por acaso não, o que não falta são tópicos sobre esterilização. este é apenas mais um.krug Escreveu:Este é um forum publico em um tópico sobre esterilização se fala do holocausto e do conceito zoológico de raça...Charlie2 Escreveu:alguém está ferido? não pois não? Estamos todos inteiros? Parece-me que sim. Siga a marinha então
Marquem um almoço, um jantar e um café e discutam isso, agora não encham é o fórum com páginas e páginas desta treta. Amanhã se alguém pesquisar sobre esterilização vai deparar-se com esta treta e não com as questões que verdadeiramente interessam neste tema.
Esterilização
Moderador: mcerqueira
«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
rpoeiras Escreveu:Atenção que não sou eu que digo isto, está escrito em "“Código Internacional de Nomenclatura Zoológica” (4ª edição, 2000)"dinodane Escreveu:Só os animais domésticos apresentam raças e todas as raças foram obtidas por selecção humana.
"Em taxonomia, uma subespécie ou raça é uma subdivisão da espécie. Normalmente isso ocorre quando duas ou mais populações de uma mesma espécie se separam indo viver em regiões diferentes e por ficarem separados por barreiras geográficas por muitas e muitas gerações e não existindo trocas de genes entre essas populações isoladas umas das outras os grupos isolados uns dos outros sofrem mutações com o tempo e assim aparecendo diferenciações genéticas e surgimento de novas subespécies ou raças nessa mesma espécie.
As populações evoluem de maneiras distintas, dando origem à raças ou subespécies diferentes.
Se indivíduos da mesma espécie mas de raças diferentes forem cruzados entre si, produzem descendentes férteis, com características intermediárias entre as raças ou subespécies que os geraram, produzindo os mestiços.
Qualquer espécie pode possuir diversas raças ou subespécies mas nem sempre isso acontece.
Em zoologia, o nome científico de uma espécie é obrigatoriamente escrito em latim e em negrito ou itálico sublinhado. Primeiro se escreve o nome do género em letra maiúscula seguido imediatamente pelo nome da espécie em letra minúscula, por exemplo Pinus nigra.
Os zoólogos consideram a raça como um sinónimo de subespécie, sendo que no “Código Internacional de Nomenclatura Zoológica” (4ª edição, 2000) não existe nenhuma norma para considerar categorias sistemáticas abaixo da espécie."
Cumprimentos,
Ricardo
Faça-me o favor de me dizer então quais os nomes taxonómicos de um Pastor Alemão e de um Chihuahua. Já agora, o de um boi de raça Charolesa e de uma vaca Frísia também.
E de caminho explique-me o que a selecção artificial feita pelo homem tem a ver com o que transcreveu acima sobre as subdivisões das espécies.
Esse texto não está correcto na medida em que subespécie e raça não são sinónimos em zoologia, nem nunca foram. Uma cria de um lobo e de um cão é um híbrido, uma cria de um Pastor Alemão e de um Rottweiller é um cão e ambas as crias são férteis. Não existe um definição cientifica ou zoológica de raça. O cão é uma subespécie do lobo e todos os cães são taxonomicamente ou "zoologicamente" o mesmo: Canis lupus familiaris
Tem aqui o código em questão, o original em inglês, e não se fala em "raça" em parte nenhuma:
http://iczn.org/iczn/index.jsp
Estes artigos também ajudam a esclarecer:
Definição de subespécie: http://en.wikipedia.org/wiki/Subspecies
Definição de raça: http://en.wikipedia.org/wiki/Breed
Não tem nada que saber...
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Isto é mesmo assim, começa-se por falar de alhos e acaba-se nos bugalhos... mas digo-lhe já que existem uns 10000 tópicos sobre esterilização e opiniões sobre a mesma.krug Escreveu:Este é um forum publico em um tópico sobre esterilização se fala do holocausto e do conceito zoológico de raça...Charlie2 Escreveu:alguém está ferido? não pois não? Estamos todos inteiros? Parece-me que sim. Siga a marinha então
Marquem um almoço, um jantar e um café e discutam isso, agora não encham é o fórum com páginas e páginas desta treta. Amanhã se alguém pesquisar sobre esterilização vai deparar-se com esta treta e não com as questões que verdadeiramente interessam neste tema.
Eu cá sou a favor e os meus bichos são todos esterilizados.
-
- Membro
- Registado: segunda fev 24, 2014 3:03 pm
Bom dia dinodane,dinodane Escreveu: Faça-me o favor de me dizer então quais os nomes taxonómicos de um Pastor Alemão e de um Chihuahua. Já agora, o de um boi de raça Charolesa e de uma vaca Frísia também.
E de caminho explique-me o que a selecção artificial feita pelo homem tem a ver com o que transcreveu acima sobre as subdivisões das espécies.
Esse texto não está correcto na medida em que subespécie e raça não são sinónimos em zoologia, nem nunca foram. Uma cria de um lobo e de um cão é um híbrido, uma cria de um Pastor Alemão e de um Rottweiller é um cão e ambas as crias são férteis. Não existe um definição cientifica ou zoológica de raça. O cão é uma subespécie do lobo e todos os cães são taxonomicamente ou "zoologicamente" o mesmo: Canis lupus familiaris
Tem aqui o código em questão, o original em inglês, e não se fala em "raça" em parte nenhuma:
http://iczn.org/iczn/index.jsp
Estes artigos também ajudam a esclarecer:
Definição de subespécie: http://en.wikipedia.org/wiki/Subspecies
Definição de raça: http://en.wikipedia.org/wiki/Breed
Não tem nada que saber...
Eu não tenho de fazer nada, mas segundo a tradução correcta de "raça" para Inglês é "Race" e não "Breed" que pode ter inúmeros significados, pois é substantivo de raça, geração, espécie, classe, casta e ninhada, indo ainda para o verbo que significa reproduzir, procriar, gerar, criar e chocar.
Eu até agora só tinha lido traduções para Português, mas fui realmente ler em inglês e através dos seus links acabei neste:
http://en.wikipedia.org/wiki/Race_(biology)
E neste ambito de raça continua a não ser como disse "Só os animais domésticos apresentam raças e todas as raças foram obtidas por selecção humana."
O termo raça é muito "mais" do que "raças" criadas por selecção humana.
E por aqui me fico....
Cumprimentos,
Ricardo
Última edição por rpoeiras em sábado abr 12, 2014 7:57 am, editado 1 vez no total.
Race e breed não são sinónimos em inglês nem a tradução correcta de raça no sentido em que a estamos a debater para inglês é race... por favor.
"race /reɪs/
noun
noun: race; plural noun: races
1. a competition between runners, horses, vehicles, etc. to see which is the fastest in covering a set course.
"Hill started from pole position and won the race"
synonyms: contest, competition; More relay, event, fixture, heat, rally, trial, time trial, head-to-head
•a series of races for horses or dogs, held at a fixed time on a set course.
plural noun: the races
•a situation in which individuals or groups compete to be first to achieve a particular objective.
"the race for nuclear power"
synonyms: competition, contest, rivalry, contention, quest
•archaic
the course of the sun or moon through the heavens.
"the industrious sun already half his race hath run"
2.
a strong or rapid current flowing through a narrow channel in the sea or a river.
"angling for tuna in turbulent tidal races"
synonyms: channel, waterway, watercourse, conduit, sluice, spillway, aqueduct More
"the brook was diverted into the mill race"
3.
a groove, channel, or passage, in particular:
•a water channel, especially one built to lead water to or from a point where its energy is utilized, as in a mill or mine.
•a smooth ring-shaped groove or guide in which a ball bearing or roller bearing runs.
•a fenced passageway in a stockyard through which animals pass singly for branding, loading, washing, etc.
•(in weaving) the channel along which the shuttle moves. "
E fico-me por aqui porque mais é escusado.
"race /reɪs/
noun
noun: race; plural noun: races
1. a competition between runners, horses, vehicles, etc. to see which is the fastest in covering a set course.
"Hill started from pole position and won the race"
synonyms: contest, competition; More relay, event, fixture, heat, rally, trial, time trial, head-to-head
•a series of races for horses or dogs, held at a fixed time on a set course.
plural noun: the races
•a situation in which individuals or groups compete to be first to achieve a particular objective.
"the race for nuclear power"
synonyms: competition, contest, rivalry, contention, quest
•archaic
the course of the sun or moon through the heavens.
"the industrious sun already half his race hath run"
2.
a strong or rapid current flowing through a narrow channel in the sea or a river.
"angling for tuna in turbulent tidal races"
synonyms: channel, waterway, watercourse, conduit, sluice, spillway, aqueduct More
"the brook was diverted into the mill race"
3.
a groove, channel, or passage, in particular:
•a water channel, especially one built to lead water to or from a point where its energy is utilized, as in a mill or mine.
•a smooth ring-shaped groove or guide in which a ball bearing or roller bearing runs.
•a fenced passageway in a stockyard through which animals pass singly for branding, loading, washing, etc.
•(in weaving) the channel along which the shuttle moves. "
E fico-me por aqui porque mais é escusado.

-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm
adoro quando se debate tradução ... é divertido... mas não tenho tempo 

An ye harm none, do what ye will
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm
dinodane Escreveu:Já vens tarde.
não tenho um tempinho livre de dia... é só dar de comer e limpar, dar de comer e limpar, limpar e dar de comer. em vila real já se sente o cheiro a lixivia.... tou farta disto

An ye harm none, do what ye will
Raça é aplicada a animais originados pela seleção artificial ou domesticação.
No caso de animais selvagens aplica-se o termo sub-espécie, apesar de haver alguma discussão se faz sentido diferenciar sub-espécies dentro da mesma espécie. Como existe alguma discussão se o cão é uma sub-espécie do lobo ou considera-se uma espécie diferente devido às diferenças que atualmente existem.
Lembram-se de alguma raça dentro das espécies selvagens?
Esta confusão também não é ajudada pela língua inglesa em que tem dois termos, o Race e o Breed. No inglês UK, Race é para raça e normalmente para a raça humana e Breed para animais. No inglês americano, as coisas já não são bem assim.
Espero ter contribuído para criar mais dúvidas/respostas e juntamente com outros utilizadores, contribuído para a cultura geral de todos que leiam os nossos posts.
No caso de animais selvagens aplica-se o termo sub-espécie, apesar de haver alguma discussão se faz sentido diferenciar sub-espécies dentro da mesma espécie. Como existe alguma discussão se o cão é uma sub-espécie do lobo ou considera-se uma espécie diferente devido às diferenças que atualmente existem.
Lembram-se de alguma raça dentro das espécies selvagens?
Esta confusão também não é ajudada pela língua inglesa em que tem dois termos, o Race e o Breed. No inglês UK, Race é para raça e normalmente para a raça humana e Breed para animais. No inglês americano, as coisas já não são bem assim.
Espero ter contribuído para criar mais dúvidas/respostas e juntamente com outros utilizadores, contribuído para a cultura geral de todos que leiam os nossos posts.