Companhia para o cao

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

quarta mai 02, 2012 12:04 pm

sasquatch Escreveu:Conheço cá e no estrangeiro inúmeros machos esterilizados que viveram e vivem longas vivas e de muito boa saúde.

O preconceito contra a esterilização dos animais é cultural e tipico do sul da europa onde há milhars de animais abandonados e mal tratados à custa desse disparate.
Tem de explicar o que é estrangeiro... A castraçao e esterilização "compulsiva" é uma coisa típica dos países angulo saxónicos.

Já que fala do Sul da Europa, sabe como é que é no Norte da Europa? É que os países escandinavos têm as taxas mais baixas de castraçao e esterilização na Europa.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quarta mai 02, 2012 12:12 pm

Mas quem não quer ter esses problemas tem uma solução simples, não tem cães.
Machos e fêmeas têm cada um vantagens e desvantagens quem não quer ter "chatices" com cios e marcações ou não tem cães ou sujeita-se.
Eu já sei que os cios das minhas trazem sangue e problemas de dominância, sim que as minhas cadelas marcam tanto ou mais que os machos, logo ou sujeito-me, porque castrar só por comodidade minha não o faço, terei que eventualmente fazê-lo se a saúde de alguma a isso o obrigar.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quarta mai 02, 2012 12:15 pm

Tobthestar Escreveu:Bom dia Floripes

Depois de ler o artigo sugerido, só posso dizer nem morto castraria o meu cão. Como é que me passou pela cabeça que o pudesse castrar?

Gostaria de saber o que é urbi et orbi?

Gostaria também que tentasse responder a algumas das minhas interrogações e gostaria de lhe fazer uma pergunta directa: O que é que você faria no meu lugar, e porquê?

Obrigado
Sim, vou responder-lhe circunstanciadamente a todas as suas perguntas, mas, se não se importa, fá-lo-ei por MP, pois trata-se apenas da minha opinião pessoal e do que eu faria, e apenas como leiga mais ou menos informada.

Quanto às que faz aqui: urbi et orbi é uma expressão em latim que significa "universalmente".

No seu lugar, eu adoptaria uma cadela, se possível do mesmo tamanho e porte que o seu cão. Mas fá-lo-ia porque prefiro cadelas a cães, nada mais. Além de que há de facto mais probabilidades de se darem melhor, mas neste aspecto nada é certo.

Como referi acima, todos os meus cães se deram bem enquanto foram vivos. Excepto num curto período, em que o cão mais novo começou a ter episódios de ataque ao mais velho, que estava com a insuficência renal que veio a levá-lo. Suponho que terá sido não só a alteração de cheiro que a doença lhe trouxe, como também uma modificação do meu comportamento para com eles, pois estava a ver o meu querido companheiro de dezoito anos a partir sem que nada pudesse nada contra isso.

Quero com isto dizer que há muitos factores a influenciar o comportamento dos cães que temos, e que este se pode alterar a qualquer momento. É também por isso que tenho dito que ninguém lhe pode dar respostas definitivas sobre a sua escolha, seja ela qual for.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

quarta mai 02, 2012 12:52 pm

Mas as coisas evoluem. E se hoje em dia é possível recorrer à castração para, por exemplo, evitar stress aos cães por não poderem acasalar com uma cadela com cio, melhor.
Não é uma questão de ter chatices, a questão é o processo de domesticação dos cães em si. Nós separamos um cão e uma cadela para não acasalarem mas depois não nos lembramos que isso vai contra a natureza dos cães e que isso gera frustração.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

quarta mai 02, 2012 1:02 pm

saraestrelo Escreveu:Mas as coisas evoluem. E se hoje em dia é possível recorrer à castração para, por exemplo, evitar stress aos cães por não poderem acasalar com uma cadela com cio, melhor.
Não é uma questão de ter chatices, a questão é o processo de domesticação dos cães em si. Nós separamos um cão e uma cadela para não acasalarem mas depois não nos lembramos que isso vai contra a natureza dos cães e que isso gera frustração.
A castração serve os donos não os animais e é isso que é preciso perceber.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quarta mai 02, 2012 1:11 pm

Argay Escreveu:
saraestrelo Escreveu:Mas as coisas evoluem. E se hoje em dia é possível recorrer à castração para, por exemplo, evitar stress aos cães por não poderem acasalar com uma cadela com cio, melhor.
Exacto.

Além disso, o stress e as frustrações fazem parte da vida social, é através deles que se decide e se opta, que se educa e desenvolve a personalidade. Tanto dos animais como nossa.

Por isso, nunca cessarei de me interrogar se não será a nossa tentativa de resolver os conflitos criados em nós pelas nossas frustrações o que nos leva a projectá-las nos nossos animais de companhia, conscientemente tornados objectos que podemos manipular a nosso grado.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta mai 02, 2012 1:13 pm

Serve os animais na medida em que evita aumentar o contigente de animais abandonados.
A partir do momento em que se domesticam animais a sua reprodução passa a estar sob a nossa alçada com tudo o que isso significa de responsabilidade.

Conheço pessoalmenteFrança, Belgica, Ingalterra e Luxemburgo. Nem pensar ver animais na rua como cá. As pssoas acham normal a castração.Abandonos há em todo o lado. Mas um animal abandonado inteiro vai dar origem a uma multidão. É essa a diferença.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

quarta mai 02, 2012 1:21 pm

sasquatch Escreveu:Serve os animais na medida em que evita aumentar o contigente de animais abandonados.
Infelizmente não resolve o triste problema. O que se tem de resolver é a facilidade com que se abandona. Misturar tudo no mesmo saco para sair a fórmula mágica é incorrecto. Eu como dona, não tenho de castrar a minha cadela, tenho de estar atenta a que nada aconteça e nem é dificil.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quarta mai 02, 2012 5:17 pm

Tumbleweed Escreveu:Gosto imenso do argumento do cancro testicular. Qual é que é mesmo a incidência deste tipo de cancro?
A incidência de cancro na próstata não diminui em cães castrados, aumenta (mas continua a ser insignificante).
O que não é insignificante é a esperança média de vida em cães inteiros e em cães castrados.
A castraçao pode ser "benéfica" para alguns donos, agora estar a tentar fazer "lavagens cerebrais" de que é muito benéfico para os cães é ridículo (especialmente com o argumento do cancro testicular).
http://www.animalsource.co.uk/ekmps/sho ... -729-p.jpg
Não sei o que o acessório da trixie tem a ver para o caso... mas respondendo a todas as perguntas:
- as neoplasias testiculares são o 2º tipo de neoplasia mais comum (a 1ª é a pele) com idades médias dos animais afectados entre 9-11 anos.
- os tumores prostáticos são muito raros (idade média 8-10 anos), mas sim aí eu estava enganada, a castração não tem efeito preventivo (igual ou maior prevalência em animais castrados), peço desculpa por isso ;) (no entanto não deixa de ser um método de prevenção da hiperplasia benigna e da metaplasia)
Não estou a tentar fazer lavagem cerebral... até porque para mim tanto me faz como se me fez que o user castre ou não. Só acho que os benefícios são maiores que os riscos e estou só a dar a minha opinião...
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

quarta mai 02, 2012 5:26 pm

MiMoo Escreveu: Não sei o que o acessório da trixie tem a ver para o caso... mas respondendo a todas as perguntas:
- as neoplasias testiculares são o 2º tipo de neoplasia mais comum (a 1ª é a pele) com idades médias dos animais afectados entre 9-11 anos.
- os tumores prostáticos são muito raros (idade média 8-10 anos), mas sim aí eu estava enganada, a castração não tem efeito preventivo (igual ou maior prevalência em animais castrados), peço desculpa por isso ;) (no entanto não deixa de ser um método de prevenção da hiperplasia benigna e da metaplasia)
Não estou a tentar fazer lavagem cerebral... até porque para mim tanto me faz como se me fez que o user castre ou não. Só acho que os benefícios são maiores que os riscos e estou só a dar a minha opinião...
O acessório da trixie não tem nada a ver. Não devo ter copiado o link, e colei o último que tinha no browser.

O link certo: http://www.naiaonline.org/pdfs/LongTerm ... InDogs.pdf
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

quarta mai 02, 2012 6:01 pm

Argay Escreveu:
sasquatch Escreveu:Serve os animais na medida em que evita aumentar o contigente de animais abandonados.
Infelizmente não resolve o triste problema. O que se tem de resolver é a facilidade com que se abandona. Misturar tudo no mesmo saco para sair a fórmula mágica é incorrecto. Eu como dona, não tenho de castrar a minha cadela, tenho de estar atenta a que nada aconteça e nem é dificil.
Concordo!
O que nos precisamos é de donos responsáveis, donos que tratem bem os animais e não os abandonem, e não cães mutilados.
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

quarta mai 02, 2012 6:06 pm

Floripes2 Escreveu:
Argay Escreveu:
Exacto.

Além disso, o stress e as frustrações fazem parte da vida social, é através deles que se decide e se opta, que se educa e desenvolve a personalidade. Tanto dos animais como nossa.

Por isso, nunca cessarei de me interrogar se não será a nossa tentativa de resolver os conflitos criados em nós pelas nossas frustrações o que nos leva a projectá-las nos nossos animais de companhia, conscientemente tornados objectos que podemos manipular a nosso grado.
Concordo com tudo! Na natureza, o macho mais forte acasala, os outros ficam frustrados; nas nossas casas, nós temos de ser o "macho mais forte".
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quarta mai 02, 2012 6:09 pm

O acessório por acaso já andei a cuscá-lo do outro tópico xD
Obrigada pelo artigo (andava aqui às voltas na arca à procura de que artigo falavam... suponho que seja este)
Li o artigo por alto... andei a pesquisar sobre o artigo, não consigo abrir uns estudos que gostaria de ler melhor (nomeadamente o de osteossarcomas em Rotts) mas encontrei alguém que leu e comentou
One quick thought- the paper that discussed increased risk of OSA in desexed Rotties also reported that desexed Rotties STILL lived longer than their intact counterparts... up to 1+ years
Ainda vou tentar esmiuçar mais os artigos em que o texto se baseava. De qualquer maneira não vou falar mais aqui sobre vantagens e desvantagens da castração dos bichos porque vá, como já sabemos o user já leu tudo o que queria e optou por não castrar. Respeito a opinião e quero responder às outras dúvidas dele...
Li num jornal que havia um método de castração de macho não invasivo... não cheguei a entender como funcionada... além disso tinha sido uma coisa que apareceu no dia 1 de Abril... apesar do filme convincente eu achei que era partida...
Depois há a questão da masturbação do cão, que não sei se seria possível sem testículos. Ponto assente, não quero esterilizar.
Mas quer que o cão se ande para aí a masturbar?... não entendi esta pergunta... (por acaso um cão de um amigo meu faz isso... nada bonito de se ver xD)
Mas fiquei sem perceber muito bem a questão do, desculpem, desejo sexual do cão, pois pareceu-me que alguns disseram coisas que se contradisseram.
Como é que ficamos? Uma cadela que não tem cio atrai sexualmente o macho, ou não? Se o cão estiver ao pé de uma cadela sem cio, também fica frustrado?
Uma cadela não estando em cio não atrai os machos... contudo há machos que tentam montar tudo o que é cadela estando ou não em cio...
A reprodução nos cães é tudo instintivo... os únicos bichos, além do Homem, que têm relações sexuais sem estarem em época reprodutiva são os Golfinhos.
Dois machos podem dar-se mal se houver competição pelo espaço, comida, brinquedos... contudo também se podem dar muito bem; foi como eu disse, depende dos bichos...
sofmr
Membro Júnior
Registado: sábado abr 14, 2012 10:54 pm

quinta mai 03, 2012 10:56 pm

Tobthestar Escreveu:Bom dia

Tem sido excelente ler algumas mensagens. Estou mesmo convencido que não quero esterilizar o meu cão. Eu próprio vou ter muita dificuldade em olhar para ele sem testículos, mesmo que possa ter alguns prós em termos de doenças. E o cão já tem 3 anos.

Já acharia diferente se fosse qualquer coisa que apenas tornasse o cão estéril. E isso evitava a criação. Será que existe?
Se o seu problema é deixar de ver os testículos no seu cão tem a opção da castração química (sinceramente não sei se é feita em portugal). No entanto não é 100% eficaz, há sempre o risco de ele não ficar mesmo "esteril" como referiu ;)

Depois há a questão da masturbação do cão, que não sei se seria possível sem testículos. Ponto assente, não quero esterilizar.
Os cães não se masturbam 8) - para não gerar confusão, dado que o user Mimoo refere que conhece um cão que se masturba, quando digo que não se masturbam estou a referir-me à masturbação como nós humanos a conhecemos ;) eles não tiram qualquer prazer nisso...é raro um cão que efectivamente o faça e, se o faz, é porque usa esse acto para se acalmar ou dirigir parte da frustação e/ou stress a que possa estar sujeito...ou seja, este acto nos cães terá neles o mesmo efeito do que uma boa roidela no móvel da sala, montar uma almofada, lamber as patas, andar atrás da cauda, etc etc etc...tudo comportamentos que eles usam para aliviar o stress. Há quem fume, há quem beba, há quem corra, há quem faça palavras-cruzadas ou leia um bom livro...eles lambem, mordem, montam, ladram, cheiram em demasia, etc :)

No fundo preferia um casal. Só que estou cada vez estou mais convencido em arranjar um macho. Mas fiquei sem perceber muito bem a questão do, desculpem, desejo sexual do cão, pois pareceu-me que alguns disseram coisas que se contradisseram.
O cão não tem desejo sexual, tem instinto. Um cão inteiro terá sempre o instinto de acasalar (não para se satisfazer sexualmente, mas por causa da necessidade biologica de procriar). Claro que um cão muito submisso pode não exibir sinais obvios e um cão dominante, como o seu, vai exibir comportamentos como a monta ou os "beijinhos" que já referiu. Mas exibem sempre sinais :) há é donos que não os sabem reconhecer :roll:

Como é que ficamos? Uma cadela que não tem cio atrai sexualmente o macho, ou não? Se o cão estiver ao pé de uma cadela sem cio, também fica frustrado?
Dado que, como referi, o instinto de um macho inteiro está sempre lá uma cadela que não exiba cio continua a interessar o macho sim - no entanto não o atrai (não como uma cadela em cio o faz). Ela não deixa de ser cadela por causa da esterilização ;) simplesmente não emite as feromonas tipicas da epoca de cio nem exibirá o comportamento de cio (não deixará o macho montá-la). Quanto à frustração, mesmo que arranje um macho para companheiro, irá continuar lá. A única maneira de resolver isso seria castrá-lo e já disse que isso não é uma opção para si ;)

Não estou a pensar em questões de dominancia, pois o meu cão não monta todas as cadelas, até às vezes ladra às cadelas que vê na rua. Só tenta montar uma - parecem namorados.

Gostaria de perceber melhor o interesse dos cães por cadelas, é por instinto, e só acontece se cheirar as tais feromonas, ou é mesmo por prazer? Dá-lhe prazer, como a nós?
Não, o interesse dos cães e de qualquer outra espécie animal (que não os humanos e os golfinhos) nas fêmeas é única e exclusivamente para procriação ;) - desculpem-me, editei porque realmente me esqueci dos golfinhos :oops: obrigado mimoo por se lembrar :) - Fazem-no porque, como qualquer outra espécie, têm o instinto de preservação e sobrevivência da própria espécie. Os golfinhos são excepção é verdade, mas penso que bastará estudar um pouco sobre eles, sobre as complexas relações familiares que formam e o modo como comunicam para perceber a complexidade das emoções que têm. Estão intrinsecamente programados para o fazer. Desde o lobo, ao lince, ao leopardo, ao elefante...todos o fazem para a manutenção da especie :) As feromonas são a indicação biologica de que nas redondezas há uma fêmea apta a reproduzir-se. É como se as fêmeas enviassem uma sms aos machos das redondezas a dizer "estou pronta". Isto permite que vários machos captem este sinal, permitindo por sua vez que haja competição entre os mesmos (lutas e afins) para o direito de acasalar com aquela fêmea. É deste modo que são seleccionados naturalmente os mais fortes e com caracteristicas mais apelativas à especie e é esse cão (ou cães) que terão o direito a acasalar. Certamente um animal magro, doente e fraco não irá ter chance com a fêmea...as lutas colocam-no de lado e essas caracteristicas não sao passadas à descendencia :) Já que ainda não o tinha referido, eu sou da opinião que as relações entre os animais são muito mais complexas do que aquilo que a "olho nu" poderemos imaginar. Eles também comunicam, nós é que ainda não percebemos a lingua usada :D Dito isto, tenho a perfeita consciência que no mundo animal não podemos falar de pretos e brancos, havendo antes um grande leque de cinzas. Só não acho (e desculpem-me os que humanizam os seus animais) que eles façam uso da razão :roll: eles fazem é um sem número de tentativa/erro ou tentativa/sucesso e começam a usar os comportamentos que mais rapidamente lhes trazem vantagens. E isto dito por uma pessoa que fala com a sua cadela como se de um humano se tratasse lol e ela bem que entende algumas coisas eheh

Depois também queria que explicassem melhor o que poder correr mal entre dois cães machos a conviver juntos. Sendo que o meu cão é muito meigo, muito submisso ao dono e muito pequenino.
Pelo que descreve o seu cão é dominante (e o ser dominante não quer dizer que não seja um cão hiper meigo para o dono ;) ) O que isto quer dizer é que, supondo um cenário em que trás para casa um cachorro que depois venha a ser um cão também dominante e que, por conseguinte, tenta montar o seu..acha que o seu é submisso ao ponto de aceitar que outro cão o monte ou irá refilar com o mais novo, podendo gerar uma luta? Quanto aos cenários possíveis podem ir do maravilhoso ao horripilante...cada cão é um cão. Têm as suas personalidades, histórias de vida, medos, manias, etc...é muito muito dificil prever de antemão o que vai acontecer. Dado que quer 2 machos inteiros, os cenários poderão ir desde lutas mortais até melhores amigos. Já vi de tudo! 8) Há casos em que depende muito da sociabilização e trabalho que o dono tem com eles, outros há em que já não é defeito, é feitio LOL Normalmente, dado que os cães pequenos costumam ser bastante dominantes e refilões -muito por culpa dos donos normalmente - talvez optasse por um cão com uma energia mais baixa (um cão mais pachorrento), um cão que fosse submisso, calmo e muito sociável (os cães médios/grandes enquadram-se melhor nestas categorias normalmente) sinceramente, e pela experiência que tenho como voluntária, optaria por um cão com mais de 3 anos também porque aí já tem o caracter definido e será muito mais facil averiguar se são ou não compativeis ;)

Também queria perceber o que são os xixis da dominância. Dois machos num apartamento começam a mijar dentro do apartamento?
Devido ao já falado instinto 2 cães inteiros verão sempre o seu companheiro de casa como competição. Se podem começar a urinar em casa para marcar de território? Claro que sim. Se acontece sempre? Não. Mais uma vez dependerá da personalidade dos animais ;)

PS: O objectivo de arranjar uma companhia é para o cão ficar mais feliz e independente e eu poder sair de casa sem ficar sempre stressado que não se pode demorar pois o cão está só.
Se o seu cão é dono-dependente não é uma companhia canina que irá mudar isso ;) Em alguns casos até aumenta o stress porque é como se tivesse de começar a competir pela atençao do dono também (o que não quer dizer que aconteça sempre). Neste caso é o seu cão que sofre de ansiedade de separação ou é mesmo o dono que sofre com isso? Só pergunto porque, se for o cão, a solução passaria por uma consulta com um profissional de comportamento/treinador e não por uma companhia canina que, como disse, em certos casos faz mais mal do que bem :(
Última edição por sofmr em sexta mai 04, 2012 11:08 am, editado 2 vezes no total.
sofmr
Membro Júnior
Registado: sábado abr 14, 2012 10:54 pm

quinta mai 03, 2012 11:35 pm

Floripes2 Escreveu:
sofmr Escreveu:...

do que me é dado a entender está a concordar comigo :) se não fosse o caso não haveria necessidade de a separar fisicamente deles nem de ela os meter na ordem certo?

...
Não, não estava nada a concordar consigo, como não concordo com ninguém que defenda as castrações urbi et orbi e a todo o custo. É conhecida a minha a opinião a este respeito.

Quanto aos restantes chavões, só pergunto que stress será melhor, se o stress de ter um cão metido em casa, na nossa companhia e com todas as rotinas devidas ao que se considera um bom trato, se tê-lo "fechado" num quintal ou num terreno onde não vê ninguém durante semanas e onde a comida e a água lhe aparecem quando os donos se lembram ou quando calha. Ou ainda quando é largado na rua para que "se desengome".

Mas pronto, nada disto responde às interrogações do autor do tópico e às quais ninguém lhe pode responder com certezas...
Não tenho problema nenhum com isso :D Somos livres de discordar ;) Eu não sou a favor da castração/esterilização "porque sim" ;) Se esterilizo os meus animais? Sim. Se o faço porque me dá jeito? Nem pensar! Comigo agora só tenho a minha menina. Vive em apartamento, sai 3-4 vezes por dia (os passeios mais pequenos duram 30min) e aos fins de semana fazemos caminhadas. O facto de estar esterilizada permite-lhe andar todo o ano à vontade, fazer passeios sem trela livremente (não vai fugir por estar com o cio nem terá os cães todos da vizinhança atrás dela), pode conviver amenamente com os cãopanheiros sem problemas nenhuns (eles são animais sociáveis, precisam de conviver e brincar com outros cães), já para não falar que a probabilidade de vir a desenvolver tumores mamários é de 1%, piómetra 0%, hiperplasia uterina 0%, pseudogestação 0%, quistos ováricos 0%, etc etc etc. Bastará falar com um veterinário qualquer em qualquer parte do país e perguntar-lhe qual a maior causa de morte em fêmeas...tenho a certeza que as causas reprodutivas estão lá ;) Claro que não estou a contar com as mortes por velhice, acidentes ou por doenças relacionadas com a raça etc ;) O estudo que me chegou "Long-Term Health Risks and Benefits Associated with Spay / Neuter in Dogs" usa muitos estudos em cães de raça pura (só por si já são mais frágeis que os rafeiros, é do conhecimento geral) pelo que não poderá ser usado para generalizar para todos os rafeiros existentes penso eu...

Quanto à questão do stress, eu falei em stress reprodutivo ;) E para mim a minha cadela, mesmo com todos os cuidados acima referidos, raçao super premium, uma cama em cada divisão da casa, mimos, brinquedos, etc continua, a meu ver, a viver "em cativeiro". Claro que o cativeiro num canil, num quintal, num apartamento é diferente e depois dependerá sempre da vida que o animal leva. Mas que há cães de rua bem mais felizes que cães de apartamento ou quintal isso há, não tenha dúvida ;) Conheço alguns casos :)
Responder

Voltar para “Cães”