São puros?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

quinta jun 27, 2013 3:39 pm

-Tambor- Escreveu:E, pelo que eu vejo, a cadela é azul, o que faz com que não tenha o nariz preto e os olhos escuros requeridos pelo estalão. Lá está, os ovos e o cozinheiro fazem a diferença :wink:

P.S. O tal avô xpto é portador de ataxia. Os pais da sua cadela fizeram o teste?
(nem sei porque pergunto, porque a 80€ o teste mais despesas de colheita e envio, está-se mesmo a ver qual é a resposta :lol: )
Não. A minha cadela é cinza, blue nose e olhos cinza. Mas o que é que isso interessa?
Que eu saiba os pais da minha cadela sempre foram bons de saúde e sem quaisquer problemas detectados. ( e de genética )

Para mim o que me interessa é que tenho uma linda cadela e perfeitamente saudável.

E mais Specops, "o nariz é preto e os olhos são escuros"!

Eu não gosto de implicar mas quando se põem a jeito...
O avô xpto é lindo não é? Magnífico! 8)
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta jun 27, 2013 4:09 pm

não é ateimar na coisa.

Mas veja lá, os pp são um caso um bocado para o cinzento.
Mas fora isso, mesmo que o seu canídeo não fosse pp, o que está a tentar defender?
Para mim, a vantagem de um cão de raça em relação a um rafeiro é de ter uma segurança relativa em relação aos perigos inerentes à raça. (testes de despistes)
Por um lado se um grupo de cães dispõe de um património genético maior que outro grupo, o que é por si só uma segurança relativa, por outro lado há circuitos e estruturas bem definidas (competições), coisa inexistentes para o outro grupo, e não estou a falar de inutilidades do tipo, o senior mais giro, ou o mais peludo ou coisas do género.
E por último se alguém procura e adquire uma coisa específica só tem que ter isso e mais nada. E certos tipos de LOPs é a garantia disso mesmo.
Deixe que lhe pergunte, com os cinzentos todos do seu caso em particular.
Quando adquiriu o seu canídeo já sabia ao que ia, ou jogou na roleta?
Mas concordo com a estranheza da coisa.
Você até pode ter um APBT com sangue Jeep, mas se perder os papeis é só mais um rafeiro, dá que pensar.
Última edição por botas96 em quinta jun 27, 2013 4:17 pm, editado 1 vez no total.
Specops
Membro Veterano

quinta jun 27, 2013 4:16 pm

Pelos vistos não!
Pronto. Para si, a minha cadela é de raça Dalmata.
Tudo bem. Guarde a sua opinião para si que eu não me importo.
E sim, o avô da sua cadela é magnifico, do bom que a raça tem.
E é xpto, como foi aqui referido. Não hei-de eu ter bastante orgulho da minha cadela. Podera... 8)
O meu avô também era todo giro, namorou muitas moças, e eu sou neto dele mas feio como tudo
Quem diz a verdade, não merece castigo.
botas96
Membro Veterano

quinta jun 27, 2013 4:33 pm

"Honestamente, na minha opinião, com LOP ou sem LOP, não dou importância a isso. Para mim, não é por ter LOP que vai ser mais cão ou menos cão."

E para mim, nesta afirmação está a misturar alhos com bugalhos.

O LOP é a certificação que um dado cão pertence à raça x, tendo y ascendentes.

Agora se é mais cão ou menos cão depende de vários factores, sendo um deles você.
- O que para si é considerado ser mais cão menos cão (difere em todas as pessoas), o que espera do cão tendo em vista o objectivo pretendido.
- Ter uma ideia bastante definida do que procura e do que fazer.
-A sua habilidade para reconhecer e isolar o que pretende, dentro de uma ou várias ninhadas.
Ter acesso à 1º escolha não chega, seja ela de raça ou rafeira.
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

quinta jun 27, 2013 5:04 pm

Specops Escreveu:
Não. A minha cadela é cinza, blue nose e olhos cinza. Mas o que é que isso interessa?
Que eu saiba os pais da minha cadela sempre foram bons de saúde e sem quaisquer problemas detectados. ( e de genética )

Para mim o que me interessa é que tenho uma linda cadela e perfeitamente saudável.
Tem? Até ver... Se há portadores de ataxia na linha, e se os pais não estão testados, não sabe se é saudável. Os portadores de ataxia são saudáveis.
Specops
Membro Veterano

quinta jun 27, 2013 5:08 pm

não é ateimar na coisa.
Eu também não teimo nem gosto. E não me importo de conversar, dando a minha opinião, mas com alguém que se consiga ter uma conversa como deve ser e não como se vê por aqui, que mais parece uma "conversa de malucos".

Quem aqui vem ao forum, ver novidades e explorar coisas novas, depara-se com um teatro destes.

Mas fora isso, mesmo que o seu canídeo não fosse pp, o que está a tentar defender?
O que estou a tentar dizer é que, na minha opinião um cão com o certeficado LOP ou sem LOP é tudo cão. Ponto.
Ou é gato?

Para mim, a vantagem de um cão de raça em relação a um rafeiro é de ter uma segurança relativa em relação aos perigos inerentes à raça. (testes de despistes)
Por um lado se um grupo de cães dispõe de um património genético maior que outro grupo, o que é por si só uma segurança relativa, por outro lado há circuitos e estruturas bem definidas (competições), coisa inexistentes para o outro grupo, e não estou a falar de inutilidades do tipo, o senior mais giro, ou o mais peludo ou coisas do género.
E por último se alguém procura e adquire uma coisa específica só tem que ter isso e mais nada. E certos tipos de LOPs é a garantia disso mesmo.
Pode ser uma garantia e não descordo. Mas pode vir a ter problemas ou os mesmo problemas de um cão sem LOP. Veja o exemplo que dei do meu amigo da Bull Terrier. As linhagens de sangue. Mãe. Pai. Tia. etc etc etc...
Tudo ali à grande. Cães magnificos. Fabulosos. Campeões em várias exposições. Basicamente, o criador vive da criação dessa raça e de outra (não me lembro do nome).

E no entanto, a cadela em 3 anos já teve duas cirugias. Aquele organismo é droga dia sim, dia sim. Pode ser puro e é pura a cadela. Mas não deixa de ter problemas com os outros. A minha cadela, felizmente não lhe aconteceu nada disso (e espero vir a não ter) e é um "Dalmata"...
Quando adquiriu o seu canídeo já sabia ao que ia, ou jogou na roleta?
Confesso que andámos a ver na Internet vários criadores. ( se são criadores "cozido à portuguesa", não me interessa)

Mas já sabia o que eu queria(raça). Por fim obtei por escolher, uma staff de cor cinza, pelo simples fato de ser uma cor rara de se ver por aí.
Vi e estive com o Pai e a Mãe dela, antes de levá-la.
"Honestamente, na minha opinião, com LOP ou sem LOP, não dou importância a isso. Para mim, não é por ter LOP que vai ser mais cão ou menos cão."

E para mim, nesta afirmação está a misturar alhos com bugalhos.
Eu não estou a misturar nada.
Simplesmente estou a dar a minha opinião. Se não tem importância para mim é porque não tem. Tenho os meus motivos.
Se tem para si, quem sou eu para o julgar?
Agora se é mais cão ou menos cão depende de vários factores, sendo um deles você.
- O que para si é considerado ser mais cão menos cão (difere em todas as pessoas), o que espera do cão tendo em vista o objectivo pretendido.
- Ter uma ideia bastante definida do que procura e do que fazer.
-A sua habilidade para reconhecer e isolar o que pretende, dentro de uma ou várias ninhadas.
Ter acesso à 1º escolha não chega, seja ela de raça ou rafeira.
Há uns anos, um amigo meu tinha dois Pastores Alemães puros.
Por falta de atenção aos cães. Por negligência da parte deles, os cães pareciam duas vitelas a pele e osso.
O meu cão, pit bull red nose (sem LOP/rafeiro) sempre foi mais bem tratado do que certas pessoas. De tal ponto, que ainda houve alguém que me queria dar dinheiro para o levar.

E no entanto meu amigo, só lhe posso dizer que cão com LOP ou sem LOP, para ser um bom cão, só vai depender do dono. O dono faz toda a diferença.

Já como o outro dizia, O cão é o espelho do dono.
E não é preciso LOP para serum super-cão.
Tem? Até ver... Se há portadores de ataxia na linha, e se os pais não estão testados, não sabe se é saudável. Os portadores de ataxia são saudáveis.
Não se preocupe com isso. Até aos dias de hoje é uma cadela que faz tudo e mais alguma coisa, dentro da vida animal de qualquer coisa.
Olhe, nadar.....muito melhor que muita gente :wink:
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

quinta jun 27, 2013 5:27 pm

Que idade tem a cadela? É que os sintomas só aparecem aos 18 meses/2 anos.
Specops
Membro Veterano

quinta jun 27, 2013 5:43 pm

Tumbleweed Escreveu:Que idade tem a cadela? É que os sintomas só aparecem aos 18 meses/2 anos.
Faz amanha 8 meses.
Eu sei que é cedo. Mas já soube de casos, que nestas idades já aparecia problemas.

O meu red nose de 8 anos, só teve rotora de ligamentos. De resto, não teve mais sintomas nenhuns.

E atenção, eu não desejo mal nenhum a nenhum cão. Eles merecem mais que nós.

Porque cada caso é um caso.

Só acho que os mais "perfeitinhos" também, não estão livres de problemas.
Tudo é possível.
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

quinta jun 27, 2013 6:13 pm

Nos AmStaffs a ataxia manifesta-se tardiamente, normalmente entre os 3 e os 5 anos, por isso ainda há tempo para ver se a cadela (e os pais) são saudáveis ou não.

Um dia hão-de explicar-me porque é que misturam alhos com bogalhos. O LOP só garante a pureza. A pureza não é garantia nem de qualidade morfológica nem de saude. Por isso é que o LOP é o mínimo dos mínimos para quem quer um cão de raça. Para o resto é pesquisar para saber distinguir ovos e cozinheiros.
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quinta jun 27, 2013 6:22 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:
Specops
Membro Veterano

quinta jun 27, 2013 6:40 pm

Nos AmStaffs a ataxia manifesta-se tardiamente, normalmente entre os 3 e os 5 anos, por isso ainda há tempo para ver se a cadela (e os pais) são saudáveis ou não.
Não está livre disso não.
Um dia hão-de explicar-me porque é que misturam alhos com bogalhos. O LOP só garante a pureza. A pureza não é garantia nem de qualidade morfológica nem de saude. Por isso é que o LOP é o mínimo dos mínimos para quem quer um cão de raça. Para o resto é pesquisar para saber distinguir ovos e cozinheiros.
Pelo meu raciocinio , acho que toda a gente percebeu e sabe que o LOP é só uma questão de pureza da raça.
Só continuo a não perceber o porquê de distinguirem tanto um cão que tem e outro que não tem LOP.
Se é por causa de doenças, nenhum deles está livre disso.
Se me disser que é por causa de exposições, etc aí concordo.

Agora na minha mais sincera opinião acho que muitos gostam de exigir o LOP do cão/cadela só para lhes subir o ego.
E isso para mim é como aqueles que gastam 700€ ou 800€ num telemovel, mesmo sem perceber patavina daquilo, mas só por dizer que tem.

Agora ponho outra questão:
Se eu não tiver condições financeiras para dar 700€ ou mais dinheiro por um cão que tenha LOP, faz de mim menos amante da raça?
botas96
Membro Veterano

quinta jun 27, 2013 9:32 pm

Não. Mas pode ser que fique mais susceptível a "contra-tempos" desagradáveis a catastróficos, porque em norma quem não liga a LOP's não liga a despistes.
Há que saber escolher um LOP decente e quando digo decente, não quero disser campeão, mas com a linha de sangue devidamente documentada e isento de maleitas.
Quanto mais inexperiente é, mais diligente deve de ser.
E para mim, ficar com o melhor cão da ninhada, não é forçosamente o que poderemos considerar como super cão.
Há que saber escolher o melhor cão para nós e isso é o mais difícil, mas melhorará com a experiência, não só pesquisa.
E isto considero válido para todos os cães.
Está sempre a dar o seu exemplo e de seus conhecidos, agora deixe-me virar um pouco o bico ao prego. (independentemente se é pp ou não).
O seu cão é de raça e é o super cão. Tem a morfologia, temperamento, drive, seguimento e energia perfeito para si e às tantas o azar aparece.
E se esse azar podesse ter sido evitado se tivesse prestado a atenção merecida à documentação se existisse.
Poderia ter ficado com um super cão com uma menor probabilidades de azares.
Specops
Membro Veterano

quinta jun 27, 2013 10:14 pm

Então, segundo ou melhor, seguindo o seu racíocinio eu como não quis saber se a minha cadela tinha LOP ou não, sou negligente com ela, o que nas suas palavras praticamente quer dizer que eu não sei tratar dela. Ou que não vou ter a máxima atenção a futuros problemas.

Mas, caso eu escolhesse um cão com LOP, já sabia o seu "historial" e poderia estar descansado porque se o pai, o avô, mãe e avó não tinham nada, então o meu cão não iria ter nada.
Porque os azares só batem à porta de quem tem cães sem LOP.

Já agora...um à parte.

P.S. O tal avô xpto é portador de ataxia.
Segundo falei pessoalmente agora com a veterinária dos meus "rafeiros" a ataxia não é uma doença genéticamente transmisivel. Portanto, se o avô teve, não é algo que deva me preocupar com a minha cadela.
botas96
Membro Veterano

quinta jun 27, 2013 10:56 pm

Não.
Estava a falar no geral. Não estou a disser que seja negligente com o seu cão. Estou a tentar explicar a importância de um LOP. Ser diligente no processo de escolha e selecção

Não.
Como já disse aqui e noutro tópico.
Um cão com maior património genético (rafeiro) e um cão com menor património genético (raça) ambos oferecem uma segurança relativa por diversas razões.
Ambos os casos podem ser um imãn de problemas como podem ser o mais saudável do mundo.

Um cão de raça tem uma linha de sangue conhecida e devidamente documentada e a única que garante é que a probabilidade de é menor, ou muito reduzida.

Um rafeiro tem uma linha de sangue completamente desconhecida, ou parcialmente conhecida na melhor das hipóteses.

Se optar por uma raça, porque não ter acesso a esse tipo de informação.

Há aqui muitos casos que darão muitos problemas porque pensavam que só porque tem o LOP está tudo bem. E não vai ser assim.
Um cão que tem LOP não é melhor que um rafeiro e vice-versa, isso são outros quinhentos.
Agora, quem optar por um cão de raça, procurem um LOP de jeito, sempre.
Última edição por botas96 em quinta jun 27, 2013 11:05 pm, editado 1 vez no total.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jun 27, 2013 11:01 pm

Specops Escreveu:
Já agora...um à parte.

P.S. O tal avô xpto é portador de ataxia.
Segundo falei pessoalmente agora com a veterinária dos meus "rafeiros" a ataxia não é uma doença genéticamente transmisivel. Portanto, se o avô teve, não é algo que deva me preocupar com a minha cadela.
Hmmm... pois sim.
Talvez deva mostrar à sua vet este artigo:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15058771
ou este:
http://www.optigen.com/opt9_cerebellara ... staff.html
ou quem sabe este:
http://www.cabincreekamstaff.com/CerebellarAtaxia.html
e ainda:
http://oz.dogs.net.au/customade/cerebeller-axaxia.asp

em todos eles se pode ler que:

[/quote] Cerebellar Ataxia is inherited as a autosomal recessive trait, which means a dog must have two defective copies (one from each parent) to be affected. A dog once tested will be classified as one of the following three classifications:

Clear - 2 normal copies of the implicated gene - the dog does not have ataxia, is not a carrier for ataxia and cannot produce carrier or affected offspring.

Carrier - 1 normal copy and one defective copy of the implicated gene - the dog is not affected by ataxia but is a carrier of the gene. He can pass the gene onto his offspring.

Affected - 2 defective copies of the implicated gene - the dog has ataxia, and will pass the gene onto offspring.

The approximate breakdown rate of breeding a clear, carrier and affected dog is as follows:

Clear to Clear - 100% Clear

Clear to Carrier - 50% Clear, 50% Carrier

Clear to Affected - 100% Carriers

Carrier to Carrier - 25% Affected, 25% Clear, 50% Carriers

Carrier to Affected - 50% Affected, 50% Carriers

Affected to Affected - 100% Affected

It should be noted if 2 Clear dogs are bred together, the resulting pups are clear by parentage and do not require testing.

Se houver dificuldade na tradução do Inglês diga.
Última edição por dinodane em quinta jun 27, 2013 11:03 pm, editado 1 vez no total.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”