Pela minha parte, fico mais tranquila por saber que a vacina é fabricada a partir de uma proteína.
De qualquer forma aquela "questão" que levantei do "ambiente controlado" é pertinente e pode levar alguns donos a ficarem demasiado descansados e não utilizarem outros tipos de prevenção por ficarem descansados pelo facto dos seus cães estarem vacinados. Fica da minha parte esse alerta (bem como aguardo novo comunicado da virbac, a fazer mais correcções aos nossos comentários, se assim se justificar).
-
- Membro Veterano
Duas correcções Sryouki.
Primeiro, as afirmações não são da moderadora Tlopes, pelo que não deve citar Tlopes mas dizer que é um comunicado da virbac.
Segundo, cada um toma a atitude que quiser e dialoga...agora que haja gente a criar teorias de conspiração num fórum publico sem a minima capacidade e conhecimento sobre o que inventa..não.
Primeiro, as afirmações não são da moderadora Tlopes, pelo que não deve citar Tlopes mas dizer que é um comunicado da virbac.
Segundo, cada um toma a atitude que quiser e dialoga...agora que haja gente a criar teorias de conspiração num fórum publico sem a minima capacidade e conhecimento sobre o que inventa..não.
-
- Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Sr Praziquantel
Mas todos podemos levantar dúvidas e, acima de tudo, levantar questões pertinentes para que as pessoas possam pensar sobre elas e então decidir.
Só é preciso ter cuidado, especialmente na forma como se fala, porque é ténue a fronteira entre a "teoria da conspiração" e o denegrir a imagem de uma empresa, que é algo muito grave e que a Virbac veio "controlar", prestando os esclarecimentos. E muito bem.
Acho que toda a gente entende! Como é um forum e não fui eu que recebi a informação, não me pareceu melhor escrever "by Virbac". Mas aqui fica o registo.Praziquantel Escreveu:Duas correcções Sryouki.
Temos que ser tolerantes. É da nossa cultura. Somos desconfiados! Também já dei por mim a pensar se seria teoria da conspiração ou não, que aos "Tugas ninguém dá nada e toda a gente quer lixar", mas a verdade é que não iam começar a lançar a vacina na Noruega, não é?!Praziquantel Escreveu: Segundo, cada um toma a atitude que quiser e dialoga...agora que haja gente a criar teorias de conspiração num fórum publico sem a minima capacidade e conhecimento sobre o que inventa..não.
Mas todos podemos levantar dúvidas e, acima de tudo, levantar questões pertinentes para que as pessoas possam pensar sobre elas e então decidir.
Só é preciso ter cuidado, especialmente na forma como se fala, porque é ténue a fronteira entre a "teoria da conspiração" e o denegrir a imagem de uma empresa, que é algo muito grave e que a Virbac veio "controlar", prestando os esclarecimentos. E muito bem.
SrYuki o próprio laboratório diz que apesar do animal estar vacinado, deve-se fazer à mesma a prevenção pelo que, se algum dono "baixar a guarda" é porque ou é muito "estúpido" ou "desleixado".
Tal como já disse, ficou combinado com o meu vet em Abril fazer o teste às minhas cadelas e nessa altura decidiremos o que fazer. Até lá farão a prevenção como até agora.
Na realidade estamos a falar de 4 vets que aconselharam a não vacinar os animais pelo menos para já. As duas opiniões que ouviu, o meu vet e o vet da Watermonitor.
Os vets cuja opinião ouviu não os conheço de lado nenhum para poder fazer um juízo de valores mas, sei quem é o vet da Watermonitor e tenho imensa consideração por ele para já não falar na consideração que tenho pelo meu.
Cabe a cada dono decidir o que achar melhor para os seus animais.

Tal como já disse, ficou combinado com o meu vet em Abril fazer o teste às minhas cadelas e nessa altura decidiremos o que fazer. Até lá farão a prevenção como até agora.

Na realidade estamos a falar de 4 vets que aconselharam a não vacinar os animais pelo menos para já. As duas opiniões que ouviu, o meu vet e o vet da Watermonitor.
Os vets cuja opinião ouviu não os conheço de lado nenhum para poder fazer um juízo de valores mas, sei quem é o vet da Watermonitor e tenho imensa consideração por ele para já não falar na consideração que tenho pelo meu.
Cabe a cada dono decidir o que achar melhor para os seus animais.

-
- Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Arguidaa
Tem razão.
Eu só reforcei o "alerta". E sim cada dono é que sabe.
Ah, mas os meus 2 não me disseram para "não" vacinar. Mas também não me disseram "oh sim, tem que ser vacinado" e nomeadamente o vet que segue os meus cães há mais tempo, é o que faria, caso tivesse a certeza que era o melhor. Basicamente transmitiu-me informação, quase da mesma forma que recebeu.
A vet nova teve mais ou menos a menos a mesma reacção: "existe, estou só a informar". Depois quando perguntei se achava que devia vacinar demora muito tempo a responder, a ponderar... Nunca é um "sim, vacine sem sombra de dúvida"!
PS - mandei-lhe mp
Tem razão.
Eu só reforcei o "alerta". E sim cada dono é que sabe.
Ah, mas os meus 2 não me disseram para "não" vacinar. Mas também não me disseram "oh sim, tem que ser vacinado" e nomeadamente o vet que segue os meus cães há mais tempo, é o que faria, caso tivesse a certeza que era o melhor. Basicamente transmitiu-me informação, quase da mesma forma que recebeu.
A vet nova teve mais ou menos a menos a mesma reacção: "existe, estou só a informar". Depois quando perguntei se achava que devia vacinar demora muito tempo a responder, a ponderar... Nunca é um "sim, vacine sem sombra de dúvida"!
PS - mandei-lhe mp