Pois Paulo, mas isso é a teoria, só que na prática ...PauloC Escreveu: Se a ninhada está registada qual a razão de não se entregar o LOP? Para que quer um criador um LOP se não tem o cão? Para quê a ressalva do sem LOP custa X, com LOP custa Y?
Bem...se as coisas fossem feitas assim pelas razões correctas, até que nem era uma má prática pois era uma forma do criador controlar minimamente a reprodução dos cachorros que vende.
Vejamos: O Sr. Antonio cria Labradores e todos têm LOP. No entanto, quando os entrega aos compradores não dá os papeis originais do LOP. Digamos que entrega apenas uma cópia, para o comprador ver que o cão tem mesmo LOP e conhecer a ascendência do cachorro. Quando o cachorro atinge determinada idade, é levado a exposição ou então avaliado pelo próprio criador. Se se constatar que o cão tem qualidade, o LOP original é entregue e um valor anteriormente acordado é pago.
Caso o cão revele não ter qualidade, o LOP nunca é entregue e o preço fica-se pelo que se pagou na entrega do cachorro. Como é lógico, os cachorros sem qualidade podiam ser mal usados em reprodução, mas pelo menos não havia tanta tentação para isso porque os respectivos filhotes nunca teriam LOP.
Duvido que isto funcionásse, que os acordos fossem respeitados e que não houvessem problemas.....mas na teoria até que é interessante.
Abraços
Paulo C.
Mas vejamos quem vende e quem compra cães sem qualidade não está preocupado com papéis, já todos percebemos isso, mas, um criador, quando realmente quer ser tratado como tal, mesmo quando vende cães com consciência dos seus defeitos, tem por obrigação fazê-los notar ao comprador, de seguida a pessoa só compra se quer, não é assim?
À partida, quem compra um cão só para companhia porque gosta desta ou daquela raça, não se preocupa muito se o cão está ou não completamente dentro do estalão, mas quer os papéis, são do animal, não são do criador.
Quando se vai a um criador e se pede um cão ou gato, com umas determinadas exigências, por exemplo qualidade para exposição, a pessoa não discute preço e continua a exigir os papéis, mas esses por razões óbvias.
Agora a questão que eu ponho é só uma, se o animal tem um defeito qualquer (não estou a falar na falta duma pata, por exemplo, como é lógico) e foi efectivamente registado com toda a ninhada, é obrigação do criador entregar o LOP não é assim?
A zoya quando a fui buscar foi-me entregue com o pedigree, devidamente assinado pelo vendedor para eu fazer a transferência.
Isto para mim é transparência na transacção. A exigência que eu fiz foi que ela fosse uma boa cadela de exposição, na minha opinião (humilde) até é, mas isso só se verá quando se estrear nessas andanças.
Daí eu não compreender como é que se vende um cão, sem se entregar o LOP, com a condição de, se for bom recebe o LOP e paga mais. Daí a minha pergunta, e se não prestar? É devolvido o LOP e o dinheiro?