Chow-Chow bebe mt água

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

sexta mar 23, 2012 10:37 am

Não sei se uma piometra fechada é assim tão fácil de diagnosticar, mesmo no veterinário?
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sexta mar 23, 2012 10:51 am

O aparecimento do sintoma devia ter alertado para a necessidade de levar a cadela ao veterinário: uma sede descomunal (palavras da forista) não é de molde a deixar ninguém sossegado enquanto não descobrir o que se passa.

Mas nem sempre é possível fazê-lo em tempo útil, nem os nossos conhecimentos a respeito de doenças e seus sintomas são suficientes para nos alertarem como deviam.

Infelizmente, já não se foi a tempo de salvar a cadela. Agora, andar a remexer a faca na ferida também não a ajuda, nem à dona, que teve a pior das lições que se pode ter.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Argguida
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 12:18 pm

sexta mar 23, 2012 11:31 am

Lamento imenso pela cadelinha. :cry: :cry: Infelizmente sei bem a dor que está a sentir pela perda dum animal e, não querendo de forma alguma parecer insensível, compreendo perfeitamente o que a Dinodane diz: Já foi tarde. :cry:

Compreendo que por razões várias não se possa ir ao vet naquele preciso momento mas, quando um animal ultimamente andava a beber uma quantidade absolutamente anormal de água ... obviamente que era uma situação que não podia esperar.

Também não compreendo como é que uma vet que se preze, perante a descrição dos sintomas dada pela dona (beber água, ter dificuldade em andar tendo chegado a cair ... não faz o raio dumas análises e, mais grave ainda, vacina um animal que, obviamente teria alguma coisa e não estava bem.

Cabia ao vet ter feito LOGO análises na 1ª vez que lá foi e, caso as mesmas não revelassem nada (o que não seria o caso), teria de fazer mais exames ... entre os quais ... claro está uma ecografia.

Depois ... enfim ... parte para uma cirurgia sem tentar ESTABILIZAR o animal ... E sim, sei do que falo pois tive uma cadelinha que tinha cushing, sarcoma e 15 anos, em que o tumor rebentou e ficou todo exposto. Teve de ser operada. 1ª levou transfusões para estabilizar e só depois é que foi operada. Foi um risco brutal ... é evidente que foi mas, teve de se "apostar" no tudo ou nada pois ela não podia viver com a tumor exposto. :cry: :cry:

Esta mesma cadelita de que falo, também ela teve uma piómetra fechada, foi operada atempadamente e correu tudo bem.

Por isso é que eu digo ... há vets e vets e o meu não o troco por nada deste mundo.

No seu caso, muito sinceramente, eu mudaria para outro pois quer-me parecer que ... existiram algumas (muitas) falhas.

Repesquei o meu post pois no seu caso, muito sinceramente que não sei se não exporia o que infelizmente aconteceu à OMV pois, obviamente que houve negligência da parte da vet. :cry: :cry:

Mais uma vez ... lamento muito. :cry:
Última edição por Argguida em sexta mar 23, 2012 12:38 pm, editado 2 vezes no total.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sexta mar 23, 2012 11:33 am

Lourenca Escreveu:Não sei se uma piometra fechada é assim tão fácil de diagnosticar, mesmo no veterinário?
É sim.
Lamento muito a sua perda. A haver culpas, não serão suas.
Drumonde
Membro
Registado: quinta abr 28, 2011 4:00 pm

sexta mar 23, 2012 11:40 am

:( lamento este fim tão triste. Força.
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

sexta mar 23, 2012 11:45 am

Como é que se diagnostica? Ou melhor... como é que o dono dá pelos primeiros sinais? Pergunto porque tenho uma cadela, e gostaria de estar atenta, não venha um dia acontecer...
Argay
Membro Veterano

sexta mar 23, 2012 11:54 am

Lourenca Escreveu:Como é que se diagnostica? Ou melhor... como é que o dono dá pelos primeiros sinais? Pergunto porque tenho uma cadela, e gostaria de estar atenta, não venha um dia acontecer...
A piometra aberta é fácil. A cadela até está muito bem mas deita pús pela vagina. Bem visivel ao dono.
A piometra fechada, mais dificil, acaba por dar a tal sede excessiva. O dono vê que o animal está efectivamente a beber demais. Depois vêm rápidamente os sintomas mais debilitantes. No veterinário, apalpando o útero, vêm que há alterações de volume e pelos sintomas, por norma, partem logo para a ecografia. A seguir ao cio, todos nós, donos, devemos estar atentos às cadelas.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sexta mar 23, 2012 12:10 pm

Devemos estar atentas até mesmo antes do cio, pois muitas vezes os sinais de piómetra confundem-se com os do cio, sobretudo quando os donos da cadela não são muito experientes nem informados.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Argguida
Membro Veterano

sexta mar 23, 2012 12:26 pm

Argay Escreveu:
Lourenca Escreveu:Como é que se diagnostica? Ou melhor... como é que o dono dá pelos primeiros sinais? Pergunto porque tenho uma cadela, e gostaria de estar atenta, não venha um dia acontecer...
A piometra aberta é fácil. A cadela até está muito bem mas deita pús pela vagina. Bem visivel ao dono.
A piometra fechada, mais dificil, acaba por dar a tal sede excessiva. O dono vê que o animal está efectivamente a beber demais. Depois vêm rápidamente os sintomas mais debilitantes. No veterinário, apalpando o útero, vêm que há alterações de volume e pelos sintomas, por norma, partem logo para a ecografia. A seguir ao cio, todos nós, donos, devemos estar atentos às cadelas.
No caso da Joaninha notámos que ela não queria comer e talvez bebesse um pouco mais de água mas nada de extraordinário. Como não queria comer, dei-lhe um pouco de bife de perú que "marchou" todo pelo que, desvalorizei a falta de apetite pois ela às vezes era biqueira.

No dia seguinte voltou a não querer comer e aí comecei a ficar mais preocupada pois nem o queijo que ela adorava, quis.

De frisar que a Joaninha estava mesmo no fim do cio e, de repente, cheguei ao quarto dos meus pais, vi que a colcha estava com bastante sangue assim como uns pingos na parede.

Nem pensámos duas vezes ... pegámos imediatamente nela e fomos para o vet. Não tinha febre o que realmente foi de estranhar para o estado em que ela já estava pois pela apalpação da barriga viu-se que o útero estava aumentado. Pediram-nos autorização para fazer uma eco e, a Joaninha ficou logo lá internada pois o útero estava enorme e a ficar com pus. Começou logo a fazer antibiótico e mais medicação para estar mais protegida e, no dia seguinte de manhã foi logo operada.

Felizmente correu tudo bem... :wink:
Argay
Membro Veterano

sexta mar 23, 2012 12:59 pm

Floripes2 Escreveu:Devemos estar atentas até mesmo antes do cio, pois muitas vezes os sinais de piómetra confundem-se com os do cio, sobretudo quando os donos da cadela não são muito experientes nem informados.
Claro que devemos estar sempre atentos. Mas a piometra, por norma, ocorre nos meses seguintes ao cio e não concordo nada, que os sintomas se assemelhem ao cio.
Argguida
Membro Veterano

sexta mar 23, 2012 2:38 pm

No caso da Joaninha, foi no fim do cio. :cry: :cry:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mar 23, 2012 8:11 pm

LiFerreira Escreveu:Oh dino se estivesse calad@ não fazia melhor figura?
Preocupe-se com as figuras que VOCÊ faz, não com as minhas. Pelas minhas respondo eu e dispenso raspanetes de fedelhas. :wink:

Desculpem o off-topic...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”