Que Raça é?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 21, 2004 4:55 am
- Localização: 1 boxer; 1 gata; 2 tartarugas; 2 periquitos; 1 esquilo; 2 canários; 1 tarântula; varios ácaros.
- Contacto:
Eu, sinceramente, até poderia apreciar a vossa moral, ética, e filosofia canina do bem parecer e do bem ser.
Todavia, eu, que até chamo aos SRD's ou aos rafeiros, cães do lixo, porventura, sempre que posso ajudo os cães do lixo a encontrarem nova casa, novo dono, etc.
Posso até dizer que tenho 4 cães apadrinhados e que alimento e sustento mensalmente.
Só tenho pena, é que no meio de tanta moral, provavelmente nenhum de vós algum dia fez algo para ajudar os cães do lixo... a não ser... criticar chamarem-se cães do lixo... para se chamarem SRD's.
Infelizmente, a hipocrisia, é do tamanho do mundo, e... antes ser... do que parecer. Sentir-me-ia podre... se viesse a este forum criticar alguem por chamar cão do lixo a um rafeiro, e ao fim nunca ter feito absolutamente nada para ajudar o grave problema social que são os cães do lixo.
Pensem nisso... e passem da conversa... aos actos... porque de boas intenções... está o inferno cheio.
Todavia, eu, que até chamo aos SRD's ou aos rafeiros, cães do lixo, porventura, sempre que posso ajudo os cães do lixo a encontrarem nova casa, novo dono, etc.
Posso até dizer que tenho 4 cães apadrinhados e que alimento e sustento mensalmente.
Só tenho pena, é que no meio de tanta moral, provavelmente nenhum de vós algum dia fez algo para ajudar os cães do lixo... a não ser... criticar chamarem-se cães do lixo... para se chamarem SRD's.
Infelizmente, a hipocrisia, é do tamanho do mundo, e... antes ser... do que parecer. Sentir-me-ia podre... se viesse a este forum criticar alguem por chamar cão do lixo a um rafeiro, e ao fim nunca ter feito absolutamente nada para ajudar o grave problema social que são os cães do lixo.
Pensem nisso... e passem da conversa... aos actos... porque de boas intenções... está o inferno cheio.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Não me sinto minimamente atingido por esta mensagem e, por isso, não é por ter enfiado a carapuça que vou responder.fl1pp3rpt Escreveu: Eu, sinceramente, até poderia apreciar a vossa moral, ética, e filosofia canina do bem parecer e do bem ser.
É provável que haja da parte de algumas pessoas aqui do fórum alguma hipocrisia, ou alguma presunção, ou ... tanta coisa que poderá haver!!! Isto é um espaço livre e as participações são das mais diversas. Cai aqui de tudo: gente com boas intenções, outras menos interessadas em ajudar e mais interessadas em gozar... e outras que gostam de participar por se sentirem úteis apenas e muito simplesmente com as suas opiniões.
É que o fórum é exactamente isto: debater, trocar ideias, aconselhar, aprender. E para tal, para fazer valer as suas opiniões, não é obrigatório propagar o estatuto de que se é padrinho de animais ou que se fez ou aconteceu. Acho, aliás, de muito mau gosto atirar para o ar esse estatuto. É uma forma autoritária e prepotente, de como quem diz: calem-se lá, que vocês só têm garganta.
Já não é a primeira vez que eu digo aqui que sou muito comodista. Não tenho paciência nem vocação para determinadas tarefas ligadas à protecção dos animais. Mas nem tenho problemas de consciência por esse motivo. Admiro quem a tal se dedica, mas pronto, ponto final. Mas de uma coisa tenho a certeza absoluta. Se eu fosse um activista nessa área, nunca, de forma alguma, faria eco disso para fazer valer ou impor os meus argumentos.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
nel Escreveu:Existe um velho ditado que diz mais ou menos isto" que a mão que dá não veja a outra"fl1pp3rpt Escreveu: Eu, sinceramente, até poderia apreciar a vossa moral, ética, e filosofia canina do bem parecer e do bem ser.
Que poder-se-a traduzir, se fazes o bem, não o divulgues.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 21, 2004 4:55 am
- Localização: 1 boxer; 1 gata; 2 tartarugas; 2 periquitos; 1 esquilo; 2 canários; 1 tarântula; varios ácaros.
- Contacto:
Não entendo bem o significado do ditado... aliás... deve ter sido mesmo inventado por si porque não faz qualquer sentido.
Então o bem não se divulga? Divulga-se o mal? Lógicamente que não.
O bem deve ser divulgado para criar referências benignas na nossa sociedade e para ser seguido.
Gostava, que tal como eu, todos ajudassem os cães do lixo, uma coisa que provavelmente, também não faz... mas que gosta de vir aqui criticar... o problema está sempre ai.
O bem deve ser divulgado para criar referências benignas na nossa sociedade e para ser seguido.
Gostava, que tal como eu, todos ajudassem os cães do lixo, uma coisa que provavelmente, também não faz... mas que gosta de vir aqui criticar... o problema está sempre ai.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Nel, como sempre cheio de razão.
fl1pp3rpt, se não conhece o ditado do casade anaval, talvez conheça este: Presunção e água benta cada qual toma a que quer
e assim percebe?
Todos nós de uma maneira ou de outra somos diariamente solidários com esta ou aquela situação, nem por isso vimos para aqui fazer publicidade.
Quanto à expressão cão do lixo acho realmente infeliz, rafeiro nem por isso, só não entendo é o motivo de tanta agitação.
fl1pp3rpt, se não conhece o ditado do casade anaval, talvez conheça este: Presunção e água benta cada qual toma a que quer
e assim percebe?
Todos nós de uma maneira ou de outra somos diariamente solidários com esta ou aquela situação, nem por isso vimos para aqui fazer publicidade.
Quanto à expressão cão do lixo acho realmente infeliz, rafeiro nem por isso, só não entendo é o motivo de tanta agitação.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
A kitten disse uma melhor que a minha, obrigado.
Eu acho sim que o bem deve multiplicar-se. mas nunac ser usado como forma de reforçar um ponto de vista, porque assim , perde o desinteresse.
Eu acho sim que o bem deve multiplicar-se. mas nunac ser usado como forma de reforçar um ponto de vista, porque assim , perde o desinteresse.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
[quote=fl1pp3rpt]
Não entendo bem o significado do ditado... aliás... deve ter sido mesmo inventado por si porque não faz qualquer sentido.
[/quote]
Gostaria de lembrar este senhor que nem todos os que gostam de animais os podem ajudar de uma forma digna.
Não sei se sabe mas há quem tenha filhos, espaços pequenos, ordenados pequenos, ocupações que impeçam de dar uma ajuda digna e capaz.
Também há quem dedique o seu tempo a ajudar crianças que não tiveram a sorte dos seus filhos... etc... e não anda a apregoar por aí.
Há mais autruísmo do que apenas a ajuda aos animais...
[/quote]
Gostaria de lembrar este senhor que nem todos os que gostam de animais os podem ajudar de uma forma digna.
Não sei se sabe mas há quem tenha filhos, espaços pequenos, ordenados pequenos, ocupações que impeçam de dar uma ajuda digna e capaz.
Também há quem dedique o seu tempo a ajudar crianças que não tiveram a sorte dos seus filhos... etc... e não anda a apregoar por aí.
Há mais autruísmo do que apenas a ajuda aos animais...
Snoopy: Mistura Indefinida de Raças.

Não acham que esta conversa não está a levar a lado nenhum?
Existem cães com raça definida e cães que são o produto de misturas de duas ou mais raças.
Mas são todos cães e todos com os mesmos direitos, porque são todos iguais.
Penso que não há mais nada a dizer, até porque não existem cães sem raça, mas sim cães que têm mais do que uma raça.
Não acham que esta conversa não está a levar a lado nenhum?
Existem cães com raça definida e cães que são o produto de misturas de duas ou mais raças.
Mas são todos cães e todos com os mesmos direitos, porque são todos iguais.
Penso que não há mais nada a dizer, até porque não existem cães sem raça, mas sim cães que têm mais do que uma raça.
Existe aqui um forista que tem na sua assinatura uma citação de Teixeira de Pascuais.
Sugiro a Leitura do seu livro "A Arte de ser Português"
Este autor valoriza os povo português por este ser a mistura de vários povos, ficando com o melhor de cada um deles.
O mesmo pede ser aplicado aos cachorros.
Vivam os Rafeirinhos
Sugiro a Leitura do seu livro "A Arte de ser Português"
Este autor valoriza os povo português por este ser a mistura de vários povos, ficando com o melhor de cada um deles.
O mesmo pede ser aplicado aos cachorros.
Vivam os Rafeirinhos

nel disse
[quote=nel]
[size=9]também é verdade que em sociedades bastante mais desenvolvidas do que a nossa os rafeiros praticamente já não existem. Não existem NATURALMENTE, porque as pessoas realmente evoluiram, foram aprendendo que a canicultura é uma coisa séria e não um "seja o que deus quiser". A maior parte dos cães sem raça definida que existem em Portugal derivam da total irresponsabilidade das pessoas[/size].[quote=nel]
Isto tem que se lhe diga. Chama sociedades mais evoluidas aquelas que têm os cães só para adorno ou para servirem de brinquedo para os filhos?
Nesses paises desenvolvidos há pessoas que compram raças que melhor condizem com o "look", ou então as raças mais "in".
Uma sociedade evoluida (neste particular da canicultura) é uma sociedade onde se compra um galgo porque se gosta de corridas ou da caça à lebre a corricão, compra-se um bassethound porque se gosta da caça de rasto, ou compra-se um rott para guarda ou desportos de ataque e defesa. Isto sim é uma sociedade com cultura canina. O que se passa nessas tais sociedades "desenvolvidas" (eu chamaria-lhes hurbano-depressivas e superficiais) é que se compra um galgo porque é muito elegante e combina com o charme da senhora, um basset porque é muito patusco e o trott por é super viril.
Quanto ao resto do topico não tem nenhum interesse. Andam a discutir o sexo dos anjos.
Com raça ou sem raça o que interessa é que um cão seja bom naquilo que se pretende. Se a raça for um meio de conseguir um bom desempenho, optimo. Se é uma raça que seleciona cães inuteis (como muito acontece actualmente) então não tem qualquer interesse
cumprimentos
Francisco Bica
[quote=nel]
[size=9]também é verdade que em sociedades bastante mais desenvolvidas do que a nossa os rafeiros praticamente já não existem. Não existem NATURALMENTE, porque as pessoas realmente evoluiram, foram aprendendo que a canicultura é uma coisa séria e não um "seja o que deus quiser". A maior parte dos cães sem raça definida que existem em Portugal derivam da total irresponsabilidade das pessoas[/size].[quote=nel]
Isto tem que se lhe diga. Chama sociedades mais evoluidas aquelas que têm os cães só para adorno ou para servirem de brinquedo para os filhos?
Nesses paises desenvolvidos há pessoas que compram raças que melhor condizem com o "look", ou então as raças mais "in".
Uma sociedade evoluida (neste particular da canicultura) é uma sociedade onde se compra um galgo porque se gosta de corridas ou da caça à lebre a corricão, compra-se um bassethound porque se gosta da caça de rasto, ou compra-se um rott para guarda ou desportos de ataque e defesa. Isto sim é uma sociedade com cultura canina. O que se passa nessas tais sociedades "desenvolvidas" (eu chamaria-lhes hurbano-depressivas e superficiais) é que se compra um galgo porque é muito elegante e combina com o charme da senhora, um basset porque é muito patusco e o trott por é super viril.
Quanto ao resto do topico não tem nenhum interesse. Andam a discutir o sexo dos anjos.
Com raça ou sem raça o que interessa é que um cão seja bom naquilo que se pretende. Se a raça for um meio de conseguir um bom desempenho, optimo. Se é uma raça que seleciona cães inuteis (como muito acontece actualmente) então não tem qualquer interesse
cumprimentos
Francisco Bica
Boas noites,tigris Escreveu: Engana-se, CindelP. *Em bom português*, o significado original de "rafeiro" é "cão de guarda". Repito, lá por um cão de guarda ser normalmente um cão de grande porte, isso não significa que "rafeiro" não seja "cão de guarda".
Bem... os dicionários valem o que valem. E quando toca a temas técnicos e científicos ficam muito a desejar.
Ainda hoje vejo dicionários “actualizados” referirem : Picanço – o mesmo que pica-pau. Quando todos sabemos que o 1º é um passeriforme pertencente á família dos Lanídeos e o 2º é um piciforme pertencente á familia dos picideos.
Ou, Verdelha – o mesmo que Verdilhão. Quando sabemos que o 1º se refere á espécie Serinus serinus e o 2º se refere á espécie Carduelis chloris. E muitas mais gafes há!!
Sempre ouvi no meio cinófilo ( e isto vem do tempo dos meus avós) que rafeiro queria dizer “cão de grande porte normalmente associado á guarda de rebanhos ou propriedades” que definia um tipo concreto de cão..
O termo pejorativo de rafeiro é relativamente recente, apenas para realçar o que não presta. Neste âmbito confesso que o termo “cão do lixo” se apropria mais. Já que é para dizer que não presta...
Mas a palavra “ rafeiro” outrora não significava isso. Antes pelo contrário, significava imponência!
Não é por acaso que existe uma raça denominada “Rafeiro do Alentejo”.
Talvez, noutros tempos quando deram o nome á raça “ Cão da Serra da Estrela”, o tivessem baptizado de “Rafeiro da Serra da Estrela”. Ou agora quando reconheceram o “Cão de Gado Transmontano”, o tivessem chamado “ Rafeiro Transmontano”.
Rafeiro é RAÇA!!!
Chamar Rafeiro a um SRD é querer que o mesmo seja de raça.
Embora seja vulgar e correcto na linguagem corrente chamar rafeiro a um SRD, em termos cinófilos não acho correcto. SRD é mesmo sem raça definida. Rafeiro corresponde a um tipo de cão que é associado a muitas das nossas raças portuguesas.
Também o Podengo era considerado um “coelheiro” de 2ª ou sem raça apurada e hoje temos 3 variedades com 2 tipos de pelo cada uma, reconhecidas pela FCI. Mas isso nada tem a ver com rafeiros. Apenas tem a ver que o termo “podengo” não era dos mais consagrados.
Os dicionários reflectem a mentalidade e a escolha de termos por parte das maiorias e do “politicamente falado”... e os termos pejorativos são as pessoas que escolhem.
PS: Isto nada tem a ver com desprezo pelos SRD. Os SRD são uma opção. Ainda hoje muita gente prefere cães de trabalho (caça) cruzados a puros. Os SRD irão sempre existir, nem que seja para formar uma nova raça. Tudo é válido desde que tenha sentido.
O que não tem sentido é cruzar SRD conscientemente para depois mandar para o "lixo".

<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Não, decididamente tem dificuldade de interpretação. Considero uma sociedade evoluída aquela que não abandona os cães.FBC Escreveu:...Isto tem que se lhe diga. Chama sociedades mais evoluidas aquelas que têm os cães só para adorno ou para servirem de brinquedo para os filhos?
Quais? Quais? Ponha os nomes às coisas. Diga quais são esses países.Nesses paises desenvolvidos há pessoas que compram raças que melhor condizem com o "look", ou então as raças mais "in".
Ai é???? E eu a pensar que o whippet era um dos melhores cães de companhia!!! Santa ignorância a minha!!!.Uma sociedade evoluida (neste particular da canicultura) é uma sociedade onde se compra um galgo porque se gosta de corridas ou da caça à lebre a corricão
Bom, eu já há uns tempos que perdi a paciência para responder a certas mensagens. E termino aqui as citações e as respostas. É tempo perdido. Não vale a pena. Fi-lo só para exemplificar.
Poderá parecer arrogância da minha parte, mas realmente não tenho mesmo pachorra. E se estou a ser arrogante por não dar importância à mensagem, nem por dar-me ao trabalho de responder é porque de facto sou mesmo arrogante, paciência.
Mas reconheço que está errada esta minha atitude. E por um motivo muito simples. É que quando não se rebate uma qualquer afirmação, a pessoa que a proferiu e outras que a lêem, até julgam que foi dita uma verdade absoluta. Quem cala consente, não é? Ora isso não deve ser deixado em claro.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>