Corte de orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

terça set 07, 2004 3:51 pm

PauloC Escreveu: Nós fazemos aos cães aquilo que NÓS achamos que é o melhor para eles e o que é mais conveniente para nós. Se há pessoas que fazem os cortes porque acham que é necessário e por isso melhor para os cães, ou se o fazem por questões meramente estéticas ( e por isso conveniente apenas para si mesmos) isso não nos diz respeito nenhum.
Pois, o problema passa por aí precisamente.
Enquanto não houver respeito pela identidade de cada raça, tudo será permitido na cabeça de alguns.
A forma é a imagem plástica da função
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça set 07, 2004 3:57 pm

Lara_ Escreveu:
Vaso Escreveu:Vi muito e muitos posts aqui a criticarem a mutilação de certas partes do corpo , acho isso muito errado , pois quantas pessoas aqui neste forum é que já não puseram brincos , piercings , tatuagens ,fizeram lipoaspiração, etc ......
A diferença é que quem põe brincos ou faz tatuagens faz porque quer e não porque alguém o obrigou a fazer. O animal não pode escolher.
E por acaso o animal tem opção de escolha, seja no que for??????? Foi o animal que a escolheu a si??? Foi ele que ecolheu a trela e coleira com que anda? O sitio onde dorme? O sitio onde evaqua ou derrama os seus liquidos??? :lol: :lol:
Caiam na real. O cão é um animal, não tem opção de escolha, pois se a tiver não faz nada daquilo que você quer que ele faça. E nem a pode ter porque o cão não sabe o que é isso.
Cabe aos donos serem conscientes, não aos cães.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Lara_
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm

terça set 07, 2004 3:59 pm

PauloC Escreveu:Desde quando é que um cão pode escolher o que quer que seja?! Quando é que nós perguntamos a um cão o que é que ele quer comer? Quando é que nós perguntamos a um cão se ele quer ser esterelizado ou ter filhotes? Quando é que nós perguntamos a um cão se ele quer ficar preso a uma trela ou andar a correr à vontade pela rua? Quando é que nós perguntamos a um cão se ele quer ficar preso em casa ou ir para a rua atrás de uma cadela com cio? Etc.Etc. Etc.
Tem razão.
Nós fazemos aos cães aquilo que NÓS achamos que é o melhor para eles e o que é mais conveniente para nós
Cada um tem direito à sua opinião e não concordo em cortar orelhas ou rabos dos cães. Se eles nascem assim porque é que nós queremos mudar isso? Já sei, agora vai responder-me que muitas vezes se cortam as orelhas dos cães por questões de trabalho (nem vou comentar que não concordo que se use seja que animal for em trabalho senão aí é que me caem em cima), mas concerteza sabe que, hoje em dia, a maior parte das pessoas corta as orelhas aos cães por questões estéticas.
Concordei plenamente com o que disse de fazermos aos cães o que achamos melhor para eles, mas sendo assim o melhor para eles é não os submeter a uma operação dolorosa só porque algumas pessoas acham que ficam mais giros assim. Quanto à esterilização é muitas vezes a solução mais cómoda para o dono, tem razão, mas também deve saber que isso traz inúmeras vantagens para o animal, ou seja, acabam por beneficiar ambos (o dono e o cão).
nynf
Membro Veterano
Contacto:

terça set 07, 2004 4:02 pm

Lara_ Escreveu: (nem vou comentar que não concordo que se use seja que animal for em trabalho senão aí é que me caem em cima
Pois, mas uma vez que referiu isto, eu fiquei curiosa...importa-se de fundamentar essa sua aversão, por favor?
<p>&nbsp;</p>
Lara_
Membro Veterano

terça set 07, 2004 4:04 pm

nynf: já reparei, depois do post do PauloC que usei mal a palavra (escolha). O que eu queria dizer, e que acho que todos entenderam independentemente da forma como o fiz, era que se o cão pudesse escolher de certeza que não queria que lhe cortassem as orelhas tal como não queria que lhe fizessem nada que o fizesse sofrer. Tal como nós. A vantagem é que nós temos essa capacidade de escolha.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça set 07, 2004 4:06 pm

Acabou de responder em conformidade com aquilo que eu acabei de dizer: Para si, convenceu-se, que a esterelização é feita em beneficio do animal, para outros o corte, convenceram-se, também é feito para proteger o cão (por exemplo o corte de cauda a cães de caça para que não se firam nos silvados). Os beneficios da esterelização são argumentos que a convencem e fazem sentir melhor? Optimo. Mas aceite que para outros existem argumentos que sentem são igualmente válidos e os fazem sentir melhor! Será tão dificil? Porque acha que se deve imiscuir na escolha dessas pessoas e acha que a só a sua deve ser tida como válida?

Quanto à "nem vou comentar que não concordo que se use seja que animal for em trabalho senão aí é que me caem em cima", espero que um dia ninguém de sua familia fique perdido ou soterrado em escombros! Porque a julgar pela sua opinião, os cães de busca e salvamento não deveriam fazer o seu trabalho.
Cumprimentos
Paulo C.
nynf
Membro Veterano
Contacto:

terça set 07, 2004 4:16 pm

Lara_ Escreveu: nynf já reparei, depois do post do PauloC que usei mal a palavra (escolha). O que eu queria dizer, e que acho que todos entenderam independentemente da forma como o fiz, era que se o cão pudesse escolher de certeza que não queria que lhe cortassem as orelhas tal como não queria que lhe fizessem nada que o fizesse sofrer. Tal como nós. A vantagem é que nós temos essa capacidade de escolha.
Acho isso muito relativo, tal como é infrutifuro estarem a pensar o que o cão gostava ou deixava de gostar...
Acham que o cão não sofre quando se perde do dono? Então porque é que ele foge? Há casos de cães fujões, que mesmo depois de más experiÊncias voltam a fugir uma e outra vez...
Acha que os cães não sentem dor quando se envolvem numa luta? Mas eles escolhem ir á luta...

Acredita realmente que os cães sentem a dor como nós humanos? Que sentem as emoções como nós? Que recoradam e associam as experiências como nós?

... ... ... Handbook of Applied Dog Behavior and Training, Volume Two: Etiology and Assessment by Steven R. Lindsay . Está disponivel no Amazon e ajuda algumas pessoas a perceberem porque é que um cão NÂO deve ser tratado como uma pessoa, nem nele devem reflectir expectativas/comportamentos humanizados... Há mais livros, mas neste momento não estou em casa.
<p>&nbsp;</p>
Lara_
Membro Veterano

terça set 07, 2004 4:24 pm

Respondendo à nynf e ao PauloC e antes que me odeiem de morte:

Quanto aos animais de trabalho (mais uma vez não me expliquei bem), incluo aqueles que fazem esforço de alguma forma, como por exemplo, cavalos que saltam barreiras, burros que puxam carroças com imenso peso, etc. (é a minha opinião). Eu sei que ao longo dos tempos os animais sempre foram utilizados para ajudar o homem, se calhar se tivesse vivido na altura em que não existiam tractores e trabalhasse no campo tb os tinha utilizado, mas neste momento a minha opinião é esta. Vocês têm uma opinião, eu tenho outra. Eu não estou a tentar fazer com que vocês tenham a minha, mas parece-me que vocês querem que eu tenha a vossa.
Por exemplo, há animais treinados para 'trabalharem' digamos assim, que gostam do que fazem (como por exemplo os cães que fazem buscas, ou alguns cães que trabalham nos circos ou em espectáculos). Nota-se que eles gostam do que estão a fazer, tudo bem. Eu quando falei em trabalho era no sentido que expliquei em cima, quando isso implica sofrimento para o animal.

Não concordo que se cortem as orelhas aos cães. Ponto final. Eu não estou a julgar quem o faz. EU não o fazia. Não chamei nomes a ninguém, não julguei ninguém, não ameacei ninguém de morte, simplesmente dei a minha opinião.

A esterilização já foge desta questão, eu não disse que era ou não a favor de a fazer, simplesmente disse que isso traz benefícios para o animal (pelo menos é o que dizem os veterinários).
Lara_
Membro Veterano

terça set 07, 2004 4:35 pm

nynf Escreveu:Acredita realmente que os cães sentem a dor como nós humanos? Que sentem as emoções como nós? Que recoradam e associam as experiências como nós?
Os cães são cães, nós somos humanos. Não sei se eles sentem a dor como nós, ou se sentem emoções. O que sei é da pouca experiência que tenho por ter convivido com cães desde cedo. Eles sentem a dor, senão porque é que se queixam quando alguém os pisa, por exemplo? Se a sentem como nós, não sei, mas sentem dor. Quanto às emoções é mais complexo, mas não é por ter estas opiniões que isso é significa que humanizo os cães.
Lara_
Membro Veterano

terça set 07, 2004 4:36 pm

repetida
FAbarm
Membro Veterano

terça set 07, 2004 4:39 pm

Lara_ Escreveu:
Não concordo que se cortem as orelhas aos cães. Ponto final.
Este tipo de respostas diz tudo...
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
Lara_
Membro Veterano

terça set 07, 2004 4:42 pm

FAbarm Escreveu:Este tipo de respostas diz tudo...
Pois diz, diz que cada um tem direito à sua opinião, e ainda bem que é assim senão faziamos todos as mesmas coisas.
FAbarm
Membro Veterano

terça set 07, 2004 4:45 pm

Lara_ Escreveu:
FAbarm Escreveu:Este tipo de respostas diz tudo...
Pois diz, diz que cada um tem direito à sua opinião, e ainda bem que é assim senão faziamos todos as mesmas coisas.
O problema é que opiniões como a sua valem o que valem...
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça set 07, 2004 4:51 pm

FAbarm Escreveu: O problema é que opiniões como a sua valem o que valem...
Ou seja, nada ... já que não são fundamentadas.

Boa noite
nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

terça set 07, 2004 5:03 pm

Todas as opiniões são efectivamente válidas, quanto mais não seja para exemplificar o que não se deve dizer. Tal não é este caso.
Se querem tolerância nas opiniões, começem por ser tolerantes também. Dizer que a opinião de uma pessoa, por ser contrária à nossa, não vale nada, também não é fundamentar. Fundamentar seria explicar o que está mal, na opinião da pessoa, e porquê.
Sou a favor do corte de orelhas em cães de trabalho e não por uma razão estética ou porque "me habituei a vê-lo sempre assim" por isso não ajo em conformidade com a lei. Quanto à cauda também sou a favor quando o cão tem por hábito andar em terrenos onde se possa magoar por ter uma cauda comprida.
Agora continuem com a discussão que, pessoalmente, estou a gostar de aprender alguma coisa.
Responder

Voltar para “Cães”