kittten Escreveu:Concordo em absoluto, mas em primeiro lugar devem fiscalizar os abusos grandes que se vêem diariamente. Eu moro na provincia e provavelmente na zona onde moro há menos que uma mão cheia de cães de orelha cortada, mas em contrapartida há centenas deles maltratados todos os dias.
Totalmente de acordo.
Devo dizer que, quando vim para aqui, tentei saber a diferença entre 'cão de companhia',´de caça´ e de 'guarda', já que se paga mais no caso dos cães de companhia o que me pareceu injusto.
E, na altura. na junta também me disseram que os cães de guarda não podiam andar na rua e, se andassem, só de trela e açaime.
Mas, na realidade, não diz isso em lado nenhum...
O corte de orelhas no dobermann têm também a função de lhes dar um ar mais assustador - o que é uma vantagem no cão de guarda, já que desmotiva os assaltantes.
O forista devia saber disso quando mandou cortar as orelhas (ou pensou que era só por motivos estéticos ???), por isso, não se deve admirar que, realmente, o aspecto do cão assuste.
Um dono deve saber as consequências do que faz ao seu cão.
Um aspecto assustador limita a sociabilização do cão e do dono e é parvoíce esperar o contrário.
[Editado pela moderação]