Cortar os bigodes aos cães?!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

domingo abr 22, 2012 5:04 pm

Geight Escreveu:GS, nota-se perfeitamente a infelicidade e o sofrimento da sua cadela por não ter bigodes, deixa-me angustiado :lol:
Eu avisei! Só espero não ser denunciada!
fmoniz
Membro Veterano
Registado: sexta abr 06, 2012 9:50 pm

domingo abr 22, 2012 5:06 pm

aisd Escreveu:Há aqui argumentos que não me convencem...

Pex., por mais do que uma vez as pessoas dizem "não noto nada de diferente".
A meu ver é mau argumento.
Os maus donos também dizem que os seus cães são felizes -"brincam, lambem-me as mãos, abanam a cauda" - e nós sabemos que as demonstrações de alegria de um cão que passa a vida acorrentado ou trancado não são sinal de que é feliz, mas de contentamento pela breve atenção que lhe foi dada...

Outro que não me convence é o estalão da raça é outro.O estalão muda-se como se viu com os dobermann, dogues alemães, etc. - não é argumento.

Óbviamente que esterilizações/castrações são outra área...mas eu,pex.,nunca esterilizei a minha cadela por motivos de "achar bem" - porque tenho condições de evitar a gravidez ou de a interromper.

Agora o que me convence é, caso a caso, o dono apresentar motivos sólidos e conscientes para os actos que comete.
Não é por moda ou vaidade, é para benefício do animal e de ele próprio (dono).
Pode não ter condições, não ter vida para outra solução, pode ser por motivos de saúde, por não ter dinheiro, por qualquer motivo razoável e sensato.

Por ser um dono consciente e amigo do seu animal.
Muito bem dito aisd
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

domingo abr 22, 2012 5:13 pm

Tassebem Escreveu:Geight, já estou como a Fmoniz: apresentem um documento credível que ateste a falta de utilidade dos bigodes no cão.
Já agora, tenho cão, sim, e com bigodes. :)
Provavelmente não existe nada que ateste que os bigodes não fazem falta, mas também não existe o contrário, por isso ...

As pessoas, nestes casos, tiram as suas próprias conclusões de acordo com o estilo de vida do cão e delas mesmas: o meu cão não necessita deles para nada, a comida caseira que de vez em quando lhe dou nunca está quente, não enfia a cabeça em buracos e coisas do género, e se o fizer eu de lá o tirarei.

Os cães do meu avô, esses sim precisavam pois eram soltos no mato para caçarem e não era possível andar atrás de todos para ver se tinham enfiado a cabeça numa toca e não a conseguiam tirar. :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
GSfanatic
Membro Veterano

domingo abr 22, 2012 5:13 pm

Os maus donos também dizem que os seus cães são felizes -"brincam, lambem-me as mãos, abanam a cauda" - e nós sabemos que as demonstrações de alegria de um cão que passa a vida acorrentado ou trancado não são sinal de que é feliz, mas de contentamento pela breve atenção que lhe foi dada...

Outro que não me convence é o estalão da raça é outro.O estalão muda-se como se viu com os dobermann, dogues alemães, etc. - não é argumento.

Óbviamente que esterilizações/castrações são outra área...mas eu,pex.,nunca esterilizei a minha cadela por motivos de "achar bem" - porque tenho condições de evitar a gravidez ou de a interromper.

Agora o que me convence é, caso a caso, o dono apresentar motivos sólidos e conscientes para os actos que comete.
Pode não ter condições, não ter vida para outra solução, pode ser por motivos de saúde, por não ter dinheiro, por qualquer motivo razoável e sensato.

O "não noto nada de diferente" não é argumento nenhum. É constatar um facto.

De resto, é bom saber que compreende os motivos para o corte e não julga as pessoas por fazerem-no, mesmo não sendo da mesma opinião. ;)
GSfanatic
Membro Veterano

domingo abr 22, 2012 5:16 pm

fmoniz Escreveu:

Muito bem dito aisd
Bem dito, mas não teve nada a ver com o caso em questão. Não estamos aqui a falar de cães maltratados que demonstram sinais de alegria. Estamos a falar de cães a quem são cortados "orgãos sensoriais" e não demonstram sentir a falta deles. Cheiram na mesma, andam normalmente, correm... portanto sim, é verdade o que a aisd disse em relação a cães com maus donos, mas nada tem a ver com o assunto debatido.
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

domingo abr 22, 2012 5:19 pm

Pois entao ja nao sou a unica a querer ver um argumento credivel a falar da preservacao dos bigodes a par com o que a floripes citou. eu vou lendo....
Mas ainda nao vi nenhum sem ser dos donos que o fazem. e ninguem ta a dizer que sao maus donos que eu acho mesmo que sao bons donos.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
fmoniz
Membro Veterano
Registado: sexta abr 06, 2012 9:50 pm

domingo abr 22, 2012 5:21 pm

Eu acho que foi a comparação perfeita entre duas situações em alguns aspectos semelhantes.

E também não acusei ninguém de maus tratos.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo abr 22, 2012 5:21 pm

Também subscrevo.

Se a ordem de ideias fosse essa, eu também punha aqui um vídeo (se o tivesse) do meu gato cego, que é tão feliz como os outros e faz uma vida exactamente igual, sem qualquer limitação. Logo, poder-se-ia dizer que os olhos não fazem falta nenhuma a um gato de companhia que vive protegido, dentro de uma casa. Com as consequências que alguns daqui poderiam retirar...

O fundamental nesta questão é determinar-se se os bigodes têm ou não uma função nos cães tout court. Se a têm nos de trabalho, alguma função devem ter nos de companhia. Estes morrem ou são profundamente infelizes por isso? Claro que não. Mas, se os bigodes têm uma função, é de evitar cortá-los, a menos que daí advenha algum benefício superior. Nunca por uma questão estética ou de preguiça, que foi o que eu disse e reafirmo.

Ah, o meu Andrea é o gato com os bigodes mais compridos e majestosos cá de casa, claro, para compensar a falta da visão.
Geight
Membro Veterano

domingo abr 22, 2012 5:23 pm

aisd Escreveu:Óbviamente que esterilizações/castrações são outra área...mas eu,pex.,nunca esterilizei a minha cadela por motivos de "achar bem" - porque tenho condições de evitar a gravidez ou de a interromper.

Apesar dos muitos cuidados que se possa ter para manter o focinho dos cães de pêlo longo limpo, ficam sempre bactérias alojadas e como tal a única forma de as remover é cortar o pêlo (o chamado corte higiénico).

Ora, sendo que entendo que o meu cão não necessita dos bigodes para nada prefiro manter o focinho limpo em nome da saúde dele do que simplesmente deixar porque os bigodes fazem falta (não entendi em que sentido ainda).
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

domingo abr 22, 2012 5:24 pm

Eu so quero dizer com o meu post anterior que tudo o que leio diz.me que se deve manyer os bigodes.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
Geight
Membro Veterano

domingo abr 22, 2012 5:26 pm

Claro, se estamos a debater o assunto é para bem dos nossos animais, porque existem várias opiniões e podemos não estar certos!
<p>&nbsp;</p>
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo abr 22, 2012 5:28 pm

Geight Escreveu:Claro, se estamos a debater o assunto é para bem dos nossos animais, porque existem várias opiniões e podemos não estar certos!
Ora nem mais. :)
Geight
Membro Veterano

domingo abr 22, 2012 5:31 pm

Tassebem Escreveu:Se a ordem de ideias fosse essa, eu também punha aqui um vídeo (se o tivesse) do meu gato cego, que é tão feliz como os outros e faz uma vida exactamente igual, sem qualquer limitação. Logo, poder-se-ia dizer que os olhos não fazem falta nenhuma a um gato de companhia que vive protegido, dentro de uma casa. Com as consequências que alguns daqui poderiam retirar...

Ah, o meu Andrea é o gato com os bigodes mais compridos e majestosos cá de casa, claro, para compensar a falta da visão.
Se isto está na secção dos cães, provavelmente não é uma coisa discutível nos gatos, e especialmente com necessidades especiais!
São realidades diferentes, se amputar a cauda a um cão (generalizando) não lhe fará diferença, já o mesmo não se pode falar de um gato, que não se consegue equilibrar bem sem ela.
<p>&nbsp;</p>
Tassebem
Membro Veterano

domingo abr 22, 2012 5:41 pm

Geight Escreveu:
Tassebem Escreveu:Se a ordem de ideias fosse essa, eu também punha aqui um vídeo (se o tivesse) do meu gato cego, que é tão feliz como os outros e faz uma vida exactamente igual, sem qualquer limitação. Logo, poder-se-ia dizer que os olhos não fazem falta nenhuma a um gato de companhia que vive protegido, dentro de uma casa. Com as consequências que alguns daqui poderiam retirar...

Se isto está na secção dos cães, provavelmente não é uma coisa discutível nos gatos, e especialmente com necessidades especiais!
São realidades diferentes, se amputar a cauda a um cão (generalizando) não lhe fará diferença, já o mesmo não se pode falar de um gato, que não se consegue equilibrar bem sem ela.
:roll:
Tassebem
Membro Veterano

domingo abr 22, 2012 5:41 pm

Ora vejam lá este link (não consegui copiar o texto para aqui). O segmento é «The World of Whiskers»: http://books.google.pt/books?id=gbZXYnE ... CGYQ6AEwCA#
Responder

Voltar para “Cães”