Vacinação complementar - opiniões

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
tlopes

quarta dez 21, 2011 2:55 pm

A Arca de Noé Vivapets foi contactada pela Virbac que quis responder a informações que considerou incorrectas que foram publicadas no fórum:

"Mais de 20 anos foram dedicados à pesquisa e desenvolvimento da vacina contra a leishmaniose canina. A vacina foi testada de acordo com o
regulamento europeu antes de ter sido autorizada e, portanto, antes da sua produção e comercialização. A decisão do lançamente da vacina em Portugal em primeiro lugar foi justificada por dois critérios fundamentais: a prevalência geográfica da doença e a capacidade de produção durante esta fase. Portugal oferecia uma combinação de factores ideal para o número de doses disponível no primeiro semestre de 2011. De facto, a Virbac lançou a vacina apenas 3 meses após ter recebido a sua aprovação. Com a crescente capacidade de produção, a vaccina foi lançada em França em Setembro de 2011, e será lançada em Espanha e Grécia no início de 2012, menos de 12 meses após o seu lançamento, o que é um grande feito.

Existem vários factores que contribuem para a dificuldade de produção da vacina. De facto, com o mesmo volume de matéria-prima necessária para a produção de uma dose da vacina da leishmaniose, seria possível produzir 300 doses da vacina contra a raiva. A vacina é complexa, na medida em que contém apenas proteínas e não o parasita em si, o que significa que não existe risco de infecção através da vacina. Isto
contribui fortemente para a segurança desta vacina.

O grau de eficácia da vacina contra a leishmaniose canina não é 80%. Como em qualquer vacina, quer em medicina humana ou veterinária, atingir um grau de eficácia de 100% é impossível. A vacina demonstrou ter um elevado grau de eficácia, de modo a obter a aprovação das autoridades europeias e o seu registo. Estudos em condições extremas mostraram que 92,7% dos cães vacinados não demonstraram quaisquer sintomas após ter passado 24 meses no exterior, 24 horas por dia, durante 2 estações de alto risco consecutivas, sem qualquer outro produto repelente ou tipo de protecção antiparasitária.

No que toca ao preço da vacina, embora represente um maior investimento durante o primeiro ano devido à necessidade de 3 doses de
vacinação, o preço da revacinação anual não se encontra em disparidade
relativamente a outras vacinas.

O veterinário pode não ter experiência pessoal com a vacina, mas
existem estudos científicos feitos com este produto que apresentam os
dados de campo necessários. Todos os veterinários são convidados a contactar a Virbac directamente para partilhar experiências."
CharlieBrow
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 1:00 pm

quarta dez 21, 2011 3:30 pm

Este comunicado devia estar inamovivel, não?
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

quarta dez 21, 2011 4:59 pm

E o que seria depois dos Velhos do Restelo? :?
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

quarta dez 21, 2011 8:49 pm

SrYuki, o meu vet também tem reservas e aconselhou-me a esperar mais uns meses até haver um "feed-back" mais abrangente. :wink:

Deu-me este conselho apesar de ter perdido um canito com esta terrível doença há 4 meses. Confesso que me sinto dividida mas, confio totalmente nele pelo que, vou aguardar. :wink:
Arguidaa
Membro Veterano

quarta dez 21, 2011 8:55 pm

Babaorum Escreveu:E o que seria depois dos Velhos do Restelo? :?
Velhos do Restelo ou não, confio TOTALMENTE no meu vet e, tomara existirem uma meia dúzia como ele. :D :D

Na última conversa que tive com ele (a semana passada) deu-me como exemplo a vacina para o cancro do colo do útero em que TODOS os médicos aconselhavam as mulheres a levarem-na. Hoje, passados dois anos sobre o lançamento da mesma ... parece que as opiniões começam a mudar. :roll: :roll: :roll:

Chama-se a isto ser PREVIDENTE e não querer ganhar dinheiro a qualquer custo... como infelizmente tantos e tantos vets o fazem. :twisted: :twisted:
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

quarta dez 21, 2011 9:00 pm

Os Velhos do Restelo aqui eram mais os que dizem que somos cobaias, que não houve estudos e que o problema de falta de capacidade de produção era uma treta.

De resto, o feedback (para quem está à espera dele ...) só virá daqui a 5-10 anos.
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

quinta dez 22, 2011 12:27 am

tlopes Escreveu:A Arca de Noé Vivapets foi contactada pela Virbac que quis responder a informações que considerou incorrectas que foram publicadas no fórum: ."
Tendm em vista que foi a VIRBAC a desenvolver a vacina, eles não
consideraram
incorrectas as informações.As informações, ou melhor ESPECULAÇÕES veiculadas por alguns foristas estavam realmente incorrectas..
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quinta dez 22, 2011 1:10 am

especulações que incomodaram e trouxeram o esclarecimento da própria Virbac. Só por isso, já valeu a pena... :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta dez 22, 2011 1:25 am

Ora TÓINNGG

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Praziquantel
Membro Veterano

quinta dez 22, 2011 1:28 am

LuluB Escreveu:
WaterMonitor Escreveu:O meu vet não aconselha a dar a vacina da leishmaniose. Na opinião dele este é o caminho certo, mas ainda não se chegou a uma vacina realmente eficaz. Além disso ele suspeita que estamos a ser usados como cobaias.

...
Avé, Avé, não estou sozinha! :lol: :lol: :lol:

Há uns meses, quando a vacina apareceu, foi aberto aqui um tópico, em tom de grande fanfarra, e fui crucificada pelas altas personalidades mais ou menos profissionais cá do sítio por ter levantado essa mesma dúvida! :D :
E agora foi crucificada pelos fabricantes...e não estivessemos numa república das bananas e teria de explicar muito bem de onde vieram as conclusões absurdas que tirou...
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quinta dez 22, 2011 1:28 am

tlopes Escreveu: A Arca de Noé Vivapets foi contactada pela Virbac que quis responder a informações que considerou incorrectas que foram publicadas no fórum
Parabéns à Virbac por estar atenta!
tlopes Escreveu: A vacina é complexa, na medida em que contém apenas proteínas e não o parasita em si, o que significa que não existe risco de infecção através da vacina. Isto
contribui fortemente para a segurança desta vacina.
Bem, foi isto mesmo que eu vim aqui acrescentar, logo que tomei conhecimento (6ª feira última). E que me deixou muito mais confiante, como eu transmiti na altura, precisamente por não existir risco de infecção.
tlopes Escreveu:] O grau de eficácia da vacina contra a leishmaniose canina não é 80%. Como em qualquer vacina, quer em medicina humana ou veterinária, atingir um grau de eficácia de 100% é impossível. A vacina demonstrou ter um elevado grau de eficácia, de modo a obter a aprovação das autoridades europeias e o seu registo. Estudos em condições extremas mostraram que 92,7% dos cães vacinados não demonstraram quaisquer sintomas após ter passado 24 meses no exterior, 24 horas por dia, durante 2 estações de alto risco consecutivas, sem qualquer outro produto repelente ou tipo de protecção antiparasitária.
Bem, isto não prova que o animal FOI picado e não desenvolveu a doença, não é! Que ao fim ao cabo é isso que qualquer dono responsável pretende. Aliás, com produtos como vacinas, desenvolvidos em laboratório, não é suposto fazer testes em ambientes (de alguma forma) controlados? (não sei se é ou não nem estou a atirar lenha para a fogueira, estou na minha ignorância a perguntar).

Convido também alguém a explicar porque é que os vets (no meu caso 2) nos transmitem taxas de sucesso inferiores, de 70%-80%. Isto também não é uma agressão, mas 2 veterinários que não se conhecem, de 2 localidades de distritos diferentes, transmitem uma taxa menos optimista. Terá havido alguma conferência a transmitir taxas imprecisas?
Praziquantel Escreveu: As informações, ou melhor ESPECULAÇÕES veiculadas por alguns foristas estavam realmente incorrectas..
Bem, isto são pessoas, foristas a conversar. Naquilo que disse, identifiquei a minha profunda ignorância dentro do assunto, pelo que vim perguntar. E vendi o peixe, da mesma forma que me venderam a mim. Bem como corrigi, assim que tive melhor informação. Acredito que as respostas dos outros foristas, também são aquilo que os respectivos Veterinários lhes transmitiram a elas. (ainda que seria interessante, algum veterinário dar a sua opinião e identificar-se como tal).

Polémicas à parte, chegou-se a uma resposta interessante e válida. E é para isso que as dúvidas são colocadas.

Pela minha parte, fico mais tranquila por saber que a vacina é fabricada a partir de uma proteína.

De qualquer forma aquela "questão" que levantei do "ambiente controlado" é pertinente e pode levar alguns donos a ficarem demasiado descansados e não utilizarem outros tipos de prevenção por ficarem descansados pelo facto dos seus cães estarem vacinados. Fica da minha parte esse alerta (bem como aguardo novo comunicado da virbac, a fazer mais correcções aos nossos comentários, se assim se justificar).
Praziquantel
Membro Veterano

quinta dez 22, 2011 1:32 am

Duas correcções Sryouki.

Primeiro, as afirmações não são da moderadora Tlopes, pelo que não deve citar Tlopes mas dizer que é um comunicado da virbac.

Segundo, cada um toma a atitude que quiser e dialoga...agora que haja gente a criar teorias de conspiração num fórum publico sem a minima capacidade e conhecimento sobre o que inventa..não.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quinta dez 22, 2011 1:42 am

Sr Praziquantel
Praziquantel Escreveu:Duas correcções Sryouki.

Primeiro, as afirmações não são da moderadora Tlopes, pelo que não deve citar Tlopes mas dizer que é um comunicado da virbac.
Acho que toda a gente entende! Como é um forum e não fui eu que recebi a informação, não me pareceu melhor escrever "by Virbac". Mas aqui fica o registo.
Praziquantel Escreveu: Segundo, cada um toma a atitude que quiser e dialoga...agora que haja gente a criar teorias de conspiração num fórum publico sem a minima capacidade e conhecimento sobre o que inventa..não.
Temos que ser tolerantes. É da nossa cultura. Somos desconfiados! Também já dei por mim a pensar se seria teoria da conspiração ou não, que aos "Tugas ninguém dá nada e toda a gente quer lixar", mas a verdade é que não iam começar a lançar a vacina na Noruega, não é?!
Mas todos podemos levantar dúvidas e, acima de tudo, levantar questões pertinentes para que as pessoas possam pensar sobre elas e então decidir.

Só é preciso ter cuidado, especialmente na forma como se fala, porque é ténue a fronteira entre a "teoria da conspiração" e o denegrir a imagem de uma empresa, que é algo muito grave e que a Virbac veio "controlar", prestando os esclarecimentos. E muito bem.
Arguidaa
Membro Veterano

quinta dez 22, 2011 2:13 am

SrYuki o próprio laboratório diz que apesar do animal estar vacinado, deve-se fazer à mesma a prevenção pelo que, se algum dono "baixar a guarda" é porque ou é muito "estúpido" ou "desleixado".

Tal como já disse, ficou combinado com o meu vet em Abril fazer o teste às minhas cadelas e nessa altura decidiremos o que fazer. Até lá farão a prevenção como até agora. :wink: :wink:

Na realidade estamos a falar de 4 vets que aconselharam a não vacinar os animais pelo menos para já. As duas opiniões que ouviu, o meu vet e o vet da Watermonitor.

Os vets cuja opinião ouviu não os conheço de lado nenhum para poder fazer um juízo de valores mas, sei quem é o vet da Watermonitor e tenho imensa consideração por ele para já não falar na consideração que tenho pelo meu.

Cabe a cada dono decidir o que achar melhor para os seus animais. :wink: :wink:
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quinta dez 22, 2011 2:33 am

Arguidaa
Tem razão.
Eu só reforcei o "alerta". E sim cada dono é que sabe.

Ah, mas os meus 2 não me disseram para "não" vacinar. Mas também não me disseram "oh sim, tem que ser vacinado" e nomeadamente o vet que segue os meus cães há mais tempo, é o que faria, caso tivesse a certeza que era o melhor. Basicamente transmitiu-me informação, quase da mesma forma que recebeu.

A vet nova teve mais ou menos a menos a mesma reacção: "existe, estou só a informar". Depois quando perguntei se achava que devia vacinar demora muito tempo a responder, a ponderar... Nunca é um "sim, vacine sem sombra de dúvida"!

PS - mandei-lhe mp ;)
Responder

Voltar para “Cães”