Melhoramento da raça?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

sexta mar 14, 2014 12:52 pm

0Janita0 Escreveu:Com focinhos tão extremamente achatados, é praticamente impossível conseguir criar cães com narinas abertas, pois todas as estruturas morfológicas das vias aéreas ficam comprometidas (não só as narinas).
Não me parece que haja qualquer relação entre comprimento do focinho e narinas abertas ou fechadas

0Janita0 Escreveu:Ou seja, dizer no estalão que um cão não pode ter focinho (caso do bulldog, mas não por estas palavras, obviamente), mas tem de ter as narinas abertas, é ridículo, pois não é morfologicamente possível.
O estalão do Bulldog diz: "Muzzle short, broad, turned upwards and deep from corner of eye to corner of mouth. " "Muzzle short" não é propriamente não ter focinho.

0Janita0 Escreveu:Enquanto isso não se verificar, sou a favor de se fazer as alterações que forem necessárias ao estalão (sejam elas mínimas ou radicais) para que os cães não sofram com estes problemas.
Pois eu continuo a achar que o problema não está no estalão mas na interpretação do mesmo. Sabia que o estalão do Chihuahua também diz que o focinho deve ser curto? O Chihuahua respira mal?
0Janita0
Membro Veterano
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

sexta mar 14, 2014 7:49 pm

-Tambor- Escreveu: Não me parece que haja qualquer relação entre comprimento do focinho e narinas abertas ou fechadas
As narinas estreitas ou estenóticas afetam todas as raças braquicefálicas. É raro ver esta condição noutras raças com focinhos mais compridos, pelo que talvez estarão ligados. Não posso afirmar.
-Tambor- Escreveu: O estalão do Bulldog diz: "Muzzle short, broad, turned upwards and deep from corner of eye to corner of mouth. " "Muzzle short" não é propriamente não ter focinho.
Tem toda a razão, a interpretação do estalão, e em especial os estalões ilustrados é que dão a impressão de que os cães não podem ter virtualmente focinho nenhum. E é geralmente o que se vê em expos.
-Tambor- Escreveu: Pois eu continuo a achar que o problema não está no estalão mas na interpretação do mesmo. Sabia que o estalão do Chihuahua também diz que o focinho deve ser curto? O Chihuahua respira mal?
Concordo com a parte da interpretação do estalão. Por isso acho que os juízes deviam fazer o que lhes compete e não recompensar animais demasiado exagerados. No entanto, é o que tem acontecido.

Sim, alguns exemplares da raça Chihuahua têm problemas respiratórios, mas são geralmente associados à traqueia (problemas que muitas vezes levam ao colapso da mesma, que é grave) ou com o palato mole desalinhado (causa reverse sneezing, que não é grave, mas pode ser aflitivo, mais para os donos que os cães). Acontece muito em raças toy.

Criar cães hipertípicos (muito grandes, muito pequenos, com focinhos muito curtos, com costas muitos longas em combinação com pernas curtas, etc.) causa sempre algum tipo de problema secundário. Portanto, ou se lê o estalão e se interpreta o mesmo de forma moderada, e do ponto de vista da saúde do animal, ou muda-se o estalão para não haver enganos. Em vez de "focinho curto" coloquem, como no estalão do Shih-Tzu, por exemplo, os centímetros que o focinho deve ter. Assim não há forma de interpretar mal o estalão...
Responder

Voltar para “Cães”