Sealords, não foi isso que eu entendi do post da AISD, daí a minha resposta directamente para ela.SeaLords Escreveu:Mas foi isto precisamente que a aisd disse. À medida que os trabalhos originalmente desempenhados pelas raças se vão tornando obsoletos há que descobrir novas utilizações. E isto não é de agora. O Rott era originalmente um cão boieiro, e teria desaparecido bem no princípio do século se não tivesse sido reconvertido em cão de guarda/protecção. os cães do casadotrevo não andam a perseguir o trilho da caça ferida mas se calhar podem ser usados para seguir o rasto de pessoas desaparecidas. Etc. É só questão de imaginação.nynf Escreveu: desculpa mas não posso concordar. Não se trata de nostalgia. Trata-se isso sim de aproveitar e rentabilizar as funcionalidades das raças para novos objectivos e novas "funções".
Desde quando a obediência é trabalho? Ou o trabalho se resume a obediência?nynf Escreveu: É claro que nem todos podem ser bons cães de trabalho, mas pelo menos obediência básica todos deveriam ter, o COB deveria ser algo obrigatório para todos os cães (isto se feito com outro rigor, pois alguns COBS...)!
[/quote]
Como eu disse PELO MENOS, isto é NO MINIMO, e se ler o resto entende-se bem o que quero dizer. Se a obediência não é trabalho, então porque é parte integrante do RCI e Mondioring?? E quando é que eu disse que uma coisa se resumia a outra?? O que eu queria dizer é que poderia ser uma forma de os donos contactarem com outras realidades de treino e terem vontade de fazer mais coisas com os cães ao nível do trabalho propriamente dito.
Em todas as raças a beleza é entendida como adequação ao trabalho para o qual foram criadas. O argumento de beleza versus trabalho ou vice-versa é pois daqueles usados por (alguns) criadores ou (alguns) juizes para justificarem o não respeito do estalão.nynf Escreveu:Por isso é que digo que é um crime ter alguams raças e não as trabalhar, e estragar as capacidades para o trabalho por motivos de beleza, ou outros que tais.
[/quote]
Sealords...uma coisa é o que se entende, outra é o que se vê em muitas exposições, e se há criadores a trabalharem pelas e a favor das raças, muitos outros há que não o fazem...mesmo nas expos se pode constatar esse facto.
De qualquer forma, o meu post vem no seguimento dos anteriores neste tópico ( e de outros ) , por isso acho que se entende perfeitamente o que quero dizer, sem radicalismos. A interpetação depende de quem lê.