Chow-Chow bebe mt água
Moderador: mcerqueira
O aparecimento do sintoma devia ter alertado para a necessidade de levar a cadela ao veterinário: uma sede descomunal (palavras da forista) não é de molde a deixar ninguém sossegado enquanto não descobrir o que se passa.
Mas nem sempre é possível fazê-lo em tempo útil, nem os nossos conhecimentos a respeito de doenças e seus sintomas são suficientes para nos alertarem como deviam.
Infelizmente, já não se foi a tempo de salvar a cadela. Agora, andar a remexer a faca na ferida também não a ajuda, nem à dona, que teve a pior das lições que se pode ter.
Mas nem sempre é possível fazê-lo em tempo útil, nem os nossos conhecimentos a respeito de doenças e seus sintomas são suficientes para nos alertarem como deviam.
Infelizmente, já não se foi a tempo de salvar a cadela. Agora, andar a remexer a faca na ferida também não a ajuda, nem à dona, que teve a pior das lições que se pode ter.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
Lamento imenso pela cadelinha.
Infelizmente sei bem a dor que está a sentir pela perda dum animal e, não querendo de forma alguma parecer insensível, compreendo perfeitamente o que a Dinodane diz: Já foi tarde.
Compreendo que por razões várias não se possa ir ao vet naquele preciso momento mas, quando um animal ultimamente andava a beber uma quantidade absolutamente anormal de água ... obviamente que era uma situação que não podia esperar.
Também não compreendo como é que uma vet que se preze, perante a descrição dos sintomas dada pela dona (beber água, ter dificuldade em andar tendo chegado a cair ... não faz o raio dumas análises e, mais grave ainda, vacina um animal que, obviamente teria alguma coisa e não estava bem.
Cabia ao vet ter feito LOGO análises na 1ª vez que lá foi e, caso as mesmas não revelassem nada (o que não seria o caso), teria de fazer mais exames ... entre os quais ... claro está uma ecografia.
Depois ... enfim ... parte para uma cirurgia sem tentar ESTABILIZAR o animal ... E sim, sei do que falo pois tive uma cadelinha que tinha cushing, sarcoma e 15 anos, em que o tumor rebentou e ficou todo exposto. Teve de ser operada. 1ª levou transfusões para estabilizar e só depois é que foi operada. Foi um risco brutal ... é evidente que foi mas, teve de se "apostar" no tudo ou nada pois ela não podia viver com a tumor exposto.
Esta mesma cadelita de que falo, também ela teve uma piómetra fechada, foi operada atempadamente e correu tudo bem.
Por isso é que eu digo ... há vets e vets e o meu não o troco por nada deste mundo.
No seu caso, muito sinceramente, eu mudaria para outro pois quer-me parecer que ... existiram algumas (muitas) falhas.
Repesquei o meu post pois no seu caso, muito sinceramente que não sei se não exporia o que infelizmente aconteceu à OMV pois, obviamente que houve negligência da parte da vet.
Mais uma vez ... lamento muito.

Compreendo que por razões várias não se possa ir ao vet naquele preciso momento mas, quando um animal ultimamente andava a beber uma quantidade absolutamente anormal de água ... obviamente que era uma situação que não podia esperar.
Também não compreendo como é que uma vet que se preze, perante a descrição dos sintomas dada pela dona (beber água, ter dificuldade em andar tendo chegado a cair ... não faz o raio dumas análises e, mais grave ainda, vacina um animal que, obviamente teria alguma coisa e não estava bem.
Cabia ao vet ter feito LOGO análises na 1ª vez que lá foi e, caso as mesmas não revelassem nada (o que não seria o caso), teria de fazer mais exames ... entre os quais ... claro está uma ecografia.
Depois ... enfim ... parte para uma cirurgia sem tentar ESTABILIZAR o animal ... E sim, sei do que falo pois tive uma cadelinha que tinha cushing, sarcoma e 15 anos, em que o tumor rebentou e ficou todo exposto. Teve de ser operada. 1ª levou transfusões para estabilizar e só depois é que foi operada. Foi um risco brutal ... é evidente que foi mas, teve de se "apostar" no tudo ou nada pois ela não podia viver com a tumor exposto.

Esta mesma cadelita de que falo, também ela teve uma piómetra fechada, foi operada atempadamente e correu tudo bem.
Por isso é que eu digo ... há vets e vets e o meu não o troco por nada deste mundo.
No seu caso, muito sinceramente, eu mudaria para outro pois quer-me parecer que ... existiram algumas (muitas) falhas.
Repesquei o meu post pois no seu caso, muito sinceramente que não sei se não exporia o que infelizmente aconteceu à OMV pois, obviamente que houve negligência da parte da vet.

Mais uma vez ... lamento muito.

Última edição por Argguida em sexta mar 23, 2012 12:38 pm, editado 2 vezes no total.
A piometra aberta é fácil. A cadela até está muito bem mas deita pús pela vagina. Bem visivel ao dono.Lourenca Escreveu:Como é que se diagnostica? Ou melhor... como é que o dono dá pelos primeiros sinais? Pergunto porque tenho uma cadela, e gostaria de estar atenta, não venha um dia acontecer...
A piometra fechada, mais dificil, acaba por dar a tal sede excessiva. O dono vê que o animal está efectivamente a beber demais. Depois vêm rápidamente os sintomas mais debilitantes. No veterinário, apalpando o útero, vêm que há alterações de volume e pelos sintomas, por norma, partem logo para a ecografia. A seguir ao cio, todos nós, donos, devemos estar atentos às cadelas.
Devemos estar atentas até mesmo antes do cio, pois muitas vezes os sinais de piómetra confundem-se com os do cio, sobretudo quando os donos da cadela não são muito experientes nem informados.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>

<p> </p>
No caso da Joaninha notámos que ela não queria comer e talvez bebesse um pouco mais de água mas nada de extraordinário. Como não queria comer, dei-lhe um pouco de bife de perú que "marchou" todo pelo que, desvalorizei a falta de apetite pois ela às vezes era biqueira.Argay Escreveu:A piometra aberta é fácil. A cadela até está muito bem mas deita pús pela vagina. Bem visivel ao dono.Lourenca Escreveu:Como é que se diagnostica? Ou melhor... como é que o dono dá pelos primeiros sinais? Pergunto porque tenho uma cadela, e gostaria de estar atenta, não venha um dia acontecer...
A piometra fechada, mais dificil, acaba por dar a tal sede excessiva. O dono vê que o animal está efectivamente a beber demais. Depois vêm rápidamente os sintomas mais debilitantes. No veterinário, apalpando o útero, vêm que há alterações de volume e pelos sintomas, por norma, partem logo para a ecografia. A seguir ao cio, todos nós, donos, devemos estar atentos às cadelas.
No dia seguinte voltou a não querer comer e aí comecei a ficar mais preocupada pois nem o queijo que ela adorava, quis.
De frisar que a Joaninha estava mesmo no fim do cio e, de repente, cheguei ao quarto dos meus pais, vi que a colcha estava com bastante sangue assim como uns pingos na parede.
Nem pensámos duas vezes ... pegámos imediatamente nela e fomos para o vet. Não tinha febre o que realmente foi de estranhar para o estado em que ela já estava pois pela apalpação da barriga viu-se que o útero estava aumentado. Pediram-nos autorização para fazer uma eco e, a Joaninha ficou logo lá internada pois o útero estava enorme e a ficar com pus. Começou logo a fazer antibiótico e mais medicação para estar mais protegida e, no dia seguinte de manhã foi logo operada.
Felizmente correu tudo bem...

Claro que devemos estar sempre atentos. Mas a piometra, por norma, ocorre nos meses seguintes ao cio e não concordo nada, que os sintomas se assemelhem ao cio.Floripes2 Escreveu:Devemos estar atentas até mesmo antes do cio, pois muitas vezes os sinais de piómetra confundem-se com os do cio, sobretudo quando os donos da cadela não são muito experientes nem informados.
Preocupe-se com as figuras que VOCÊ faz, não com as minhas. Pelas minhas respondo eu e dispenso raspanetes de fedelhas.LiFerreira Escreveu:Oh dino se estivesse calad@ não fazia melhor figura?

Desculpem o off-topic...
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo