Se lhe tento tirar o osso, ele rosna e tenta morder...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta jan 15, 2004 9:13 pm

Quem é esta pessoa ?

Já sei, é mais um dos "Inspectores e quejandos" do Jcsousa, ele fez uma boa analogia :D
aninhas2000 Escreveu: Sealords e Pedra, estou a falar da minha cadela Luna e não do Duda.

Pedra, diga lá qual é o meu problema, estou ansiosa por saber, já que o seu já todos sabemos qual é! ? lol

Sealords, vai-me dizer que não é normal um cão rosnar por lhe tentarem tirar a comida quando ele está a comer? Pois é, às vezes acontece!

Em vez de tantas criticas e bocas deviam é arranjar uma vida, Sealord vai ver a Pedra dar banho ao cão!!!! hahahahah

Não acham que era muito mais interessante...ou talvez falarem sobre cães...
...há aqui muita gente com a mania que é veterinário ou "psicologo" animal...
Última edição por CasadeAnaval em quinta jan 15, 2004 9:51 pm, editado 1 vez no total.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
CasadeAnaval
Membro Veterano

quinta jan 15, 2004 9:16 pm

isabelnobre Escreveu:
Tchinho Escreveu: Aligra, o vet também me disse isso duma vez que lá fui. Como o virus lhe atacou o sistema nervoso, ele tem tendência a ladrar a tudo e a nada, parece que vê cães fantasmas o , a rosnar, saltar como um louco, a hiperactividade, etc... roll roll
Cães fantasmas?! :o :o
Ele sofre de alucinações é isso?
Afinal o que o cão precisa é de um exorcista :D

Não, agora a sério, o cão precisa de treino pois a Tchinho, desculpe o que digo, é uma pessoa submissa relativamente ao cão e ele já se apercebeu disso. Nada mais.

Já agora a Mila compreenda a diferença entre um exemplo e a realidade,s enão qualquer dia vamos precisar de advogado para compôr todas as mensagens antes de as enviar :D
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quinta jan 15, 2004 10:11 pm

CindelP Escreveu:
Sealords, vai-me dizer que não é normal um cão rosnar por lhe tentarem tirar a comida quando ele está a comer?
Ai é normal ?

Tambem quando o cão tiver deitado na porta da cozinha, descansado a dormir e rosnar para não ser incomodado queixem-se ...

Sinceramente, faz-me impressão ver o nivel de insconciencia das pessoas. Ou seja, perfeitamente normal um cão rosnar, mostrar dominancia sobre a comida e depois queixarem-se de cães mal-comportados e agressivos .... pudera, se os deixam mostrar a placa sempre que querem ...
Eu concordo com a CindelP.
Não é normal um cachorro rosnar ao dono quando este lhe mexe quando ele está a comer ou se lhe mexe na comida.
Ou quando lhe tentamos tirar um brinquedo.
Ou quando queremos que ele saia de onde está, mesmo que este esteja ensonado.
Muito menos é normal deixarem este comportamento continuar até à idade adulta.

A Bianca nunca me rosnou porque eu a habituei que era normal eu mexer-lhe em todas estas situações.
Desde os dois meses de idade dela que o faço.
Eu chego a meter-lhe a mão na boca e a tirar-lhe o que quer que ela lá tenha (seja comida ou brinquedos) e ela deixa e nunca me tenta ou tentou morder.
E se disser "larga" ela larga sem eu ter que lá tirar-lho à boca.

Há que educar os cães e nunca mostrar receios ou inseguranças.
Há que se ser o líder, o que ajuda e facilita a vida do cão, que não sendo o líder não terá o stress de não comandar os horários e as acções do dono.

Espero ter ajudado... :roll: :p
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

quinta jan 15, 2004 10:21 pm

monikestarr Escreveu:
Desde os dois meses de idade dela que o faço.
Eu chego a meter-lhe a mão na boca e a tirar-lhe o que quer que ela lá tenha (seja comida ou brinquedos) e ela deixa e nunca me tenta ou tentou morder.
E se disser "larga" ela larga sem eu ter que lá tirar-lho à boca.

Há que educar os cães e nunca mostrar receios ou inseguranças.
Há que se ser o líder, o que ajuda e facilita a vida do cão, que não sendo o líder não terá o stress de não comandar os horários e as acções do dono.

Tiveste sorte com a tua Bianca! Eu tambem tive com o meu Pluto, com o meu Twiggy, com a minha Becas, com a minha Ema... Já com o meu Balta nao tive sorte nenhuma. :cry: E acredita que foram todos educados da mesma maneira: com amor, com raspanetes, com meiguices e ralhetes!

Isto é mesmo uma questão de sorte!!! E só quem vive as situaçoes é que pode saber como elas doem!!! Acredito que muitas vezes os donos têm a culpa dos caes serem mimados, mas o meu exemplo leva-me a pensar que há excepçoes: tentei que o meu cao fosse educado, desde bebe sempre o incentivei a ver o que era certo e errado (tal como se faz a uma criança, mas adaptado a um cao!) e mesmo assim ele degenerou...
Terá havido incompetencia da minha parte?? Talvez... :cry: questiono-me sobre isto tal como uma mae que tem um filho ladrao se questiona onde terá errado! Talvez em lado nenhum... ou talvez nao! :o Essa será a minha eterna duvida... e eterna magoa tambem... :cry:
Última edição por deinhac em sexta jan 16, 2004 9:08 am, editado 1 vez no total.
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quinta jan 15, 2004 10:24 pm

Eu creio não ser só sorte, mas aceito a sua opinião.

Quando tiver mais experiência poderei dizer melhor. ;)
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta jan 15, 2004 11:55 pm

aninhas2000 Escreveu: ...há aqui muita gente com a mania que é veterinário ou "psicologo" animal...
E gente que não devia ter cão nunca na vida, também.
Ficamos por aqui, pela minha parte, visto que não me parece que este fórum seja a Praça da Ribeira.
Isabel
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

sexta jan 16, 2004 12:35 am

deinhac Escreveu: Isto é mesmo uma questão de sorte!!! E só quem vive as situaçoes é que pode saber como elas doem!!! Acredito que muitas vezes os donos têm a culpa dos caes serem mimados, mas o meu exemplo leva-me a pensar que há excepçoes: tentei que o meu cao fosse educado, desde bebe sempre o incentivei a ver o que era certo e errado (tal como se faz a uma criança, mas adaptado a um cao!) e mesmo assim ele degenerou...
Terá havido incompetencia da minha parte?? Talvez... :cry: questiono-me sobre isto tal como uma mae que tem um filho ladrao se questiona onde terá errado! Talvez em lado nenhum... ou talvez nao! :o Essa será a minha eterna duvida... e eterna magoa tambem... :cry:
Neste caso tb concordo com a deinhac! Não há irmãos criados exactamente da mesma maneira e com os mesmos valores e um dá em assassino e o outro vai fazer missão em Àfrica??

Se calhar o que é muito importante aqui é saber lidar com a personalidade do cão e moldá-lo à nossa maneira! Cada cão é diferente assim como as pessoas, têm personalidades e necessidades diferentes! Eu tenho uma cadela hiper submissa e outra bastante dominante.. eu não posso rallhar com uma da mesma maneira que ralho com a outra... até porque se mando um berro uma desmancha-se toda e a outra fica com ar de "o que é que esta quer?"

Eu tenho sabido moldar a minha cadela cá em casa e ela a mim respeita-me, já o mesmo não posso dizer em relação à entrada de estranhos cá de casa! :? Vira fera!
aninhas2000
Membro Júnior
Registado: sexta abr 25, 2003 7:17 am

sexta jan 16, 2004 2:26 am

Esqueçam que algum dia escrevi alguma coisa neste forum, isto é triste, já conheço este forum á tempo suficiente para saber que mais valia ter estado calada, não sou eu que não sei ouvir comentarios contrarios aos meus, são voces, é só voltarem a ler tudo o que escreveram. Como já disse no outro topico, respeito as vossas opinioes, tentem respeitar as minhas. Pedra e Sealord, não quero entrar em conflito!

Muitos beijinhos a todos, não vos vou levar a mal porque já sei como este site funciona, às vezes perde-se a calma

Bom Ano Novo
Ana e Luna

:)
Taliesin_X
Membro Júnior
Registado: sexta jan 16, 2004 4:12 am

sexta jan 16, 2004 5:19 am

[quote]CindelP escreveu:

Citando:
Sealords, vai-me dizer que não é normal um cão rosnar por lhe tentarem tirar a comida quando ele está a comer?

Ai é normal ?

Tambem quando o cão tiver deitado na porta da cozinha, descansado a dormir e rosnar para não ser incomodado queixem-se ...

Sinceramente, faz-me impressão ver o nivel de insconciencia das pessoas. Ou seja, perfeitamente normal um cão rosnar, mostrar dominancia sobre a comida e depois queixarem-se de cães mal-comportados e agressivos .... pudera, se os deixam mostrar a placa sempre que querem ... [/quote]

[quote]Eu concordo com a CindelP.
Não é normal um cachorro rosnar ao dono quando este lhe mexe quando ele está a comer ou se lhe mexe na comida.
Ou quando lhe tentamos tirar um brinquedo. [/quote]

Vão-me desculpar - mas [b]é perfeitamente normal[/b], é o instinto deles. Não quer dizer que seja agradável, suportável ou que deva ser encorajado - nada disso.
É um comportamento que deve ser corrigido em nome da sã convivência entre cão e dono.
Alguns cães poderão ser "corrigidos" mais facilmente que outros, mas salvo casos muito excepcionais, todos os cães devem deixar os donos mexer-lhes na comida.
Assim, para uns bastarão uns berros, para outros será necessário recorrer à violência. Isto no próprio interesse do animal - como já foi atrás referido, os cães muitas vezes abocanham coisas na rua - coisas estas que até poderão estar envenenadas.
Não querendo comparar o incomparável, e até porque não sou pai, julgo que um pai não bate ou castiga um filho por sadismo, apenas o faz no interesse do filho.
Disciplinar um cão deve obedecer às mesmas regras, desde fazer entender ao cão que deve fazer as suas necessidades na rua, que não pode brincar com tudo o que encontra em casa mas apenas com os brinquedos que lhe damos e até mostrar que tem de nos deixar tirar-lhe comida do prato ou da boca.
As atitudes do animal resultam dos seus instintos e não de um plano qualquer. É essencial perceber que instinto está por detrás de um comportamento, muito resumidamente e sem prejuízo de melhor opinião:
quer o sofá só para ele - é territorial;
não nos deixa tirar um brinquedo - é possessivo;
não nos deixa tirar a comida - é um instinto de sobrevivência básico

Tudo isto para dizer que um cão que nos deixa tirar um osso de pele ou de plástico poderá não nos deixar tirar um osso do talho, os instintos que o movem são diferentes. Os primeiros são brinquedos, o último é comida.

Desta forma, um cão que nos deixa brincar com a ração enquanto come muito provavelmente vai deixar-nos tirar-lhe um osso do talho da boca.

Só depois de descoberto o instinto que se quer contariar é que se pode passar à "acção".

Certas raças têm maior propensão para a territorialidade (geralmente cães de guarda, que não toleram intromissões no território) mas cada cão é um indivíduo.

Há raças mais agressivas que outras, um Golden Retriever em princípio tolera mais "abusos" do que um qualquer Terrier ou Galgo.

Por isso, o que "é normal" deverá ser aferido face ao padrão da raça e não face às exigências de um qualquer dono, que acha que o cão deve fazer assim ou assado por capricho. É tão "anormal" querer que um Golden Retriever se atire à garganta de um intruso como que um Galgo ou Cocker Spaniel fiquem indiferentes a uma galinha a correr pelo quintal fora!!!
Ou que uma Lulu da Pomerânia imponha ordem num rebanho de ovelhas, etc...

Resumindo que já vai longo, o facto de um cão não deixar que se lhe retire comida da boca ou do prato não tem qualquer implicação com a eventualidade de este mostrar os dentes a quem passa na porta da cozinha. Ou mesmo de nos deixar tirar-lhe um brinquedo. Um não implica o outro, mas todos podem resultar de falta de autoridade do dono (que aos olhos do cão não é um "dono", pelo contrário).
Se este for o caso, todas as facetas negativas do instinto animal se poderão manifestar - e terão de ser contrariadas o quanto antes, por qualquer meio.
Taliesin_X
Membro Júnior
Registado: sexta jan 16, 2004 4:12 am

sexta jan 16, 2004 6:55 am

[quote]CindelP escreveu:

Citando:

Ai é normal ?

Sinceramente, faz-me impressão ver o nivel de insconciencia das pessoas. Ou seja, perfeitamente normal um cão rosnar, mostrar dominancia sobre a comida e depois queixarem-se de cães mal-comportados e agressivos .... pudera, se os deixam mostrar a placa sempre que querem ... [/quote]

[quote]Eu concordo com a CindelP.
Ou quando lhe tentamos tirar um brinquedo. [/quote]

Vão-me desculpar - mas [b]é perfeitamente normal[/b], é o instinto deles. Não quer dizer que seja agradável, suportável ou que deva ser encorajado - nada disso.
É um comportamento que deve ser corrigido em nome da sã convivência entre cão e dono.
Alguns cães poderão ser "corrigidos" mais facilmente que outros, mas salvo casos muito excepcionais, todos os cães devem deixar os donos mexer-lhes na comida.
Assim, para uns bastarão uns berros, para outros será necessário recorrer à violência. Isto no próprio interesse do animal - como já foi atrás referido, os cães muitas vezes abocanham coisas na rua - coisas estas que até poderão estar envenenadas.
Não querendo comparar o incomparável, e até porque não sou pai, julgo que um pai não bate ou castiga um filho por sadismo, apenas o faz no interesse do filho.
Disciplinar um cão deve obedecer às mesmas regras, desde fazer entender ao cão que deve fazer as suas necessidades na rua, que não pode brincar com tudo o que encontra em casa mas apenas com os brinquedos que lhe damos e até mostrar que tem de nos deixar tirar-lhe comida do prato ou da boca.
As atitudes do animal resultam dos seus instintos e não de um plano qualquer. É essencial perceber que instinto está por detrás de um comportamento, muito resumidamente e sem prejuízo de melhor opinião:
quer o sofá só para ele - é territorial;
não nos deixa tirar um brinquedo - é possessivo;
não nos deixa tirar a comida - é um instinto de sobrevivência básico

Tudo isto para dizer que um cão que nos deixa tirar um osso de pele ou de plástico poderá não nos deixar tirar um osso do talho, os instintos que o movem são diferentes. Os primeiros são brinquedos, o último é comida.

Desta forma, um cão que nos deixa brincar com a ração enquanto come muito provavelmente vai deixar-nos tirar-lhe um osso do talho da boca.

Só depois de descoberto o instinto que se quer contariar é que se pode passar à "acção".

Certas raças têm maior propensão para a territorialidade (geralmente cães de guarda, que não toleram intromissões no território) mas cada cão é um indivíduo.

Há raças mais agressivas que outras, um Golden Retriever em princípio tolera mais "abusos" do que um qualquer Terrier ou Galgo.

Por isso, o que "é normal" deverá ser aferido face ao padrão da raça e não face às exigências de um qualquer dono, que acha que o cão deve fazer assim ou assado por capricho. É tão "anormal" querer que um Golden Retriever se atire à garganta de um intruso como que um Galgo ou Cocker Spaniel fiquem indiferentes a uma galinha a correr pelo quintal fora!!!
Ou que uma Lulu da Pomerânia imponha ordem num rebanho de ovelhas, etc...

Resumindo que já vai longo, o facto de um cão não deixar que se lhe retire comida da boca ou do prato não tem qualquer implicação com a eventualidade de este mostrar os dentes a quem passa na porta da cozinha. Ou mesmo de nos deixar tirar-lhe um brinquedo. Um não implica o outro, mas todos podem resultar de falta de autoridade do dono (que aos olhos do cão não é um "dono", pelo contrário).
Se este for o caso, todas as facetas negativas do instinto animal se poderão manifestar - e terão de ser contrariadas o quanto antes, por qualquer meio.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jan 16, 2004 9:21 am

Há raças mais agressivas que outras
:roll: :roll: :roll: :roll:
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

sexta jan 16, 2004 9:24 am

Olá Aligra,

Efectivamente, já há bastante tempo que não deixo mensagens no fórum, embora tente dar , todos os dias uma olhadela no mesmo.

Nas duas ultimas semanas de Dezembro, a empresa onde trabalho deu-nos folga, no entanto o trabalhou redobrou logo em Janeiro e até ter as tarefas do escritório organizadas, não sobra muito tempo para consultar a Arca, e em casa infelizmente eu não tenho Net.

Quanto ao caso do meu “Lucky”, sinceramente não sei se ele antes de ter sido recolhido pelo meu marido, não teria já algum comportamento mais agressivo, pois o cão já era praticamente um cão adulto quando chegou ás nossas mãos.

Realmente essa agressividade começou a ser notada logo depois do aparecimento dos ataques de epileticos, pelo que eu penso que estivesse tudo interligado.
E muito triste quando temos que tomar a decisão de abater o nosso cao.

Penso que se não tivesse um bebé na altura, que até tinha o péssimo hábito de gatinhar para junto do meu boxer e começar a chuchar na ponta do nariz dele, como fazia com os peluches, eu talvez esperasse mais um tempo, mas assim, não podia correr riscos, até porque o Lucky , já por mais de uma vez tinha tentado atacar o meu filho, só porque ele tinha estendido a mão e palrado para ele. Se não fosse o meu Joy (boxer) a jogar-se para cima do lucky e morde-lo talvez tivesse havido uma desgraça.

Quanto ao Tiao , e uma vez que a agressividade dele só se manifesta quando está com um osso, penso que o melhor será: ou não lhe dar ossos, ou então ignorá-lo quando ele os está a comer, uma vez que a Tchinho, tem algum medo em o enfrentar. Agora, tentar enfrentá-lo e depois recuar quando ele rosna ou tenta morder, é que não deverá ser feito, porque só vai realçar a superioridade do cão em relação ao dono e isso pode ser perigoso.
alexandrasantos
Membro Júnior
Registado: domingo nov 02, 2003 8:06 pm

sexta jan 16, 2004 8:36 pm

Taliesin_X,

Gostava que elaborasse um pouco os critérios em que se baseia para afirmar que " há raças mais agressivas do que outras ".
Cumprimentos,
Alexandra
CasadeAnaval
Membro Veterano

sexta jan 16, 2004 8:39 pm

PauloC Escreveu:
Há raças mais agressivas que outras
:roll: :roll: :roll: :roll:
Agressividade e dominância não são a mesma coisa.

Se assim fosse os taxistas eram uma raça agressiva :D
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta jan 16, 2004 8:52 pm

Sim, penso que o que a forista queria dizer era dominância.
Aí está, quando escolhi um lab (e não é o cão que acho mais bonito, longe disso), escolhi por saber que a raça é pouco dominante.
É que, de facto, sou péssima a impôr seja o que fôr.
Um falhanço de treinadora...

Este é mais um assunto que reforça a importância de se escolher a raça, de a conhecer, de nos conhecermos a nós próprios para sermos felizes com o nosso cão.
Responder

Voltar para “Cães”