Afinal para que se quer LOP, pensando melhor...para que se quer cães???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta set 23, 2004 12:49 pm

PauloC Escreveu: Se a ninhada está registada qual a razão de não se entregar o LOP? Para que quer um criador um LOP se não tem o cão? Para quê a ressalva do sem LOP custa X, com LOP custa Y?

Bem...se as coisas fossem feitas assim pelas razões correctas, até que nem era uma má prática pois era uma forma do criador controlar minimamente a reprodução dos cachorros que vende.
Vejamos: O Sr. Antonio cria Labradores e todos têm LOP. No entanto, quando os entrega aos compradores não dá os papeis originais do LOP. Digamos que entrega apenas uma cópia, para o comprador ver que o cão tem mesmo LOP e conhecer a ascendência do cachorro. Quando o cachorro atinge determinada idade, é levado a exposição ou então avaliado pelo próprio criador. Se se constatar que o cão tem qualidade, o LOP original é entregue e um valor anteriormente acordado é pago.
Caso o cão revele não ter qualidade, o LOP nunca é entregue e o preço fica-se pelo que se pagou na entrega do cachorro. Como é lógico, os cachorros sem qualidade podiam ser mal usados em reprodução, mas pelo menos não havia tanta tentação para isso porque os respectivos filhotes nunca teriam LOP.
Duvido que isto funcionásse, que os acordos fossem respeitados e que não houvessem problemas.....mas na teoria até que é interessante.

Abraços
Paulo C.
Pois Paulo, mas isso é a teoria, só que na prática ...
Mas vejamos quem vende e quem compra cães sem qualidade não está preocupado com papéis, já todos percebemos isso, mas, um criador, quando realmente quer ser tratado como tal, mesmo quando vende cães com consciência dos seus defeitos, tem por obrigação fazê-los notar ao comprador, de seguida a pessoa só compra se quer, não é assim?
À partida, quem compra um cão só para companhia porque gosta desta ou daquela raça, não se preocupa muito se o cão está ou não completamente dentro do estalão, mas quer os papéis, são do animal, não são do criador.
Quando se vai a um criador e se pede um cão ou gato, com umas determinadas exigências, por exemplo qualidade para exposição, a pessoa não discute preço e continua a exigir os papéis, mas esses por razões óbvias.

Agora a questão que eu ponho é só uma, se o animal tem um defeito qualquer (não estou a falar na falta duma pata, por exemplo, como é lógico) e foi efectivamente registado com toda a ninhada, é obrigação do criador entregar o LOP não é assim?

A zoya quando a fui buscar foi-me entregue com o pedigree, devidamente assinado pelo vendedor para eu fazer a transferência.
Isto para mim é transparência na transacção. A exigência que eu fiz foi que ela fosse uma boa cadela de exposição, na minha opinião (humilde) até é, mas isso só se verá quando se estrear nessas andanças.
Daí eu não compreender como é que se vende um cão, sem se entregar o LOP, com a condição de, se for bom recebe o LOP e paga mais. Daí a minha pergunta, e se não prestar? É devolvido o LOP e o dinheiro?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta set 23, 2004 1:58 pm

Penso que o facto de numa ninhada haver cachorros a preços diferentes não se deve ao facto de serem vendidos com LOP ou sem LOP mas sim a terem níveis de qualidade diferentes. Claro que preço menor está directamente relacionado com qualidade inferior que está directamente relacionado com ausência de registo se o criador quiser salvaguardar a sua linha procurando que os animais mais fora do estalão não procriem. Claro que estas artimanhas seriam desnecessárias se houvesse "confirmação de raça" ou "apto de cria".
Maria João
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quinta set 23, 2004 4:06 pm

mjoaomarques Escreveu: Penso que o facto de numa ninhada haver cachorros a preços diferentes não se deve ao facto de serem vendidos com LOP ou sem LOP mas sim a terem níveis de qualidade diferentes. Claro que preço menor está directamente relacionado com qualidade inferior que está directamente relacionado com ausência de registo se o criador quiser salvaguardar a sua linha procurando que os animais mais fora do estalão não procriem. Claro que estas artimanhas seriam desnecessárias se houvesse "confirmação de raça" ou "apto de cria".
casadiscaes Escreveu: O preço de um cachorro (só falo de cachorros com LOP) é estabelecido em função do seu potencial... mais barato aquele que não tem grande potencial como reprodutor (o vulgar Pet), o cão médio (na opinião do criador é um cão que não envergonhará ninguém em exposições e poderá vir a ser um reprodutor) e o Top (futuro campeão e reprodutor)... factores como a ascendência e eventual custo do salto também poderão influenciar o preço.

Há AmStaffs no Ocasião a €200... eu por esse preço prefiro dar os meus cães (e vão com o LOP). O custo do LOP não entra nas minhas contas para estabelecer o preço do cachorro, faz parte dos custos da ninhada, tal como custos veterinários, alimentação, electricidade, etc...

Mais uma vez, um criador que estabeleça preços para cachorros com e sem LOP, para mim é pouco sério.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quinta set 23, 2004 8:09 pm

PauloC mas assim ñ se estaria a pagar um cão e ñ ter o LOP, então os princípios que todos os cães que se vendem devem ir com LOP iriam por água a baixo...
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta set 23, 2004 9:15 pm

casadiscaes Escreveu:

Cada qual diz o que lhe apetece... e o dito juiz do CPC não consta da listagem de juizes do CPC.

O preço de um cachorro (só falo de cachorros com LOP) é estabelecido em função do seu potencial... mais barato aquele que não tem grande potencial como reprodutor (o vulgar Pet), o cão médio (na opinião do criador é um cão que não envergonhará ninguém em exposições e poderá vir a ser um reprodutor) e o Top (futuro campeão e reprodutor)... factores como a ascendência e eventual custo do salto também poderão influenciar o preço.

Há AmStaffs no Ocasião a €200... eu por esse preço prefiro dar os meus cães (e vão com o LOP). O custo do LOP não entra nas minhas contas para estabelecer o preço do cachorro, faz parte dos custos da ninhada, tal como custos veterinários, alimentação, electricidade, etc...

Mais uma vez, um criador que estabeleça preços para cachorros com e sem LOP, para mim é pouco sério.
Concordo!
Apenas no meu caso, raramente os cães dados levam o LOP original.
Há também quem tenha em casa cães meus que continuam registados no meu nome e entram em ring no meu nome. Mas isso é outra história...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
leoa_nova_
Membro Veterano

sexta set 24, 2004 9:28 pm

Se a raça dos cães é apenas provada pelo LOP aos olhos do CPC e por alguns quem é o estado para conseguir provar e acusar os cães potencialmente perigosos, se os donos ñ tiverem o LOP dos cães? Então qualquer vete pode assim aprovar que o cão é rafeiro pois ñ tem LOP, e assim o dono fica isento da nova lei de cães potencialmente perigosos? :o
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

sexta set 24, 2004 9:36 pm

leoa_nova_ Escreveu: Se a raça dos cães é apenas provada pelo LOP aos olhos do CPC e por alguns quem é o estado para conseguir provar e acusar os cães potencialmente perigosos, se os donos ñ tiverem o LOP dos cães? Então qualquer vete pode assim aprovar que o cão é rafeiro pois ñ tem LOP, e assim o dono fica isento da nova lei de cães potencialmente perigosos? :o
Ora ai está uma questão que eu tb gostaria de ver respondida :o
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta set 24, 2004 9:36 pm

leoa_nova_ Escreveu: Se a raça dos cães é apenas provada pelo LOP aos olhos do CPC e por alguns quem é o estado para conseguir provar e acusar os cães potencialmente perigosos, se os donos ñ tiverem o LOP dos cães? Então qualquer vete pode assim aprovar que o cão é rafeiro pois ñ tem LOP, e assim o dono fica isento da nova lei de cães potencialmente perigosos? :o
Errado, sugiro que leia a lei....a mesma nomeia algumas raças mas a definição de cão perigoso nãos e cinge a raças especificas, mas refere-se a espécie...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
leoa_nova_
Membro Veterano

sexta set 24, 2004 9:39 pm

Mas estou-me a referir às raças que assim foram denominadas ;)
CasadeAnaval
Membro Veterano

sexta set 24, 2004 9:43 pm

leoa_nova_ Escreveu: Mas estou-me a referir às raças que assim foram denominadas ;)
E eu acabei de lhe dar a resposta...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
leoa_nova_
Membro Veterano

sexta set 24, 2004 9:47 pm

Mas essas raças tem que ter obrigatóriamente seguros, Chip, etc. E se o vete denominar o cão de rafeiro só porque ñ tem LOP e safar o dono deste fardo?
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

sexta set 24, 2004 9:48 pm

Na prática todos os cães com mais de 40 cm e 20 kg, podem, dependendo do agente autuante, serem considerados potencialmente perigosos... ora vejam... o DL312 determina que para serem potencialmente perigosos, a espécie, o comportamento agressivo, o tamanho, a potencia e o tamanho das maxilas. A portaria 422 só utiliza o tamanho e potência de maxilas, lançando meia dúzia de raças ao barulho quando só eram necessárias as duas que mais destoam e que só estão presentes para balizar a portaria... o Staffordshire Bul Terrier (18 Kg e 40 cm de altura em média) e o Tosa Inu (+ de 50 Kg e + de 60 cm de altura)... assim e por lei, os donos das raças estigmatizadas são os únicos que tiveram alguma (embora injusta) hipotese de legitimarem os seus cães, enquanto que os outros, a qualquer momento podem-se ver a braços com um estigmatizado e sem qualquer meio de se protegerem da mesma lei injusta.

Vale a pena pensar nisto...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano

sexta set 24, 2004 10:17 pm

leoa_nova_ Escreveu: Mas essas raças tem que ter obrigatóriamente seguros, Chip, etc. E se o vete denominar o cão de rafeiro só porque ñ tem LOP e safar o dono deste fardo?
desisto... :roll:
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

sexta set 24, 2004 11:30 pm

...
Última edição por Golden_ em quinta fev 09, 2006 11:41 pm, editado 1 vez no total.
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

sexta set 24, 2004 11:42 pm

...
Última edição por Golden_ em quinta fev 09, 2006 11:43 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”