zeca2 Escreveu:dreamdog Escreveu:zeca2 Escreveu:Uma questão simples para os experts em maleitas : se tiverem que empurrar um carro, fazem-no com o corpo vertical, inclinados à frente, ou muito inclinados? Em que situação acham que a força propulsora é maior?
Não vejo qual é a lógica mas (até vejo, mas não concordo) ...
Para ter tracção claro que é inclinado, mas lembre-se que está sujeito a cair de cara no chão (:lol:), logo o ideal será ligeiramente inclinado para a frente.
Mas um corcunda já é inclinado por natureza e não é por isso que vai ter mais tracção O.o
Daqui a pouco dizem-me que um pastor alemão arrasta mais de 2.000Kg como outros cães fazem O.o
Sinceramente, acho que a raça foi aperfeiçoada no sentido errado e pela linha errada, não havendo agora ponto de retorno. Mas isso sou apenas eu e a minha opinião
Em relação ao sublinhado - concordo com a afirmação. Daí os limites estabelecidos no estalão para a inclinação da garupa e angulação posterior. Hipertipar estas medidas é realmente um erro...
Quanto ao "corcunda", acho que escolheu um mau exemplo - o corcunda tem apenas o tronco inclinado, as pernas são verticais....
Tem direito a achar que a raça evoluiu num sentido errado, mas já agora - porque é que é errado, na sua opinião?
Sim, o exemplo do corcunda foi um pouco ao lado, mas a garupa baixa dos PA's começa da coluna ou não? ..
Quanto à minha opinião da raça é simples .. Primeiro, acho que esteticamente o pastor alemão fica feio com 'rodinhas baixas' e por isso acho que o aperfeiçoamento da raça foi feito no sentido errado, felizmente como a floripes disse: 'ainda há pastores alemães normais'.
Depois não sei mesmo até que ponto é que o cão beneficia em ter essa morfologia... Se a questão é mesmo o cão ter mais tracção ou mais força nas patas traseiras, simplesmente, não vejo lógica nisso.. Qualquer cão adopta uma posição que favoreça esse tipo de força e não precisa de ter a garupa 'arqueada' ou 'baixa'.
Resumindo, esteticamente acho que fica feio e morfologicamente não vejo benefícios.
Mas vá.. Eu não sou ninguém, nem tenho uma ínfima parte, dos conhecimentos sobre a raça que têm os apaixonados por ela, os estudiosos, os criadores e quem dedica a vida a esta raça, nem sou eu para contrariar os mesmos... Tenho uma opinião pessoal mas, em parte, até compreendo os dois lados da moeda
Um à parte .. Olho para alguns Pastor Belga malinois e olho para uns pastores alemães e, visualmente, pela sua morfologia agrada-me muito mais o pastor belga .. Será que esta raça vai seguir o mesmo caminho dos PA's?!