sexta mar 28, 2003 5:17 pm
Olá a todos,
Respondendo à aisd:
[para que tipo de trabalho prepara os seus cães ?]
Os meus cães são meus auxiliares em tudo. Eles guardam a quinta (passam o dia a correr de um lado para o outro), eles velam pelas crianças, eles ajudam a pôr as galinhas no galinheiro, eles encontram coisas perdidas ou esquecidas ou escondidas (conhecem-nos a todos, incluindo os gatos, pelo nome), eles levam a merenda ou chaves ou ferramentas ou ... àquele que precisa, eles avisam se o telefone está a tocar em casa, eles sabem andar na horta sem pisar o que está plantado, eles avisam quem está em casa se está a ocorrer algo de anormal, eles fazem companhia, consolam-nos, ..., amam-nos incondicionalmente. Claro que cada pastor alemão está mais adaptado para determinado tipo de coisas. Nenhum é igual a outro, tal como as pessoas.
Eu sei que o que referi não é nenhuma novidade e que estão a pensar que qualquer cão, nas mesmas condições, faz o mesmo. Mas eu acredito que os pastores alemães têm um sentido, uma vocação especial, para fazerem o que eu pretendo deles que nenhuma outra raça tem. Eu só consigo explicar melhor contando situações, mas não o vou fazer porque o post já está bem longo. Vou só deixar o comentário que fiz à raça e que exprime o que sinto por eles:
Comentários: É uma raça tão especial que desde que tive o primeiro pastor alemão, já há 25 anos, nunca mais deixei de os ter. Actualmente tenho um casal, o Bonga de 5 anos e a Nina de 2. É uma delícia ver como eles se complementam um ao outro ou como cuidam e mimam os meus 12 gatos ou o amor que têm às crianças, não só brincando com elas mas, acima de tudo protegendo-as dos disparates que fazem. Era também comovente ver o cuidado que eles tinham com o meu pai, já muito doente numa fase terminal, desviando-se do caminho dele quando andava pela casa ou deitando-se, cada um do seu lado, da cadeira onde o meu pai repousava. É pelo carácter humano, que esta raça demonstra ter, que o cão da minha casa será sempre um pastor alemão.
O facto de exemplares que obedecem ao estalão não servirem para o que pretendo não se deve tanto ao carácter mas, como referi anteriomente à morfologia:
Quanto ao carácter, e já sei que muitos criadores vão afirmar que o que vou dizer não tem qualquer fundamento, e se calhar não, mas por enquanto afirmo-o porque se deve à minha experiência, [b]a côr e o tipo de pelagem de um pastor alemão está directamente relacionado com o seu temperamento e aptidão[/b]. Ou seja, quanto mais escuro é um cão mais obediente ele é. Quanto mais comprida é a sua pelagem mais curioso, mais vontade ele tem de agradar ao dono. Pronto, está dito.
É por isso que faço o possível por escolher cachorros bem escuros e com uma pelagem densa e comprida, bem o contrário dos campeões que têm uma pelagem curta e são quase todos amarelos só com parte do manto preto.
Mas condicionante é o facto de eu residir numa zona acidentada perto de Caldas da Rainha, muito fria e húmida no Inverno. Nestas condições os pastores de garupa inclinada não aguentam a guarda da quinta. Ficam todo o dia deitados abrigados dentro das casotas. Quando se levantam gemem imenso, chegam mesmo a ganir. Embora, só tivesse tido um, tenho falado com vizinhos que os têm (há um criador conceituado aqui na zona, soube-o quando entrei no fórum) e que estão decepcionados com eles por causa disso. Chegam mesmo a dizer que pastor alemão nunca mais.
Será por isso que a sua colega diz que são muito maricas? É que me parece que não será problema de temperamento já que a guarda é instintiva nos pastores alemães (tenho imensas histórias). Aliás eu tenho sempre o cuidado de habituar os meus a várias pessoas e crianças porque é raro o dia que não tenha em casa “estranhos” e quando isso acontece nunca os largo de vista porque sei que eles estão sempre super atentos e que são muito territoriais.
[Frequenta provas de trabalho com eles? Têm treinos específicos ?]
Na verdade os meus cães não frequentam provas de trabalho nem treinos específicos. Aliás, não gosto nada desta palavra porque a imagem que me vem à cabeça é um ensinamento de determinadas regras em determinados horários, tipo tropa ou animais de circo. O que os meus cães aprendem resulta de uma convivência, de toda a família, íntima e diária com eles. Aprendem o que é preciso na altura.
Longe de mim estar a dar a idéia que não precisem de aprender o que chamam “ensino básico de obediência” e outros treinos específicos. Eu que acho os meus cães o máximo, vi-me aflita porque terei que passar umas semanas em Lisboa no Verão e sabia perfeitamente que eles precisavam de ser ensinados a viver na cidade. Os meus sinceros agradecimentos a Cláudio M. Nogueira e a Rosinha 2000 que muito me ajudaram na altura.
Maria João