Eutanásia ou não? O poder das associações portuguesas?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

quarta out 28, 2009 1:06 am

doglover80 Escreveu:Temos para além disso outras regras que são:

- Se o cão tem leishmaniose é eutanasiado (a não ser que tenha adoptante e este se aceite ter um cão doente)

- Se necessita de tratamentos superiores a 500 euros é eutanasiado (a não ser que tenha um padrinho que se responsabilize pelos gastos)

- Se tem problemas comportamentais de agressividade para com pessoas é eutanasiado ou não passa do canil municipal para o nosso ( a não ser que exista ulguma FAT com conhecimentos em comportamento canino disponivel para mudar este comportamento).
Tenho algumas questões sobre estes 3pontos.

Leishmaniose:
Todos animais quando entram, fazem testes da Leishmaniose? Depois de saberem que o animal tem Leishmaniose, vocês dão algum prazo ou abatem logo?
Gostava de saber se sabem que existem, mesmo com teste de sangue, que existem falsos positivos/negativos em relação a Leishmaniose?

Sobre o dinheiro:
Está é que eu não consigo entender.
Se um animal for saudavel e um animal adoptavel porque não?
Será que não devemos investir nos animais que temos para que eles sejam adoptados?

Comportamento:
Segundo a sua estatistica saem 8 cães por mês...ou seja por média deve rondar entre os 85 à 100 cães adoptados num ano.
o que é muito bom!

Eu coloco a seguinte questão, um animal é adoptado...mas depois vem devolvido, com um comportamento agressivo.
O que é que vocês fazem?
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

AlexandreMqs
Membro Veterano

quarta out 28, 2009 1:08 am

Eutanásia é uma combinação de 2vocabulos Gregos:

Eu= Bem,bom,belo

Thanatos=Morte

Eu+Thanatos= Eutanásia

Boa Morte Ou MORTE DIGNA, Morte Honrosa, Sem Dor, Sem Sofrimento.

Significa Antecipar a Morte de Paciente, que neste caso é um animal,
Pois este já não tem qualquer oportunidade de voltar a viver
normalmente…e como neste caso as condições físicas nem psicológicas
estão bem, ou melhor, causava-lhe muita dor, é melhor Ter uma Morte
Digna do que ficar Vivo e sofrer.

Aqui fica uma pequena explicação do significado de eutanásia.

doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quarta out 28, 2009 3:24 am

AlexandreMqs Escreveu:
doglover80 Escreveu:Temos para além disso outras regras que são:

- Se o cão tem leishmaniose é eutanasiado (a não ser que tenha adoptante e este se aceite ter um cão doente)

- Se necessita de tratamentos superiores a 500 euros é eutanasiado (a não ser que tenha um padrinho que se responsabilize pelos gastos)

- Se tem problemas comportamentais de agressividade para com pessoas é eutanasiado ou não passa do canil municipal para o nosso ( a não ser que exista ulguma FAT com conhecimentos em comportamento canino disponivel para mudar este comportamento).
Tenho algumas questões sobre estes 3pontos.

Leishmaniose:
Todos animais quando entram, fazem testes da Leishmaniose? Depois de saberem que o animal tem Leishmaniose, vocês dão algum prazo ou abatem logo?
Gostava de saber se sabem que existem, mesmo com teste de sangue, que existem falsos positivos/negativos em relação a Leishmaniose?

Sobre o dinheiro:
Está é que eu não consigo entender.
Se um animal for saudavel e um animal adoptavel porque não?
Será que não devemos investir nos animais que temos para que eles sejam adoptados?

Comportamento:
Segundo a sua estatistica saem 8 cães por mês...ou seja por média deve rondar entre os 85 à 100 cães adoptados num ano.
o que é muito bom!

Eu coloco a seguinte questão, um animal é adoptado...mas depois vem devolvido, com um comportamento agressivo.
O que é que vocês fazem?
Sim fazemos o teste rápido a todos os que chegam, e para prevenir falsos positivos, em caso de dar positivo, fazemos colheita e se se confirmar é eutanasiado assim que vier o resultado. Se for falso positivo, ou falso negativo ai não podemos inventar ... seguimos o resultado... às vezes injusto mas nada é perfeito.

Devemos investir sempre em cães adoptáveis... mas não devemos, na nossa opinião gastar x num cão adoptável. 500 euros servem para vacinar, deparasitar e comprar um ossinho a todos os cães do canil, e se calhar comprar umas casotas a alguns que precisam de ser renovadas... não é justo gastar num... mesmo adoptável.
Agora por exemplo entrou um cachorro com parvovirose... poderiam, caso não tivessem vacinados, morrer os cães que estiveram em contacto com ele (não temos quarentena), mas estão bem. Se gastarmos muito num, não temos dinheiro para dar as vacinas a todos e seria estupido morrerem com uma doença que uma simples vacina pode evitar.... é portanto muito simples entender, ninguém questiona a singularidade de cada vida ... mas o mundo não é perfeito.

Se voltar com comportamento agressivo? Não volta... vai com chip e eu vou-me certificar que uso isso para que fiquem com o cão e o tentem treinar, com a minha ajuda... se o cão não tiver forma de se lhe mudar o comportamento então será a familia a ir ao vet para eutanasiar, se não conseguir manter o animal devido à sua agressividade... por isso é que não damos cães agressivos, se se tornarem agressivos não será nossa responsabilidade e mesmo que se pondere uma rendição (aceitar o cão) ele seria eutanasiado no canil seguindo os nossos critérios, ou ficaria na parte do canil municipal... e a familia ficara na nossa lista negra de adoptantes ... nunca mais levam um cão.

Claro que nada é perfeito, nem a sociedade, nem as leis, nem o nosso funcionamento, mas é o que nos faz ficar com a consciencia tranquila, se mudar a direcção, mudarão os critérios, porque mudam as consciencias.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
doglover80
Membro Veterano

quarta out 28, 2009 3:28 am

Reparem em ultima analise acho todos os cães recuperáveis, em termos de comportamento, mas para fazer mudanças de comportamento é preciso tempo e voluntários... não havendo isso não há mudança... não há adopção... como nós somos uma associação que recolhe animais para adopção, não há lugar para animais que não são adoptáveis.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta out 28, 2009 9:53 am

Subscrevo inteiramente o que disse o doglover.

Está a subir uns pontinhos na minha consideração 8)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
AlexandreMqs
Membro Veterano

quarta out 28, 2009 2:37 pm

doglover80 Escreveu:Sim fazemos o teste rápido a todos os que chegam, e para prevenir falsos positivos, em caso de dar positivo, fazemos colheita e se se confirmar é eutanasiado assim que vier o resultado. Se for falso positivo, ou falso negativo ai não podemos inventar ... seguimos o resultado... às vezes injusto mas nada é perfeito.
Doglover,
Fazer esses testes rapidos ou não testar os cães...é a mesma coisa.
Porque esses teste tem uma margem de erro muito grande.
Para além disso, já que diz que não tem orcamento para algumas coisas, mais vale gastar o dinheiro numa analise de sangue após o cão ter entrado à 6meses, do que estar a testa-lo com esses testes e depois ir fazer a analise de sangue.

Quanto ao resto, são opiniões.
Mas a meu ver não devemos ser 8 em 80. E sinceramente na parte do 500€, acho que está a fazer pior que o prazos que dão em Inglaterra e nos Estados Unidos.

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta out 28, 2009 2:40 pm

Tenho visto (no estrangeiro) algumas associações com uma zona na internet específica para cães com problemas.
A maioria dos casos são problemas comportamentais - agressividade, excesso de timidez, pex - mas também problemas de saúde - surdez, cardiopatias, velhice, etc. - não são dados como não adoptáveis mas antes como precisando de adoptantes especiais.
Até vi um caso em que se estavam a reunir fundos que permitissem ao novo dono pagar a vets no caso de recaída de uma doença que estava controlada, mas incurável.

Nem toda a gente quer cães bébés e saudáveis.
Há pessoas que querem salvar e sentirem-se verdadeiramente úteis, para quem um cão com um problema é um desafio, uma oportunidade de fazer vingar as suas capacidades para amar e cuidar.

Um gupo como o "Dog Town" tem como lema "não há cães não adoptáveis".

O principal problema, parece-me, é a falta de dinheiro.
As associações simplesmente não tem meios para ajudar todos.

Daí esta dependência constante de padrinhos e madrinhas para fazer frente aos casos mais bicudos.
Estou a falar de pedidos feitos, inclusive na internet, por associações, para ajudar o cão A, B ou C, ou mesmo para sobreviverem...

Agora, se houver pessoas dispostas a pagarem o tratamento do X, com doença grave, perneta e feio, ninguém tem o direito de dizer "dê esse dinheiro e salve 10 bébés" - ninguém tem o direito de impor a sua moral aos outros.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta out 28, 2009 2:44 pm

aisd Escreveu:Tenho visto (no estrangeiro) algumas associações com uma zona na internet específica para cães com problemas.
A maioria dos casos são problemas comportamentais - agressividade, excesso de timidez, pex - mas também problemas de saúde - surdez, cardiopatias, velhice, etc. - não são dados como não adoptáveis mas antes como precisando de adoptantes especiais.
Até vi um caso em que se estavam a reunir fundos que permitissem ao novo dono pagar a vets no caso de recaída de uma doença que estava controlada, mas incurável.

Há pessoas que querem salvar e sentirem-se verdadeiramente úteis, para quem um cão com um problema é um desafio, uma oportunidade de fazer vingar as suas capacidades para amar e cuidar.

Daí esta dependência constante de padrinhos e madrinhas para fazer frente aos casos mais bicudos.
Estou a falar de pedidos feitos, inclusive na internet, por associações, para ajudar o cão A, B ou C, ou mesmo para sobreviverem...

Agora, se houver pessoas dispostas a pagarem o tratamento do X, com doença grave, perneta e feio, ninguém tem o direito de dizer "dê esse dinheiro e salve 10 bébés" - ninguém tem o direito de impor a sua moral aos outros.
A Entidade "Dog Town" é apoiada pelo Estado, tem subsídios, não é com cá, onde o que contam são os donativos dos sócios e voluntários.

Não é comparável.
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta out 28, 2009 3:20 pm

As associações que referi - pois, por acaso, nenhuma era a Dog Town.

Mas a questão continua a estar no dinheiro - há associações que recebem dinheiro das respectivas camâras, mesmo cá em Portugal - mas a maioria vê-se e deseja-se para conseguir sobreviver, quanto mais...

A falta de meios impôe critérios.
Mas não nos devemos esquecer que são limitações, não objectivos.
O objectivo de qualquer associação (como de todos os amigos dos cães) é salvá-los a todos, encontrando novos donos e lares para cada um.
Mas tal não é possível...ainda menos com uma crise.

Ao que eu ponho objecções é o transformar a eutanásia num lugar comum.
Não é um lugar comum.
É uma solução desesperada, a última opção que só deve ser tomada quando não restam outras.
Pois há sempre esperança para quem está vivo - os mortos não tem ajuda possível.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
doglover80
Membro Veterano

sexta out 30, 2009 5:22 pm

AlexandreMqs Escreveu:
doglover80 Escreveu:Sim fazemos o teste rápido a todos os que chegam, e para prevenir falsos positivos, em caso de dar positivo, fazemos colheita e se se confirmar é eutanasiado assim que vier o resultado. Se for falso positivo, ou falso negativo ai não podemos inventar ... seguimos o resultado... às vezes injusto mas nada é perfeito.
Doglover,
Fazer esses testes rapidos ou não testar os cães...é a mesma coisa.
Porque esses teste tem uma margem de erro muito grande.
Para além disso, já que diz que não tem orcamento para algumas coisas, mais vale gastar o dinheiro numa analise de sangue após o cão ter entrado à 6meses, do que estar a testa-lo com esses testes e depois ir fazer a analise de sangue.

Quanto ao resto, são opiniões.
Mas a meu ver não devemos ser 8 em 80. E sinceramente na parte do 500€, acho que está a fazer pior que o prazos que dão em Inglaterra e nos Estados Unidos.
A questão é que a maioria são negativos e nesses não repetimos a não ser que notemos alterações no cão... vamos começar a usar os testes da virbac que têm o mesmo grau de sensibilidade do teste analitico ... por isso a margem de erro é igual e custo muito menor.

Sim não é justo uma vida valer 500 euros ou seja que valor for... não tem valor... mas como a de nenhum tem valor e os recursos não chegam temos de lhe atribuir um valor... é contraditório mas necessário... mas são opiniões, toda a gente tenta fazer o melhor como disse... da forma como considera mais justo.
doglover80
Membro Veterano

sexta out 30, 2009 5:27 pm

aisd Escreveu:Tenho visto (no estrangeiro) algumas associações com uma zona na internet específica para cães com problemas.

´

Amanhã vai ser adoptada uma cadela com leishmania do nosso canil... porque a pessoa interessada não se importa e ficamos a saber agora... estava há pouco tempo connosco.

Há um mês atrás adoptou-se uma cadela com problemas articulares e a adoptante é uma dessas pessoas que adopta cães com problemas de saúde que mais ninguém quer...

Uma voluntária tem um labrador do nosso canil que nos chegou lá com problemas cardiacos graves, ela quis ficar com ele...

Existem excepções mas temos pouquissimos padrinhos, pouquissimos apoios, e é uma luta para manter os sócios e voluntários, por isso faz-se como se pode.
doglover80
Membro Veterano

sexta out 30, 2009 5:29 pm

aisd Escreveu:As associações que referi - pois, por acaso, nenhuma era a Dog Town.

Mas a questão continua a estar no dinheiro - há associações que recebem dinheiro das respectivas camâras, mesmo cá em Portugal - mas a maioria vê-se e deseja-se para conseguir sobreviver, quanto mais...

O objectivo de qualquer associação (como de todos os amigos dos cães) é salvá-los a todos, encontrando novos donos e lares para cada um.

Não é um lugar comum.
É uma solução desesperada, a última opção que só deve ser tomada quando não restam outras.
Pois há sempre esperança para quem está vivo - os mortos não tem ajuda possível.
Concordo plenamente

O que pretendemos é deixar de ser necessários, passando por salvar cada vez mais animais, até ao ponto de salvar todos e depois não ter nenhum para salvar, mas até lá é o que temos.
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

sábado out 31, 2009 9:45 pm

doglover80 Escreveu:
aisd Escreveu:As associações que referi - pois, por acaso, nenhuma era a Dog Town.

Não é um lugar comum.
Concordo plenamente

O que pretendemos é deixar de ser necessários, passando por salvar cada vez mais animais, até ao ponto de salvar todos e depois não ter nenhum para salvar, mas até lá é o que temos.
Isto nunca será possivel, com a mentalidade tacanha portuga...
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

domingo mar 07, 2010 7:26 pm

:arrow: UPA
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

domingo mar 07, 2010 11:01 pm

depois existem pessoas que são contra a Castração/Esterilização…que adoram ver os seus “filhotes”, procriarem…acham piada!
Mal sabem eles (criadores, criadeiros e compradores), que isso, faz aumentar o Fluxo do Abandono.
Ainda hoje passei por uma loja que tinha um anúncio de duas gatas que queriam ser mamãs e procuravam namorados! Uma loja de animais, claro!

Eu acho que enquanto Portugal inteiro não aprender a tratar os seus animais com a dignidade que merecem, e o estado não abrir os olhos para este problema crescente, as associações deverão ser das ultimas a ser culpadas. Pior do que o que fala é o que fala e não faz nada. mas acho que a maioria de nós, como amigos dos animais o farão.
Responder

Voltar para “Cães”