Castrar ou não castrar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça jul 31, 2012 8:59 pm

Desculpe.me as perguntas...
Há quanto tempo é que está no treino?
O treino é só no exterior ou é também no interior?
O cão sociabiliza na mão do treinador? E quanto melhor o cão fica?
O cão treina também na sua mão durante o treino/curso?
Quando vai à rua já vai com a mente condicionada, a pensar no que vai encontrar? Invés de ir passea-lo e agir quando necessário?
Aqueles valentes esticões valeram por muitos mais. Pelos vistos o treinador impôs logo os limites.
Se diz que ainda não apanhou o jeito, há-de apanhar nem que seja daqui a um tempo, o mais importante é o sentido de oportunidade, apanhar o cão no momento antes que o "mostro" apareça. Também é importante a Sheep 23 treinar com o cão sub supervisão.
Haverá a possibilidade de o cão estar à sua espera? (meteu o cão no curso mas a verdade é que ele só vai "passar" quando a sheep 23 "fizer melhoria de nota".)
Um cão com 30 kg, dominante, não será um bom cão de guarda?
Terá energia suficiente para ser de uma "linha de trabalho"?
Se lhe der uma função (se não tiver nada para ele guardar) ponha-o a carregar coisas, busca e salvamento, etc.
A questão do ataque já foi tratada?
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

terça jul 31, 2012 9:28 pm

botas96 Escreveu:Desculpe.me as perguntas...
Há quanto tempo é que está no treino? Já não me lembro muito bem mas talvez cerca de um mês, só que as aulas têm sido espaçadas porque só podemos aos fins de semana.
O treino é só no exterior ou é também no interior?Tivemos algum treino no interior, mas já fizemos um ou outro passeio fora, e com outros cães (tipo o que se vê no Encantador de cães, em que a matilha de cães e humanos andam juntos e passávamos pelos outros cães dentro de quintais).
O cão sociabiliza na mão do treinador? E quanto melhor o cão fica? o treinador às vezes controla a socialização, segurando na trela e permitindo contacto gradual, mas nunca muito mais que cheirar, pois o nosso cão só pode socializar mais se portar melhor.
O cão treina também na sua mão durante o treino/curso? Na maior parte do tempo somos nós a fazer as coisas, pois somos nós que temos que ser treinados.
Quando vai à rua já vai com a mente condicionada, a pensar no que vai encontrar? Invés de ir passea-lo e agir quando necessário?nos passeios, estamos sempre de alerta a ver se outros cães aparecem, mas estamos descontraídos que muitas vezes ele nem sequer repara noutros cães, a não ser que olha naquela direcção e perceba que é um cão. Só que stressar ou ter medo nunca temos assim muito, pois o pior cenário seria apenas eu a segurar no cão enquanto que este fique maluco. Acho que reactividade de cães não é assim tão fora do mundo e não é algo que temos que temer assim tanto, é mais é chato e ele ser menos feliz por não conhecer mais cães do que algo que receamos assim muito.
Aqueles valentes esticões valeram por muitos mais. Pelos vistos o treinador impôs logo os limites.
Se diz que ainda não apanhou o jeito, há-de apanhar nem que seja daqui a um tempo, o mais importante é o sentido de oportunidade, apanhar o cão no momento antes que o "mostro" apareça. Também é importante a Sheep 23 treinar com o cão sub supervisão.Pois, o treinador consegue impor logo, e tem força suficiente. Afinal, ele tem anos de experiência. Estamos a tentar observar e absorver as técnicas, mas continua difícil. Outra coisa que sinto é que o cão pode já nos conhecer bem e sabe do que pode esperar de nós com a nossa firmeza, enquanto que como não conhece o treinador, também pode ter mais receio quando este lhe impõe e lhe seja firme.
Haverá a possibilidade de o cão estar à sua espera? (meteu o cão no curso mas a verdade é que ele só vai "passar" quando a sheep 23 "fizer melhoria de nota".)Sim, enquanto não melhorarmos, ele terá que estar à espera.
Um cão com 30 kg, dominante, não será um bom cão de guarda?
Terá energia suficiente para ser de uma "linha de trabalho"?
Se lhe der uma função (se não tiver nada para ele guardar) ponha-o a carregar coisas, busca e salvamento, etc.Sim, ele tem potencial, tem também tendência para guarda natural, mas sinto que ele tem potencial para aprender a ser um bom cão de guarda (aprendendo por motivação positiva). Só que enquanto que nós não conseguimos ter o total controlo, não é seguro treiná-lo para guarda.
O que estamos a fazer agora é que deixámos de evitar outros cães (andávamos a evitá-los que o nosso cão nem os repara), e estamos a tentar a corrigir mas ao mesmo tempo não ficarmos parados enquanto que o corrigimos. Se corrigirmos mas continuássemos a andar, temos ligeiramente melhores resultados que simplesmente limitarmos a dar grandes esticões até que ele se acalme.
O treinador na 1ºvez conseguiu dar 3 esticões bem fortes e ele ficou com algum receio depois do 3ºesticão. Ele também é capaz de dar múltiplos esticões, com menos intensidades mas que também reultam bém. Mas acho que é mesmo a forma como ele faz e impõe que resulta bem, e é isso que temos que aprender.
sheep23
Membro Veterano

terça jul 31, 2012 9:34 pm

Quanto à questão do ataque, o engraçado é que um dos cães que tinha alçaime e que tentou atacá-lo agora foge dele como se tivesse medo dele... E agora o meu é que é o mauzão. O outro é de uns donos que estão mais focados a reprimir o seu pit porque é pit, do que o velhote que já se porta bem.
E depois houve um ou outro que são da rua.

Só que eu não fiz nada nem estou a pensar em fazer, pois para além de já não viver naquela rua, ainda por cima não iria resultar em nada. Todos os cães de lá estão em perfeita harmonia uns com outros, e são todos a favor de não usarem trela. Eu até gostava desta rua, talvez a única coisa seria que os tais donos podessem ter tido mais cuidado quando as coisas aconteceram.
botas96
Membro Veterano

quarta ago 01, 2012 1:20 am

Daqui do meu humilde patamar intelectual ( nunca é demais salientar), vou resumir e baralhar.
Está no curso/treino há pouco tempo, com meia dúzia de aulas em cima do pêlo e já mostra melhoras, diz também que já sente essas melhoras (apesar de ligeiras) e a meu ver (independente de outros factores como dinheiro) precisará de tantas aulas quantas as necessárias. (dê tempo ao tempo). Um ponto a favor.
Diz também que o cão é dominante mas também sabe ser submisso, isso é um ponto a favor ou um ponto contra, dependendo de quem segura a trela ou de quem faz a vez de macho/fêmea Alpha.
Quanto a agressividade, vamos jogar pelo seguro e esperar que seja um adulto, ponto. (mas não me parece). Mas o ponto vai ficar à espera.
Diz também que ainda não lhe apanhou o jeito, e no princípio mencionou que não percebia muito... está no sítio certo (treino). Há-de apanhar. Isso depende de vocês e da sua/vossa vontade em ser "bons alunos".
A meu ver ( mesmo indirectamente) a questão do ataque está a ser corrigida com uma sociabilização gradual e controlada, este acto (o social) deverá ser contínuo e monitorizada ao longo da vida do cão. (apesar dos ataques ocorrerem naquela rua, o/os episódios também se mudaram com vocês, não sei é se materializaram em trauma).
O termo "white dog" conhece? Há para todas as ocasiões.
Esteja/estejam muito atenta às aulas, observe tudo, o treinador, porque mais que tudo (pelo descrito) o cão respeita mais o treinador do que vocês. Mesmo que implique uma mudança de atitude (é mais fácil falar do que fazer).
Vão todos à rua? Óptimo, a matilha inteira vai apanhar ar.
Não desespere, apenas começou e está nas vossas mãos, o cão está a tirar o curso, tem o acompanhamento...
Falar primeiro com o vosso treinador, peçam TPCs,cada vez mais.
Essa sua matilha ainda vai ser graduada :D
Roma não se fez num dia mas parece estar no bom caminho.
Justdavid
Membro Júnior
Registado: terça jun 26, 2012 9:44 pm

quarta ago 01, 2012 8:04 am

Bons dias a todos,

Pela vista de olhos rápida que passei neste tópico o fala-se sobre castrar devido a resolver possiveis chatiçes (digo chatiçes, pq problemas não têm solução hehehe) comportamentais, mas ninguêm falou em termos de saúde.
O seu cão torná-se há mais docil sim mas se você não se impor e mostrar que você é quem "manda" e digo isto de uma maneira não violenta claro, castrado ou não nunca irá ter um cão/cadela equilibrado e submisso! Porque você consegue ter um cão sem ser castrado submisso, tem é que se impor, seja de qual raça for.
O cão enquanto animal precisa de um lider de matilha activo e dominador ou não terá qualquer problema em ser ele a impor as regras na casa, se ninguém o fizer.
E se me permite transmitir-lhe a minha experiencia, trate o seu cão, nem como uma criança, nem como um animal, trate-o como um cão e verá que irá ter, e assim o desejo, um amigo durante muitos anos! eu sei tenho aqui um cão em casa, que fez esta semana 21 anos :) (Sim um cão!)
Bem a parte relativamente á parte comportamental estamos falados.

Relativamente aos beneficios de saude, temos de pensar da seguinte maneira, os cães não são como nós, não vivem a sexualidade como nós, para eles é apenas para se reproduzirem e para garantirem a sobrevivencia da especie. Dito isto, as vantagens de ter um cão esterelizado (e esta parte vou fazer copy paste de um site)

Vantagens da Castração
É a melhor e mais eficaz arma contra a reprodução indiscriminada e consequente sobrepopulação de cães e gatos e abate sistemático. Nas fêmeas: • elimina a possibilidade de virem a contrair cancro do ovário ou do útero; • previne a piometra, um processo inflamatório do útero que, se não for tratado a tempo (o tratamento inclui a esterilização), poderá conduzir à morte do animal; • evita a pseudociese, vulgarmente conhecida como gravidez psicológica ou falsa gestação, que é um distúrbio hormonal bastante comum nas fêmeas; • nas fêmeas esterilizadas antes do primeiro cio (aproximadamente aos seis/sete meses) há um risco praticamente nulo de desenvolver tumores mamários. Nos machos: • contribuiu para diminuir a agressividade para com outros machos e as brigas por fêmeas; • O ritual da demarcação de território com urina e os comportamentos possessivos ou dominantes tendem também a diminuir; • dimunui a ansiedade e o hábito de fugir ou de montar noutros animais e pessoas ou até na mobília; • Poupa ao animal algumas reacções instintivas relacionadas com o sistema reprodutor, e por exemplo, os machos ficam muito mais tranquilos; • evita tumores testiculares, hérnias perianales, tumores de glândulas hepatóides, tumores de glândulas perianales, tumores e quistes prostáticos, entre outros. No entanto, convém salientar que a esterilização não muda nada em relação à defesa territorial e agressividade por medo, ou seja, a esterilização não deixa o cão menos ou mais medroso, nem interfere no seu instinto de guarda. A personalidade do animal não muda. Diminui o risco de contraírem doenças venéreas transmitidas pelo acto sexual ou ainda doenças transmitidas por dentadas de outros animais. Diminui também o risco de atropelamento, por fuga.

Cumprimentos,

David Patrício
sheep23
Membro Veterano

quarta ago 01, 2012 9:22 am

botas96 Escreveu:Daqui do meu humilde patamar intelectual ( nunca é demais salientar), vou resumir e baralhar.
Está no curso/treino há pouco tempo, com meia dúzia de aulas em cima do pêlo e já mostra melhoras, diz também que já sente essas melhoras (apesar de ligeiras) e a meu ver (independente de outros factores como dinheiro) precisará de tantas aulas quantas as necessárias. (dê tempo ao tempo). Um ponto a favor.
Diz também que o cão é dominante mas também sabe ser submisso, isso é um ponto a favor ou um ponto contra, dependendo de quem segura a trela ou de quem faz a vez de macho/fêmea Alpha.
Quanto a agressividade, vamos jogar pelo seguro e esperar que seja um adulto, ponto. (mas não me parece). Mas o ponto vai ficar à espera.
Diz também que ainda não lhe apanhou o jeito, e no princípio mencionou que não percebia muito... está no sítio certo (treino). Há-de apanhar. Isso depende de vocês e da sua/vossa vontade em ser "bons alunos".
A meu ver ( mesmo indirectamente) a questão do ataque está a ser corrigida com uma sociabilização gradual e controlada, este acto (o social) deverá ser contínuo e monitorizada ao longo da vida do cão. (apesar dos ataques ocorrerem naquela rua, o/os episódios também se mudaram com vocês, não sei é se materializaram em trauma).
O termo "white dog" conhece? Há para todas as ocasiões.
Esteja/estejam muito atenta às aulas, observe tudo, o treinador, porque mais que tudo (pelo descrito) o cão respeita mais o treinador do que vocês. Mesmo que implique uma mudança de atitude (é mais fácil falar do que fazer).
Vão todos à rua? Óptimo, a matilha inteira vai apanhar ar.
Não desespere, apenas começou e está nas vossas mãos, o cão está a tirar o curso, tem o acompanhamento...
Falar primeiro com o vosso treinador, peçam TPCs,cada vez mais.
Essa sua matilha ainda vai ser graduada :D
Roma não se fez num dia mas parece estar no bom caminho.
Obrigado :) espero que conseguimos mesmo melhorar, antes de usar a coleira pela 1ºvez fora do treino tive esperanças altas, só que fora do treino não está a resultar muito ainda, e é difícil apanhar o jeito. Parece que com o nosso cão, não basta simples esticões firmes e fortes, mas têm que ser aqueles esticões perfeitos, com a postura perfeita e mais alguns detalhes perfeitos. Mas enfim, temos que fazer um esforço para apanhar o tal jeito, e as coisas hão-de melhorar com o tempo.

Quanto ao termo "white dog" não conheço, o que é que significa?
botas96
Membro Veterano

quarta ago 01, 2012 8:34 pm

tem mp

depois conte novas :D
represas
Membro Júnior
Registado: terça fev 21, 2012 4:44 pm

sexta ago 03, 2012 10:15 pm

sheep23 Escreveu:Olá foristas,

Preciso de opiniões de quem percebe mais do assunto e que tenha mais experiência, pois não percebo muito disto.

O nosso cão é um macho com 1 ano de idade, e embora é um bom cão em geral, desde pequeno notei que é bastante desafiador. Nunca tive um cão tão desafiador, que desafia os limites e regras para ver se consegue obter/fazer o que quer. Por exemplo, quando ainda era novinho, tive à luta com ele por não o deixar subir à cama, e nem com palmadas, nem com reprimendas e nem pondo-o fora da cama várias vezes ele desistia facilmente.
Com o passar do tempo as coisas melhoraram pois nós como donos aprendemos melhores formas de lidar com certos problemas comportamentais (desenvolvimento de bons hábitos que sejam mais recompensadores para ele, treino positivo para reinforçar a motivação de obedecer e melhoramento nas técnicas de reprimir/castigo quando se porta mal) e como assumir liderança, mas mesmo assim as coisas às vezes não são fáceis.

Estamos a levá-lo para um treinador, e ele também acha que o nosso cão é muito dominante, e embora ele não é agressivo, às vezes pode ser bastante insistente no que quer.

Dos cães que tive, nunca tive problemas assim, e embora ele fez-me aprender muitas coisas que desconhecia, às vezes torna-se muito cansativo, pois ele exige uma liderança muito mais eficaz.
Ele até se porta bem em geral (melhorou bastante), só que às vezes quando nos desafia é cansativo e frustrante.

Enfim, resumindo... Há uns tempos atrás estive a ler sobre castração. Sei que isto não muda o temperamento nem a energia do cão, mas pode ajudá-lo a não reagir a cadelas com cio (ficar mais calmo) e também é possível torná-lo menos dominante. Também li que é melhor fazê-lo só depois de uma certa idade, porque precisa de certas hormonas para o desenvolvimento/crescimento.

Assim, se alguém podesse dar alguma opinião sobre se a castração pode ajudar no caso do nosso cão agradecia. :)
O seu cão está na altura ideal para ser castrado, fica menos dominante em todos os aspectos, e resolve num futuro próximo o problema da próstata, de que normalmente estes animais vem a sofrer. O único senão é a possibilidade de começar a engordar, não já porque só tem um ano, mas a tendência será essa. Tem duas soluções para a possibilidade de não engordar demasiado, ou passa-lhe a dar uma ração super premium sem cereais, como a Acana, a Origem, a Naturea, etc, ou coloca-o numa passadeira para queimar energias, o simples passeio, futuramente não vai resolver o problema, tanto mais se o animal é temperamental e bastante ativo.
cumprimentos
sheep23
Membro Veterano

segunda ago 06, 2012 10:59 am

Obrigado pela resposta represas. :) Penso que vamos esperar até ele ter 2 anos para o fazer, para ser mais seguro.

Quanto ao treino por causa da reactividade para com os outros cães... a coleira estranguladora não resulta muito fora do treino, parece que ele só se porta bem perante outros cães na zona do treino, mas ao pé de casa já está "habituado" a reagir daquela maneira. Damos por nós a posicionarmo-nos em ângulos perfeitos, a dar esticões fortes e a tentar aperfeiçoar o esticão rápido (porque tem que ser esticão-folgamento rápido), e mesmo assim continuava frustrante.
O treinador então mostrou-nos como usar uma coleira de picos. Ele disse que não se deve usar essa sem antes ter experimentado a estranguladora. Mas ele disse que com esta coleira requer menos força e não faz feridas ao contrário do que as pessoas possam pensar, pois o que esta coleira faz é dar beliscões e não picar (a coleira que usámos também traz borrachas nos picos).

Após aprendermos a usar a coleira (é também por esticões-folgamentos rápidos, e a trela nunca deve estar tensa), experimentámos usar nos passeios diários, e podemos dizer que está a resultar bem. :) Ele ainda reage a outros cães, mas já não é com toda aquela loucura e conseguimos controlá-lo sem aquele filme todo. Sentimos que finalmente encontramos solução para essa reactividade (porque antes nem com super guloseimas tipo fiambre, nem com correcções funcionava), e não tarda nada ele poder conhecer outros cães e ter mais amigos patudos. :) (já conheceu um ou outro menino/menina nos treinos, mas ainda precisa de saber portar bem antes)
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

segunda ago 06, 2012 11:30 am

Sabe o que gosto mais? É que há pouco tempo atrás era um moralista incrivel contra métodos de treino adversivos e totalmente a favor dos positivos chegando inclusivé a dar sugestões a outros users de como treinar os seus cães. bah.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

segunda ago 06, 2012 11:44 am

greenandme Escreveu:Sabe o que gosto mais? É que há pouco tempo atrás era um moralista incrivel contra métodos de treino adversivos e totalmente a favor dos positivos chegando inclusivé a dar sugestões a outros users de como treinar os seus cães. bah.
Foi exactamente o que eu estava a pensar..
Sheep... depois da estranguladora não estar já a funcionar escalou para a coleira com picos... para já tem as borrachas, mas quando deixar de funcionar aposto que as borrachas saem... e depois disso quiça coleira de choques? Por mim tudo bem... é como eu disse noutro tópico, são ferramentas, opções e modos de ver as coisas... e é o seu cão, não posso avaliar nada através da escrita. Quando a conhecer novos amigos... bem, não sei até que ponto a estranguladora vai ajudar na sociabilização... mas como já disse, tenho pouca experiência com esses métodos.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda ago 06, 2012 11:47 am

Não era este cão que passava muito tempo na crate?
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

segunda ago 06, 2012 11:54 am

yep
sheep23
Membro Veterano

segunda ago 06, 2012 11:55 am

MiMoo Escreveu:
greenandme Escreveu:Sabe o que gosto mais? É que há pouco tempo atrás era um moralista incrivel contra métodos de treino adversivos e totalmente a favor dos positivos chegando inclusivé a dar sugestões a outros users de como treinar os seus cães. bah.
Foi exactamente o que eu estava a pensar..
Sheep... depois da estranguladora não estar já a funcionar escalou para a coleira com picos... para já tem as borrachas, mas quando deixar de funcionar aposto que as borrachas saem... e depois disso quiça coleira de choques? Por mim tudo bem... é como eu disse noutro tópico, são ferramentas, opções e modos de ver as coisas... e é o seu cão, não posso avaliar nada através da escrita. Quando a conhecer novos amigos... bem, não sei até que ponto a estranguladora vai ajudar na sociabilização... mas como já disse, tenho pouca experiência com esses métodos.
Que eu me lembro, dar sugestões de métodos positivos dei, mas nunca fui moralista incrível contra métodos de treino aversivo, e nunca fui totalmente a favor dos positivos. Sempre usei métodos positivos e correcções, conforme a situação e conforme o que resultar (se os positivos não resultarem, usarei aversivos).

Não sei se já relatei o que queria fazer e o que não resultou, mas se sim então não vou estar a relatar todos os detalhes do o que já fizemos para ver se resultava.

Quanto às coleiras de correcção ajudarem na socialização, funcionam de seguinte maneira: Quer correcções quer métodos positivos, o que se pretende antes de avançar para a socialização dos cães é a diminuição gradual da reactividade. É quando um cão se reagir menos é que é possível a verdadeira aproximação a outros cães e a possibilitar interacções caninas.
sheep23
Membro Veterano

segunda ago 06, 2012 12:00 pm

sasquatch Escreveu:Não era este cão que passava muito tempo na crate?
Se não concorda de o facto de eu ter utilizado a crate, pode comentá-lo naquele tal tópico onde esse assunto foi falado. Mas penso que isso não seria o seu objecto principal, pois deve preferir mais instigar e cruxificar as outras pessoas em vez de contribuir para debates mais inteligentes. Afinal de contas, nem todos têm inteligência e capacidade para tal.
Responder

Voltar para “Cães”