Isto de vez em quando revolta ...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta jun 20, 2012 3:12 pm

marianamar Escreveu:Faz impressão a mais alguém que em mais de metade dos episódios de Dog Whisperar mencionem cães que foram resgatados da rua, tirados de canis etc e que são "dalmation x pit bull mix", "german shepherd x border collie mix" etc?...

Quero dizer, se desconhecem completamente os pais dos cães, porque dizer que são mistura disto e daquilo? Ainda não vi um único episódio em que um cão fosse descrito como "mutt" ou "no breed"?!

Aliás, qual é a tradução correcta de "rafeiro" para inglês?
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quarta jun 20, 2012 3:13 pm

DoggyLover Escreveu:Olá!

Eu não li tudo o que aqui foi escrito mas só um pequeno reparo...vocês já repararam que no programa "O Encantador de Cães" eles identificam quase sempre a raça do cão, mesmo quando não é puro?

Muito raramente eles identificam o cão como rafeiro. O normal é por ex apresentarem-nos de "Labrador mix". E já vi um episódio em que eles identificaram várias raças no mesmo cão...

Mas isto para dizer que...não pensem dentro do quadrado. Há mais para além dessas 4 linhas ;) Já vi cães com LOP que são exemplares de bradar aos céus!! :o Sinceramente entre ter LOP e não ter e ser ou não ser um bom exemplar acho que prefiro ter um bom exemplar comigo...e tenho dito!

Cumps
Ana
Por acaso agora que falem disso, também reparei que é comum nas comunidades online em inglês referirem os cães como misturas de certas raças. Pensei que isto podia ser porque sabem mesmo das origens dos pais, mas na verdade talvez apenas assumiram por aparências semelhantes também.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta jun 20, 2012 3:16 pm

Penso que fazem essa descrição das possiveis raças que entrem no património genético do cão para ajudar na sua definição....
Nos EUA há muitos testes fiáveis de identificação genética de raça e são baratos. Muita gente faz para saber o que entra no seu rafeirolas, não só por vaidade mas também para ajudar a perceber temperamento, etc.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quarta jun 20, 2012 3:35 pm

Esta dos moveis...
Ora se você sabe que tem ali um móvel de contraplacado porque vai dizer que é madeira maciça se lhe perguntarem?
É que "corre o risco" de a pessoa saber mais sobre o assunto conhecer as características dos materiais e por isso consegue distinguir o que é um contraplacado e o que é Madeira maciça.
E o que ganhou ao dizer que era madeira sabendo que nao o é?

Nao é por uma coisa ser bastante semelhante a outra que passa a ser o mesmo.
Imagine (e voltamos aos caes) que nasce uma ninhada de mae rotweiller e pai labrador, vamos imaginar que sao puros (descendem de outros caes da mesma raça também puros). Nessa ninhada nascem caes com marcações de rott e outros todos pretos tipo labrador.
Quando crescem os cachorros ficam bastante semelhantes ao labrador e outros ao rott. Passam a ser de raça pura por isso?
Sabendo que nao descendem de dois caes puros da mesma raça os cachorros irão herdar genes das duas raças dos pais alguns até podem nao se manifestar muito e por isso o cao até fica parecido a uma das raças.
Acha que se pegar num dos cachorros que ficou parecido com o labrador e o cruzar com um lab puro os cachorros vão nascer de raça pura?
Podem nascer parecidos a lab ou podem nascer desviados do padrao pois um dos progenitores nao era puro.

Ser parecido é diferente de ser igual ou de ser a mesma coisa :wink:

(e repare que nao tem só a ver com registos no LOP)
Última edição por maraya em quarta jun 20, 2012 3:39 pm, editado 1 vez no total.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
princessa
Membro Veterano
Registado: sábado mar 13, 2010 11:46 pm

quarta jun 20, 2012 3:39 pm

Mas por exemplo. O meu cão é rafeiro porque não tem Lop nem nada mas quando quando falo com alguém sobre o meu cão digo que é um dálmata porque ele tem maioritariamente características de dálmata. Mas não é preciso ser muito experiente na raça para ver que ele tem diferença com a raça, como algumas pintas cor de limão aqui e acolá e menos "entroncado" que a raça pura. Claro que toda gente quando o vê na rua é " ai que giro, um dálmata".
Outra coisa, acho um exagero quando as pessoas dizem que um cão não tem raça só porque não tem os documentos que o provem. Não estou a falar do meu porque esse sei mesmo que não é da raça. Mas, caramba, há cães que se sabe que os pais são puros e ect e tal o cão é a cópia perfeita do estalão da raça e mesmo assim há aqueles pessoas que gostam de ser embirrentas e dizer: Não tem Lop, é de raça indefinida. Atenção: Não tenho nada contra os rafeiros e como já disse o meu cão é um "racento".XD acabei de enventar esta palavra.
maraya
Membro Veterano

quarta jun 20, 2012 3:42 pm

Mais uma vez...
Um cao pode nao estar registado no LOP e ser de raça pura. Basta que sej descendente de gerações de exemplares também puros. A diferença é que nao tem o documento que o comprova portanto ou confia e sabe mesmo a história dos progenitores e da restante família do cao ou pode ser enganado. :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quarta jun 20, 2012 3:50 pm

Por acaso isto lembra-me da história de uma pessoa que cruzou um cão de outra raça com dálmatas, e que após várias gerações a cruzar os descendentes com apenas dálmatas, os cães nasceram praticamente iguais aos dálmatas puros. Isto foi num dos episódios de "Pedigree Dogs Exposed" se não me engano, e essa introdução de novos genes eliminou um defeito genético da raça dos dálmatas. Acho que os clubes não queriam reconhecer esses descendentes como dálmatas, mas o dono acabou por conseguir registá-los como tal. (espero não me ter enganado em nenhum detalhe)

Nesse caso, acham que os descendentes devem ser reconhecidos como rafeiros? Já agora, quais são os critérios para podermos considerar mesmo um cão como sendo raça pura? Que nunca teve ascendentes fora da raça, desde o reconhecimento oficial da raça? (é só por curiosidade pois não percebo muito disto)
sasquatch
Membro Veterano

quarta jun 20, 2012 3:58 pm

Essas crias que referiu são rafeiros, claro, já que tem na sua origem um cruzamento.

Quanto à sua outra questão, é o LOP.
Ou um exame genético.

Em Espanha por ex difenrecia-se o rafeiro (de que não conseguimos já definir o que entra ali) do "cruce", em que se sabe a origem de um dos pais.

Pneso que nos EUA fazem a mesma coisa, daí o especificarem os cruzamentos. Mas são SRD sem sombra de dúvida.
maraya
Membro Veterano

quarta jun 20, 2012 4:06 pm

sasquatch Escreveu:Essas crias que referiu são rafeiros, claro, já que tem na sua origem um cruzamento.

Quanto à sua outra questão, é o LOP.
Ou um exame genético.

Em Espanha por ex difenrecia-se o rafeiro (de que não conseguimos já definir o que entra ali) do "cruce", em que se sabe a origem de um dos pais.

Pneso que nos EUA fazem a mesma coisa, daí o especificarem os cruzamentos. Mas são SRD sem sombra de dúvida.
Aqui em Portugal também se usa o "cruzado de" ou "arraçado de" só que geralmente nem se sabe a origem e tenta-se adivinhar...
sasquatch
Membro Veterano

quarta jun 20, 2012 4:46 pm

princessa, o seu cão é o que aparece no avatar?
Se é, pelo menos na foto não o acho nada parecido com um dálmata nem na cor nem nas manchas, nem no tipo de cão, nem sequer no tipo de cauda.
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

quarta jun 20, 2012 4:49 pm

sasquatch Escreveu:princessa, o seu cão é o que aparece no avatar?
Se é, pelo menos na foto não o acho nada parecido com um dálmata nem na cor nem nas manchas, nem no tipo de cão, nem sequer no tipo de cauda.
Não é. Veja o petsite ;)

Bem bonito por sinal :)
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta jun 20, 2012 6:36 pm

sheep23 Escreveu:
DoggyLover Escreveu:
Por acaso agora que falem disso, também reparei que é comum nas comunidades online em inglês referirem os cães como misturas de certas raças. Pensei que isto podia ser porque sabem mesmo das origens dos pais, mas na verdade talvez apenas assumiram por aparências semelhantes também.
A explicação é a que dá, a que a sasquatch dá e também o facto de que os americanos serem muito dados a cruzarem raças diferentes porque sim. Pelo menos foi o que me explicou um criador de gatos amigo.
jPrudencio
Membro
Registado: domingo mar 11, 2012 9:08 pm
Localização: 3 cães: 1 epagneul breton, 1 setter inglês e 1 cão de água português

quarta jun 20, 2012 6:45 pm

A história que o utilizador sheep23 estava a referir, aconteceu nos USA onde cruzaram os dalmatas com pointers, para eliminar um problema de excesso de ácido urico, nos dalmatas. E com esse cruzamento conseguiram erradicar esse problema, e o kennel club , não queria registar uma cadela vinda dos USA.
Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

quinta jun 21, 2012 12:34 pm

há falta de conhecimento para tudo....quem nao quer aprender,olhe...paciencia... :lol:

em tempos um sr perguntou-me se o meu cao era um dalmata anão..(tal raça nem existe) quando eu disse que nao,que era um rafeiro o sr olhou para mim como se fosse um ET e perdeu logo o interresse em fazer festas no meu cao...nao fosse a "rafeirice" pegar... :lol: :lol:

adoro o meu rafeiro/SRD seja lá o que for...para mim é lindo e amo-o por tudo que ele é! :P
princessa
Membro Veterano
Registado: sábado mar 13, 2010 11:46 pm

quinta jun 21, 2012 8:07 pm

sasquatch Escreveu:princessa, o seu cão é o que aparece no avatar?
Lol. Não sou assim tão tolinha! Essa fotografia é um labrador dos meus avós.
Responder

Voltar para “Cães”